quarta-feira, 25 de março de 2020

[876] CORONAVÍRUS E A HECATOMBE ECONÔMICA GLOBAL. Ronald Almeida SLZ -MA 20mar2020

[17:22, 20/03/2020] Ronald: 


CORONAVÍRUS E A HECATOMBE ECONÔMICA GLOBAL.
Ronald Almeida SLZ -MA 20mar2020

****
1. Apesar da tragédia de perdas de milhares de vidas por causa do CORONAVÍRUS ser significativa e mais que lamentável, outras doenças e fatores matam MILHARES de vezes mais e ninguém parece preocupado.
Ex. Segundo a OMS, a gripe comum mata 2 milhões de chineses todos os anos e ninguém chama isso de epidemia!!!
****
2. NO BRASIL. SE MORRERAM QUASE 800 PESSOAS POR H1N1 EM 2019 ISSO É CONSIDERADO "NORMAL"...
MAS SE JÁ MORRERAM 8 PESSOAS EM 2020 POR CORONAVÍRUS É PÂNICO NACIONAL.....
****
3. Somente nestes primeiros 80 dias de 2020 já morreram no Brasil mais de 9.600 pessoas por causa de MOTORISTAVÍRUS (acidentes de trânsito)...E TODOS CONSIDERAM UMA "COISA NORMAL" ....
****
4. Somente nestes primeiros 80 dias de 2020 já morreram no país quase 15.000 PESSOAS POR HOMICÍDIOVIRUS e TODO MUNDO ACHA "NORMAL"...POR QUE???.
PORQUE TODOS OS ANOS MORREM 60.00O PESSOAS EM MÉDIA (2010-2019) NO BRASIL POR CRIME INTENCIONAL DA CATEGORIA HOMICÍDIO....CLARO QUE VIROU UMA "COISA NORMAL"...
****
5. Há dezenas de outras categorias mais graves, como ERROS MÉDICOS + OMISSÃO OU INEXISTÊNCIA DE SOCORRO+ NEGLIGÊNCIAS E INFECÇÕES HOSPITALARES que matam cerca de 500.000 pessoas por ano. ...OUTRA "COISA NORMAL" NO BRASIL VARONIL.
****
6. Em 2 casos específicos, o imenso contingente de centenas de milhares de vítimas todos os anos (feridos, sequelados e óbitos) causadas pelo MOTORISTAVIRUS e pelo HOMICÍDIOVIRUS é que LOTA, SOBRECARREGA, SATURA E ONERA OS HOSPITAIS PÚBLICOS (SISTEMA SUS) com procedimentos, cirurgias e terapias complexos e caríssimos, em grande parte decorrentes de doenças preveníveis e acidentes evitáveis (incluindo os do Trabalho).
****
7. No caso da PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS, considero que quase todas essas medidas restritivas (em todo mundo) tem sido em geral exageradas (algumas absurdas; ex. impedir o acesso, fechar e cercar as prais no Brasil) e que estão sendo adotadas por presidentes, governadores e prefeitos aflitos para responder às pressões da mídia e dos parlamentos, e que estão agindo muito mais por instinto político, com fundamentos predominantemente políticos, do que por pressupostos e protocolos científicos. Em geral, esses políticos querem "mostrar" serviço, eficiência, competência, diligência e CORAGEM...para defender o povo e a saúde pública!!@
****
8. DESSE MODO, AGINDO POR EFEITO DE DOMINÓ POLITICO INTERNACIONAL, ESSES LÍDERES DE CERCA DE 200 PAISES E NO BRASIL ESTÃO CRIANDO E DISSEMINANDO O PIOR DOS VÍRUS: O PÂNICO GENERALIZADO E O GARROTE VIL DE ESTRANGULAMENTO DA ECONOMIA, DE ALTO A BAIXO, DE SUL A NORTE. DE CABO A RABO.
OBS: É o argumento que se deduz também do pronunciamento do ex-ministro e Dep. Fed. OSMAR TERRA (MDB-RS), em exposição clara e objetiva na Câmara Federal em 18MAR2020, sobre os ciclos efêmeros dos vírus endêmicos e pandêmicos.
****
9. ESSE MODO DE ENFRENTAMENTO A TACAPE POR MEIO DE ARROCHO GENERALIZADO COM CONFINAMENTO COMPULSÓRIO DE BILHÕES DE PESSOAS (DE NOVA YORK A BEIJING; DE PARIS A ARAPIRACA) E MAIS A IMPOSIÇÃO DE PARALISAÇÃO DE QUASE TODAS AS ATIVIDADES ECONÔMICAS, É O QUE ESTÁ DESDE JÁ PROVOCANDO UMA HECATOMBE ECONÔMICA GLOBAL QUE VAI DEIXAR SEQUELAS POR DÉCADAS COM A FALÊNCIA GENERALIZADA E TRANSTORNOS FINANCEIROS E ECONÔMICOS GRAVES EM TODOS OS TIPOS DE NEGÓCIOS (dos ambulantes que vendem pirulito, flanelinhas e taxistas aos bares, restaurantes, cabarés, hotéis até as grandes corporações, cias. aéreas, bancos e seguradoras) etc. URBI ET ORBI.
****
10. ESSE PÂNICO E A CONSEQUENTE DEBACLE DOS NEGÓCIOS E EMPREENDIMENTOS VAI PROVOCAR A MULTIPLICAÇÃO DO DESEMPREGO; O AUMENTO DA FOME E DAS VIOLÊNCIAS; .E AO FINAL CAUSARÁ UMA BRUTAL REDUÇÃO DAS RECEITAS PÚBLICAS COM ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS CADA VEZ MAIS PRECÁRIA...O QUE VAI COMBALIR TODOS OS GOVERNOS MUNDO AFORA..
****
11. MAS, apesar desse estardalhaço global, do incrível frenesi da mídia e da insanidade das redes sociais, dentro de seis meses essa pandemia "medonha" se autoextinguirá como já ocorreu nos casos do EBOLA, SARS, MERS e H1N1 e ninguém mais vai falar de CORONAVÍRUS tão cedo, a não ser os estudiosos das academias científicas.
****
12. Mas, por longos e tormentosos anos, talvez décadas, continuaremos lutando para reconstruir as ECONOMIAS de todos os países do 1o.; 2o, 3o. e 4o. Mundos
****
13. Enquanto isso, no Brasil, País de Macunaíma com 215 milhões de habitantes (felizes e satisfeitos com FUTEBOL, Carnaval, Cerveja e BBB20), continuaremos morrendo aos magotes em nossa peculiar GUERRA CIVIL, sempre à mercê do MOTORISTAVIRUS, DO HOMICÍDIOVIRUS, DA DENGUE, DA MALÁRIA, DO SARAMPO, E DE DEZENAS DE DOENÇAS SOCIAIS (ex: depressão; corrupção, analfabetismo, fome, desnutrição, desemprego, drogas; alcoolismo etc.) E OUTRAS DECORRENTES DA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SANITÁRIA, situações crônicas e dramáticas consideradas "NORMAIS" e que matam, sequelam e aleijam milhões de brasileiros todos os anos.
****
Bom dia.
Ronald Almeida
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972
SLZ -MA 20mar2020
###########


*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada 4.0:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (ou mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese; reportagem etc.). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO nº 12.257, de 18nov2011 e o MARCO CIVIL DA INTERNET, Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da TRANSPARÊNCIA TOTAL e das BOAS PRÁTICAS para aprimorar a democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas, inteligíveis e confiáveis na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)

Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário