terça-feira, 28 de janeiro de 2020

[838] FRAGMENTOS DA MEMÓRIA URBANÍSTICA DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO. ANOS 40 E 50. ULEN, SAELTPA E OS BONDES, Sylvânio Aguiar Mendes.




UM BONDE EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO (1947)

O Bonde da SAELTPA, Serviço de Água, Esgoto, Luz, Tração Elétrica e Prensa de Algodão, criada em 1947. 
Foto/Crédito: IBGE
Reproduzida no Facebook: Minha Velha São Luís.

FRAGMENTOS DA MEMÓRIA URBANÍSTICA DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO. ANOS 40 E 50. 
ULEN, SAELTPA E OS BONDES

TRECHOS DO ARTIGO “SAINDO DOS TRILHOS: Uma Visão sobre a Administração do Transporte Elétrico Ludovicense.”
Autor: Sylvânio Aguiar Mendes

(...)
Com o fim das atividades da ULEN no Maranhão, o Estado teve que organizar uma estrutura capaz de absorver a administração de todos os serviços que vinham sendo feita pelos norte-americanos. Para isso foi criado no dia 2 de maio de 1947, já no governo de Sebastião Archer da Silva, Serviço de Água, Esgotos, Luz, Tração Elétrica e Prensa de Algodão (SAELTPA).
(....)
Em 1959 uma reforma administrativa desmembrou o SAELTPA em três órgãos:
I. a CEMAR, Centrais Elétricas do Maranhão;

II. o DAES, Departamento de Água e Esgotos Sanitários; e

III. o DTUSL, Departamento de Transportes Urbanos de São Luís, que assumiu os serviços de tração da cidade.

Com um órgão especificamente criado para tratar da questão dos transportes, os bondes ganharam uma sobrevida. Entre setembro de 59 e março de 60, sob a direção do engenheiro Cláudio Roland.

“O eng. Roland, que em se batendo à frente de um Departamento que encontrou em estado de escombros, reduzido ao cáos econômico. Tudo na antiga Estação se resumia em 8 bondes velhos, oficinas paradas, improdutivas e uma renda que não cobria a metade da folha de pagamento do pessoal. Apenas circulavam alguns bondes sujos. A velha Estação de Bondes cheirava a ruína. Até mesmo os operários e funcionários que ali operavam, já não tinham esperança de nada, pois até os seus vencimentos eram pagos com atrazo, o que os obrigava ao recurso de agiotas, dos penhores e dos armazéns que já não lhes queriam fiar o pão de cada dia.”
(JORNAL PEQUENO, 18 de outubro de 1959)

Fonte: Outros Tempos, www.outrostempos.uema.br, ISSN 1808-8031, volume 02, p. 167-187 
Artigo: SAINDO DOS TRILHOS: Uma Visão sobre a Administração do Transporte Elétrico [bonde] Ludovicense. [21 páginas]
Autor: Sylvânio Aguiar Mendes
Graduado do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Acesso RAS 2020-01-28
Compilação / Edição: Ronald de Almeida Silva
Recomendo a consulta à pagina do FACEBOOK: 
Minha Velha São Luís.



*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada 4.0:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (ou mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese; reportagem etc.). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO nº 12.257, de 18nov2011 e o MARCO CIVIL DA INTERNET, Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da TRANSPARÊNCIA TOTAL e das BOAS PRÁTICAS para aprimorar a democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas, inteligíveis e confiáveis na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário