quarta-feira, 31 de maio de 2017

[470] HABITAÇÃO POPULAR: A GRANDE POLÊMICA DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA. PARTE 2.


PMCMV: CONJUNTO RESIDENCIAL TURIUBA,

FACEBOOK RAS 31mai2017 (nº 2.236):

A GRANDE POLÊMICA DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA. PARTE 2.

COMENTÁRIOS DE RONALD ALMEIDA SOBRE OS PROJETOS MCMV NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR (ILHA E REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO LUÍS, MA).


TRAGICOMÉDIA URBANÍSTICA CAUSA PREJUÍZOS AOS MUTUÁRIOS, PREFEITURAS E À SOCIEDADE EM GERAL DEVIDO AO IMEDIATISMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, À INCOMPETÊNCIA NA GESTÃO DO PROGRAMA E AO PROSELITISMO POLITIQUEIRO DAS AUTORIDADES PÚBLICAS.



São Luís, MA, 29mai2017.

Aos amigos da TV BRASIL/EBC.

PREZADA LUANDA XAVIER BELO,
PREZADA ANA LÚCIA
PREZADO ROBERTO FERNANDES,

Agradeço a honrosa escolha do meu nome para (aos 70 anos de idade e 45 anos de graduação na FAU-UFRJ) dar hoje à TV BRASIL / EBC o meu testemunho profissional como Arquiteto Urbanista e, sobretudo, como cidadão comum (pai de 4 filhos que residem em São Luís), e que vive, sofre e estuda os fenômenos urbanos e DRAMAS socioambientais urbanísticos maranhenses desde 1976, sobre o PMCMV/PAC/CEF/MINCID.




A repórter LUANDA BELO acabou de gravar esta manhã a entrevista e tive a melhor impressão sobre a percepção dela como profissional da Comunicação, em relação aos graves problemas habitacionais, socioeconômicos, financeiros, imobiliários, urbanísticos e de Mobilidade Urbana, Paisagismo, Acessibilidade e de saneamento ambiental que afetam os interessados sorteados e/ou moradores dos novos conjuntos habitacionais promovidos no âmbito do PMCMV - Programa Minha Casa Minha Vida, com intensa e caríssima campanha de marketing pelo Governo Federal.

Esses graves problemas e danos são causados pela MÁ GESTÃO (não raro, péssima gestão) dos poderes públicos nos 3 níveis de Governo, dentre esses: 



[1] a Caixa Econômica Federal - CEF (uma das mais ricas instituições de financiamento da Habitação em todo o mundo) e o Ministério das Cidades, responsáveis maiores em primeiro lugar, inclusive para definir aMatriz de Responsabilidades e o Caderno de Encargosde cada parte em cada empreendimento, a começar pelos Termos de Referência do Projeto Básico e dos Projetos Executivos;

[2] Os órgãos estaduais do Maranhão, em princípio, a SECID, SINFRA e SEMA;




[3] e, objetivamente, em nível de governo local, as PREFEITURAS MUNICIPAIS e suas secretarias, que detêm:
(i) o poder exclusivo de analisar e viabilizar os empreendimentos do PMCMV mediante processos administrativos de LICENCIAMENTO Urbanístico, Arquitetônico e de Engenharia e in fine, de HABITE-SE, e
(ii) a responsabilidade precípua de FISCALIZAR (como base no preceito legal do poder de polícia administrativa municipal), diuturnamente, se as BOAS PRÁTICAS da elaboração de Projetos, das Obras de Construção Civil, do bom Urbanismo e da Sustentabilidade Socioambiental estão sendo cumpridas pelos empreiteiros.

Os dramas e graves prejuízos que os mutuários da CEF sofreram (e ainda sofrem) para receber suas casas dilapidadas por invasores contumazes, traficantes e bandidos de todas as laias nos casos dos Conjuntos Residenciais MCMV de TURIUBA e NOVA TERRA no Município de São José de Ribamar, fartamente divulgados na imprensa maranhense, evidenciam esse processo contumaz de MÁ GESTÃO do PAC PMCMV que tanto dilapida os cofres públicos, como a Economia Popular.



Complementando estas informações, anexo uma cópia pdf da monografia de graduação abaixo listada, de autoria de CLARA RAISSA PEREIRA DE SOUZA (supervisão do Prof. Dr. Frederico Burnett; 2011) que encontrei hoje  ao pesquisar o assunto HABITAÇÃO PAC-MCMV para a nossa reportagem. Apesar de ser datada de 2011, tem análise importante sobre os 12 projetos com mais de 10.500 casas e apartamentos aprovados e construídos em S.J. Ribamar.

Continuo à disposição para outros esclarecimentos técnicos sobre esse tema de fundamental importância para o Maranhão e todo o Brasil.

Cordialmente
Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista; graduação FAU-UFRJ Rio-RJ 1972
Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

********************************************************************************





UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CLARA RAISSA PEREIRA DE SOUZA
[Graduanda em Arquitetura e Urbanismo; UEMA]

POLÍTICAS PÚBLICAS DE HABITAÇÃO E TRANSPORTE

O Programa Minha Casa Minha Vida em [município de] São José de Ribamar, Maranhão.

Monografia apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Estadual do Maranhão, como requisito parcial para obtenção do título de Arquiteta e Urbanista.

Orientador: Prof. Frederico Lago Burnett

Aprovada em 30 / 08 / 2011
BANCA EXAMINADORA
Prof. Frederico Lago Burnett (Orientador)
Profª. Nádia Freitas Rodrigues
Arquiteto Urbanista Paulo Eduardo Silva de Vasconcelos

São Luís; 2011
[102 p.]

Monografia [fonte]:
Acesso RAS em 29mai2017


*****************************************************************

P.S.:
POSFÁCIO:
As situações de má gestão do PMCMV acima citadas estão mais explicitadas nos casos dos Conjuntos Residenciais NOVA TERRA e TURIUBA, em São José de Ribamar, MA, lançados no meio do mato, sem transporte e, de início, com mobilidade urbana quase zero.

Nesses dois empreendimentos do MCMV ocorreram todos os malfeitos possíveis em termos de planejamento urbano, projetos de arquitetura e engenharia, fiscalização urbanística, serviços precários, obras de baixa qualidade, invasões, depredações e conflitos de todas a ordem.

Somente estes 2 conjuntos formam um "município” de quase 30 mil habitantes, considerando-se a média de 4 pessoas por família:
NOVA TERRA: ÁREA: 678.200 m²
População estimada: 4.051 casas x 4 = 16.204 pessoas.

TURIUBA: ÁREA: 741.562,00 m²
População estimada: 3.151 casas x 4 = 12.604 pessoas

TOTAL: 7.202 casas = 28.808 habitantes.

Incluindo eventuais empregados domésticos e agregados esse total chega facilmente a 30.000 pessoas.
Essa situação colocaria os dois conjuntos MCMV na condição de 56º maior município do MA (dentre 217) em termo de população.

Maiores Municípios do Maranhão: Seleção na faixa de 28.000 a 31.000 mil habitantes.

Ranking
MUNICÍPIO
HABITANTES
53
30 897
54
30 805
55
30 304
56
29 297
57
28 575
58
28 252
59
28 170
60
28 020

Ronald Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário