CAMINHOS DAS RIQUEZAS
MINERAIS DA AMAZÔNIA PARA O MUNDO NO SÉCULO XXI.
Como o minério de ferro bruto e o manganês (sem up grade industrial), desde 1985, (i) saem
das Minas da Serra de Carajás, no estado do Pará, (ii) são transportados pela EFC - Estrada de Ferro Carajás, ferrovia de 892 km com bitola larga (1,60m) por comboios que formam os maiores trens do
mundo e atravessam 27 municípios no PA e MA; seguem até (iii) o TMPD – Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, em São
Luís do Maranhão, para serem (iv) descarregados por correias transportadoras e ao
final, por uma lança que joga 4 toneladas de minério por segundo nos porões de (v) navios VALEMAX de até 400.000 toneladas de porte bruto, gigantes do mar com comprimento
maior do que três campos de futebol (navios de até 360 metros de comprimento) que
levam essas matérias primas não industrializadas para (vi) os principais portos do
mundo.
Vejam
a seguir como a mais complexa e grandiosa infraestrutura de mineração e logística
do mundo - o Sistema Norte da Vale - funciona nas palavras resumidas da própria
VALE, conforme textos disponíveis nos sites oficiais de uma das três maiores mineradoras
do mundo em 02dez2015.
Vejam
também ao final da matéria sobre o NTPax - Novo Trem de Passageiros da EFC,
(muito bom) inaugurado em set.2015. Boa viagem!!!
Ronald
Almeida
Mapa da EFC no Maranhão (695 km)
Da floresta amazônica ao mar de
São Luís
O Maranhão é uma área estratégica
na Logística da Vale.
Pelo Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPD), porto
privado da Vale em São Luís, a produção de minério de ferro e outros produtos
de Carajás embarcam com destino aos principais mercados consumidores.
Antes de zarpar para todos os cantos
do mundo, a produção chega ao TMPD de trem, pela Estrada de Ferro Carajás. Além
do transporte de cargas da Vale e de clientes que contratam nossos serviços
logísticos, a ferrovia também possui um trem de passageiros, que passa por 27
municípios no Maranhão e Pará. Ele funciona como o único meio de transporte da
população de muitas localidades desses dois estados. Diariamente, mais de 1.000
passageiros utilizam o trem, inaugurado em 1986.
Mapa da EFC no Maranhão (695 km) e Pará (197 km): Total: 892 km
Expansão de Ponta da Madeira
Além das operações existentes, o
estado [do Maranhão] faz parte do S11D, o maior projeto da história da
Vale e da mineração mundial, para abertura de uma nova mina na Serra Sul de
Carajás, no Pará.
Para permitir o escoamento da produção da futura mina, foi
necessária a construção de um de mais um píer no terminal de Ponta da Madeira.
A maior obra de infraestrutura portuária da América Latina, a construção do
Píer IV, um investimento de mais de US$ 2 bilhões, teve início em 2010 e foi
finalizada em 2013.
Responsabilidade socioambiental
A Vale investe em importantes
projetos socioambientais no Maranhão, pois acredita na construção de um
relacionamento de qualidade e confiança com as comunidades onde atua.
As ações para as comunidades,
como uma unidade da Estação Conhecimento em Arari, são implementadas pela
Fundação Vale.
No pilar ambiental, destaca-se o
Parque Botânico Vale de São Luís. A reserva representa um incentivo fundamental
para a proteção ecossistêmica de um dos últimos espaços florestais da ilha de São
Luís. Desde a sua inauguração, o parque já recebeu mais de 500 mil
visitantes.
Terminal Marítimo de Ponta da Madeira - TMPD [A]
Foto aérea 1: [10jan2012] com vista
geral sentido Oeste-Leste, do TMPD – Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em
primeiro plano e à direita, ao fundo, o
Porto do Itaqui. Vê-se (na ordem da esquerda para a direita) o Píer 4 (em construção
em jan.2012; obra finalizada em 2013); o Píer 3 com 2 navios em carregamento; o
Píer 1 com um navio desatracando) e no cais do Porto do Itaqui, o Píer 2
(arrendado pela Vale junto à EMAP). RAS.
Foto
Imagem / Fonte:
http://www.fotoimagem.fot.br/portos/regiao-nordeste/maranhao/terminal-maritimo-de-ponta-da-madeira/ponta-da-madeira.html
Terminal
Marítimo de Ponta da Madeira - TMPD [A]
Início das operações: 1986
Participação da Vale: 100% - operação própria
[Localização] O terminal está localizado no Complexo Portuário de
Itaqui, à margem leste da Bahia de São Marcos, em São Luís. É o maior porto
brasileiro em movimentação de carga.
Principais cargas
armazenadas: Minério de ferro, manganês, ferro-gusa e grãos de soja de terceiros;
Volume de carga
transportada: 107 milhões de toneladas métricas de minério de
ferro
Capacidade de
armazenamento: 8,9 milhões de toneladas, que será expandida para
10,7 milhões de toneladas.
Saiba mais: 02dez2015
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/ports-terminals/Paginas/default.aspx
Portos e Terminais
Nossos clientes
e operações estão localizados nos cinco continentes. Para integrá-los, contamos
com uma rede de portos e terminais modernos e eficientes, muitos deles
conectados a nossas minas por meio de ferrovias.
Temos portos com
calado profundo, aptos para receber os Valemax – os maiores navios mineraleiros
do mundo, com capacidade para 400 mil toneladas de minério.
Para atender os
portos menos profundos, instalamos as Estações de Transferência Flutuante, onde
o minério é passado dos navios Valemax para navios menores.
Essa cadeia de
logística integrada permite reduzir o número de viagens realizadas,
principalmente entre Brasil e Ásia, diminuindo não apenas custos e tempo, mas
também emissão de gases poluentes.
Operamos
estruturas portuárias na Argentina, no Brasil, na Indonésia, na Malásia e em
Omã, atendendo também serviço de carga para terceiros. Conheça-os:
Terminal de Ponta da Madeira [B]
Foto aérea 3: [10jan2012] com vista geral sentido Oeste-Leste, do TMPD – Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em primeiro plano e à direita, ao fundo, o Porto do Itaqui. Vê-se (na ordem da esquerda para a direita) o Píer 4 (em construção em jan.2012; obra finalizada em 2013); o Píer 3 com 2 navios em carregamento; o Píer 1 com um navio desatracando) e no cais do Porto do Itaqui, o Píer 2 (arrendado pela Vale junto à EMAP). RAS.
Foto Imagem / Fonte:
http://www.fotoimagem.fot.br/portos/regiao-nordeste/maranhao/terminal-maritimo-de-ponta-da-madeira/ponta-da-madeira.html
Localizado
próximo ao Porto de Itaqui, no estado do Maranhão, tem capacidade de acomodar
cinco navios [de grande porte; em quatro Píeres]. Usado para movimentar principalmente minério de ferro, e também
minério de manganês, concentrado de cobre e ferro-gusa produzidos pela Vale e
ferro-gusa e grãos de soja de terceiros.
*
Atendendo à determinação da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes
Aquaviários), estas informações devem estar disponíveis no site dos portos.
Regulamento:
Regulamento do terminal de Ponta Madeira
http://mundo.intranetvale.com.br/PT/Unidade/Content/Brasil/MA
Estrada de Ferro Carajás (EFC)
No Maranhão, a
ferrovia exerce duas funções primordiais: escoar a produção de Carajás até o
terminal de Ponta da Madeira e fazer o transporte de passageiros de diversos
municípios. A EFC é operada em regime de concessão de 30 anos, com vencimento
em 2027.
Início das operações:
Trem de Carga:
1985.
Trem de
Passageiros: 1986
Participação da Vale: 100% - operada por concessão pública
Principais cargas: Minério de ferro, ferro-gusa, manganês, cobre,
combustíveis e carvão
Frota: 254 locomotivas e 20.505 vagões - 2013
Extensão: 892 Km
SAIBA MAIS:
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Service-Carajas/Paginas/default.aspx
Trem de
PASSAGEIROS da Estrada de Ferro Carajás
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Service-Carajas/Paginas/default.aspx
O trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC)
conecta os estados do Maranhão e do Pará, passando por 25 localidades, entre
povoados e municípios. Além de seguro e eficiente, o serviço tem passagens até
50% mais baratas do que o transporte rodoviário e, por isso, é a escolha de
cerca de 1.300 passageiros por dia.
Em funcionamento desde 1986, o trem parte da Estação
Ferroviária do Anjo da Guarda, em São Luís, Maranhão, com destino a
Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas, quintas-feiras e sábados, às 8h.
Às terças, sextas-feiras e domingos, realiza o percurso de volta. Não há viagem
na quarta-feira.
Os passageiros contam com carro lanchonete, ar-condicionado,
televisão, fraldário, ambulatório e vagão para portadores de deficiência. Para
muitos moradores, o trem de passageiros EFC é o único meio de transporte disponível
na época das chuvas, quando muitas estradas ficam inacessíveis para carros e
ônibus.
Novo Trem de Passageiros EFC [2015]
Da Vale para você com muito orgulho
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Service-Carajas/Paginas/new-efc-train.aspx
O ano de 2015 marca os 30 anos da Vale no Pará e no Maranhão,
uma história de conquistas e parcerias. Para comemorar com as pessoas que fazem
parte dessa trajetória, a Vale lança o Novo Trem de Passageiros, mais moderno e
confortável.
Além de uma nova infraestrutura, um
novo serviço à comunidade.
Transportando cerca de 300 mil passageiros por ano, o
Trem de Passageiros não leva apenas pessoas, mas carrega também oportunidades
de desenvolvimento, qualidade de vida e inclusão social às comunidades vizinhas
à ferrovia.
INVESTIMENTOS: R$ 55 milhões
SEGURANÇA E TECNOLOGIA
FROTA
39 novos carros:
- 6 carros de classe executiva
- 21 carros de classe econômica
- 12 carros de serviço, incluindo lanchonete, restaurante, bagageiros e
outros.
[MAIS CONFORTO]
- Poltronas mais amplas e com mais inclinação
- Luzes de leitura
- Tomadas individuais
- Sistema de entretenimento de áudio com 3 canais disponíveis.
- 70
passageiros por carro
- Opção de
poltrona adaptada para passageiros com mobilidade reduzida
- Todos os carros climatizados
- Janelas mais amplas
- Poltronas com mesas individuais de refeição
- Painéis digitais informativos
- Banheiros dispõem de sanitários com funcionamento
a váculo.
- Sistema de entretenimento audiovisual
CARRO RESTAURANTE
- Novo serviço
disponibilizado
- Carro com
capacidade para 70 pessoas, em 19 mesas
- Serviço de
alimentação a la carte - refeições e lanches.
Nenhum comentário:
Postar um comentário