quinta-feira, 25 de maio de 2017

[458] APÓS 16 ANOS COMANDANDO O TRÁFICO TRANCAFIADO EM PRESÍDIOS DE SEGURANÇA MÁXIMA, POLÍCIA FEDERAL PRENDE IRMÃ, 5 FILHOS E BRAÇO-DIREITO DE FERNANDINHO BEIRA-MAR [O Globo; 24mai2017]



[458] APÓS 16 ANOS COMANDANDO O TRÁFICO TRANCAFIADO EM PRESÍDIOS DE SEGURANÇA MÁXIMA, POLÍCIA FEDERAL PRENDE IRMÃ, 5 FILHOS E BRAÇO-DIREITO DE FERNANDINHO BEIRA-MAR [O Globo; 24mai2017]


Fernandinho Beira-Mar é ouvido pela Polícia Federal de Rondônia dentro da Penitenciária Federal na manhã desta quarta-feira, 24mai2017 (Foto: Depen/Divulgação)
PF vai atrás da quadrilha de Fernandinho Beira-Mar em 5 estados e no DF


FACEBOOK 24mai2017 (nº2.191): TRÁFICO DE DROGAS. PARTE 3.

[PREFÁCIO] OPINIÃO DO BLOG

FERNANDINHO BEIRAMAR, REI DO TRÁFICO DE DROGAS, PRESO DESDE 24abri2001, NÃO PODE MORRER E NEM PARAR DE TRAFICAR PORQUE O SISTEMA LUCRA CENTENAS DE MILHÕES, TALVEZ BILHÕES DE REAIS POR ANO.

Preso há 16 anos em presídios de Segurança Máxima em vários estados do Brasil, FERNANDINHO BEIRAMAR continua liderando uma máquina de tráfico organizada e incólume, o que somente pode ocorrer e prosperar com a acintosa conivência do aparato policial e a omissão e/ou incompetência da Justiça, do MP-RJ, do MP-Federal, dos Parlamentos e dos Chefes dos Poderes Executivos.

Nada mais nada menos do que o que mostram e comprovam a violenta realidade atual do Grande Rio (região metropolitana) e do Estado do Rio de Janeiro [2017] e os filmes “TROPA DE ELITE”, "Cidade de Deus", "Cidade dos Homens", "Meu nome não é Jonhnny" e tantos outros que desnudam o mundo do consumo e do tráfico de drogas com suas incestuosas relações com os três Poderes, nos três níveis de governo.

O município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, é o principal teatro de operações da quadrilha comandada até por FERNANDINHO BEIRAMAR e sua família e outros traficantes que, juntos em territórios segregados, fazem fluir a maior rede de tráfico do Brasil, que funciona como HUB mundial de distribuição (supply chain) de drogas e armas.

PARTE 3: OPERAÇÃO EPÍSTOLAS. Prisões e apreensões deflagradas em 24mai2017.

POLÍCIA FEDERAL leva mais de 16 anos para descobrir que FERNANDINHO BEIRAMAR comandava – com apoio da irmã, esposa e 5 filhos - o tráfico de drogas e pelo menos outras 6 modalidades criminosas mesmo trancafiado e vigiado em presídios de segurança máxima.

A PF estima faturamento em cerca de R$ 1 milhão de reais por mês, o que é pouquíssimo para o esquema multitarefa de FBM. O empreendimento gerido pela família de FBM, nesse porte e com tantos ramos diversificados nas periferias do Grande Rio deve dar pelo menos R$ 200 mil por dia, faturamento que é dividido com muitas facções (layers) de funcionários, “aviões”, seguranças e compra de acobertamento e proteção policial via suas milícias (incluindo fugas de traficantes em caronas nos veículos “caveirões” da PM-RJ).

É estarrecedor como um esquema desses pode ser comandado por um traficante trancafiado em prisões de segurança máxima há 16 anos!

Agentes chegam à sede da PF com malotes apreendidos na ação (Foto: Cristina Boeckel / G1)
*Colaborou G1 Rondônia




POLÍCIA FEDERAL PRENDE IRMÃ, 5 FILHOS E BRAÇO-DIREITO DE FERNANDINHO BEIRA-MAR
[O Globo; 24mai2017]

Ø Investigação de mais de um ano mostra que, mesmo em um presídio federal em Rondônia, traficante diversificou negócios.
Ø Operação 'Epístolas' é realizada em 5 estados e no DF.
Fonte: Portal G1; Grupo GLOBO; Por Marco Antônio Martins e Cristina Boeckel, G1 Rio*; 24/05/2017 06h39  Atualizado há 5 horas
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/pf-faz-operacao-em-5-estados-contra-quadrilha-de-fernandinho-beira-mar.ghtml
Acesso RAS em 24mai2017.

Polícia prende parentes de Fernandinho Beira-Mar e integrantes da quadrilha do traficante
Comboio volta à Polícia Federal com mais de 10 veículos, entre eles um blindado

[1] [PF PRENDE FAMÍLIA CRIMINOSA]

A Polícia Federal cumpre, desde as 6h desta quarta-feira (24mai2017), mandados de prisão em cinco estados e no Distrito Federal contra a quadrilha do traficante LUIZ FERNANDO DA COSTA, o FERNANDINHO BEIRA-MAR.

Os policiais cumprem 35 mandados de prisão, sendo 22 prisões preventivas e 13 temporárias, além de 27 de condução coercitiva e 86 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Ceará e no Distrito Federal.

Até a última atualização desta reportagem, haviam sido presos cinco filhos do criminoso, uma irmã dele, e um braço-direito do traficante, além de outras 17 pessoas.

No total, 10 parentes tiveram a prisão pedida. ALESSANDRA DA COSTA, irmã e advogada do traficante e apontada como sua conselheira, foi presa onde mora, em um condomínio de luxo no bairro Vinte e Cinco de Agosto, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Contra ela havia um mandado de prisão por organização criminosa e lavagem de dinheiro.



Os cinco filhos de BEIRA-MAR presos são:
1.     Taiuã Vinícius da Costa,
2.     Thuany Moraes da Costa,
3.     Luan Medeiros da Costa,
4.     Felipe Alexandre da Costa e
5.     Marcelo da Costa.
A mulher do traficante, JACQUELINE ALCÂNTARA DE MORAES, já estava presa no Mato Grosso do Sul e vai ser levada para Porto Velho ainda nesta quarta.
FELIPE DA COSTA LIRA, braço-direito de BEIRA-MAR, foi detido no Ceará, segundo a PF. Até a última atualização da reportagem, não havia um balanço oficial do número de presos.

[2] TRANSFERÊNCIA
BEIRA-MAR era ouvido, por volta das 11h, pela Polícia Federal dentro do presídio em Rondônia. À tarde, ele será levado para Brasília, onde ficará na sede da PF até ser definida a transferência para outro presídio federal, ainda não definida. Os presos na operação também prestam depoimento.
Após um ano e meio de investigações, a PF descobriu que BEIRA-MAR, preso na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, diversificou os negócios: os lucros agora vão além do tráfico de drogas. O criminoso controla [além do tráfico de drogas e influência, os mercados locais de]:
Ø máquinas de caça-níquel,
Ø venda de botijões de gás,
Ø cesta básica,
Ø mototáxi,
Ø venda de cigarros e até o
Ø abastecimento de água.

As principais áreas de atuação de FERNANDINHO BEIRA-MAR são três comunidades de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense: favela Beira-Mar, Parque das Missões e Parque Boavista.

[3] ORDENS POR BILHETES

Segundo os investigadores, na denúncia que deu origem à investigação, foi descoberto que há uma grande quadrilha liderada pelo traficante que, mesmo preso no presídio Federal de Porto Velho, coordena o grupo por meio de mensagens escritas em papel. Por conta dos bilhetes, a operação desta quarta-feira foi batizada de "EPÍSTOLAS".

Desde 2006 [sic; leia-se 2001], FERNANDINHO BEIRA-MAR está preso em uma penitenciária federal.

Em 2007, a Polícia Federal investigou o criminoso e descobriu que, apesar da vigilância, ele manteve o controle do fornecimento de drogas – maconha e cocaína – para favelas do Rio. A investigação da PF, na ocasião, levou 19 pessoas à prisão.

A operação FÊNIX, como foi chamada [em 2006], descobriu que BEIRA-MAR escolheu a mulher, JACQUELINE ALCÂNTARA DE MORAIS, para sucedê-lo no comando da quadrilha. Todos os presos foram condenados pela Justiça Federal do Paraná.

Polícia Federal faz busca no apartamento da irmã de Fernandinho Beira Mar


Principal meio de comunicação de Beira-Mar é por intermédio de bilhetes (Foto: Reprodução)

[4] PENA DE MAIS DE 300 ANOS

Em condenações, o traficante acumula penas que somam quase 320 anos de prisão em crimes como (i) tráfico de drogas, (ii) formação de quadrilha, (iii)  lavagem de dinheiro e (iv) homicídios.

Em 2015, o criminoso foi condenado a 120 anos de prisão apontado como responsável liderar uma guerra de facções, em 2002, dentro do PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA BANGU 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, quando quatro rivais foram assassinados. BEIRA-MAR tem 15 condenações.

PF faz operação contra tráfico de drogas em 5 estados e no DF



Nenhum comentário:

Postar um comentário