sábado, 7 de março de 2020

[861] REVISTA AEDEM 01 (JUL.2016): A CONVERGÊNCIA INTELIGENTE (entre os Planos da Iniciativa Privada e as Políticas Publicas) . Autores: Nan Souza e Ronald de Almeida Silva

REVISTA AEDEM: POLÍTICA & CIDADANIA (Binômio do Desenvolvimento Sustentável) no. 01; julho 2016.
Editada pela:
AEDEM – ASSOCIAÇÃO DOS EX-DEPUTADOS ESTADUAIS DO MARANHÃO
Lema: “Continuamos servindo nosso Estado”
Fundada em 17mar2007
CNPJ nº: 08.784.436/0001-20
Supervisão Geral: NAN SOUZA
Coordenação Editorial:
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Arquiteto Urbanista; Natural do Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA desde 1976.
Graduação: FAU-UFRJ 1968-1972; Pós-graduação: Universidade de Edimburgo, Escócia 1981-83
Registro Prof. CAU-BR nº A.107-150-5.
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Design Gráfico e Marketing; VYTRINE, Responsável: Jaqueline Mouchereck

#############################################

EDITORIAL

A CONVERGÊNCIA INTELIGENTE

1.     O sexto dos dez objetivos estatutários da AEDEM é “editar e/ou promover a edição de trabalhos de relevante valor cientifico ou de interesse geral, podendo manter publicação periódica como órgão oficial, destinada à divulgação de seus trabalhos e de suas decisões”.
2.     Assim, a partir de 2009 a AEDEM passou a editar seus Boletins Informativos semestrais, buscando interagir com a sociedade mediante intercâmbio de ideias e críticas proativas voltadas para o aperfeiçoamento dos canais de ligação do Legislativo e das políticas públicas e projetos dirigidos ao Desenvolvimento Sustentável do Maranhão.
3.     A atual diretoria, portanto, estabeleceu como meta em 2015 o lançamento da REVISTA POLÍTICA & CIDADANIA, visando a oferecer aos maranhenses um veículo como plataforma de um fórum permanente para discussão de temas estratégicos nesse momento crucial, onde despontam, de um lado, a grave crise política e econômica nacional e, de outo lado, o balanço positivo de conclusão do primeiro ano da gestão do Governo Flavio Dino.
4.     O Maranhão é um estado muito rico em recursos naturais por todo seu extenso território (332.000 km²) onde convergem os três principais ecossistemas nacionais: O Semiárido ao Nordeste; os Cerrados Setentrionais ao sul e a Amazônia Oriental Maranhense, ou pré-Amazônia, a Oeste. Esse território dadivoso é dividido em 12 grandes Bacias Hidrográficas com rios notáveis, sendo três nacionais, como os rios Parnaíba, Tocantins e Gurupi. Temos o segundo maior litoral do país em extensão, 640 km e um imenso potencial pesqueiro e turístico, já diagnosticado no primeiro PDNE 1961-63, da Sudene de Celso Furtado. Portanto, o Maranhão é um estado rico com o 17º PIB do país (R$ 67,5 bi em 2013) e 4º do NE, mas com uma população empobrecida pela péssima distribuição de renda e de terras, o que repercute nos péssimos indicadores de Expectativa de Vida e IDH dos 217 municípios maranhenses.
5.     Em sua primeira edição a Revista P&C traz como tópico de debate principal o PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL DO MARANHÃO – PDI-MA 2020 (em atualização para 2030), de autoria do Sistema FIEMA, documento da mais alta relevância que vem sendo aprimorado pelo empresariado industrial maranhense desde 2002, quando de sua primeira edição. Essa escolha decorre do fato de ser o PDI-MA o único documento do gênero com visão de futuro e cenários de médio e longo prazos, enfoques imprescindíveis para definir parâmetros de desenvolvimento e deliberar sobre QUAL RUMO O MARANHÃO DEVE TOMAR.
6.     O debate proposto pela AEDEM no contexto deste número inaugural da Revista P&C é o desafio da construção gradual e sistemática de uma CONVERGÊNCIA INTELIGENTE entre as propostas do PDI-MA 2020 e as Políticas Públicas do Governo do Maranhão, na gestão do Governador Flávio Dino, iniciada em 01jan2015. O campo formal desse debate está estabelecido desde a criação do Conselho Empresarial do Maranhão – CEMA, por decisão política do Governador Flávio Dino.
7.     A Revista P&C se propõe a contribuir com o CEMA e ser um canal a mais no processo de divulgação dessa Convergência Inteligente, visando a ampliar o alcance dos debates e propostas do Governo do Maranhão e do empresariado junto a toda a sociedade, incluindo as redes sociais e no site da AEDEM.
8.     Convidamos personalidades de grande destaque no cenário social, econômico e político maranhense, inclusive empresários, técnicos especialistas e ex-deputados estaduais que, além do PDI-MA contribuíram com artigos sobre temas específicos de suas áreas de atuação, tais como:
(i)               Recursos Hídricos e Segurança Hídrica;
(ii)             Metropolização;
(iii)          Economia Verde;
(iv)           Transparência e Lei de Acesso à Informação;
(v)             Energia Convencional e Alternativa,
(vi)           Política,
(vii)        Leis de Incentivo ao Esporte e à Cultura;
(viii)      Combate às Drogas.
9.     Como homenagem à COP 21, incluímos um artigo sobre a ENCÍCLICA VERDE – LAUDATO SI’ - do Papa Francisco, a CARTA ENCÍCLICA SOBRE A CURA DA CASA COMUM, notável documento que conclama todas as sociedades e todas as religiões a cuidarem melhor do Planeta Terra.
10. Com esta primeira edição, a Revista P&C abre um espaço de discussão intelectual de alto nível sobre temas que estão na agenda de debates do cenário empresarial, ambiental e político maranhense.
11. No próximo número traremos um debate amplo sobre as deliberações da COP 21 - 21ª Conferência Das Partes Da Convenção Marco Das Nações Unidas Sobre A Mudança Climática (CMNUCC) 2015, e sobre suas metas e as responsabilidades de todos habitantes do planeta em nossa rotina do dia a dia.

Bom proveito. Carpe diem.

São Luís, Patrimônio Mundial Unesco, MA. Março 2016
Conselho Editorial.
NAN SOUZA
RONALD DE ALMEIDA SILVA

################################################




AVISOS AOS NAVEGANTES
1.     A AEDEM e seus colaboradores fizeram todo o esforço possível para dar o crédito correto às referências, fotografias, ilustrações e citações utilizadas nesta Revista, bem como para evitar erros de digitação e revisão. No entanto, eventuais falhas podem ter ocorrido e contamos com a colaboração de nossos leitores para corrigi-las no próximo número. Contato:
e-mail: aedem.ma2015@gmail.com
2.     Os textos, ilustrações e artigos desta Revista podem ser reproduzidos de modo parcial ou integral, desde que citada a fonte e autor.
3.     Esta Revista, de modo voluntário, obedece ao disposto na Lei federal nº 12.257, de 18nov2015, conhecida como LEI-LAI, Lei de Acesso à Informação. A direção da AEDEM considera ser dever de todo órgão público estatal, paraestatal e privado informar a todo cidadão e ao público em geral da forma mais correta, compreensível, justa e democrática.
4.     Os associados da AEDEM têm prioridade na publicação de artigos assinados e os demais leitores podem propor contribuições [enviar por e-mail ou via Correios para seção “Mensagens dos Leitores”, pelas quais agradecemos desde já. Estudantes e pesquisadores de qualquer nível e instituição terão seção específica para publicação de notícias e artigos assinados de no máximo uma lauda.
5.     O Conselho Editorial da Revista AEDEM tem a prerrogativa de decidir sobre os textos e artigos a serem veiculados, bem como sobre eventual redução de textos em função da disponibilidade de espaço.

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, sede da Assembleia, Sitio Rangedor, bairro do Cohafuma, São Luís, MA. CEP 65071-750 - Telefone: (98) 3269-3446
e-mail do Presidente: aedem.ma2015@gmail.com


*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada 4.0:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (ou mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese; reportagem etc.). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO nº 12.257, de 18nov2011 e o MARCO CIVIL DA INTERNET, Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da TRANSPARÊNCIA TOTAL e das BOAS PRÁTICAS para aprimorar a democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas, inteligíveis e confiáveis na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1




Nenhum comentário:

Postar um comentário