quinta-feira, 1 de novembro de 2018

[704] PORTO DE SANTOS ATRACA NA CORRUPÇÃO: OPERAÇÃO TRITÃO DA PF PRENDE PRESIDENTE E OUTROS DIRIGENTES DA CODESP. OESP, 31out2018.



FACEBOOK RAS 31out2018 (4.998): BIS
TEMER TREME. 
PF faz Operação Tritão e prende cúpula CODESP, envolvimento em corrupção negócios no PORTO DE SANTOS.

OPERAÇÃO TRITÃO PRENDE PRESIDENTE DA CODESP
[gestora do Porto de Santos, foco de investigação paralela contra PRESIDENTE MICHEL TEMER] 
[OESP; 31out2018]

JOSÉ ALEX OLIVA e o ex-assessor da Presidência CARLOS ANTONIO DE SOUZA, o CARLINHOS, são investigados em ação contra fraudes em licitação do PORTO DE SANTOS.

Fonte: Portal OESP; Fausto Macedo e Julia Affonso; 31 Outubro 2018 | 07h41
https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pf-poe-operacao-tritao-contra-fraudes-em-licitacoes-no-porto-de-santos/
Acesso RAS 2018-11-01


Foto: Receita

  1. A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira, 31out2018, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), JOSÉ ALEX OLIVA, e o ex-assessor da Presidência CARLOS ANTONIO DE SOUZA, o CARLINHOS, na Operação Tritão.
  2. A investigação, feita em parceria com a Controladoria-Geral da União, o Tribunal de Contas da União, a Receita Federal e o Ministério Público Federal, mira fraudes em licitações da estatal que administra o Porto de Santos.

Presidente da CODESP preso: JOSÉ ALEX OLIVA. Foto: Werther Santana/Estadão

  1. Em nota, a PF informou que os investigados atuavam em processos licitatórios das áreas de tecnologia da informação, dragagem e consultoria.
  2. Um total de 100 policiais federais, 8 auditores da CGU e 12 servidores da Receita cumprem 7 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, Guarujá, São Caetano do Sul, Barueri, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. As ordens foram expedidas pela 5ª Vara da Justiça Federal de Santos.
  3. As suspeitas de irregularidades surgiram com um vídeo postado na internet em setembro de 2016, no qual CARLOS ANTONIO DE SOUZA, o CARLINHOS, ex-assessor do presidente da Codesp ‘confessava a prática de diversos delitos ocorridos no âmbito daquela empresa’.
  4. O inquérito teve início em novembro de 2017 após informação sobre o conteúdo do vídeo ser enviada pelo Ministério Público Federal à PF, para que fosse feita uma investigação policial a partir dos fatos que ele narrou.
  5. De acordo com a Federal, os autos apontam irregularidades em vários contratos, que seriam realizadas por meio de fraudes envolvendo agentes públicos ligados à estatal e empresários.
  6. Dentre as irregularidades, destacam-se contratações antieconômicas e direcionadas, aquisições desnecessárias e ações adotadas para simular a realização de serviços.
  7. Os contratos sob investigação perfazem um total de mais de R$ 37 milhões.
  8. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, fraude a licitações, peculato, corrupção ativa e passiva, com penas de 1 a 12 anos de prisão.
  9. O nome da operação policial remete a Tritão, na mitologia grega, conhecido como o rei dos mares.

Foto: PF


Foto: PF
Foto: PF

COM A PALAVRA, A CODESP

NOTA OFICIAL
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CODESP
O Conselho de Administração, em reunião ordinária previamente programada para hoje (31out2018), constatou pela manhã a realização, pela Policia Federal, da Operação Tritão, que envolveu a prisão temporária do DIRETOR PRESIDENTE e do DIRETOR DE RELAÇÕES COM MERCADO E COMUNIDADE, além do SUPERINTENDENTE JURÍDICO da Codesp.
Consciente de sua responsabilidade e comprometido com a governança e operação do maior Porto da América Latina, o Conselho de Administração decidiu substituir o Diretor Presidente e o diretor de Relações com o Mercado e Comunidade, por, respectivamente, LUIZ FERNANDO GARCIA, e JOSÉ ALFREDO DE ALBUQUERQUE E SILVA.
Por fim, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil indicou o novo presidente do Conselho de Administração, OGARITO BORGIAS UNHARES, em razão do atual presidente do colegiado ter sido indicado para a diretoria executiva da empresa.
Santos, 31 de outubro de 2018.



*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1




Nenhum comentário:

Postar um comentário