SHANGHAI, MAIOR CIDADE DA CHINA (20 milhões hab. na região metropolitana): CIDADES PORTUÁRIAS COM PLANEJAMENTO TEM MAIOR E MELHOR QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO MAIS RÁPIDO E SUSTENTÁVEL.
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FILPORT
2018
FÓRUM DE
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA PORTUÁRIA DO MARANHÃO 2018
Gargalos, Impactos e
Soluções para o Desenvolvimento do COMPORT- Complexo Portuário da Região
Metropolitana da Grande São Luís 2019-2030.
Coordenador
Técnico: Prof. OIAMA CARDOSO, economista.
Consultor Sênior e Relator: Arq. Urb. RONALD DE ALMEIDA SILVA
Consultor Sênior e Relator: Arq. Urb. RONALD DE ALMEIDA SILVA
Local:
FIEMA, São Luís, MA
Data: 05dez2018; quarta-feira; 08:00h-18:30h.
[1] APRESENTAÇÃO DO FILPORT 2018.
A realização do FILPORT 2018 busca identificar – ao
início de um novo período de gestão do governo federal - os principais entraves
e as soluções mais urgentes para o crescimento efetivo do COMPORT - Complexo Portuário da Região Metropolitana da Grande São Luís,
considerado como um dos elementos estratégicos propulsores da economia regional
e estadual.
Sintetizar esse
diagnóstico e delinear os próximos passos de uma estratégia com visão de
mercado nacional e global são os principais desafios postos aos vários
segmentos da sociedade maranhense, num momento em que a inovação e a
competitividade definem quem se consolida ou sai do mercado; quem capta ou
perde investimentos de capital de risco que permita embasar uma Agenda de Desenvolvimento Socioeconômico e Portuário
Sustentável de médio e longo prazo, no período 2019-2030.
Em todo o mundo
cresce firmemente o segmento de transportes oceânicos de carga com navios cada
vez maiores e mais sofisticados.
Do mesmo modo aumenta
o fluxo dos navios de luxo dos cruzeiros marítimos cada vez mais populares e
acessíveis. O Rio de Janeiro receberá somente em dez.2018 quase 30 navios de
cruzeiros com dezenas de milhares de turistas de várias partes do mundo.
A proximidade do
Canal do Panamá, (agora duplicado e ampliado para navios de até 200.000 tpb)
traz novas oportunidades para o COMPORT nos processos de exportação /
importação de cargas para os portos do Pacífico.
CANAL DO PANAMÁ: VISTA DA NOVA ENTRADA DO OCEANO PACÍFICO.
Operações de navios
de grande porte e de cabotagem e manutenção e ampliação de infraestrutura
portuária exigem cada vez mais profissionalismo, tecnologias e visão de
negócios.
NAVIO DE CONTÊINERES ATRAVESSANDO O CANAL DE PANAMÁ.
Considerando o novo
momento brasileiro com amplas perspectivas de atração de investimentos
internacionais, pode-se afirmar que são muitas as oportunidades para novos
empreendimentos portuários no Maranhão, com especial ênfase para os portos e
TUP – Terminais de Uso Privado no COMPORT, em particular no PORTO DO ITAQUI.
Conforme identificado
no “Plano Diretor de Sítios Portuários
do Maranhão” (TDA/SEDINC/Gov. MA, 2014) além das duas margens das Baias de
São Marcos, São José e Arraial, no Golfão Maranhense, há pelo menos outras 8
localidades com potencial adequado para abrigar novas unidades portuárias e
TUPs no litoral do Maranhão, uma espécie de “pré-sal portuário”, ativos de
excepcional valor.
Assim, nesse primeiro
FILPORT - Fórum Estadual de Infraestrutura e Logística Portuária 2018, estaremos
debatendo diversos temas referentes aos sítios portuários do Maranhão em face
às condicionantes nacionais e globais e com mais especificidade os “Gargalos, Impactos e Soluções para o
Desenvolvimento do COMPORT- Complexo Portuário da Região Metropolitana da
Grande São Luís 2019-2030”.
Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista CAU-BR-A.107.150-5
[2] OBJETIVOS
Ø
Debater, conhecer
e compreender o papel da infraestrutura como pressuposto básico para alavancar
o desenvolvimento municipal, estadual e regional, com foco nos complexos
portuários e terminais de uso privado;
Ø
Entender e
fundamentar as premissas básicas do processo socioeconômico em um ambiente
competitivo e inovador, em especial com relação aos processos de Engenharia
Financeira / Project Finance;
Ø
Ressaltar a
importância da Garantia da Segurança
Jurídica nas instâncias de (i) Licenciamento
Urbanístico e Regularização Imobiliária e/ou Fundiária e de (ii) Licenciamento Ambiental como condição sine qua non para garantir a
modernização, ampliação e consolidação da infraestrutura portuária existente,
bem como para assegurar maior competitividade na atração de novos
empreendedores;
Ø
Definir um marco
técnico e político-institucional para se firmar, oportunamente, uma AGENDA POSITIVA PARA O SETOR PORTUÁRIO NO MARANHÃO, com vistas ao
horizonte 2019-2030.
[3] PÚBLICO ALVO
Classe empresarial, autoridades
públicas, gestores portuários e marítimos, professores ligados a infraestrutura,
à legislação urbanística e ambiental, técnicos, estudantes e demais
interessados.
[4] METODOLOGIA DO EVENTO
O evento será
apresentado em forma de Painéis e Palestras com participação do plenário.
[5] FÓRUM FILPORT / PROGRAMAÇÃO
Dia 05/12/2018; quarta-feira
08:00h-08:30h: CREDENCIAMENTO
08:30h-08:45h: Abertura do evento pelo Deputado JÚNIOR
VERDE
08:45h-10:00h:
PRIMEIRO PAINEL:
A
INFRAESTRUTURA COMO PILAR DO DESENVOLVIMENTO PORTUÁRIO SUSTENTÁVEL.
Painelistas:
Ø ANTAQ
Ø Emap
Ø Fiema
Ø Petrobras
10:00h-10:15h: INTERVALO-
COFFEE BREAK
10:15h-11:00:
PRIMEIRA PALESTRA:
FINANCIAMENTO
PARA A INFRAESTRUTURA E NOVOS PROJETOS INOVADORES.
Palestrante: Dr. CÉSAR NEY TEIXEIRA DE OLIVEIRA.
Gerência de Negócios com Governo do
Banco do Nordeste
11:00-11:45h:
SEGUNDA PALESTRA:
O
CUSTO BRASIL NO SETOR PORTUÁRIO (Aspectos Tributários)
Palestrante:
Prof. Dr. MARCELO CARVALHO
11:45h-12:30h:
TERCEIRA PALESTRA:
LEGISLAÇÃO
PORTUÁRIA E MARÍTIMA
Palestrante: Dra. NAGILA BUHATEN (OAB)
INTERVALO ALMOÇO: 12:30h – 14:30h
14:30h-15:30h:
SEGUNDO PAINEL:
SEGURANÇA
JURÍDICA URBANÍSTICA E IMOBILIÁRIA NA ÁREA RETROPORTUÁRIA – COMPORT/DISAL (Legislação Urbanística: Lei de Uso e Ocupação
do Solo e Plano Diretor do Município de São Luís)
Painelistas:
Ø RONALD DE
ALMEIDA SILVA, Arquiteto Urbanista
Ø ADROALDO SOUZA,
Advogado
Ø SILVINO EZON
PINTO FERRAZ, Economista
Ø GUSTAVO
LAGO, SEDINC/GOV. MA
15:30h-15:45h: INTERVALO - COFFEE BREAK
15:45h-16:30h: QUARTA
PALESTRA.
GOVERNANÇA
PORTUÁRIA E RELAÇÕES COM A SOCIEDADE
Palestrante: Prof. Dr. SÉRGIO CUTRIM (UFMA)
16:30h-17:15h: QUINTA
PALESTRA:
SEGURANÇA
AMBIENTAL PORTUÁRIA E MARINHA (Aspectos da Legislação Ambiental)
Palestrante: Prof. Dr. MARCO VALÉRIO CUTRIM (UFMA)
17:15h-18:00h:
SEXTA PALESTRA:
LOGÍSTICA
E COMPETITIVIDADE NO SETOR PORTUÁRIO
Palestrante Prof. MsC RICARDO CARRERA (FAENE)
18:00h-18:30h
– Formação da Mesa de Encerramento.
APOIO INSTITUCIONAL:
Gabinete
do Dep. Est. Junior Verde
EMAP
/ FIEMA / BANCO DO NORDESTE / PETROBRAS / SEDINC-GOV. MA/ ANTAQ / FAENE / ICNMA
- Instituto de Ciências Náuticas do Maranhão.
[ocf/ras]
CHINA: EXPANSÃO PORTUÁRIA E USO DO SOLO MUNICIPAL. CIDADES PORTUÁRIAS devem manter relações proativas recíprocas para assegurar a qualidade ambiental e o desenvolvimento econômico.
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AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook
Ronald Almeida Silva:
[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e
amarelo
bem como nomes próprios em CAIXA ALTA
e a numeração de parágrafos – se
presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação;
tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram
acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a
compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um
espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do
conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.
[2] O Blog Ronald
Arquiteto e o
Facebook RAS são
mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem
anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são
feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais,
sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em
especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à
Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das
mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo
de militância político-partidária.
[3] A eventual republicação
de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve
ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft
Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação
privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o
universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.
[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta
mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza
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devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e
a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens
e documentos tramitados por meios eletrônicos.
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São
Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro
profissional CAU-BR A.107.150-5
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1
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