sábado, 7 de março de 2020

[860] REVISTA AEDEM 01 (JUL.2016): HISTÓRIA DA AEDEM 2007-2015 E OBJETIVOS ESTATUTÁRIOS; DIRETORIA 2019-2021

REVISTA AEDEM: POLÍTICA & CIDADANIA (Binômio do Desenvolvimento Sustentável) no. 01; julho 2016.
Editada pela:
AEDEM – ASSOCIAÇÃO DOS EX-DEPUTADOS ESTADUAIS DO MARANHÃO
Lema: “Continuamos servindo nosso Estado”
Fundada em 17mar2007
CNPJ nº: 08.784.436/0001-20
Supervisão Geral: NAN SOUZA
Coordenação Editorial:
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Arquiteto Urbanista; Natural do Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA desde 1976.
Graduação: FAU-UFRJ 1968-1972; Pós-graduação: Universidade de Edimburgo, Escócia 1981-83
Registro Prof. CAU-BR nº A.107-150-5.
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Design Gráfico e Marketing; VYTRINE, Responsável: Jaqueline Mouchereck



HISTÓRIA DA AEDEM 2007-2015

Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão

1.     Desde há muito era desejo de um grupo de ex-deputados a criação de uma entidade que os congregasse. Havia, até então, um embrião, capitaneado pelo ex-Deputado Mário Carneiro, que sempre defendeu, principalmente, os interesses daqueles que eram vinculados ao extinto Fundo de Pensão Parlamentar, criado em 1980, o qual foi extinto por lei, transferindo-se seus direitos e obrigações para a Assembleia.
2.     Havia notícias esparsas de que no Ceará e em alguns outros estados já existiam associações de ex-deputados. Sob o influxo dessas informações foi realizada pelo Ex-Deputado Dorian Menezes uma visita em Fortaleza à sede da Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Ceará, que já funcionava desde 1985.
3.     Mas como tudo tem um momento decisivo, certo dia de fevereiro de 2007, o Ex-Deputado Carlos Guterres ligou ao ex-deputado Dorian Menezes e marcaram um encontro para tratar desse assunto, no Taj Café, localizado no térreo do prédio denominado São Luís Multi Empresarial, em frente ao Shopping Monumental.
4.     Já passava das quatro horas de uma tarde amena. Havia chovido durante a manhã e uma brisa suave abrandava o calor do sol daquela quarta-feira. Após tomarem um café iniciaram as tratativas para se produzir uma minuta para servir de estatuto para a associação que se pretendia criar.
5.     Na sexta-feira dessa mesma semana o ex-Deputado Dorian Menezes completou a proposta e no sábado pela manhã, após revisão do texto, ligou ao ex-Deputado Carlos Guterres avisando que havia terminado o projeto sugerido. Como algumas coisas são dotadas de certa carga de bons augúrios, naquele exato momento o ex-Deputado Carlos Guterres passava próximo à residência do formulador do estatuto, resolvendo conhecer, incontinenti, o documento proposto.
6.     Assim, após o exame da matéria, foram convidados vários ex-deputados para a reunião que foi realizada às 17 horas do dia 13.03.2007, na residência do ex-Deputado Mário Carneiro.
7.     Após as discussões sobre o projeto, algumas alterações foram propostas e introduzidas, contudo o ex-deputado Mário Carneiro não aceitou sua indicação para presidir a novel associação, porquanto queria que ela albergasse também ex-deputados Federais, Ex-Senadores e até ex-Vereadores, o que os demais não concordaram.
8.     Até aquele momento, como Mário Carneiro sempre tomava a iniciativa de defender os colegas, pensava-se que ele seria seu primeiro presidente. Mas, diante de sua recusa peremptória, foi eleito o ex-Deputado Carlos Guterres.
9.     Daquele momento em diante as reuniões passaram a ser feitas quase sempre no recinto do Taj Café, embora algumas tenham acontecido na sede dos Auditores Fiscais do Município de São Luís, localizadas na Ponta da Areia.
10.As despesas iniciais foram custeadas pelos seguintes ex-Deputados: Benedito Pires Terceiro, Bete Lago, Celso Coutinho, Marcony Farias, Carlos Guterres e Dorian Menezes.
11.Após os registros exigidos em lei, a entidade obteve personalidade jurídica, CNPJ, conta em banco, mas ainda sem sede definida, situação que foi resolvida pelo Ex-Presidente da Assembleia Legislativa, ex-Deputado JOÃO EVANGELISTA, sócio honorário da Associação, de saudosa memória, destinando uma ampla sala no complexo do novo Prédio da Assembleia Legislativa, onde se encontra instalada, conforme Resolução Administrativa nº 555/2008, de 04.12.2008, Ato da Mesa, publicado no Diário da Assembleia no dia 10.12.2008.
12.Ainda em 1º.10.2007, pela Lei Estadual nº 8.673, publicada no diário Oficial do Estado em 02.10.2007, a Associação foi reconhecida como entidade de utilidade pública.

FONTE: SITE AEDEM DEZ. 2015



Os SÓCIOS FUNDADORES da AEDEM são os seguintes ex-Deputados Estaduais:
EX-DEPUTADOS

1.       Aderson de Carvalho Lago Filho
2.       Aristeu Dias Barros
3.       Benedito Bete de Carvalho Lago
4.       Benedito Ferreira Pires Terceiro
5.       Carlos Guterres Moreira
6.       Celso da Conceição Coutinho
7.       Clodomir Ferreira Paz
8.       Djalma dos Santos Campos
9.       Dorian Riker Teles de Menezes
10.  Edmar Serra Cutrim
11.  Eduardo Costa Matias da Paz
12.  Eleotério Nan Souza
13.  Fabiano Almeida Vieira da Silva
14.  Filadelfo Dedeco Mendes Filho
15.  João Alberto Souza
16.  João Jorge Jinkins Pavão
17.  Jose Jorge Leite Soares
18.  José Genésio Mendes Soares
19.  José Gentil Rosa
20.  José Orlando Ferreira da Silva
21.  José Raimundo Rodrigues
22.  Jurandir Ferro do Lago
23.  Marconi Tácito Félix Caldas
24.  Marcony Edison Muniz de Farias
25.  Maria da Conceição Sena Silva de Mesquita
26.  Maria da Graça Nunes Melo
27.  Mario José Dias Carneiro
28.  Mauro de Araújo Bezerra
29.  Orlando Brito de Aquino
30.  Raimundo Nonato de Carvalho Lago Junior
31.  Remi Ribeiro Oliveira
32.  Rubens Pereira e Silva
33.  Sebastião Murad
34.  Theoplistes Teixeira de Carvalho e Cunha Filho
35.  Wilson Pereira de Carvalho Filho
36.  Yedo Flamarion Lobão.


AEDEM: OS 10 OBJETIVOS ESTATUTÁRIOS DA ENTIDADE

        I.   Propugnar pela melhoria dos padrões de participação de seus membros na construção de uma comunidade livre, justa e solidária, tendo como fundamento a dignidade da pessoa humana [e a qualidade de vida];

     II. Congregar os Ex-Deputados Estaduais, promovendo a sua união e a formação do espírito de cidadania participativa, visando a superação dos problemas sociais de nossa gente;

   III. Articular-se com instituições nacionais e estrangeiras, por filiação, intercâmbio ou convênio, para a solução de problemas comuns específicos;

  IV. Promover a realização de congressos, simpósios, conferências, cursos, estudos e pesquisas sobre assuntos socioeconômicos e políticos, com vistas ao aperfeiçoamento cultural e político da Juventude [e demais cidadãos de qualquer faixa etária];

     V. Promover e incentivar a realização de festividades comemorativas de eventos históricos e acontecimentos cívicos de maior expressão;

  VI. Editar ou promover a edição de trabalhos de relevante valor científico ou de interesse geral, podendo manter publicação periódica como órgão oficial, destinada à divulgação de seus trabalhos e de suas decisões.

VII.  Prestar assistência permanente aos associados, propondo ou adotando medidas de seu interesse, funcionando exclusivamente como central representativa dos Ex-Deputados;

VIII. Propor medidas tendentes ao aperfeiçoamento, contribuindo para a eficiência das instituições;

   IX. Promover, em âmbito nacional, com exclusividade, a representação, a defesa judicial e extrajudicial dos interesses dos Ex-Deputados;

     X. Representar, com exclusividade, os Ex-Deputados perante órgãos e eventos internacionais.




AVISOS AOS NAVEGANTES
1.     A AEDEM e seus colaboradores fizeram todo o esforço possível para dar o crédito correto às referências, fotografias, ilustrações e citações utilizadas nesta Revista, bem como para evitar erros de digitação e revisão. No entanto, eventuais falhas podem ter ocorrido e contamos com a colaboração de nossos leitores para corrigi-las no próximo número. Contato:
e-mail: aedem.ma2015@gmail.com
2.     Os textos, ilustrações e artigos desta Revista podem ser reproduzidos de modo parcial ou integral, desde que citada a fonte e autor.
3.     Esta Revista, de modo voluntário, obedece ao disposto na Lei federal nº 12.257, de 18nov2015, conhecida como LEI-LAI, Lei de Acesso à Informação. A direção da AEDEM considera ser dever de todo órgão público estatal, paraestatal e privado informar a todo cidadão e ao público em geral da forma mais correta, compreensível, justa e democrática.
4.     Os associados da AEDEM têm prioridade na publicação de artigos assinados e os demais leitores podem propor contribuições [enviar por e-mail ou via Correios para seção “Mensagens dos Leitores”, pelas quais agradecemos desde já. Estudantes e pesquisadores de qualquer nível e instituição terão seção específica para publicação de notícias e artigos assinados de no máximo uma lauda.
5.     O Conselho Editorial da Revista AEDEM tem a prerrogativa de decidir sobre os textos e artigos a serem veiculados, bem como sobre eventual redução de textos em função da disponibilidade de espaço.

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, sede da Assembleia, Sitio Rangedor, bairro do Cohafuma, São Luís, MA. CEP 65071-750 - Telefone: (98) 3269-3446
e-mail do Presidente: aedem.ma2015@gmail.com

###########################################



DIRETORIA E CONSELHO FISCAL 2019/2021

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: CARLOS GUTERRES MOREIRA
 Vice-Presidente: DORIAN RIKER TELES DE MENEZES
 1º Secretária: MARIA DA GRAÇA NUNES MELO
 2º Secretário: RUBENS PEREIRA E SILVA
 1º Tesoureiro: ELEOTERIO NAN SOUZA
 2º Tesoureiro: REMI RIBEIRO DE OLIVEIRA

 O CONSELHO FISCAL 
TITULARES
1. CELSO DA CONCEIÇÃO COUTINHO
2. BENEDITO FERREIRA PIRES TERCEIRO
3. SEBASTIÃO MURAD

SUPLENTES CONSELHO FISCAL
1. EDUARDO COSTA MATIAS DA PAZ
2. JOSÉ GENTIL ROSA
3. PEDRO VASCONCELOS DE SOUZA


*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada 4.0:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (ou mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese; reportagem etc.). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO nº 12.257, de 18nov2011 e o MARCO CIVIL DA INTERNET, Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da TRANSPARÊNCIA TOTAL e das BOAS PRÁTICAS para aprimorar a democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas, inteligíveis e confiáveis na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário