domingo, 8 de março de 2020

[864] REVISTA AEDEM 01 (JUL.2016): O CHOQUE DE CAPITALISMO QUE O MARANHÃO NECESSITA. João Gonsalo de Moura


REVISTA AEDEM: POLÍTICA & CIDADANIA (Binômio do Desenvolvimento Sustentável) no. 01; julho 2016.
Editada pela:
AEDEM – ASSOCIAÇÃO DOS EX-DEPUTADOS ESTADUAIS DO MARANHÃO
Lema: “Continuamos servindo nosso Estado”
Fundada em 17mar2007
CNPJ nº: 08.784.436/0001-20
Supervisão Geral: NAN SOUZA
Coordenação Editorial:
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Arquiteto Urbanista; Natural do Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA desde 1976.
Graduação: FAU-UFRJ 1968-1972; Pós-graduação: Universidade de Edimburgo, Escócia 1981-83
Registro Prof. CAU-BR nº A.107-150-5.
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Design Gráfico e Marketing; VYTRINE, Responsável: Jaqueline Mouchereck

[864] REVISTA AEDEM 01 (JUL.2016): O CHOQUE DE CAPITALISMO QUE O MARANHÃO NECESSITA. João Gonsalo de Moura*



 imagem internet

O CHOQUE DE CAPITALISMO QUE O MARANHÃO NECESSITA

João Gonsalo de Moura*
Professor Dr. do Depto. de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UFMA - Universidade Federal do Maranhão

1.     Uma das promessas anunciadas pelo atual governador do Maranhão, quando ainda não havia assumido o mandato, e que recebeu o merecido destaque por parte da imprensa brasileira, ressaltava a necessidade da promoção de um choque de capitalismo na economia estadual.

2.     De fato, trata-se de uma iniciativa que, caso realmente venha a ser posta em prática ao longo dos próximos anos, poderá colocar o estado em uma nova dinâmica de desenvolvimento que, pela sua própria natureza, se mostrará mais inclusiva e abrangente. De fato, quando a economia de mercado predomina, tais benefícios tendem a se manifestar.

3.     O aprofundamento do capitalismo prioriza as capacidades intelectual e produtiva dos indivíduos, gerando, desse modo, maiores incentivos para que as pessoas invistam mais em si próprias, aumentando o chamado estoque de capital humano.

4.     É bem provável que uma das causas do atraso do Maranhão tenha como fundamento o método de seleção predominante no ambiente econômico local. Quando se fala em oligarquia, termo que domina as discursões da política maranhense, para efeito das atividades econômicas aqui estabelecidas interessa as implicações das relações oligárquicas para o método de seleção vigente. Sabe-se que, em uma configuração dessa natureza, a seleção dos indivíduos é feita, principalmente, pelos sobrenomes e laços de amizade.

5.     Em tais cenários, biografia e bibliografia (currículo) não recebem a devida importância. A seleção é definida pelo berço ou pela capacidade de aproximação aos bem-nascidos, na expectativa de recolher algumas migalhas que sobram das suas mesas bem diversificadas e fartas.

6.     No entanto, em oposição à referida oligarquia, o Maranhão possui uma tradição de oposicionistas que orgulhosamente se autodenominam como esquerdistas. Porém, o método de seleção da esquerda, considerando não apenas o seu discurso, mas, de maneira mais enfática, a sua própria presença nas esferas de poder pelo mundo afora, depreende-se que o mesmo costuma privilegiar as filiações partidárias, ou, utilizando um termo mais vulgar, aos companheiros.

7.     Muitas vezes, tais filiações nem mesmo deixam opção às preferências dos indivíduos, restando-lhes apenas a opção pelo chamado partido único. Aqui, os privilégios são distribuídos àqueles que aderem à única ideia disponível, enquanto os excluídos são aqueles que resistem à submissão ao ideário dos dirigentes de plantão.

8.     Enfim, fica evidente que as duas alternativas acima mencionadas funcionam como fatores impeditivos ao desenvolvimento. Esta proposição tende a se tornar ainda mais evidente quando nos tornamos cientes de que o processo desenvolvimentista resulta do esforço dos indivíduos em colocar em prática as suas iniciativas, que devem surgir livremente, explorando ao extremo o nível de suas capacidades e habilidades.

9.     No entanto, para que isto ocorra, tais indivíduos carecem de incentivos. Sem dúvida, o principal incentivo para que as pessoas se esforcem e levem adiante os seus planos é o nível de clareza sobre a possibilidade de apropriação futura dos resultados que serão obtidos a partir dos seus esforços.

10.Ou seja, existem custos a serem considerados quando os indivíduos tomam a decisão, por exemplo, de permanecer por mais tempo no processo de educação formal, em busca de aptidão ao exercício de tarefas mais complexas e produtivas e, portanto, geradoras de maior rendimento. No caso, tais custos somente serão assumidos quando houver alguma percepção positiva a respeito da existência de compensações futuras pelo esforço empreendido no presente. Sendo assim, torna-se plausível sugerir que a decisão de investir em capital humano só poderá ser viável em um ambiente que seleciona pelo mérito (currículo).

11.Considerando as três opções de acima enfatizadas, fica evidente que somente o capitalismo privilegia a seleção pelo mérito. Por esse motivo, não surpreende que todos os países desenvolvidos (capitalistas) sejam caracterizados pela predominância de um processo de seleção que enfatiza as capacidades e habilidades dos indivíduos, independente das suas árvores genealógicas ou filiações a determinadas ideias. Nas economias de mercado a ponte entre a pobreza e a exuberância está ao alcance das próprias decisões individuais, dado que o currículo de cada um é fruto das escolhas pessoais, não importando a procedência familiar ou a ligação com ideários de direita ou esquerda.

12.Pode-se enfatizar, portanto, que o capitalismo proporciona à parcela da população denominada como força de trabalho os incentivos necessários para investir na acumulação de capital humano; ao contrário do que acontece no âmbito dos regimes esquerdistas e oligárquicos, onde a seleção privilegia critérios espúrios e excludentes que funcionam exatamente como obstáculo às iniciativas das pessoas no sentido de acumular conhecimentos e habilidades.

13.Portanto, se o capitalismo não prevalece, e as opções disponíveis são apenas as anteriores (como em terras maranhenses), somos obrigados a conviver com pequenos surtos de desenvolvimento, porque os benefícios são direcionados apenas para determinados grupos. Ao contrário, quando prevalece a seleção capitalista, qualquer pessoa que invista em si mesma, independente do sobrenome ou adesão a ideias revolucionárias, pode ter seu esforço recompensado.

14.Não é à toa que as pessoas com maior nível de instrução e, portanto, com maior capacidade de produção e consumo, podem ser encontradas exatamente nas chamadas economias desenvolvidas, ou no caso específico do Brasil, nas partes mais desenvolvidas do território nacional.

15.Não é à toa que o atraso maranhense coincide exatamente com péssimos indicadores educacionais. Enquanto um brasileiro comum possui aproximadamente oito anos de estudo (para os países desenvolvidos a média é de doze anos), um maranhense comum ostenta apenas algo próximo de seis anos de permanência na escola, segundo dados fornecidos pelo IBGE.

16.O abandono é uma realidade que nos atormenta. No entanto, por aqui, em certa medida, pode-se admitir até mesmo que abandonar a escola é uma decisão racional. Dificilmente alguém arcaria com os custos de seguir adiante no processo de instrução sem que houvesse uma possibilidade plausível de obter uma recompensa futura por tal esforço.

17.Sem um sobrenome de peso, talvez seja mais proveitoso para um cidadão comum investir o seu tempo disponível na empreitada de adquirir uma amizade espúria ou mesmo numa espécie de filiação a um ideal revolucionário.

18.Eis a questão básica: para desenvolver é preciso fazer com que as pessoas sejam capazes de exercer tarefas mais complexas; que sejam alocadas em atividades que proporcionem maior produtividade e renda. Para tal, não se faz necessário apenas ofertar vagas nas escolas, pois, permanecendo o ambiente atual, as pessoas não terão estímulos para ocupar (sem abandonar em seguida) as vagas abertas. Ao contrário, para dar este segundo passo é preciso criar os incentivos para que a população possa se qualificar ou, dito de outro modo, investir mais em si mesma.

19.A meritocracia - através da seleção pelo currículo, cujo recrutamento se dá através das habilidades e capacidades inatas e adquiridas, ou mesmo, em casos específicos, pelo concurso público - torna-se o remédio concreto para criar um ambiente saudável e apropriado para o desenvolvimento sustentado.

20.Daí ser tão bem-vindo o tal do choque de capitalismo proposto pelo então governador eleito do Maranhão. O primeiro passo se dá com o reconhecimento de que o desenvolvimento é o resultado do esforço da sociedade, e não do Estado. No entanto, este último tem um papel fundamental que é a definição do ambiente, criando os mecanismos que induzam os indivíduos a colocar as suas iniciativas em prática.

21.Neste caso, promover a meritocracia constitui o passo primordial para viabilizar os fundamentos de uma economia desenvolvida. Seria esta a tarefa inicial que, verdadeiramente, indicaria a chegada do choque de capitalismo prometido, e tão esperado.

****

(*) Autor:
PROF. DR. JOÃO GONSALO DE MOURA: jgmoura1964@yahoo.com.br
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1987). Títulos: Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UFMA - Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Crescimento Econômico, Desenvolvimento Econômico, APL- Arranjos Produtivos Locais, Infraestrutura e Desenvolvimento Local. Lattes




AVISOS AOS NAVEGANTES

1.     A AEDEM e seus colaboradores fizeram todo o esforço possível para dar o crédito correto às referências, fotografias, ilustrações e citações utilizadas nesta Revista, bem como para evitar erros de digitação e revisão. No entanto, eventuais falhas podem ter ocorrido e contamos com a colaboração de nossos leitores para corrigi-las no próximo número. Contato:
e-mail: aedem.ma2015@gmail.com
2.     Os textos, ilustrações e artigos desta Revista podem ser reproduzidos de modo parcial ou integral, desde que citada a fonte e autor.
3.     Esta Revista, de modo voluntário, obedece ao disposto na Lei federal nº 12.257, de 18nov2015, conhecida como LEI-LAI, Lei de Acesso à Informação. A direção da AEDEM considera ser dever de todo órgão público estatal, paraestatal e privado informar a todo cidadão e ao público em geral da forma mais correta, compreensível, justa e democrática.
4.     Os associados da AEDEM têm prioridade na publicação de artigos assinados e os demais leitores podem propor contribuições [enviar por e-mail ou via Correios para seção “Mensagens dos Leitores”, pelas quais agradecemos desde já. Estudantes e pesquisadores de qualquer nível e instituição terão seção específica para publicação de notícias e artigos assinados de no máximo uma lauda.
5.     O Conselho Editorial da Revista AEDEM tem a prerrogativa de decidir sobre os textos e artigos a serem veiculados, bem como sobre eventual redução de textos em função da disponibilidade de espaço.

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, s/nº, sede da Assembleia, Sitio Rangedor, bairro Cohafuma, São Luís, MA. CEP 65071-750 - Telefone: (98) 3269-3446
 e-mail do Presidente: aedem.ma2015@gmail.com



*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada 4.0:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (ou mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese; reportagem etc.). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO nº 12.257, de 18nov2011 e o MARCO CIVIL DA INTERNET, Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da TRANSPARÊNCIA TOTAL e das BOAS PRÁTICAS para aprimorar a democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas, inteligíveis e confiáveis na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1




Nenhum comentário:

Postar um comentário