segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

[210] SANEAMENTO BÁSICO: CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 - CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil





CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

SANEAMENTO BÁSICO

 

 


Tema da Campanha:
Casa comum, nossa responsabilidade

Lema:
Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).


Objetivo Geral

“Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas


Veja como ficou o cartaz da Campanha:



CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Texto-Base e Cartaz

Fonte: Portal CONIC
Acesso RAS em 15fev2016

Você já pode adquirir o texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016 (www.edicoescnbb.com.br/cfe2016), que tem por objetivo o debate de questões relativas ao saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. O tema escolhido para a Campanha é “Casa comum, nossa responsabilidade”, e o lema, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

A reflexão da CEF 2016 será a partir de um problema que afeta o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos, que é a fragilidade e, em alguns lugares, a ausência dos serviços de saneamento básico em nosso país. O texto-base está organizado em cinco partes, a partir do método “ver, julgar e agir”. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha de 2016.

Internacionalização
Uma das novidades da CFE é a parceria com a Misereor – entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina. Também integram a Comissão da Campanha de 2016:
Ø  Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR),
Ø  Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB),
Ø  Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB),
Ø  Igreja Presbiteriana Unida (IPU),
Ø  Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA),
Ø  Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep),
Ø  Visão Mundial,
Ø  Aliança de Batistas do Brasil.

- Acesse o site da CFE em português e alemão: www.jugendaktion.de/pt-br

MATERIAIS DE APOIO (GRATUITOS E PAGOS):
1) Subsídios comercializados pelas Edições CNBB: www.edicoescnbb.com.br/cfe2016
2) CD da CFE, disponível no site da Paulus: http://bit.ly/1ZNSlRk
3) Materiais para trabalhar com crianças: Clique aquie baixe gratuitamente
9) Quer mais informações sobre a Campanha?
Encaminhe um e-mail para: cfecumenica2016@gmail.com



Palavra do presidente do CONIC, dom Flávio Irala, sobre a CFE 2016

"Com alegria e animados pelo Espírito, cujo agir consiste em unir, chamar, congregar, superar barreiras e unir pessoas de boa vontade ao redor de objetivos comuns, apresentamos a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, com o tema “Casa Comum: nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Pela quarta vez, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. Nesse ano, tem como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.

As reflexões sobre o saneamento básico contidas no texto-base demonstram que esse é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.

Desejamos que o texto-base contribua para mobilizar e criar espaços ecumênicos de comprometimento com a Casa Comum.

Nosso agradecimento especial a todas as pessoas que contribuíram com a redação desse trabalho, que reflete a soma de muitas experiências e compromissos. O texto foi elaborado em mutirão ecumênico. Todas as pessoas que colaboraram desde as primeiras palavras até a última revisão, colocaram a serviço do testemunho da unidade cristã seus dons e conhecimentos.

Acreditamos que um mundo de justiça e direito precisa ser construído assim: coletivamente, somando as criatividades, os talentos e as experiências em benefício do bem comum.

Que essa CFE fortaleça a fé e a esperança de uma Casa Comum, em que o direito brote como fonte e a justiça qual riacho que não seca!"

Dom Flávio Irala

Presidente do CONIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário