terça-feira, 27 de novembro de 2018

[717] FUTEBOL MODERNO: CBF SISTEMA DE ÉTICA, COMPLIANCE, INTEGRIDADE E GOVERNANÇA. Site CBF em 27nov2018.




CBF
SISTEMA DE ÉTICA, COMPLIANCE, INTEGRIDADE E GOVERNANÇA

REVISÃO_01; RAS 2018-11-27

CANAL DE ÉTICA
Acesso RAS 2018-11-27

A COMISSÃO DE ÉTICA DO FUTEBOL BRASILEIRO foi concebida e criada como instancia independente e órgão de controle externo da CBF.

O Canal de Ética do Futebol Brasileiro é a via de acesso independente para ouvir relatos sobre violações ao Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro (clique aqui para acessar o Código), o qual norteia as condutas nas relações profissionais e comerciais envolvendo o futebol e seus atores, tais como, as entidades de prática e administração do futebol (clubes e federações, respectivamente), bem como as pessoas físicas e jurídicas que com elas se relacionem, inclusive dirigentes, funcionários, colaboradores, atletas de clubes e seleções, treinadores, clientes, sócios, fornecedores, parceiros comerciais e árbitros.

Este espaço está aberto ao público que de alguma forma está envolvido com o futebol, desde torcedores, espectadores a fornecedores, colaboradores de entidades esportivas e atletas.
Se você deseja relatar fatos que constituam fraudes, subornos, abusos, assédios e outros tipos de violações aos princípios e valores contidos no referido Código de Ética, poderá preencher os formulários disponibilizados neste site (clique aqui para acessar "Notícia de Infração Ética").

Os relatos serão levados ao conhecimento da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro, instância autônoma e externa da CBF, com poderes para orientar, responder consultas, investigar e aplicar as devidas sanções às pessoas vinculadas ao Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro.

Os relatos não necessariamente darão início a uma investigação se não houver informações suficientes para garantir uma investigação aprofundada ou quando não houver apresentação de indícios de violação do Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro.




COMISSÃO DE ÉTICA DO FUTEBOL BRASILEIRO
http://www.eticadofutebolbrasileiro.com.br/membros

Presidente da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro
Conselheiro: Carlos Renato de Azevedo Ferreira

Presidente da Câmara de Investigação
Conselheira: Gladys Regina Vieira Miranda

Conselheiro da Câmara de Investigação
Antonio Carlos de Aguiar Desgualdo

Conselheiro da Câmara de Julgamento
Marco Aurelio Ravanelli Klein
Amilar Fernandes Alves
 
NOTÍCIA DE INFRAÇÃO ÉTICA
Ao escrever um relato é importante informar o maior número de detalhes relevantes, pois quanto mais informações fornecer, maior as chances de sucesso das investigações.
É recomendado que sejam descritas informações tais como:
Ø  o que aconteceu;
Ø  quando aconteceu ou desde quando acontece;
Ø  onde aconteceu;
Ø  quem estava envolvido, se havia testemunha;
Ø  o que cada um fez ou disse; e
Ø  qual a sua relação com a situação ou como ela te afetou.
Ao apresentar um reporte no Canal de Ética, a sua identidade será preservada. Todas as informações fornecidas em seu relato serão tratadas com confidencialidade e em ambiente seguro.
Ao final será informado um número de protocolo e senha para que você possa acompanhar o status do seu relato e oferecer mais informações.
É possível acompanhar a apuração do seu Relato (clicando aqui "Acompanhe o status do seu reporte")
Ø  Reportar Violação ao Código de Ética
Ø  Acompanhe o status do seu reporte
Ø  Código de Ética

DÚVIDAS 
[FAQ – FREQUENTELY ASKED QUESTIONS]

[1] Como saberei do resultado do meu relato?
Ao enviar o seu relato, você receberá um nº de protocolo e uma senha, que poderão ser usados para consultar o status do seu processo.

[2] Posso relatar a mesma violação mais de uma vez?
Sim, mas não é recomendado, pois o primeiro relato já estará em análise pela Comissão de Ética. Quando houver informações adicionais sobre um relato, é mais conveniente reporta-las utilizando o nº de protocolo e senha do relato já reportado e ainda não julgado (clicando em “Acompanhe o status do seu reporte”).

[3] Quais são as etapas do processo após o meu relato?
A primeira é a análise de suficiência e natureza das informações relatadas. Caso as informações não sejam suficientes, precisas ou não constituam uma violação ao Código de Ética, o relato não será conduzido à uma investigação.

[4] Quem investigará e julgará situação por mim relatada?
A Comissão de Ética conforme previsão contida no Código de Ética, que é constituída por duas câmaras com funções distintas: uma investiga e outra julga.



*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário