[COM NOVO PRESIDENTE] CBF APRESENTA A SUA NOVA
MARCA
[09abr2019]
Projeto de
Branding, assinado pela agência Ana Couto, aposta no conceito de brasilidade
Fonte: Site CBF; 09/04/2019 às 16:22 | Assessoria CBF
Acesso RAS 2019-04-09
|
Créditos: Bruno Pacheco
|
A CBF lançou hoje (09abr2019) a sua nova logomarca
durante cerimônia de posse do presidente RoGÉRIO
CABOCLO. Ela é fruto de uma ampla reestruturação
de branding, cujo objetivo é aprimorar a percepção da marca,
torná-la mais eficaz no mundo digital e ampliar o conhecimento público sobre
todo o trabalho realizado pela CBF, que vai muito além das Seleções
Brasileiras.
A partir dessas diretrizes, a marca foi reformulada, tendo
como ponto de partida uma pesquisa das origens e significados do escudo.
As cores, como principal elemento de reconhecimento, foram valorizadas e,
agora, estão mais luminosas e com maior contraste, em especial o Amarelo
Canarinho, nosso tom único.
Facilmente reconhecida no mundo do futebol, a forma singular
do escudo foi preservada, assim como a cruz no seu centro, respeitando e
valorizando a história da marca da CBF. As faixas ganharam movimento e se
expandem, expressando a ginga, superação e a personalidade que temos dentro de
campo. Seguindo a premissa de reforçar a brasilidade, a tipografia adotada no
escudo é composta por uma fonte desenvolvida por designers brasileiros da DALTON MAAG.
Os grafismos são inspirados na obra do artista brasileiro ATHOS BULCÃO, a partir de fragmentos do
formato do escudo, que sugerem festa, energia e comemoração.
A marca conta ainda com uma tagline que
sintetiza o que é o futebol no Brasil: JOGA
BOLA.
“Ela expressa o jogar futebol com o nosso jeito convidativo e
inclusivo, do campo de várzea aos jogos da Copa do Mundo em grandes estádios. É
o amor pelo jogo, pela bola. É ainda a expressão que o brasileiro usa quando
identifica o craque, o bom jogador, ou seja, o que joga bola”, explica ANA COUTO, CEO da agência de Branding.
– A singularidade da marca, o que a distingue como única no mundo, é a
sua brasilidade. E o futebol sempre foi a primeira e melhor brasilidade,
representada pelo fair play, ousadia, disciplina, amor e empatia –
afirma ROGÉRIO CABOCLO, presidente
da CBF.
Os desdobramentos da aplicação da nova marca se estenderão
até 2020, “com a apresentação do novo uniforme da Seleção Brasileira, no
primeiro jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2022”, adianta GILBERTO RATTO, Diretor de Marketing da
CBF. As plataformas digitais da CBF, bem como materiais de escritório e
ambientes físicos passam a utilizar a nova marca gradativamente.
– Essa mudança reflete os valores que a CBF quer reforçar na sua
relação com todos os seus parceiros e com a sociedade – conclui ROGÉRIO CABOCLO.
|
Posse Rogério Caboclo; Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
|
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook
Ronald Almeida Silva:
[1] As palavras e
números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e
amarelo
bem como nomes próprios em CAIXA ALTA
e a numeração de parágrafos – se
presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original
deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou
reportagem). Os
mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito
pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos
fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de
diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na
íntegra, conforme a versão original.
[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins
lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e
nem intermediários. Todas as
publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as
autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo
inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação
partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.
[3] A eventual republicação de
matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve
ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft
Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação
privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o
universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.
[4]
Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é
responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo
conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na
seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar
fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto
ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as
normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu
esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la
ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a
colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e
documentos tramitados por meios eletrônicos.
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio
de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto
Urbanista FAU-UFRJ 1969-1972.
Especialização
em Desenho Urbano e Planejamento Regional (Universidade de Edimburgo, Escócia,
1981-83).
Registro
profissional (1972-2012 = 40 anos) CREA-RJ 21.900-D
Registro
profissional (2013 em diante) CAU-BR A.107.150-5
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário