Arquitetos e programação: Por que devemos
lidar com os softwares assim como lidamos com nossos smartphones
http://www.archdaily.com.br/br/766402/arquitetos-e-a-codificacao-por-que-voce-deveria-lidar-com-seu-software-da-mesma-forma-que-com-seu-smarphone?ad_medium=widget&ad_name=most-visited-article-show
1.
Em
2014 o famoso político holandês Neelie Kroes, então comissário da União
Européia, afirmou que a programação deveria ser ensinada na escola primária na
Holanda, argumentando que "a programação é a leitura e escrita do
futuro" e que se os holandeses não incorporassem essa realidade em seu
sistema educacional, eles ficariam para trás em relação a outros países.
2.
As
reações, tanto às afirmações de Kroes quanto ao artigo " 5 razões para arquitetos aprenderem programação"
de Michal Kilkelly, foram similares. Aqueles que já são capazes de trabalhar
com programação concordam; muitos que nunca tiveram contato com isso, e muito
menos escreveram algo desse gênero, responderam negativamente. Muitas das
reações ao texto de Michael Kilkelly passavam pelas mesmas ideias: "Não
temos tempo!" "Programar não é projetar!", ou simplesmente
"Não".
3.
Como
designer urbano, lido com tarefas similares quando estou desenvolvendo um
projeto. Como ninguém no escritório dominava as configurações do AutoCAD,
comecei a fazer uma pesquisa própria sobre possíveis personalizações do
programa. Rapidamente comecei a programar e implementar no escritório
configurações que eu mesmo havia feito. Logo, eu não era mais o único que
dominava essas tarefas. Coisas básicas como desenhar grama em um corte, ou
elevação:
- Virtualmente, todos nós
somos "cadistas"; projetistas que trabalham com o computador. O
computador está aí para nos ajudar nos projetos. Quanto mais você sabe
pedir essa ajuda a ele, mais ele lhe ajudará. E alguns projetos demandam
soluções muito específicas. Durante nossos projetos para a Governors Island em Nova Iorque e Miami Beach Soundscape, uma configuração adaptada do código foi usado
para a realização dos projetos, algo similar ao código usado neste outro
projeto, uma ponte de pedestres em Wenduine:
- A lista de vigas seria
enviada à empreiteira. A partir dessa lista, seriam determinados os
comprimentos corretos e o local dos furos nas vigas, que seriam marcados a
partir de um único código gerado pelo computador. No canteiro, as vigas se
ajustaram perfeitamente. Caso aquela lista de elementos fosse feita por
uma pessoa, provavelmente haveria alguns erros.
- Além disso, a pessoa
teria que gastar muito mais tempo, especialmente se considerarmos que cada
revisão de projeto demanda uma nova lista. O tempo que seria gasto
com cada revisão extra foi o tempo que a programação adiantou no
desenvolvimento do projeto. A programação foi usada para um projeto
específico, mas muitas das etapas não únicas a esse trabalho:
7. Apesar disso,
não é necessário aprender a programar. É tudo uma questão de analisar o que
você está fazendo. Trata-se de reduzir o tempo de produção, dando mais tempo ao
desenvolvimento do projeto. Duas palavras já utilizadas neste texto são
essenciais a este debate, e devem ser usadas juntas, de forma a soarem mais
familiares: pesquisa e desenvolvimento.
8. Encontre as
ferramentas certas para a sua forma de trabalho, assim como você encontrou os
aplicativos certos para o seu smartphone. Aplicativos que trabalhem por você. Principalmente se
você for um arquiteto autônomo ou parte de um escritório pequeno que não tem
recursos para investir em programação.
9. Os escritórios
maiores, contudo, deveriam ponderar se sua relação com seus softwares é
realmente boa. Há pessoas do RH, administração, modeladores 3D, e sim, o
gerente de Tecnologia da Informação. Este profissional configura o hardware,
instala o software, e talvez saiba programar.
10. Os exemplos para
Governors Island, Miami Beach e Wenduine mostram que vale a pena ter esse
conhecimento a disposição - ter alguém que compreenda tanto os preceitos do
software quanto os de projeto. Uma pessoa que possa traduzir as perguntas e
deixar que o software responda. Existem grandes diferenças na forma de
abordagem de cada escritório: alguns usam apenas os softwares disponíveis
comercialmente, algumas companhias tem, além disso, um tradutor (muitas vezes
chamado de gerente de CAD).
11. Desenhar à mão e construir maquetes são ferramentas muito
importantes de concepção e apresentação de projetos, mas o uso de
softwares CAD parece consumir a maior parte do tempo
nos processos de design hoje em dia.
12. Reações como
"Programar não é projetar" e "Não tenho tempo para aprender a
codificar" são compreensíveis, mas qualquer programador pode confirmar que
essas respostas são discutíveis.
13. Projetar é uma
habilidade humana, mas (especialmente em arquitetura) as regras da matemática
são aplicadas. E com mais frequência do que você imagina. Na verdade, tudo que
fazemos ao desenhar no CAD é matemática gráfica. É claro, leva
tempo para aprender. Mas, enquanto você está correndo de uma tarefa para outra,
você também pode parar e pensar em alguma estratégia para tornar essas tarefas
mais fáceis.
14. Elas te ajudarão
a chegar mais rápido à linha de chegada, com tempo de sobra. Desenhos de
plantas são, para mim, composições de dezenas de algoritmos. Eles ajudam a
desenvolver a planta mais rápido e com maior clareza, assim, sobra mais tempo
para investir em detalhes que fazem toda a diferença no projeto.
15. Eles ajudam a
criar modelos 3D e a fazer cálculos baseados nas mesmas informações. Os vídeos
mostrados neste texto são alguns exemplos de programação e podem ser
encontrados junto a muitos outros na página UrbanLISP.com.
16. Como o site é
criado para designers, todo aplicativo vem com um tutorial em vídeo e alguns
com imagens, para aprender e para abrir os olhos - afinal, designers são
orientados sobretudo pela visão. Se o seu escritório precisa de ajuda para tornar-se
mais eficiente com o AutoCAD, não hesite em mandar uma mensagem.
Cita: Koningen, Rob.
"Arquitetos e programação: Por que devemos lidar com os softwares assim
como lidamos com nossos smartphones"
[Architects
And Coding: Why You Should Treat Your Software Like Your Smartphone] 08 May
2015.
ArchDaily Brasil. (Trad. Julia
Brant) Acessado8 Mai 2015.
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