sexta-feira, 9 de novembro de 2018

[707] CBF, REDE GLOBO E O FUTURO DO FUTEBOL BRASILEIRO: QUEREM ACABAR COM OS CAMPEONATOS ESTADUAIS! UMA VELHA POLÊMICA!



CBF, REDE GLOBO E O FUTURO DO FUTEBOL BRASILEIRO

PRESIDENTES DE FEDERAÇÕES DEBATEM ASSUNTO URGENTE:
POLÊMICA SOBRE NOTÍCIA PÚBLICA:

“GLOBO DIZ QUE VAI CORTAR VERBAS PARA CAMPEONATOS ESTADUAIS”.




[1] Globo deixa de transmitir campeonatos estaduais a partir de 2020 
[07nov2018]

Fonte: Carta Capital; Por Luiz Antonio Prosperi; novembro 7th, 2018
http://chuteirafc.cartacapital.com.br/globo-deixa-de-transmitir-campeonatos-estaduais-a-partir-de-2020/
Acesso RAS 2018-11-09

[SERÁ O FIM DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS DE FUTEBOL?]

TV Globo prepara saída das transmissões dos principais campeonatos estaduais em 2020. Sem o dinheiro da emissora, colapso dos torneios é questão de tempo – a rede investe cerca de R$ 197 milhões por ano em dez estaduais, incluindo Paulistão, Carioca, Mineiro e Gaúcho. Principal financiadora dos clubes com os direitos de transmissão, a Globo pede mudança radical no calendário do futebol brasileiro.
“Quero adiantar pra vocês. A partir de 2020 a Globo não financiará, não comprará, nenhum campeonato estadual. O último é o próximo (2019). A Globo não quer mais campeonatos estaduais. É deficitário. Ela quer antecipar o calendário do Brasileirão para fevereiro e vender pay-per-view e publicidade do Brasileiro”, disse MARCIO CELSO PETRAGLIA, presidente do Atlético-PR, desafeto da Globo e homem forte do presidente JAIR BOLSONARO para mexer na estrutura do futebol brasileiro.
“O único estadual que ficará por um tempo, até 2022, é o Paulista. Há um contrato, não há cláusula de saída. O Carioca, Mineiro, Gaúcho, que são os quatro principais… (não serão transmitidos)”, disse Petraglia à rádio Transamérica.
Na entrevista, o dirigente do Atlético Paranaense adiantou que não é contra os campeonatos estaduais. Sua proposta é estender os torneios durante o ano todo.
“Não pode acabar, tem que mudar. O Estadual tem que ser feito o ano inteiro e buscar outras alternativas de financiamento. Não podemos ficar refém eternamente da TV, ao gosto do grande patrocinador do nosso futebol. Então temos que ter Estaduais o ano inteiro, porque não podemos acabar com os clubes menores. Temos 650 clubes profissionais no Brasil. Essa é a base do nosso futebol”, ressaltou PETRAGLIA.
FERNANDO MANUEL PINTO, diretor de direitos esportivos do Grupo Globo, deu a sua opinião sobre os Estaduais em recente entrevista ao jornal Lance!.
“Quando entramos nesse debate, temos que reconhecer também os pontos fortes do Estadual. Tem tradição, de fato geram jogos emblemáticos, mas da mesma maneira que tem pontos fortes, tem que ver os desafios que a manutenção acaba impondo. Se me perguntar se sou a favor do fim dos estaduais, digo que não. Não a curto ou médio prazo por questões comerciais. Defendo um reposicionamento”, disse o executivo.
E O EXECUTIVO DEIXOU CLARA A PREFERÊNCIA DA GLOBO:
“Temos que proteger as competições nacionais, pois só elas colocam os clubes brasileiros o ano inteiro prestando atenção um no outro. Em que momento um torcedor do Rio ou de Minas vai prestar atenção em um clube do Ceará, de Santa Catarina ou até de São Paulo? Só em uma competição nacional. Durante um terço do ano, nós condenamos o torcedor a ficar prestando atenção só no seu estado. Isso é um desperdício. Só com o Brasileirão, onde todos jogam contra todos, onde prestam atenção em todos os jogos, é que você tem a atenção plena do público brasileiro com o futebol brasileiro“.
***************************************************************************
COTAS E CONTRATOS DA GLOBO NOS [10] ESTADUAIS:

[1] PAULISTÃO
Contrato: Globo SP (2016-2021), inclui SporTV e pay-per-view
Alcance da TV aberta: 44,2 milhões de telespectadores
16 clubes (de 12 a 18 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 109,3 milhões
Premiação: R$ 11,79 milhões
Total: R$ 121,09 milhões
Cota 1 – R$ 17 milhões (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo)
Cota 2 – R$ 5 milhões (Ponte Preta)
Cota 3 (11 times) – R$ 3,3 milhões (Botafogo, Bragantino, Ferroviária, Ituano, Linense, Mirassol, Novorizontino, Red Bull, Santo André, São Bento e São Caetano)
Premiações: campeão estadual (5 milhões), vice (1,65 milhão), 3º (1,1 milhão), 4º (880 mil), 5º (485 mil), 6º (430 mil), 7º (375 mil), 8º (325 mil), 9º (270 mil), 10º (215 mil), 11º (190 mil), 12º (165 mil), 13º (135 mil), 14º (110 mil), campeão do interior (360 mil), vice do interior (100 mil)

[2] CARIOCA
Contrato: Globo Rio (2017-2024), inclui SporTV e pay-per-view
Alcance da TV aberta: 56,8 milhões de telespectadores
16 clubes (de 11 a 18 jogos para os grandes)
Cota: R$ 83,6 milhões
Premiação: R$ 7,9 milhões
Total: R$ 91,5 milhões
Cota 1 – R$ 15 milhões (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco)
Cota 2 – R$ 4 milhões (Boavista, Madureira, Nova Iguaçu e Volta Redonda)
Cota 3 – R$ 2 milhões (Bangu e Portuguesa)
Cota 4 – R$ 800 mil (Macaé e Resende)
Cota 5 – R$ 500 mil (América, Bonsucesso, Cabofriense e Goytacaz)
Premiações: Campeão estadual (3,5 milhões); vice estadual (1,5 milhão); Taça Guanabara, 1º (1 milhão), 2º, (150 mil), 3º (150 mil) e 4º (150 mil); Taça Rio, 1º (1 milhão), 2º, (150 mil), 3º (150 mil) e 4º (150 mil)

[3] GAUCHÃO
Contrato: RBS TV (2018), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: 11,2 milhões de telespectadores
12 clubes (de 11 a 17 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 36 milhões
Premiação: R$ 1 milhão
Total: R$ 37 milhões
Cota 1 – R$ 12,5 milhões (Grêmio e Internacional)
Cota 2 – R$ 1,5 milhão (Brasil de Pelotas e Juventude)
Cota 3 – R$ 1 milhão (Avenida, Caxias, Cruzeiro, Novo Hamburgo, São Luiz, São José, São Paulo e Veranópolis)
Premiações: os oito classificados às quartas de final (R$ 100 mil); campeão do interior (R$ 200 mil)

[4] MINEIRO
Contrato: Globo Minas (2017-2021), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: 20,7 milhões de telespectadores
12 clubes (de 11 a 16 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 35,15 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 35,15 milhões
Cota 1 – R$ 12,3 milhões (Atlético-MG e Cruzeiro)
Cota 2 – R$ 2,9 milhões (América)
Cota 3 – R$ 850 mil (Boa Esporte, Caldense, Democrata, Patrocinense, Tombense, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova)

[5] CATARINENSE
Contrato: NSC TV (2018-2021)
Alcance da TV aberta: SC (6,8 milhões de telespectadores)
10 clubes (de 18 a 19 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 5 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 5 milhões
Cota 1 – R$ 650 mil (Avaí, Chape, Criciúma, Figueirense e Joinville)
Cota 2 – R$ 350 mil (Brusque, Concórdia, Hercílio Luz, Inter de Lages e Tubarão)

[6] PARANAENSE
Contrato: RPC (2018-2019)
Alcance da TV aberta: 10,8 milhões de telespectadores
12 clubes (de 11 a 17 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 4,7 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 4,7 milhões
Cota 1 – R$ 600 mil (Coritiba e Paraná)
Cota 2 – R$ 500 mil (Londrina)
Cota 3 – R$ 375 mil (Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Maringá, Prudentópolis, Rio Branco, Toledo e União)
Sem cota – em aberto (Atlético-PR )

[7] PERNAMBUCANO
Contrato: Globo Nordeste (2015-2018), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: PE (9,2 milhões de telespectadores)
11 clubes (de 10 a 14 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 3,730 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 3,73 milhões
Cota 1 – R$ 950 mil (Náutico, Santa Cruz e Sport)
Cota 2 – R$ 110 mil (Afogados, América, Belo Jardim, Central, Flamengo de Arcoverde, Pesqueira, Salgueiro e Vitória)

[8] PARAENSE
Contrato: TV Cultura (2018)
Alcance da TV aberta: 5,9 milhões de telespectadores
10 clubes (de 10 a 14 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 2,396 milhões
Premiação: R$ 560 mil
Total: R$ 2,956 milhões
Cota 1 – R$ 786 mil (Paysandu e Remo)
Cota 2 – R$ 103 mil (Águia, Bragantino, Cametá, Castanhal, Independente, Paragominas, Parauapebas e São Raimundo)
Premiações: campeão estadual (224 mil), vice estadual (168 mil), 3º (112 mil) e 4º (56 mil)

[9] BAIANO
Contrato: Rede Bahia (2016-2020), inclui pay-per-view
Alcance da TV aberta: 14,5 milhões de telespectadores
10 clubes (de 9 a 13 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 2,604 milhões
Premiação: sem valor
Total: R$ 2,604 milhões
Cota 1 – R$ 850 mil (Bahia e Vitória)
Cota 2 – R$ 113 mil (Atlântico, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória da Conquista)

[10] CEARENSE
Contrato: Verdes Mares (2016-2019) e Esporte Interativo (2017-2018)
Alcance da TV aberta: CE (8,8 milhões de telespectadores)
10 clubes (de 9 a 15 jogos para qualquer participante)
Cota: R$ 2,56 milhões/ano
Premiação: sem valor
Total: R$ 2,56 milhões
Cota 1 – R$ 800 mil (Ceará e Fortaleza)
Cota 2 – R$ 120 mil (Ferroviário, Floresta, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Iguatu, Maranguape, Tiradentes e Uniclinic)
(fonte: esportes/cassio zirpoli)


*********************************************************
Sobre o Autor: LUIZ ANTONIO PROSPERI

LUIZ ANTÔNIO PRÓSPERI @LuizprosperiJornalista com carreira dedicada ao esporte. 
Cobriu 7 Copas do Mundo in loco, 1990 na Itália, 1994 nos EUA, 1998 na França, 2002 na Coreia do Sul e Japão, 2006 na Alemanha, 2010 na África do Sul e 2014 no Brasil. Eurocopas, 1992 na Suécia e 1996 na Inglaterra. Copa das Confederações de 2005 na Alemanha e 2009 na África do Sul. 
Repórter e Editor, trabalhou no Jornal da Tarde e Estadão, de 1984 a fevereiro de 2016. Colunista, blogueiro.E comentarista de futebol na Rádio Estadão, de 2013 a fevereiro de 2016.  
Autor do Blog do Prósperi (blogdoprosperi.com)

************************************************************


[2] Petraglia afirma que Globo irá abandonar os Estaduais em 2020 
[07nov2018]

Presidente do Conselho Deliberativo do Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia, cravou que o grupo de televisão não transmitirá os jogos. Paulista tem contrato até 2022

Fonte: LANCE!;  07/11/2018;  18:45; Rio de Janeiro (RJ)
Acesso RAS 2018-11-09

As transmissões dos Estaduais podem estar comprometidas. O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, MARIO CELSO PETRAGLIA, afirmou que a TV Globo não irá mais comprar os direitos de transmissão dos Campeonatos Estaduais a partir de 2020.

- Agora, em 2019, será o último ano. A partir de 2020 não terá mais. É deficitário - afirmou o dirigente, em entrevista para a rádio Transamérica.

A única exceção, segundo ele, será o Campeonato Paulista, que tem contrato até 2022 com a emissora. Além disso, PETRAGLIA acredita que essas competições não irão acabar por toda sua história. 

- Não pode acabar. O Estadual tem que ser feito o ano inteiro e buscar outras verbas, outras alternativas de financiamento. Não podemos acabar... Temos 650 clubes profissionais no Brasil. Essa é a base do nosso futebol - declarou.

Em recente entrevista ao LANCE!, FERNANDO MANUEL PINTO, diretor de direitos esportivos do Grupo Globo, deu a sua opinião sobre os Estaduais.

- Quando entramos nesse debate, temos que reconhecer também os pontos fortes do Estadual. 
Tem tradição, de fato geram jogos emblemáticos, mas da mesma maneira que tem pontos fortes, tem que ver os desafios que a manutenção acaba impondo. S
e me perguntar se sou a favor do fim dos estaduais, digo que não. Não a curto ou médio prazo por questões comerciais. Defendo um reposicionamento. 
Temos que proteger as competições nacionais, pois só elas colocam os clubes brasileiros o ano inteiro prestando atenção um no outro. 
Em que momento um torcedor do Rio ou de Minas vai prestar atenção em um clube do Ceará, de Santa Catarina ou até de São Paulo? 
Só em uma competição nacional. Durante 1/3 do ano, nós condenamos o torcedor a ficar prestando atenção só no seu estado. Isso é um desperdício. 
Só com o Brasileirão, onde todos jogam contra todos, onde prestam atenção em todos os jogos, é que você tem a atenção plena do público brasileiro com o futebol brasileiro.



*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário