terça-feira, 9 de abril de 2019

[764] FUTEBOL BRASIL: Datas FIFA livres em 2020, conselho de craques e CT: ROGÉRIO CABLOCO toma posse como presidente da CBF. Fonte: Globo Esporte. 09abr2019.

ROGÉRIO CABOCLO, Presidente da CBF, ladeado por GIANNI INFANTINO, Presidente da FIFA e ALEJANDRO DOMÍNGUEZ, Presidente da Conmebol.
Foto CBF: não consta da matéria original. 



A NOVA CBF SOB O COMANDO DE ROGÉRIO CABOCLO. NOVOS PROJETOS. NOVA DIRETORIA.

Datas FIFA livres em 2020, conselho de craques e CT: 
ROGÉRIO CABLOCO toma posse como presidente da CBF
[09abr2019]


Em seu discurso, ele anunciou JUNINHO PAULISTA como novo diretor de desenvolvimento de futebol, prometeu redução de datas dos estaduais, e avisou: "Não vou tolerar desvio de conduta"


Fonte: Portal Globo esporte; Por Jorge Luiz Rodrigues, Martin Fernandez, Raphael Zarko e Thiago Benevenutte — Rio de Janeiro; 09/04/2019 15h51  Atualizado há 2 horas
Acesso / Edição: RAS 2019-04-09



Novo presidente da CBF, CABLOCO tomou posse nesta terça com presença do presidente da Fifa, INFANTINO — Foto: Divulgação


ROGÉRIO LANGANKE CABLOCO, de 46 anos, [advogado; ex-dirigente de clube e federação de futebol] assumiu formalmente o seu mandato na CBF na tarde desta terça-feira. O mandato vai até 2023, com possibilidade de reeleição. Ele foi eleito em abril de 2018 após MARCO POLO DEL NERO ter sido banido pela Fifa. O paulistano de 46 anos ocupou os cargos de diretor financeiro e diretor executivo na entidade. 

Durante seu discurso de posse, ele anunciou JUNINHO PAULISTA como novo diretor de desenvolvimento de futebol e avisou que, ciente do dano de imagem sofrido pela entidade nos últimos anos, não irá tolerar desvios de conduta. Foi divulgada a construção no Rio de Janeiro de um CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO FUTEBOL, em área com 100 mil metros quadrados. Ele será localizado na Barra da Tijuca, em área comprada por RICARDO TEIXEIRA há mais de 10 anos.


Foto CBF: não consta da matéria original.

O dirigente também adiantou que irá reduzir as datas dos estaduais e que a seleção brasileira usará uma camisa nova, branca, em sua estreia na Copa América. Trata-se de uma homenagem ao título da Copa América de 1919.

- Sempre acredito que podemos fazer mais e melhor. Também sou um bom ouvinte, capaz de acolher críticas e fazer mais pessoas participarem das tomadas de decisão. Tenho consciência do desgaste de imagem que a CBF passou nos últimos anos. Vamos aumentar os controles de governança e conformidade. Aplicaremos com toda a energia o código de ética. Não vou tolerar nenhuma pratica duvidosa ou desvio de conduta.

Ele prometeu ainda agir com "determinação" na questão do calendário de jogos, anunciando que pretende reduzir datas dos estaduais:
- Vamos enfrentar com determinação essa questão. Assumo o compromisso: a partir de 2020 as datas-Fifa estarão livres no calendário nacional de competições. As datas dos campeonatos estaduais serão reduzidas a 16. Não são decisões fáceis, mas são inevitáveis.

Foi divulgada a construção no Rio de Janeiro de um CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO FUTEBOL, em área com 100 mil metros quadrados. Ele será localizado na Barra da Tijuca, em área comprada por RICARDO TEIXEIRA há mais de 10 anos.

CBF anunciou Centro de Desenvolvimento do Futebol a ser construído no Rio — Foto: Bruno Pacheco/ Divulgação CBF

Além do cargo de diretor de desenvolvimento do futebol da CBF, JUNINHO PAULISTA integrará um "conselho de craques", com outros 10 membros: CAFU, MURICY RAMALHO, JAIRZINHO, GILBERTO SILVA, CARECA, RICARDO ROCHA, ZINHO, CARLOS ALBERTO PARREIRA, PRETINHA E MICHAEL JACKSON.

O novo presidente da CBF é da mesma geração de seus pares na Fifa (GIANNI INFANTINO tem 49 anos) e da Conmebol (ALEJANDRO DOMÍNGUEZ tem 47). Também compartilha com os dois a tarefa de substituir dirigentes que terminaram suas trajetórias marcadas por denúncias de corrupção. Apesar de estar indiciado nos Estados Unidos e banido pela Fifa, DEL NERO, que nega as acusações, fez de CABLOCO candidato único na eleição do ano passado.

Foto CBF: não consta da matéria original.

O dirigente iniciou seu discurso de posse citando as fortes chuvas que causaram estragos no Rio:
- Senhoras e senhores, boa tarde. Bem vindo à casa do futebol brasileiro. Neste dia dificil para a cidade do Rio de janeiro, minha amizade a este cidade, seus moradores. Saúdo o vice-governador do Rio de Janeiro , o secretário nacional de futebol RONALDO LIMA DOS SANTOS. ANTONIO CARLOS NUNES, que conduziu a CBF nos últimos dois anos com competência e seriedade.

Ele aproveitou para agradecer a presença dos presidentes da Fifa e da Conmebol:
- A presença de vocês aqui [INFANTINO E DOMÍNGUEZ] é uma demonstração de apreço das entidades. Vivemos um momento decisivo. Se queremos ter o melhor futebol do mundo, precisamos acelerar nossa evolução. Meu orgulho é do tamanho da responsabilidade que assumo hoje.

INFANTINO tratou CABLOCO como "amigo" e afirmou que é importante para o futebol mundial ter uma CBF forte:
- O Brasil é o país do futebol por excelência. É paixão, emoção, é vida, é tudo. É muito importante para o futebol mundial que a CBF seja forte, poderosa, profissional. Neste sentido, estou muito feliz de estar aqui hoje com meu amigo ROGÉRIO [CABLOCO]. É um dia de orgulho. E como a Conmebol, a Fifa também vai estar ao lado da CBF, trabalhando com a CBF.

DOMÍNGUEZ fez discurso parabenizando o novo presidente e afirmando que conta com ele para a organização da "melhor Copa América da história":
- Quero parabenizar o meu amigo ROGÉRIO, pela sua eleição, e pelo início da sua presidência na CBF. ROGÉRIO herdou sua paixão pelo futebol do seu pai, algo que conheço muito bem. Então, querido ROGÉRIO, em mim, na Conmebol, sempre encontrará um amigo para você e para a CBF. Mais uma vez parabéns pela sua eleição, estamos muito felizes de poder trabalhar com você e com a CBF para fazer a melhor Copa América da história.


CBF apresentou novo escudo durante a posse de CABLOCO — Foto: Divulgação

CABLOCO anunciou também a publicação, nesta quarta-feira, do portal de governança da CBF e agradeceu às federações estaduais:

- Amanha vamos colocar no ar nosso PORTAL DE GOVERNANÇA. Neste portal estarão disponíveis o estatuto da CBF e uma enorme gama dei informações sobre o funcionamento da CBF e do futebol brasileiro. É preciso ressaltar o papel estrutural das federações estaduais de futebol. Devo registrar meu agradecimento a elas, pela aceitação das mudanças fundamentais que faremos.

Foto CBF: não consta da matéria original.

CABOCLO já vinha exercendo desde a sua eleição um papel de protagonista, apesar de a entidade ter sido comandada interinamente neste último ano por Antonio Carlos Nunes, coronel reformado da Polícia Militar do Pará. Na prática, as principais decisões foram do dirigente que toma posse nesta terça.

A primeira mudança com a nova gestão foi antecipada nesta segunda-feira pelo GloboEsporte.com: LEONARDO GACIBA é o novo chefe da comissão de arbitragem da entidade.

Um exemplo do que CABLOCO pretende fazer à frente da CBF também pôde ser visto há quase dois meses, no Congresso Técnico do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, uso do árbitro de vídeo foi aprovado. O dirigente também tentou limitar o número de troca de treinadores durante a competição, mas a ideia foi barrada pelos clubes.

A chegada de CABLOCO ao poder também é amplamente aguardada por Conmebol e Fifa, que já não aguentavam viver com a incomum situação do futebol brasileiro. Entre 2015 e 2018 a CBF foi comandada por DEL NERO, um dirigente que não viajava para evitar ser preso – e que portanto não sentava às mesas onde o futebol sul-americano e mundial tomava decisões).

Foto CBF: não consta da matéria original.

Depois disso, houve o período do CORONEL NUNES, que ficou marcado pelo desastrado voto no Marrocos na eleição que decidiu a sede da Copa do Mundo de 2026. O Brasil (assim como toda a Conmebol) havia combinado votar na candidatura tríplice formada por EUA, Canadá e México. Mas durante o Congresso da Fifa realizado em Moscou, em junho de 2018, Nunes traiu o acordo.

O voto desatou a ira de cartolas da Conmebol e causou perplexidade na Fifa e a solução foi manter NUNES no Conselho da Conmebol, mas sem participar das reuniões da entidade. O Brasil era representado por outros dirigentes, mas NUNES manteve o salário de US$ 20 mil (R$ 77 mil) mensais.

Na sede da Fifa, em Zurique, CABLOCO é citado como esperança de "normalização da CBF". O fato de o Brasil ter sido escolhido como sede do Mundial Sub-17 neste ano, substituindo o Peru, é encarado como um gesto de confiança na capacidade do dirigente.

 Foto CBF: não consta da matéria original.

[CBF PASSA A TER OITO VICE-PRESIDENTES]
O novo presidente terá terá oito vices:
  1. ANTÔNIO AQUINO LOPES, presidente da Federação do Acre desde 1984
  2. ANTONIO CARLOS NUNES, ex-presidente da CBF
  3. CASTELLAR GUIMARÃES, ex-presidente da Federação Mineira (2014-2018)
  4. EDNALDO RODRIGUES, ex-presidente da Federação Bahiana (2000-2018)
  5. FERNANDO SARNEY, vice-presidente da CBF desde 2004
  6. FRANCISCO NOVELETTO, presidente da Federação Gaúcha desde 2004
  7. GUSTAVO FEIJÓ, vice-presidente da CBF desde 2014
  8. MARCUS VICENTE, ex-presidente da Federação do Espírito Santo (1995-2015)

Leia mais:
+Com Vinicius Junior, seleção brasileira apresenta a nova camisa branca
+Leonardo Gaciba será o novo chefe da arbitragem da CBF


*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1969-1972.
Especialização em Desenho Urbano e Planejamento Regional (Universidade de Edimburgo, Escócia, 1981-83).
Registro profissional (1972-2012 = 40 anos) CREA-RJ 21.900-D
Registro profissional (2013 em diante) CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário