segunda-feira, 1 de abril de 2019

[758] BRASIL FERROVIÁRIO. O TRANSPORTE SOBRE TRILHOS E A MATRIZ LOGÍSTICA NACIONAL. Parte 1. Ronald Almeida 13mar2019.



FERROVIAS

BRASIL FERROVIÁRIO. O TRANSPORTE SOBRE TRILHOS E A MATRIZ LOGÍSTICA NACIONAL.
Parte 1. 




Ronald de Almeida Silva; 13mar2019.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1968-1972
Especialização em Desenho Urbano e Planejamento Regional [Universidade de Edimburgo, Escócia, 1981-83.

Registro profissional (1972-2012 = 40 anos) CREA-RJ 21.900-D
Registro profissional (2013 em diante) CAU-BR A.107.150-5



O GRANDE SONHO DE DOM PEDRO II, UM BRASIL MODERNO COM TRANSPORTES MODERNOS POR FERROVIAS CIVILIZADAS, depois de aniquilado pelo rodoviariarismo antropofágico que nos sufoca feito um “garrote-vil” desde os anos 1950 até hoje, recebe agora sinais preliminares de saída do estado de longeva e ruinosa catalepsia ferroviária.


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O Ministro da Infraestrutura TARCÍSIO GOMES DE FREITAS anuncia em video a retomada das obras da FERROVIA NORTE SUL = FNS, no trecho PORTO NACIONAL, TO, até ESTRELA D'OESTE. É parte do projeto de ligação do Porto de Santos ao Porto do ITAQUI, conexão logística da mais alta importância, tanto para a redução do CUSTO BRASIL nas exportações, como para a segurança alimentar do país.
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A construção da FERROVIA NORTE SUL foi planejada e inciada (sob fogo cerrado da Oposição burra) no Governo do Presidente JOSÉ SARNEY, nos anos 80 e que atrasou 30 anos por omissão e negligência durante os reinados de 6 Presidentes que o sucederam: COLLOR, ITAMAR, FHC. LULA, DILMA e TEMER.
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O Ministro do Governo BOLSONARO anuncia também obras ferroviárias na BAHIA e MATO GROSSO e outros estados. Afirma que com essas decisões e novas modalidades de concessão o governo espera que a participação do MODAL FERROVIÁRIO na movimentação de cargas na MATRIZ LOGÍSTICA NACIONAL passe dos atuais 18% para 30% em 8 anos, até 2026.
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Mas para isso não bastam o otimismo e as bonitas palavras do Ministro, assim como fizeram todos os Ministros nos últimos 50 anos até cairmos todos na real da I GREVE DOS CAMINHONEIROS 2018. Naqueles 12 dias de paralização das rodovias e demonstração de inequívoca incapacidade total de gestão governamental da CRISE, o Brasil inteiro assistiu dolorosamente ao FIM DA GRANDE HIPOCRISIA sobre LOGÍSTICA de movimentação de cargas num país continental, o quinto maior do mundo em extensão territorial. 
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Portanto, para solucionar de vez o problema crescente do transporte de CARGAS num território de 8,5 milhões de km2 é preciso se ter como NORTE, como diretriz para definição de prioridades orçamentárias, um PLANO LOGÍSTICO NACIONAL DE LONGO PRAZO (até 2050) que permita antever e fazer - como fazem a RÚSSIA, CHINA, CANADÁ; EUA e toda UNIÃO EUROPÉIA - funcionar em redes integradas com modais de transporte articulados: FERROVIÁRIO; HIDROVIÁRIO; MARÍTIMO & CABOTAGEM (PORTOS E TERMINAIS); AEROVIÁRIO; DUTOVIÁRIO; RODOVIÁRIO, todos com interfaces ajustadas aos complexos viários urbanos, garantindo eficiência em todos os pontos da cadeias de fabricação de insumos, produção e distribuição.
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Elaborar um PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA de magnitude continental é um desafio complexo que carece de soluções urgentíssimas, de alta tecnologia (incluindo contratação das melhores consultorias internacionais) pois este é o terceiro maior e mais impactante fator componente do famigerado CUSTO BRASIL*.
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Todos os países ditos de primeiro mundo e todas as maiores economias do mundo investem maciçamente em FERROVIAS (e seus principais destinos finais, os PORTOS). No Brasil perdulário que ainda somos hoje (2019), continuamos reféns das rodovias, em grande parte deterioradas e sujeitas à violência cotidiana dos roubos de carga e caminhões. 
Isso tem que mudar. É urgente! Imprescindível.
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NÃO PODEMOS ESPERAR QUE UMA SEGUNDA GREVE DE CAMINHONEIROS VENHA CONVULSIONAR O PAÍS INTEIRO, PREJUDICANDO TODOS OS SETORES DE PRODUÇÃO E GERAÇÃO DE EMPREGOS, PENALIZANDO 214 MILHÕES DE BRASILEIROS E, AINDA POR CIMA, NOS DESMORALIZAR PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA E OS INVESTIDORES INTERNACIONAIS.
NÃO PODEMOS SER A NOVA VENEZUELA DA AMÉRICA DO SUL.
Ronald de Almeida Silva, 13mar2019.
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(*) OBS: O segundo fator são os encargos astronômicos do pagamento de JUROS DAS DÍVIDAS PÚBLICAS INTERNAS E EXTERNAS. Já o primeiro fator e mais nocivo componente do CUSTO BRASIL, que causa a devastação crônica da Economia Popular e do Empreendedorismo e provoca a Sepse do Endividamento absurdo de Pessoas Físicas e Jurídicas, tornando as multas e dívidas impagáveis, é a TAXA DE JUROS praticados pela COLIGAÇÃO DA AGIOTAGEM OFICIAL DO BANCO CENTRAL e seu Amicus Curiae FEBRABAN.



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RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972.
Registro profissional (1972-2012 = 40 anos) CREA-RJ 21.900-D
Registro profissional (2013 em diante) CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

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