quinta-feira, 12 de março de 2020

[866] REVISTA AEDEM 01 (JUL.2016): A CULTURA, O ESPORTE E A CIDADANIA. Na visão de um desportista maranhense. Autor: Joaquim N. Haickel






[866] REVISTA AEDEM 01 (JUL.2016): A CULTURA, O ESPORTE E A CIDADANIA.
Na visão de um desportista maranhense. Autor: Joaquim N. Haickel


REVISTA AEDEM: POLÍTICA & CIDADANIA (Binômio do Desenvolvimento Sustentável) no. 01; julho 2016.
Editada pela:
AEDEM – ASSOCIAÇÃO DOS EX-DEPUTADOS ESTADUAIS DO MARANHÃO
Lema: “Continuamos servindo nosso Estado”
Fundada em 17mar2007
CNPJ nº: 08.784.436/0001-20
Supervisão Geral: NAN SOUZA
Coordenação Editorial:
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Arquiteto Urbanista; Natural do Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA desde 1976.
Graduação: FAU-UFRJ 1968-1972; Pós-graduação: Universidade de Edimburgo, Escócia 1981-83
Registro Prof. CAU-BR nº A.107-150-5.
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Design Gráfico e Marketing; VYTRINE, Responsável: Jaqueline Mouchereck




A CULTURA, O ESPORTE E A CIDADANIA.
Na visão de um desportista maranhense.

Joaquim Nagib Haickel*
São Luís, MA, setembro 2015



1.       Quando eu penso em cidadania penso automaticamente em cultura em seu mais amplo conceito. Cidadania é a noção cultural que o indivíduo tem de sua função e de sua posição na sociedade.
2.       Cidadãos para os gregos e para os romanos eram todos aqueles que tinham obrigações e direitos para com a sociedade da qual faziam parte. Para eles, mulheres, crianças e escravos não eram cidadãos, mesmo que eles pertencessem à mesma cultura. As sociedades evoluíram. Não há mais escravidão, pelo menos de modo formal; as mulheres são respeitadas, pelo menos há lei para isso; e as crianças são protegidas, pelo menos se tenta.
3.       Ao contrário das sociedades antigas, a sociedade contemporânea prima por respeito a todos os seus membros. Uma única coisa permanece igual aos tempos dos mestres Sócrates, Platão e Aristóteles. A cultura de cada povo, de cada sociedade continua sendo o fio condutor, a corrente de elos que liga e fortalece os laços entre as pessoas.


4.       A noção de que não se deve jogar lixo na rua ou nos rios, que se deve usar o cinto de segurança, que se deve atravessar as ruas nas faixas de pedestres, que não se deve furar a fila, que se deve pagar os impostos e taxas, que se tem o direito de escolher nossos representantes livremente e que se pode democraticamente reclamar de suas ações, nos dá a sensação de cidadania.
5.       Mas eu gostaria de falar de um outro tipo de sensação de cidadania contemporânea. Não vou falar do direito à saúde, à educação e à segurança, que em meu ver são direitos supremos. Quero falar de dois fatores de inclusão social, de inserção a cidadania, coisas que na primeira dificuldade financeira são as primeiras que são cortadas dos orçamentos familiares, tanto dos poderes públicos quanto dos familiares: cultura e esportes.
6.       Se a educação, a saúde e a segurança nos garantem o indispensável para sermos realmente cidadãos, o acesso às manifestações de nossa própria cultura e a prática de esportes nos garantem a realização de parte daquilo que precisamos para sermos cidadãos completos, para sermos realizados como pessoas, para sermos felizes.
7.       O esporte talvez seja o maior agente de socialização e de sociabilidade que possa lançar mão um governo para inserir no convívio sadio e cidadão os jovens de nossa terra. É o mais barato dos investimentos sociais e proporcionalmente o que dá mais retorno, uma vez que abrange uma enorme quantidade de pessoas em uma vasta gama de modalidades.
8.       A cultura é um pouco mais difícil de ser explicada. Se por um lado ela tem a mesma aplicabilidade inclusiva do esporte, por outro, o fato dela variar de comunidade para comunidade, de cidade para cidade, de estado para estado, de região para região, a torna um caleidoscópio de manifestações variadas. Complexa em sua abordagem e complicada em sua efetivação.


9.       No entanto se tratada com simplicidade e como veículo de socialização cidadã, a cultura serve como apoio indispensável e complemento indissociável a educação e a evolução de um povo.
10.  Se eu fosse comparar a cidadania a uma casa, diria a você que me lê agora que o alicerce é a educação, as paredes são a segurança, o telhado é a saúde, mas os móveis e eletrodomésticos indispensáveis para fazer uma casa ser um lar onde vivem pessoas felizes, estes são a cultura e o esporte.
11.  Para ajudar a prover esses bens doméstico-culturais aos maranhenses e não ficar só no discurso, enquanto Deputado Estadual na legislatura 2009-2011 elaborei e aprovei as Leis de Incentivo à Cultura (Lei nº 9.437, de 15 de agosto de 2011) e ao Esporte (Lei nº 9.436, de 15 de agosto de 2011), hoje os principais motores desses setores da mais alta relevância para o desenvolvimento de nosso Estado.



12.  Fui deputado entre 1983 e 2011 e sempre, mesmo quando tinha apenas 23 anos acreditava que cultura e esporte eram fundamentais para consumação da verdadeira cidadania.
13.  Fui Secretário estadual de Esporte entre 2011 e 2014 e pude, pelo menos em parte, fazer com que a SEDEL fosse veículo de cidadania através de uma série de projetos e eventos que desenvolvemos.
14.  Sou produtor cultural ligado à literatura e ao cinema e uso a cultura como força transformadora da sociedade.
15.  Serei sempre cidadão e um desportista maranhense. Sempre lutarei pelo fortalecimento das ações ligadas a cultura e ao esporte como forma de fazer com que as pessoas tenham melhor qualidade de vida e sejam mais felizes.



(*) Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel é advogado. Foi deputado estadual e federal por quase três décadas, no período entre 1983 e 2011; Secretário estadual de Esporte do Maranhão entre 2011 e 2014. É escritor, poeta e membro das Academias Maranhense e Imperatrizense de Letras. É cineasta, roteirista e diretor de cinema. É empresário do ramo de comunicações. Foi o idealizador e é curador do acervo do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão - MAVAM, vinculado à Fundação Nagib Haickel e produtor cultural ligado à literatura e ao cinema. É casado com Jacira, tem quatro filhas e dois enteados.
Posição em set.2015




*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada 4.0:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (ou mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese; reportagem etc.). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO nº 12.257, de 18nov2011 e o MARCO CIVIL DA INTERNET, Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da TRANSPARÊNCIA TOTAL e das BOAS PRÁTICAS para aprimorar a democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas, inteligíveis e confiáveis na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário