EMPRESA
CHINESA [CCCC] ASSINA
ÚLTIMO DOCUMENTO QUE FORMALIZA A CONSTRUÇÃO DE PORTO [TUP] EM SÃO LUÍS [MA; 12jan2018]
Fonte: MARANHÃO HOJE; Por Aquiles
Emir; 12 de janeiro de 2018
Acesso RAS em 2018-01-12
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Legenda RAS: Cerimônia
de assinatura de MoU; em 06abril 2017.
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A maior empresa em infraestrutura da
China, a CHINA COMMUNICATIONS CONSTRUCTION COMPANY (CCCC), assinou, dia 27
de dezembro 2017, o último documento para a formalização da parceria na
construção do Porto Multimodal de São Luís.
O grupo passa a ser formado pela
CCCC, com participação em 51% do empreendimento, e por sócios brasileiros, com
49%.
Em abril do ano passado, em São
Paulo, a CCCC assinou acordo com o Grupo WTorre [na realidade com a empresa subsidiária WPR-SLZ-GPT Ltda.] para construção do TERMINAL DE USO PRIVADO (TUP), em solenidade que contou com a
presença do governador FLÁVIO DINO,
que considerou positiva esta iniciativa das duas empresas, mas elas continuam
enfrentando resistências de moradores da área do empreendimento, o que vem
dificultando o andamento da obra (foto principal).
De acordo com comunicado da
empresa, 4 mil empregos devem ser gerados na obra, sendo 2 mil já no
primeiro ano da construção e 85% da mão-de-obra devem ser do Maranhão.
A informação sobre a formalização
da parceria é do diretor do PORTO
MULTIMODAL, JOSÉ HAGGE, que
esteve em São Luís esta semana para compromissos técnicos da obra que já
iniciou a fase de supressão vegetal.
“Estamos confiantes de que o
investimento de R$ 800 milhões no
Maranhão contribuirá para a geração de empregos diretos e indiretos, arrecadação
de tributos e possibilitará o incremento do desenvolvimento ao Estado que conta
com excelente posição geográfica e marítima na baía de São Marcos”, analisa HAGGE.
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Legenda RAS: Proposta
de RESEX – Reserva extrativista na área do retroporto do COMPORT - Complexo
Portuário na Zona Oeste do Município de São Luís.
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O projeto do PORTO MULTIMODAL DE SÃO LUÍS é de um TERMINAL DE USO PRIVADO (TUP), com área de 2 milhões de metros
quadrados, sendo 550 mil de área de proteção ambiental, próxima ao Porto
do Itaqui, compreendendo seis berços (quatro na primeira fase e dois na
segunda, ponte de acesso, acesso rodoferroviário e pera ferroviária.
O terminal atende as áreas
central, norte e nordeste do país, interligado pelas Ferrovias Norte Sul e
Carajás.
A primeira fase da obra deve ser
concluída em quatro anos, com capacidade para movimentar anualmente: 7 milhões
de toneladas de soja e milho, 1,5 milhão de fertilizantes, 1,5 milhão de carga
geral e 1, 8 mil metros cúbicos de derivados de petróleo.
GRUPO DE INVESTIDORES
[1] CCCC– Empresa chinesa de construção pública negociada, foi criada em
2005 e é a maior empresa do segmento da China. Está envolvida na construção e
infraestrutura de transporte de draga, além de operar ativos em outros países.
Entre suas obras mais conhecidas está a maior ponte do mundo, que liga Hong
Kong, Macau e Zhuahi, com 55 quilômetros. Da infraestrutura faz parte um túnel
com 6,7 quilômetros, que se situa a 40 metros abaixo do nível do mar.
[2] WPR– Fundada em São Paulo, em 1981, atua em diferentes áreas, como
construção civil, desenvolvimento imobiliário, centros logísticos,
entretenimento, shopping centers e infraestrutura. Os projetos que assina já
somam quase 10 milhões de metros quadrados de área construída.
Entre as obras de destaque estão
estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, o Allianz Parque, em São Paulo,
conhecido como Arena Palmeiras, construído para receber espetáculos, concertos,
eventos corporativos e, principalmente, partidas de futebol do Palmeiras.
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NOTA
DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:
As
palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito
e amarelo
bem como nomes próprios em CAIXA ALTA
e a numeração de parágrafos que
foram introduzidas na presente versão NÃO CONSTAM da edição original
deste documento (artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou
reportagem).
Esses
adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e
a captação mnemônica dos fatos mais relevantes do artigo por um espectro mais
amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto
está transcrito na íntegra e na forma da versão original.
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O gestor do Blog e da
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qualquer tipo de militância político-partidária ou político-ideológica.
RONALD DE
ALMEIDA SILVA
[Rio
de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, desde 1976]
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972
Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1
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