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http://www.EMAP.ma.gov.br/imprensa/noticia/porto-do-itaqui-bate-recorde-com-soja-em-abril
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PORTO DO ITAQUI BATE RECORDE COM SOJA EM
ABRIL 2017 [EMAP, 21mai2017]
Ø No primeiro
quadrimestre do ano a movimentação de soja foi 76% acima do planejado e 30%
maior do que o registrado no mesmo período de 2016
Fonte: Site EMAP; Publicada em: 21.05.2017
http://www.EMAP.ma.gov.br/imprensa/noticia/porto-do-itaqui-bate-recorde-com-soja-em-abril
Acesso RAS em 27mai2017.
NOTA
do editor do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:
As palavras e números
entre [colchetes] e os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como a numeração de parágrafos que
foram introduzidas na presente versão NÃO constam da edição original
deste artigo / reportagem.
Esses adendos
ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a
captação mnemônica do artigo por um espectro mais amplo de leitores de diferentes
formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra e na
forma da versão original.
O Blog R.A e o Face RAS são mídias independentes 100% sem fins
lucrativos e pecuniários e não tem anunciantes ou apoiadores e nem
patrocinadores.
Ronald de
Almeida Silva
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972
Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1
[1] [RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO DE EXPORTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS]
O
Porto do Itaqui registrou em abril 2017 recorde de movimentação [de exportação]
de SOJA para um único mês, com 1,1 milhão de toneladas. No acumulado
do quadrimestre (janeiro a abril) o aumento é de 72% em relação ao planejado
para o período, e de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, o que
significa 464 mil toneladas a mais nesses primeiros quatro meses.
A
importação de FERTILIZANTES também superou as expectativas no quadrimestre, com
51% de alta sobre o planejado e 48% a mais em relação ao mesmo período de
2016.
Além
dos resultados operacionais positivos A EMAP – Empresa Maranhense de
Administração Portuária, gestora do Itaqui, também segue com números positivos
na saúde financeira. O lucro líquido do quadrimestre fechou em R$ 18,7 milhões,
acima da previsão orçamentária e 6% maior que o resultado alcançado no mesmo
período de 2016. A receita operacional bruta ficou 15,3% acima do previsto e
cresceu 9,3% sobre o mesmo período do ano passado. A margem EBITDA (indicador
financeiro que mede a rentabilidade) fechou em 43,2% no acumulado até
abril.
Foram movimentadas 5,2 milhões de
toneladas de cargas nesses quatro primeiros meses do ano, resultado 5% acima do
planejado. [média 1,3 milhão ton/mês]. No
comparativo com o mesmo período de 2016, as operações com melhores resultados
são a importação de fertilizantes, que subiu 49%; as exportações de celulose
(+31%) e de soja (+19%).
Esses
números confirmam as previsões de forte
crescimento na movimentação de grãos, sobretudo, em função da expectativa
de safra recorde em vários estados produtores e consolidam o Porto do ITAQUI como o principal porto para escoamento de grãos do Arco Norte do país. Também é esperada
uma evolução na importação de derivados de petróleo, já que a Petrobras abriu o mercado para traders.
[2]
CANTEIRO DE OBRAS [na jurisdição administrativa da EMAP]
Ao mesmo tempo em
que atinge recordes operacionais e financeiros, a EMAP segue o cronograma de
obras iniciado nos primeiros dias do ano, com investimento total de R$ 38 milhões,
entre recursos próprios (R$ 33 milhões) e privados (R$ 5 milhões). São serviços
de infraestrutura, segurança e ampliação previstos no PLANO DE INVESTIMENTOS DA EMAP anunciado pelo governador Flávio
Dino em janeiro de 2016.
A primeira obra
desse plano a ser concluída foi a requalificação do Cais de Ribamar, no valor de R$ 2.335.238,72. Entregue em março
deste ano, a obra gerou 90 empregos diretos e indiretos e o novo cais agora conta com 4.600 metros
quadrados de área construída que incluem ponte e píer adequado às embarcações que utilizam o local, um novo
sistema de iluminação – com lâmpadas led e projetores, pavimentação e
recuperação estrutural.
Também estão contempladas no PLANO as obras de:
I.
Revitalização
do sistema de combate a incêndio (berço 100 a 108);
II.
Instalações
complementares para operacionalização do berço
108 (sistemas elétrico, sanitário e dutagem);
III.
Pátio
de contêineres e instalação de moderno CCO;
IV.
Construção de unidade de segurança pública, nova
cobertura da Receita Estadual e melhorias no acesso principal do TPE - Terminal da Ponta da Espera;
V.
novo
sistema de iluminação da área primária; novo TAF - Terminal do Cujupe (Terminal
Aquaviário de Ferryboat - TAF), além de melhoria no acesso de veículos e
pessoas.
“A
área primária de um porto, considerada o coração das operações, é um espaço que
funciona 24 horas e necessita de constantes investimentos em infraestrutura.
Por isso o nosso planejamento estratégico contempla preferencialmente obras
estruturantes voltadas à melhoria em segurança e eficiência de nossas operações”,
afirma o presidente da EMAP, Ted Lago.
Passada a etapa de
ajuste nos primeiros dois anos da gestão, 2017 é o momento de ampliar
investimentos. Serão R$ 255 milhões em recursos próprios e mais de R$ 1 bilhão
em recursos privados e do Governo Federal nos próximos dois anos.
Dentro desse prazo está prevista a realização de dois
grandes projetos:
I.
um
terminal de cargas gerais, para operações com celulose e
II.
um
terminal de fertilizantes – do programa de licitação do Governo Federal.
Também será construído:
Ø um berço de carga
geral,
Ø pátio de
contêineres e
Ø sistema de combate
a incêndio,
Ø todos com recursos
próprios.
[3]
BOX / DIFERENCIAL [MERCADO REGIONAL DO MATOPIBA]
Além das vantagens
geográficas que possui – um dos portos mais profundos do Brasil e sua
proximidade com os principais mercados internacionais – o Porto do Itaqui tem
conexão intermodal com três ferrovias: Carajás, Norte-Sul e Transnordestina e
está localizado na região conhecida como MATOPIBA,
que abrange territórios no Maranhão e
estados vizinhos do Tocantins, Piauí, Bahia e nordeste do Mato Grosso.
Nesse cenário o
Itaqui surge como opção estratégica para escoar a safra de soja, farelo de soja
e milho de todo um território que até então escoava a maior parte da safra
pelos portos do Sudeste ou Sul do Brasil. E também tem importância na
distribuição de combustíveis para o Maranhão e toda a sua área de
influência.
Uma das estratégias
para atrair novos negócios nesses mercados é a presença nas principais feiras
de negócios. Nos quatro primeiros meses do ano o Porto do Itaqui esteve em três
dos mais importantes eventos dos setores logístico e produtivo, começando pela Intermodal South America, em São Paulo,
a maior feira de logística, transporte e comércio exterior da América
Latina.
Em âmbito regional
e estadual, respectivamente, o porto maranhense teve estande na AGROTINS, considerada a maior feira
agrotecnológica do MATOPIBA,
realizada em Palmas (TO); e na AGROBALSAS,
que reuniu neste mês os principais produtores maranhenses que contribuem para o
desenvolvimento do corredor de exportação do Arco Norte.
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