terça-feira, 27 de novembro de 2018

[715] FUTEBOL MODERNO: CBF, CONMEBOL E FERJ ABREM 1° ENCONTRO DE COMPLIANCE . Site CBF 30out2018.



COMPLIANCE [1]

CBF, CONMEBOL E FERJ ABREM 1° ENCONTRO DE COMPLIANCE [30out2018]

Ø Evento reúne dirigentes, advogados e jornalistas no Rio de Janeiro.
Ø Todas as palestras têm transmissão ao vivo em teleconferência para as federações estaduais.

Fonte: Site oficial CBF; 30/10/2018 às 11:41 | Assessoria CBF
Acesso RAS 2018-11-27

Encontro de COMPLIANCE da CBF na FERJ. ANDRÉ MEGALE, RUBENS LOPES e GRACIELA GARAY; Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

1° ENCONTRO DE COMPLIANCE DA CBF foi iniciado na manhã desta terça-feira (30out2018), na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), ao lado do Maracanã, Zona Norte da Cidade Maravilhosa.

A programação começou com a abertura realizada pelo presidente da entidade anfitriã, RUBENS LOPES, o diretor de Governança e Conformidade da CBF, ANDRÉ MEGALE, e a diretora de COMPLIANCE da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), GRACIELA GARAY.

No auditório da FERJ, o evento está sendo acompanhado por dirigentes, advogados, gestores profissionais e jornalistas. Desde o primeiro minuto, as atividades estão sendo transmitidas ao vivo pela CBF TV a todas as federações estaduais, que também fazem parte do público-alvo das apresentações. Os comentários e perguntas são enviados por e-mail e levados aos palestrantes.

CRESCIMENTO FORA DE CAMPO

Para o presidente da FERJ, receber o encontro é motivo de orgulho e responsabilidade, mostrando o apoio da entidade aos novos rumos administrativos do esporte mais popular do mundo. Ele ressaltou que o COMPLIANCE se transformou em requisito básico para o desenvolvimento do futebol a longo prazo.

Encontro de COMPLIANCE da CBF na FERJ. RUBENS LOPES; Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

– Gestão ganha jogo e estamos aqui para ajudar os clubes e federações nessa caminhada. Reitero nosso agradecimento por receber este evento e ter a oportunidade de avançar em um quesito tão importante para o nosso futebol – afirmou RUBENS LOPES.

O diretor de Governança e Conformidade da CBF destacou o esforço da confederação para implementar, internamente, o COMPLIANCE e levar os conceitos de ética organizacional às federações e aos clubes afiliados.

– Esse encontro é uma prova do interesse da CBF, Conmebol e federações em unir esforços para a criação e permanência do ambiente de COMPLIANCE nas instituições. Iniciativas como essa disseminam conhecimento, que chega a todas as esferas da estrutura do nosso futebol – disse MEGALE.

Encontro de COMPLIANCE da CBF na FERJ. ANDRÉ MEGALE; Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

ANDRÉ exibiu um vídeo gravado, especialmente, para a ocasião pelo diretor de COMPLIANCE da FIFA, EDWARD HANOVER, que falou sobre a importância da reunião para uma projeção positiva da governança das entidades e clubes brasileiros.

– É muito bom saber que todos estão interessados em aplicar e compartilhar boas práticas. O que vocês estão fazendo neste momento trará ótimos resultados para todos no futuro – ratificou Hanover.

A diretora de COMPLIANCE da Conmebol, encerrando a abertura e já introduzindo temas de sua palestra,agradeceu pelo convite e lembrou que o futebol merece essa dedicação da CBF para aumentar a transparência e a clareza nas ações.

Encontro de COMPLIANCE da CBF na FERJ. GRACIELA GARAY; Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

– Não é fácil, mas necessário. A Conmebol encarou o desafio em meio a muita tormenta e vem mostrando resultados no resgate do orgulho do futebol sul-americano. Esse evento é um exemplo de preocupação que a CBF com a evolução do futebol dentro e fora do campo – concluiu GRACIELA GARAY.

*********************************************************************

COMPLIANCE [2]


COMPLIANCE: COMO FUNCIONA NA CBF? [30out2018]

Ø Diretor da entidade revela detalhes da aplicação das normas de governança e conformidade na entidade máxima no futebol brasileiro

Fonte: Site oficial CBF; 30/10/2018 às 14:17 | Assessoria CBF
Acesso RAS 2018-11-27

O diretor de Governança e Conformidade da CBF, ANDRÉ MEGALE, compartilhou parte de seu conhecimento e alguns resultados conquistados pela entidade na área de gestão, durante o 1° ENCONTRO DE COMPLIANCE DA CBF, organizado pela entidade, nesta terça-feira (30out2018), na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Ele apresentou números relevantes sobre a mudança de patamar da confederação. Nos últimos três anos, foram listados 52 procedimentos internos para a implementação do sistema de COMPLIANCE na CBF. Atualmente, todos estão em andamento e se encontram em um status de 85% de conclusão, com apresentação de resultados, ajustes e reestruturação.

ANDRÉ apontou que o objetivo geral do COMPLIANCE é manter um ambiente de conformidade com normas pré-estabelecidas e proteger a entidade e suas afiliadas de quaisquer fatos desfavoráveis. Ele explicou que existe um conjunto de atitudes que, mesmo não constando em alguma lei, faz parte de uma política de boas práticas que devem ser estimuladas e fiscalizadas nas instituições.

– O COMPLIANCE apoia a criação das normas internas claras e transparentes, divulga a todos os integrantes em comunicados, debates e eventos como este e acompanha a sua aplicação, com prestação de contas e constante atualização.

Entre os resultados alcançados pela Diretoria de Governança e Conformidade da CBF, está a elaboração do Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro, seguida da produção de uma cartilha para auxiliar as entidades (federações e clubes) a construir ou aperfeiçoar políticas e instrumentos destinados à prevenção, detecção e remediação de atos lesivos ao seu negócio.



*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário