sábado, 27 de maio de 2017

[466] PORTO DO ITAQUI - SLZ-MA - BATE RECORDE COM SOJA EM ABRIL 2017 [EMAP, 21mai2017]




http://www.EMAP.ma.gov.br/imprensa/noticia/porto-do-itaqui-bate-recorde-com-soja-em-abril


PORTO DO ITAQUI BATE RECORDE COM SOJA EM ABRIL 2017 [EMAP, 21mai2017]
Ø No primeiro quadrimestre do ano a movimentação de soja foi 76% acima do planejado e 30% maior do que o registrado no mesmo período de 2016

Fonte: Site EMAP; Publicada em: 21.05.2017
http://www.EMAP.ma.gov.br/imprensa/noticia/porto-do-itaqui-bate-recorde-com-soja-em-abril
Acesso RAS em 27mai2017.

NOTA do editor do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:
As palavras e números entre [colchetes] e os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como a numeração de parágrafos que foram introduzidas na presente versão NÃO constam da edição original deste artigo / reportagem.
Esses adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica do artigo por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra e na forma da versão original.
O Blog R.A e o Face RAS são mídias independentes 100% sem fins lucrativos e pecuniários e não tem anunciantes ou apoiadores e nem patrocinadores.
Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972
Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

[1] [RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO DE EXPORTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS]
O Porto do Itaqui registrou em abril 2017 recorde de movimentação [de exportação] de SOJA para um único mês, com 1,1 milhão de toneladas. No acumulado do quadrimestre (janeiro a abril) o aumento é de 72% em relação ao planejado para o período, e de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa 464 mil toneladas a mais nesses primeiros quatro meses.

A importação de FERTILIZANTES também superou as expectativas no quadrimestre, com 51% de alta sobre o planejado e 48% a mais em relação ao mesmo período de 2016. 

Além dos resultados operacionais positivos A EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária, gestora do Itaqui, também segue com números positivos na saúde financeira. O lucro líquido do quadrimestre fechou em R$ 18,7 milhões, acima da previsão orçamentária e 6% maior que o resultado alcançado no mesmo período de 2016. A receita operacional bruta ficou 15,3% acima do previsto e cresceu 9,3% sobre o mesmo período do ano passado. A margem EBITDA (indicador financeiro que mede a rentabilidade) fechou em 43,2% no acumulado até abril. 

Foram movimentadas 5,2 milhões de toneladas de cargas nesses quatro primeiros meses do ano, resultado 5% acima do planejado. [média 1,3 milhão ton/mês]. No comparativo com o mesmo período de 2016, as operações com melhores resultados são a importação de fertilizantes, que subiu 49%; as exportações de celulose (+31%) e de soja (+19%).    

Esses números confirmam as previsões de forte crescimento na movimentação de grãos, sobretudo, em função da expectativa de safra recorde em vários estados produtores e consolidam o Porto do ITAQUI como o principal porto para escoamento de grãos do Arco Norte do país. Também é esperada uma evolução na importação de derivados de petróleo, já que a Petrobras abriu o mercado para traders.

[2] CANTEIRO DE OBRAS [na jurisdição administrativa da EMAP]
Ao mesmo tempo em que atinge recordes operacionais e financeiros, a EMAP segue o cronograma de obras iniciado nos primeiros dias do ano, com investimento total de R$ 38 milhões, entre recursos próprios (R$ 33 milhões) e privados (R$ 5 milhões). São serviços de infraestrutura, segurança e ampliação previstos no PLANO DE INVESTIMENTOS DA EMAP anunciado pelo governador Flávio Dino em janeiro de 2016. 

A primeira obra desse plano a ser concluída foi a requalificação do Cais de Ribamar, no valor de R$ 2.335.238,72. Entregue em março deste ano, a obra gerou 90 empregos diretos e indiretos e o novo cais agora conta com 4.600 metros quadrados de área construída que incluem ponte e píer adequado às embarcações que utilizam o local, um novo sistema de iluminação – com lâmpadas led e projetores, pavimentação e recuperação estrutural. 

Também estão contempladas no PLANO as obras de:
       I.            Revitalização do sistema de combate a incêndio (berço 100 a 108);
     II.            Instalações complementares para operacionalização do berço 108 (sistemas elétrico, sanitário e dutagem);
  III.            Pátio de contêineres e instalação de moderno CCO;
  IV.            Construção de unidade de segurança pública, nova cobertura da Receita Estadual e melhorias no acesso principal do TPE - Terminal da Ponta da Espera;
    V.            novo sistema de iluminação da área primária; novo TAF - Terminal do Cujupe (Terminal Aquaviário de Ferryboat - TAF), além de melhoria no acesso de veículos e pessoas.

A área primária de um porto, considerada o coração das operações, é um espaço que funciona 24 horas e necessita de constantes investimentos em infraestrutura. Por isso o nosso planejamento estratégico contempla preferencialmente obras estruturantes voltadas à melhoria em segurança e eficiência de nossas operações”, afirma o presidente da EMAP, Ted Lago. 

Passada a etapa de ajuste nos primeiros dois anos da gestão, 2017 é o momento de ampliar investimentos. Serão R$ 255 milhões em recursos próprios e mais de R$ 1 bilhão em recursos privados e do Governo Federal nos próximos dois anos.

Dentro desse prazo está prevista a realização de dois grandes projetos:
       I.            um terminal de cargas gerais, para operações com celulose e
     II.            um terminal de fertilizantes – do programa de licitação do Governo Federal.
Também será construído:
Ø um berço de carga geral,
Ø pátio de contêineres e
Ø sistema de combate a incêndio,
Ø todos com recursos próprios. 

[3] BOX / DIFERENCIAL [MERCADO REGIONAL DO MATOPIBA]
Além das vantagens geográficas que possui – um dos portos mais profundos do Brasil e sua proximidade com os principais mercados internacionais – o Porto do Itaqui tem conexão intermodal com três ferrovias: Carajás, Norte-Sul e Transnordestina e está localizado na região conhecida como MATOPIBA, que abrange territórios no Maranhão e estados vizinhos do Tocantins, Piauí, Bahia e nordeste do Mato Grosso.

Nesse cenário o Itaqui surge como opção estratégica para escoar a safra de soja, farelo de soja e milho de todo um território que até então escoava a maior parte da safra pelos portos do Sudeste ou Sul do Brasil. E também tem importância na distribuição de combustíveis para o Maranhão e toda a sua área de influência. 

Uma das estratégias para atrair novos negócios nesses mercados é a presença nas principais feiras de negócios. Nos quatro primeiros meses do ano o Porto do Itaqui esteve em três dos mais importantes eventos dos setores logístico e produtivo, começando pela Intermodal South America, em São Paulo, a maior feira de logística, transporte e comércio exterior da América Latina. 


Em âmbito regional e estadual, respectivamente, o porto maranhense teve estande na AGROTINS, considerada a maior feira agrotecnológica do MATOPIBA, realizada em Palmas (TO); e na AGROBALSAS, que reuniu neste mês os principais produtores maranhenses que contribuem para o desenvolvimento do corredor de exportação do Arco Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário