terça-feira, 16 de maio de 2017

[429] EFEITO ESTUFA: CONVERSA COM MÁRCIO MENDONÇA. Ronald Almeida. 16mai2017





MARCIO MENDONÇA: GEESTUFA !!??
16mai2017; 18 min • São Luís •

De tudo que você conhece e/ou ouviu falar sobre GEESTUFA Como CAUSADOR da precipitação da atmosfera, sempre recai nessa imagem. Todavia, estamos correndo na contra mão do Des. Sustentável, onde as monoculturas avançam na Biosfera do Cerrado com aceite dos governos Federal e Estadual.

Enquanto isso, a Campanha da Fraternidade, da CNBB / Igreja Católica adota os Biomas como apelo aos Direitos Humanos pela Terra assolada por máquinas e devastação! 

Como salvaguardar os BIOMAS com toda essa malvada MATOPIBA? HAJA GEEstufa!


RONALD ALMEIDA. SLZ-MA, 16mai2017.

PREZADO MARCIO MENDONÇA

No Primeiro Mundo os Capitães da Indústria, do Agribusiness e do Big Money - na quase totalidade - respeitam os pré-requisitos de licenciamento ambiental mediante elaboração de pesquisas e estudos socioambientais completos e em conformidade com a legislação para não perder nem TEMPO nem DINHEIRO.

E também para não ficar com a Ficha Suja de Poluidor perante suas famílias, seus amigos, seus vizinhos e a sociedade em geral. Ainda há um certo pudor de cada indivíduo, além dos rigores da lei e do nível de corrupção quase-zero.

Aqui no Brasil, os grandes empreendedores não se importam com as premissas e precauções e submetem aos órgãos licenciadores seus arremedos de EIA-RIMAS, pífios e incompletos, para economizar centavos com consultoria privada e com pesquisadores universitários.

Depois pressionam a classe política - deputados, senadores, governadores e prefeitos e vereadores - para liberar licenças ambientais na marra, a toque de caixa, não raro a base de propinas. O MP não tem estrutura para fiscalizar e monitorar a implantação dos megaempreendimentos.

Falta TRANSPARÊNCIA e ninguém quer saber das obrigações impostas pela LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LEI-LAI nº 12.257/11. 

Os governantes não se importam, os órgãos fiscalizadores não se importam e são minúsculos e a Sociedade brasileira se omite.

LEMBRA-SE DO LIXÃO DA ESTRUTURAL EM BRASÍLIA, UM DOS MAIORES DO MUNDO, QUE AINDA ESTÁ LÁ COM 35 milhões de toneladas de LIXO QUE SE ACUMULARAM DURANTE 50 ANOS A APENAS 15 km DO PALÁCIO DO PLANALTO E DOS NARIZES DOS 81 SENADORES, 513 DEPUTADOS FEDERAIS, E MAIS DE 30 MINISTROS REFESTELADOS NOS VASTOS GABINETES DA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS?

LEMBRA-SE DA EXTENSA DEVASTAÇÃO DE MARIANA-MG E DO VALE DO RIO DOCE ATÉ O OCEANO ATLÂNTICO E DOS 20 MORTOS E DEZENAS DE FERIDOS, PROVOCADA PELO DERROCADA DA BARRAGEM DO MASR DE LAMA DA SAMARCO, DEVIDO A IMPOSIÇÕES BRUTAIS DE CORTE DE CUSTOS FORÇADO PELOS SÓCIOS MAJORITÁRIOS VALE E BHP BILLITON, AS DUAS MAIORES MINERADORAS DO MUNDO?

Somos 206 milhões de habitantes nesse Brasil continental sem noção dos Direitos e Deveres na gestão ambiental eficiente, o que sempre começa com a consciência individual de cada cidadão!.
Pessoas como MÁRCIO MENDONÇA são exceções raríssimas à regra geral.
Veja foto de esgotos in natura lançados nos riachos da Ilha de São Luís.
Mas a luta continua e é permanente, pois como nem temos um processo eficiente de EDUCAÇÃO AMBIENTAL ainda vamos sofrer muito e perder muita biodiversidade e propagar ainda muitas doenças com a devastação dos BIOMAS que a CNBB elegeu como tema de sua ação ambiental catequética em 2017, pois a situação é crítica.
Vide a falta de segurança hídrica e de gestão dos resíduos sólidos no Brasil inteiro. Vamos trabalhar.
São Luís, MA, 16mai2017.
Ronald Almeida Silva, arquiteto urbanista.


Esgotos in natura lançados em riacho em São Luís, MA. fonte: internet; Audiência Pública sobre saneamento Básico em SLZ, MA. Participantes: MP / CAEMA . Local: UFMA; 11nov2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário