FERROVIAS
BRASIL FERROVIÁRIO. O TRANSPORTE SOBRE TRILHOS
E A MATRIZ LOGÍSTICA NACIONAL.
Parte 1.
Ronald de Almeida Silva; 13mar2019.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1968-1972
Especialização em Desenho Urbano e Planejamento Regional [Universidade de Edimburgo, Escócia, 1981-83.
Registro profissional (1972-2012 = 40 anos) CREA-RJ 21.900-D
Registro profissional (2013 em diante) CAU-BR A.107.150-5
O
GRANDE SONHO DE DOM PEDRO II, UM BRASIL MODERNO COM TRANSPORTES MODERNOS POR
FERROVIAS CIVILIZADAS, depois de aniquilado pelo rodoviariarismo antropofágico que
nos sufoca feito um “garrote-vil” desde os anos 1950 até hoje, recebe agora
sinais preliminares de saída do estado de longeva e ruinosa catalepsia
ferroviária.
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O
Ministro da Infraestrutura TARCÍSIO GOMES DE FREITAS anuncia em video a
retomada das obras da FERROVIA NORTE SUL = FNS, no trecho PORTO NACIONAL, TO,
até ESTRELA D'OESTE. É parte do projeto de ligação do Porto de Santos ao Porto
do ITAQUI, conexão logística da mais alta importância, tanto para a redução do
CUSTO BRASIL nas exportações, como para a segurança alimentar do país.
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A
construção da FERROVIA NORTE SUL foi planejada e inciada (sob fogo cerrado da
Oposição burra) no Governo do Presidente JOSÉ SARNEY, nos anos 80 e que atrasou
30 anos por omissão e negligência durante os reinados de 6 Presidentes que o
sucederam: COLLOR, ITAMAR, FHC. LULA, DILMA e TEMER.
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O Ministro do Governo BOLSONARO anuncia também obras ferroviárias na BAHIA e MATO GROSSO e outros estados. Afirma que com essas decisões e novas modalidades de concessão o governo espera que a participação do MODAL FERROVIÁRIO na movimentação de cargas na MATRIZ LOGÍSTICA NACIONAL passe dos atuais 18% para 30% em 8 anos, até 2026.
O Ministro do Governo BOLSONARO anuncia também obras ferroviárias na BAHIA e MATO GROSSO e outros estados. Afirma que com essas decisões e novas modalidades de concessão o governo espera que a participação do MODAL FERROVIÁRIO na movimentação de cargas na MATRIZ LOGÍSTICA NACIONAL passe dos atuais 18% para 30% em 8 anos, até 2026.
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Mas para isso não bastam o otimismo e as bonitas palavras do Ministro, assim como fizeram todos os Ministros nos últimos 50 anos até cairmos todos na real da I GREVE DOS CAMINHONEIROS 2018. Naqueles 12 dias de paralização das rodovias e demonstração de inequívoca incapacidade total de gestão governamental da CRISE, o Brasil inteiro assistiu dolorosamente ao FIM DA GRANDE HIPOCRISIA sobre LOGÍSTICA de movimentação de cargas num país continental, o quinto maior do mundo em extensão territorial.
Mas para isso não bastam o otimismo e as bonitas palavras do Ministro, assim como fizeram todos os Ministros nos últimos 50 anos até cairmos todos na real da I GREVE DOS CAMINHONEIROS 2018. Naqueles 12 dias de paralização das rodovias e demonstração de inequívoca incapacidade total de gestão governamental da CRISE, o Brasil inteiro assistiu dolorosamente ao FIM DA GRANDE HIPOCRISIA sobre LOGÍSTICA de movimentação de cargas num país continental, o quinto maior do mundo em extensão territorial.
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Portanto, para solucionar de vez o problema crescente do transporte de CARGAS num território de 8,5 milhões de km2 é preciso se ter como NORTE, como diretriz para definição de prioridades orçamentárias, um PLANO LOGÍSTICO NACIONAL DE LONGO PRAZO (até 2050) que permita antever e fazer - como fazem a RÚSSIA, CHINA, CANADÁ; EUA e toda UNIÃO EUROPÉIA - funcionar em redes integradas com modais de transporte articulados: FERROVIÁRIO; HIDROVIÁRIO; MARÍTIMO & CABOTAGEM (PORTOS E TERMINAIS); AEROVIÁRIO; DUTOVIÁRIO; RODOVIÁRIO, todos com interfaces ajustadas aos complexos viários urbanos, garantindo eficiência em todos os pontos da cadeias de fabricação de insumos, produção e distribuição.
Portanto, para solucionar de vez o problema crescente do transporte de CARGAS num território de 8,5 milhões de km2 é preciso se ter como NORTE, como diretriz para definição de prioridades orçamentárias, um PLANO LOGÍSTICO NACIONAL DE LONGO PRAZO (até 2050) que permita antever e fazer - como fazem a RÚSSIA, CHINA, CANADÁ; EUA e toda UNIÃO EUROPÉIA - funcionar em redes integradas com modais de transporte articulados: FERROVIÁRIO; HIDROVIÁRIO; MARÍTIMO & CABOTAGEM (PORTOS E TERMINAIS); AEROVIÁRIO; DUTOVIÁRIO; RODOVIÁRIO, todos com interfaces ajustadas aos complexos viários urbanos, garantindo eficiência em todos os pontos da cadeias de fabricação de insumos, produção e distribuição.
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Elaborar
um PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA de magnitude continental é um desafio complexo
que carece de soluções urgentíssimas, de alta tecnologia (incluindo contratação
das melhores consultorias internacionais) pois este é o terceiro maior e mais
impactante fator componente do famigerado CUSTO BRASIL*.
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Todos
os países ditos de primeiro mundo e todas as maiores economias do mundo
investem maciçamente em FERROVIAS (e seus principais destinos finais, os
PORTOS). No Brasil perdulário que ainda somos hoje (2019), continuamos reféns
das rodovias, em grande parte deterioradas e sujeitas à violência cotidiana dos
roubos de carga e caminhões.
Isso tem que mudar. É urgente! Imprescindível.
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NÃO PODEMOS
ESPERAR QUE UMA SEGUNDA GREVE DE CAMINHONEIROS VENHA CONVULSIONAR O PAÍS
INTEIRO, PREJUDICANDO TODOS OS SETORES DE PRODUÇÃO E GERAÇÃO DE EMPREGOS,
PENALIZANDO 214 MILHÕES DE BRASILEIROS E, AINDA POR CIMA, NOS DESMORALIZAR
PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA E OS INVESTIDORES INTERNACIONAIS.
NÃO
PODEMOS SER A NOVA VENEZUELA DA AMÉRICA DO SUL.
Ronald de
Almeida Silva, 13mar2019.
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(*)
OBS: O segundo fator são
os encargos astronômicos do pagamento de JUROS DAS DÍVIDAS PÚBLICAS INTERNAS E
EXTERNAS. Já o primeiro fator e mais nocivo componente do CUSTO BRASIL, que
causa a devastação crônica da Economia Popular e do Empreendedorismo e provoca a
Sepse do Endividamento absurdo de Pessoas Físicas e Jurídicas, tornando as multas
e dívidas impagáveis, é a TAXA DE JUROS praticados pela COLIGAÇÃO DA AGIOTAGEM
OFICIAL DO BANCO CENTRAL e seu Amicus Curiae FEBRABAN.
*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook
Ronald Almeida Silva:
[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e
amarelo
bem como nomes próprios em CAIXA ALTA
e a numeração de parágrafos – se
presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação;
tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram
acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a
compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um
espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do
conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.
[2] O Blog Ronald
Arquiteto e o
Facebook RAS são
mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem
anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são
feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais,
sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em
especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à
Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das
mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo
de militância político-partidária.
[3] A eventual republicação
de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve
ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft
Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação
privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o
universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.
[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta
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pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino
na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando
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quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando
sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que
recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos
devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e
a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens
e documentos tramitados por meios eletrônicos.
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São
Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972.
Registro profissional (1972-2012 = 40 anos) CREA-RJ
21.900-D
Registro profissional (2013 em diante) CAU-BR
A.107.150-5
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1
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