sábado, 7 de março de 2020

[859] REVISTA AEDEM 01 (JUL.2016): O MARANHÃO É RICO. Autores: NAN SOUZA. e Ronald de Almeida Silva




 
AEDEM: PALAVRA DO PRESIDENTE
O MARANHÃO É RICO.

Julho 2016








REVISTA AEDEM: POLÍTICA & CIDADANIA (Binômio do Desenvolvimento Sustentável) no. 01; julho 2016.
Editada pela:
AEDEM – ASSOCIAÇÃO DOS EX-DEPUTADOS ESTADUAIS DO MARANHÃO
Lema: “Continuamos servindo nosso Estado”
Fundada em 17mar2007
CNPJ nº: 08.784.436/0001-20
Supervisão Geral: NAN SOUZA
Coordenação Editorial:
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Arquiteto Urbanista; Natural do Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA desde 1976.
Graduação: FAU-UFRJ 1968-1972; Pós-graduação: Universidade de Edimburgo, Escócia 1981-83
Registro Prof. CAU-BR nº A.107-150-5.
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Design Gráfico e Marketing; VYTRINE, Responsável: Jaqueline Mouchereck



1.     Tendo nascido e crescido nos bolsões dos desfavorecidos do Maranhão sei bem – no intelecto e na pele - o que significam as palavras POBRE e POBREZA. Com muita tenacidade e apoio de meus pais pude estudar, fazer um curso superior e me formar em Economia. Durante décadas ouvi governadores, prefeitos, deputados, senadores, empresários, repetirem à exaustão o falso paradigma: O MARANHÃO É POBRE.
2.     Nunca acreditei nesta frase. Continuei buscando entender porque poucos sempre tinham MUITO e muitos sempre tinham POUCO, numa terra tão generosa, tão vasta e de tantas tradições culturais e riquezas naturais como o Maranhão sempre teve!!!
3.     Li em 21 novembro 2015 nota do IBGE informando o mais recente PIB – Produto Interno Bruto do Maranhão: R$ 67,5 bilhões em 2013. E mais: que no acumulado 2010-2013 o PIB-MA cresceu muito bem (15,7 %) sendo superior em 6,6 % à média nacional (9,1%). Que o PIB-MA 2013 é o e 4º do NE  e o 17º do país.
4.     Ou seja: em termos de PIB o Maranhão não está na rabeira, pois abaixo seguem outros dez estados que produziram menos. E ainda: que o PIB per capita dos maranhenses passou para quase R$ 10 mil reais por habitante!! Esses resultados parecem ótimos para as circunstâncias que conhecemos, mas ainda falta o essencial.
5.     Muito triste li também, no dia 02 dezembro, a seguinte notícia: Maranhenses têm a menor expectativa de vida do Brasil, diz IBGE! O portal G1 comentava nota do IBGE informando ao mundo que o maranhense é o ser humano brasileiro com a menor Média de Expectativa de Vida - MEV: 70 anos (base dados 2014). Entre os maranhenses, homens vivem 66 anos e, as mulheres, 74. O estado de Santa Catarina está no topo da lista, com MEV de 80 anos e 4 meses. No geral, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 75 anos e 2 meses, em 2014, segundo o IBGE.
6.           Li também, nesse mesmo dia: Maranhão é o Estado com o menor número de médicos por habitante do país, diz USP”.
7.     E por aí vai com número de PMs, leitos de UTI e km de rodovias asfaltadas por habitante e tantos outros indicadores, onde estamos em geral entre os três piores da federação.
8.     Sabemos hoje que o estado do MARANHÃO É RICO, mas sua POPULAÇÃO CONTINUA EMPOBRECIDA. Portanto, o desafio maior, mais urgente e mais politicamente correto é de se promover um processo sólido e perene de desenvolvimento sustentável que enseje de fato e de direito a melhor distribuição de renda e de serviços públicos para os sete milhões de maranhenses, dos quais 2/3 ainda vivem em situação de pobreza ou miséria absoluta.
9.     Sabemos que isso não é tarefa para um só governador e nem para um só prefeito, mas tem que começar agora, com a participação ativa do empresariado e da sociedade como um todo.
10.O Maranhão é um estado muito rico em recursos naturais por todo seu extenso território (332.000 km²) com PIB crescendo acima da média nacional. Precisamos fazer com que as riquezas dessa grande produção sirvam para melhorar os indicadores de Expectativa de Vida e os IDH dos 217 municípios maranhenses.
11.Estamos todos nessa luta permanente para melhorar a Distribuição de Renda e de Terras, pois mesmo como ex-deputados estaduais somos, acima de tudo, profissionais e cidadãos e “continuamos trabalhando pelo Maranhão.”
12.Essa é a nossa Missão.

São Luís, Patrimônio Mundial Unesco, MA. Julho 2016.

NAN SOUZA, economista
Presidente da AEDEM.
Contribuiu Ronald de Almeida Silva



AVISOS AOS NAVEGANTES
1.     A AEDEM e seus colaboradores fizeram todo o esforço possível para dar o crédito correto às referências, fotografias, ilustrações e citações utilizadas nesta Revista, bem como para evitar erros de digitação e revisão. No entanto, eventuais falhas podem ter ocorrido e contamos com a colaboração de nossos leitores para corrigi-las no próximo número. Contato:
e-mail: aedem.ma2015@gmail.com
2.     Os textos, ilustrações e artigos desta Revista podem ser reproduzidos de modo parcial ou integral, desde que citada a fonte e autor.
3.     Esta Revista, de modo voluntário, obedece ao disposto na Lei federal nº 12.257, de 18nov2015, conhecida como LEI-LAI, Lei de Acesso à Informação. A direção da AEDEM considera ser dever de todo órgão público estatal, paraestatal e privado informar a todo cidadão e ao público em geral da forma mais correta, compreensível, justa e democrática.
4.     Os associados da AEDEM têm prioridade na publicação de artigos assinados e os demais leitores podem propor contribuições [enviar por e-mail ou via Correios para seção “Mensagens dos Leitores”, pelas quais agradecemos desde já. Estudantes e pesquisadores de qualquer nível e instituição terão seção específica para publicação de notícias e artigos assinados de no máximo uma lauda.
5.     O Conselho Editorial da Revista AEDEM tem a prerrogativa de decidir sobre os textos e artigos a serem veiculados, bem como sobre eventual redução de textos em função da disponibilidade de espaço.

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, sede da Assembleia, Sitio Rangedor, bairro do Cohafuma, São Luís, MA. CEP 65071-750 - Telefone: (98) 3269-3446
e-mail do Presidente: aedem.ma2015@gmail.com



*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada 4.0:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (ou mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese; reportagem etc.). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO nº 12.257, de 18nov2011 e o MARCO CIVIL DA INTERNET, Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da TRANSPARÊNCIA TOTAL e das BOAS PRÁTICAS para aprimorar a democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas, inteligíveis e confiáveis na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1



Nenhum comentário:

Postar um comentário