CBF, REDE GLOBO E O FUTURO DO FUTEBOL BRASILEIRO
PRESIDENTES DE FEDERAÇÕES DEBATEM ASSUNTO URGENTE:
POLÊMICA SOBRE NOTÍCIA PÚBLICA:
“GLOBO DIZ QUE VAI CORTAR VERBAS PARA CAMPEONATOS ESTADUAIS”.
[1] Globo deixa de transmitir
campeonatos estaduais a partir de 2020
[07nov2018]
Fonte: Carta Capital; Por Luiz
Antonio Prosperi; novembro 7th, 2018
http://chuteirafc.cartacapital.com.br/globo-deixa-de-transmitir-campeonatos-estaduais-a-partir-de-2020/
Acesso RAS 2018-11-09
[SERÁ O FIM DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS DE FUTEBOL?]
|
TV Globo prepara saída das transmissões dos principais
campeonatos estaduais em 2020. Sem o dinheiro da emissora, colapso dos torneios
é questão de tempo – a rede investe cerca de R$ 197 milhões por ano em dez
estaduais, incluindo Paulistão, Carioca, Mineiro e Gaúcho. Principal
financiadora dos clubes com os direitos de transmissão, a Globo pede mudança
radical no calendário do futebol brasileiro.
“Quero adiantar pra vocês. A partir de 2020 a Globo não financiará, não
comprará, nenhum campeonato estadual. O último é o próximo (2019). A Globo não
quer mais campeonatos estaduais. É deficitário. Ela quer antecipar o calendário
do Brasileirão para fevereiro e vender pay-per-view e publicidade do
Brasileiro”, disse MARCIO CELSO PETRAGLIA, presidente do Atlético-PR,
desafeto da Globo e homem forte do
presidente JAIR BOLSONARO para
mexer na estrutura do futebol brasileiro.
“O único estadual que
ficará por um tempo, até 2022, é o Paulista. Há um contrato, não há cláusula de
saída. O Carioca, Mineiro, Gaúcho, que são os quatro principais… (não serão transmitidos)”,
disse Petraglia à rádio Transamérica.
Na entrevista, o dirigente do Atlético Paranaense adiantou
que não é contra os campeonatos estaduais. Sua proposta é estender os torneios
durante o ano todo.
“Não pode acabar, tem que
mudar. O Estadual tem que ser feito o ano inteiro e buscar outras alternativas
de financiamento. Não podemos ficar refém eternamente da TV, ao gosto do grande
patrocinador do nosso futebol. Então temos que ter Estaduais o ano inteiro,
porque não podemos acabar com os clubes menores. Temos 650 clubes profissionais
no Brasil. Essa é a base do nosso futebol”, ressaltou PETRAGLIA.
FERNANDO MANUEL PINTO, diretor de direitos esportivos do Grupo Globo,
deu a sua opinião sobre os Estaduais em recente entrevista ao jornal Lance!.
“Quando entramos nesse
debate, temos que reconhecer também os pontos fortes do Estadual. Tem tradição,
de fato geram jogos emblemáticos, mas da mesma maneira que tem pontos fortes,
tem que ver os desafios que a manutenção acaba impondo. Se me perguntar se sou
a favor do fim dos estaduais, digo que não. Não a curto ou médio prazo por questões
comerciais. Defendo um reposicionamento”, disse o executivo.
E O EXECUTIVO DEIXOU CLARA A PREFERÊNCIA DA GLOBO:
“Temos que proteger as
competições nacionais, pois só elas colocam os clubes brasileiros o ano inteiro
prestando atenção um no outro. Em que momento um torcedor do Rio ou de Minas
vai prestar atenção em um clube do Ceará, de Santa Catarina ou até de São
Paulo? Só em uma competição nacional. Durante um terço do ano, nós condenamos o
torcedor a ficar prestando atenção só no seu estado. Isso é um desperdício. Só
com o Brasileirão, onde todos jogam contra todos, onde prestam atenção em todos
os jogos, é que você tem a atenção plena do público
brasileiro com o futebol brasileiro“.
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COTAS
E CONTRATOS DA GLOBO NOS [10] ESTADUAIS:
[1] PAULISTÃO
Contrato: Globo SP (2016-2021), inclui SporTV e pay-per-view
Alcance da TV aberta: 44,2 milhões de telespectadores
16 clubes (de 12 a 18 jogos para qualquer participante)
Contrato: Globo SP (2016-2021), inclui SporTV e pay-per-view
Alcance da TV aberta: 44,2 milhões de telespectadores
16 clubes (de 12 a 18 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 109,3 milhões
Premiação: R$ 11,79 milhões
Total: R$ 121,09 milhões
Premiação: R$ 11,79 milhões
Total: R$ 121,09 milhões
Cota 1 – R$ 17 milhões (Corinthians,
Palmeiras, Santos e São Paulo)
Cota 2 – R$ 5 milhões (Ponte Preta)
Cota 3 (11 times) – R$ 3,3 milhões (Botafogo, Bragantino, Ferroviária, Ituano, Linense, Mirassol, Novorizontino, Red Bull, Santo André, São Bento e São Caetano)
Cota 2 – R$ 5 milhões (Ponte Preta)
Cota 3 (11 times) – R$ 3,3 milhões (Botafogo, Bragantino, Ferroviária, Ituano, Linense, Mirassol, Novorizontino, Red Bull, Santo André, São Bento e São Caetano)
Premiações: campeão estadual (5
milhões), vice (1,65 milhão), 3º (1,1 milhão), 4º (880 mil), 5º (485 mil), 6º
(430 mil), 7º (375 mil), 8º (325 mil), 9º (270 mil), 10º (215 mil), 11º (190
mil), 12º (165 mil), 13º (135 mil), 14º (110 mil), campeão do interior (360
mil), vice do interior (100 mil)
[2] CARIOCA
Contrato: Globo Rio (2017-2024), inclui SporTV e pay-per-view
Alcance da TV aberta: 56,8 milhões de telespectadores
16 clubes (de 11 a 18 jogos para os grandes)
Contrato: Globo Rio (2017-2024), inclui SporTV e pay-per-view
Alcance da TV aberta: 56,8 milhões de telespectadores
16 clubes (de 11 a 18 jogos para os grandes)
Cota: R$ 83,6 milhões
Premiação: R$ 7,9 milhões
Total: R$ 91,5 milhões
Premiação: R$ 7,9 milhões
Total: R$ 91,5 milhões
Cota 1 – R$ 15 milhões (Botafogo,
Flamengo, Fluminense e Vasco)
Cota 2 – R$ 4 milhões (Boavista, Madureira, Nova Iguaçu e Volta Redonda)
Cota 3 – R$ 2 milhões (Bangu e Portuguesa)
Cota 4 – R$ 800 mil (Macaé e Resende)
Cota 5 – R$ 500 mil (América, Bonsucesso, Cabofriense e Goytacaz)
Cota 2 – R$ 4 milhões (Boavista, Madureira, Nova Iguaçu e Volta Redonda)
Cota 3 – R$ 2 milhões (Bangu e Portuguesa)
Cota 4 – R$ 800 mil (Macaé e Resende)
Cota 5 – R$ 500 mil (América, Bonsucesso, Cabofriense e Goytacaz)
Premiações: Campeão estadual (3,5
milhões); vice estadual (1,5 milhão); Taça Guanabara, 1º (1 milhão), 2º, (150
mil), 3º (150 mil) e 4º (150 mil); Taça Rio, 1º (1 milhão), 2º, (150 mil), 3º
(150 mil) e 4º (150 mil)
[3] GAUCHÃO
Contrato: RBS TV (2018), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: 11,2 milhões de telespectadores
12 clubes (de 11 a 17 jogos para qualquer participante)
Contrato: RBS TV (2018), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: 11,2 milhões de telespectadores
12 clubes (de 11 a 17 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 36 milhões
Premiação: R$ 1 milhão
Total: R$ 37 milhões
Premiação: R$ 1 milhão
Total: R$ 37 milhões
Cota 1 – R$ 12,5 milhões (Grêmio e
Internacional)
Cota 2 – R$ 1,5 milhão (Brasil de Pelotas e Juventude)
Cota 3 – R$ 1 milhão (Avenida, Caxias, Cruzeiro, Novo Hamburgo, São Luiz, São José, São Paulo e Veranópolis)
Cota 2 – R$ 1,5 milhão (Brasil de Pelotas e Juventude)
Cota 3 – R$ 1 milhão (Avenida, Caxias, Cruzeiro, Novo Hamburgo, São Luiz, São José, São Paulo e Veranópolis)
Premiações: os oito classificados às
quartas de final (R$ 100 mil); campeão do interior (R$ 200 mil)
[4] MINEIRO
Contrato: Globo Minas (2017-2021), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: 20,7 milhões de telespectadores
12 clubes (de 11 a 16 jogos para qualquer participante)
Contrato: Globo Minas (2017-2021), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: 20,7 milhões de telespectadores
12 clubes (de 11 a 16 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 35,15 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 35,15 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 35,15 milhões
Cota 1 – R$ 12,3 milhões (Atlético-MG
e Cruzeiro)
Cota 2 – R$ 2,9 milhões (América)
Cota 3 – R$ 850 mil (Boa Esporte, Caldense, Democrata, Patrocinense, Tombense, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova)
Cota 2 – R$ 2,9 milhões (América)
Cota 3 – R$ 850 mil (Boa Esporte, Caldense, Democrata, Patrocinense, Tombense, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova)
[5] CATARINENSE
Contrato: NSC TV (2018-2021)
Alcance da TV aberta: SC (6,8 milhões de telespectadores)
10 clubes (de 18 a 19 jogos para qualquer participante)
Contrato: NSC TV (2018-2021)
Alcance da TV aberta: SC (6,8 milhões de telespectadores)
10 clubes (de 18 a 19 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 5 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 5 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 5 milhões
Cota 1 – R$ 650 mil (Avaí, Chape,
Criciúma, Figueirense e Joinville)
Cota 2 – R$ 350 mil (Brusque, Concórdia, Hercílio Luz, Inter de Lages e Tubarão)
Cota 2 – R$ 350 mil (Brusque, Concórdia, Hercílio Luz, Inter de Lages e Tubarão)
[6] PARANAENSE
Contrato: RPC (2018-2019)
Alcance da TV aberta: 10,8 milhões de telespectadores
12 clubes (de 11 a 17 jogos para qualquer participante)
Contrato: RPC (2018-2019)
Alcance da TV aberta: 10,8 milhões de telespectadores
12 clubes (de 11 a 17 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 4,7 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 4,7 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 4,7 milhões
Cota 1 – R$ 600 mil (Coritiba e Paraná)
Cota 2 – R$ 500 mil (Londrina)
Cota 3 – R$ 375 mil (Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Maringá, Prudentópolis, Rio Branco, Toledo e União)
Sem cota – em aberto (Atlético-PR )
Cota 2 – R$ 500 mil (Londrina)
Cota 3 – R$ 375 mil (Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Maringá, Prudentópolis, Rio Branco, Toledo e União)
Sem cota – em aberto (Atlético-PR )
[7] PERNAMBUCANO
Contrato: Globo Nordeste (2015-2018), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: PE (9,2 milhões de telespectadores)
11 clubes (de 10 a 14 jogos para qualquer participante)
Contrato: Globo Nordeste (2015-2018), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: PE (9,2 milhões de telespectadores)
11 clubes (de 10 a 14 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 3,730 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 3,73 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 3,73 milhões
Cota 1 – R$ 950 mil (Náutico, Santa
Cruz e Sport)
Cota 2 – R$ 110 mil (Afogados, América, Belo Jardim, Central, Flamengo de Arcoverde, Pesqueira, Salgueiro e Vitória)
Cota 2 – R$ 110 mil (Afogados, América, Belo Jardim, Central, Flamengo de Arcoverde, Pesqueira, Salgueiro e Vitória)
[8] PARAENSE
Contrato: TV Cultura (2018)
Alcance da TV aberta: 5,9 milhões de telespectadores
10 clubes (de 10 a 14 jogos para qualquer participante)
Contrato: TV Cultura (2018)
Alcance da TV aberta: 5,9 milhões de telespectadores
10 clubes (de 10 a 14 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 2,396 milhões
Premiação: R$ 560 mil
Total: R$ 2,956 milhões
Premiação: R$ 560 mil
Total: R$ 2,956 milhões
Cota 1 – R$ 786 mil (Paysandu e Remo)
Cota 2 – R$ 103 mil (Águia, Bragantino, Cametá, Castanhal, Independente, Paragominas, Parauapebas e São Raimundo)
Cota 2 – R$ 103 mil (Águia, Bragantino, Cametá, Castanhal, Independente, Paragominas, Parauapebas e São Raimundo)
Premiações: campeão estadual (224
mil), vice estadual (168 mil), 3º (112 mil) e 4º (56 mil)
[9] BAIANO
Contrato: Rede Bahia (2016-2020), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: 14,5 milhões de telespectadores
10 clubes (de 9 a 13 jogos para qualquer participante)
Contrato: Rede Bahia (2016-2020), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: 14,5 milhões de telespectadores
10 clubes (de 9 a 13 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 2,604 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 2,604 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 2,604 milhões
Cota 1 – R$ 850 mil (Bahia e Vitória)
Cota 2 – R$ 113 mil (Atlântico, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória da Conquista)
Cota 2 – R$ 113 mil (Atlântico, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória da Conquista)
[10] CEARENSE
Contrato: Verdes Mares (2016-2019) e Esporte Interativo (2017-2018)
Alcance da TV aberta: CE (8,8 milhões de telespectadores)
10 clubes (de 9 a 15 jogos para qualquer participante)
Contrato: Verdes Mares (2016-2019) e Esporte Interativo (2017-2018)
Alcance da TV aberta: CE (8,8 milhões de telespectadores)
10 clubes (de 9 a 15 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 2,56 milhões/ano
Premiação: sem valor
Total: R$ 2,56 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 2,56 milhões
Cota 1 – R$ 800 mil (Ceará e Fortaleza)
Cota 2 – R$ 120 mil (Ferroviário, Floresta, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Iguatu, Maranguape, Tiradentes e Uniclinic)
Cota 2 – R$ 120 mil (Ferroviário, Floresta, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Iguatu, Maranguape, Tiradentes e Uniclinic)
(fonte:
esportes/cassio zirpoli)
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Sobre o Autor: LUIZ
ANTONIO PROSPERI
LUIZ ANTÔNIO
PRÓSPERI @Luizprosperi; Jornalista com carreira
dedicada ao esporte.
Cobriu 7 Copas do Mundo in loco, 1990 na Itália, 1994 nos
EUA, 1998 na França, 2002 na Coreia do Sul e Japão, 2006 na Alemanha, 2010 na
África do Sul e 2014 no Brasil. Eurocopas, 1992 na Suécia e 1996 na Inglaterra.
Copa das Confederações de 2005 na Alemanha e 2009 na África do Sul.
Repórter e
Editor, trabalhou no Jornal da Tarde e Estadão, de 1984 a fevereiro de 2016.
Colunista, blogueiro.E comentarista de futebol na Rádio Estadão, de 2013 a
fevereiro de 2016.
Autor do Blog do Prósperi (blogdoprosperi.com)
[2] Petraglia afirma que Globo
irá abandonar os Estaduais em 2020
[07nov2018]
Presidente do Conselho Deliberativo do Atlético Paranaense,
Mario Celso Petraglia, cravou que o grupo de televisão não transmitirá os
jogos. Paulista tem contrato até 2022
Fonte: LANCE!; 07/11/2018; 18:45; Rio de Janeiro
(RJ)
Acesso RAS 2018-11-09
As transmissões dos Estaduais podem estar comprometidas. O
presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, MARIO CELSO PETRAGLIA, afirmou que a TV Globo não irá mais comprar
os direitos de transmissão dos Campeonatos Estaduais a partir de 2020.
- Agora, em 2019, será o último ano. A partir de 2020 não
terá mais. É deficitário - afirmou o dirigente, em entrevista para a rádio
Transamérica.
A única exceção, segundo ele, será o Campeonato Paulista,
que tem contrato até 2022 com a emissora. Além disso, PETRAGLIA acredita que essas competições não irão acabar por toda
sua história.
- Não pode acabar. O Estadual tem que ser feito o ano
inteiro e buscar outras verbas, outras alternativas de financiamento. Não
podemos acabar... Temos 650 clubes profissionais no Brasil. Essa é a base do
nosso futebol - declarou.
Em recente entrevista ao LANCE!, FERNANDO MANUEL PINTO, diretor de direitos esportivos do Grupo
Globo, deu a sua opinião sobre os Estaduais.
- Quando entramos nesse debate, temos que reconhecer também
os pontos fortes do Estadual.
Tem tradição, de fato geram jogos emblemáticos,
mas da mesma maneira que tem pontos fortes, tem que ver os desafios que a
manutenção acaba impondo. S
e me perguntar se sou a favor do fim dos estaduais,
digo que não. Não a curto ou médio prazo por questões comerciais. Defendo um
reposicionamento.
Temos que proteger as competições nacionais, pois só elas
colocam os clubes brasileiros o ano inteiro prestando atenção um no outro.
Em
que momento um torcedor do Rio ou de Minas vai prestar atenção em um clube do
Ceará, de Santa Catarina ou até de São Paulo?
Só em uma competição nacional.
Durante 1/3 do ano, nós condenamos o torcedor a ficar prestando atenção só no
seu estado. Isso é um desperdício.
Só com o Brasileirão, onde todos jogam
contra todos, onde prestam atenção em todos os jogos, é que você tem a atenção
plena do público brasileiro com o futebol brasileiro.
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AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook
Ronald Almeida Silva:
[1] As palavras e
números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e
amarelo
bem como nomes próprios em CAIXA ALTA
e a numeração de parágrafos – se
presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original
deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou
reportagem). Os
mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito
pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos
fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de
diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na
íntegra, conforme a versão original.
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lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e
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inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O
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RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde
1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR
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