quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

[168] MINERAÇÃO E LOGÍSTICA: VALE - RIQUEZAS EXTRAÍDAS DA MAIOR PROVÍNCIA MINERAL DO TERCEIRO MUNDO E EXPORTADAS PARA O PRIMEIRO MUNDO - NOVO TREM DE PASSAGEIROS DA EFC


CAMINHOS DAS RIQUEZAS MINERAIS DA AMAZÔNIA PARA O MUNDO NO SÉCULO XXI. 

Como o minério de ferro bruto e o manganês (sem up grade industrial), desde 1985, (i) saem das Minas da Serra de Carajás, no estado do Pará, (ii) são transportados pela EFC - Estrada de Ferro Carajás, ferrovia de 892 km com bitola larga (1,60m) por comboios que formam os maiores trens do mundo e atravessam 27 municípios no PA e MA; seguem até (iii) o TMPD – Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão, para serem (iv) descarregados por correias transportadoras e ao final, por uma lança que joga 4 toneladas de minério por segundo nos porões de (v) navios VALEMAX de até 400.000 toneladas de porte bruto, gigantes do mar com comprimento maior do que três campos de futebol (navios de até 360 metros de comprimento) que levam essas matérias primas não industrializadas para (vi) os principais portos do mundo.

Vejam a seguir como a mais complexa e grandiosa infraestrutura de mineração e logística do mundo - o Sistema Norte da Vale - funciona nas palavras resumidas da própria VALE, conforme textos disponíveis nos sites oficiais de uma das três maiores mineradoras do mundo em 02dez2015.

Vejam também ao final da matéria sobre o NTPax - Novo Trem de Passageiros da EFC, (muito bom) inaugurado em set.2015. Boa viagem!!!

Ronald Almeida


Mapa da EFC no Maranhão (695 km)

Da floresta amazônica ao mar de São Luís
O Maranhão é uma área estratégica na Logística da Vale. 
Pelo Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPD), porto privado da Vale em São Luís, a produção de minério de ferro e outros produtos de Carajás embarcam com destino aos principais mercados consumidores.
Antes de zarpar para todos os cantos do mundo, a produção chega ao TMPD de trem, pela Estrada de Ferro Carajás. Além do transporte de cargas da Vale e de clientes que contratam nossos serviços logísticos, a ferrovia também possui um trem de passageiros, que passa por 27 municípios no Maranhão e Pará. Ele funciona como o único meio de transporte da população de muitas localidades desses dois estados. Diariamente, mais de 1.000 passageiros utilizam o trem, inaugurado em 1986.


Mapa da EFC no Maranhão (695 km) e Pará (197 km): Total: 892 km

Expansão de Ponta da Madeira
Além das operações existentes, o estado [do Maranhão] faz parte do S11D, o maior projeto da história da Vale e da mineração mundial, para abertura de uma nova mina na Serra Sul de Carajás, no Pará
Para permitir o escoamento da produção da futura mina, foi necessária a construção de um de mais um píer no terminal de Ponta da Madeira. A maior obra de infraestrutura portuária da América Latina, a construção do Píer IV, um investimento de mais de US$ 2 bilhões, teve início em 2010 e foi finalizada em 2013.  



Responsabilidade socioambiental
A Vale investe em importantes projetos socioambientais no Maranhão, pois acredita na construção de um relacionamento de qualidade e confiança com as comunidades onde atua. 
As ações para as comunidades, como uma unidade da Estação Conhecimento em Arari, são implementadas pela Fundação Vale. 
No pilar ambiental, destaca-se o Parque Botânico Vale de São Luís. A reserva representa um incentivo fundamental para a proteção ecossistêmica de um dos últimos espaços florestais da ilha de São Luís. Desde a sua inauguração, o parque já recebeu mais de 500 mil visitantes. 

Terminal Marítimo de Ponta da Madeira - TMPD [A]



Foto aérea 1: [10jan2012] com vista geral sentido Oeste-Leste, do TMPD – Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em primeiro plano  e à direita, ao fundo, o Porto do Itaqui. Vê-se (na ordem da esquerda para a direita) o Píer 4 (em construção em jan.2012; obra finalizada em 2013); o Píer 3 com 2 navios em carregamento; o Píer 1 com um navio desatracando) e no cais do Porto do Itaqui, o Píer 2 (arrendado pela Vale junto à EMAP). RAS.
Foto Imagem / Fonte:
http://www.fotoimagem.fot.br/portos/regiao-nordeste/maranhao/terminal-maritimo-de-ponta-da-madeira/ponta-da-madeira.html

Terminal Marítimo de Ponta da Madeira - TMPD [A]

Início das operações: 1986
Participação da Vale: 100% - operação própria
[Localização] O terminal está localizado no Complexo Portuário de Itaqui, à margem leste da Bahia de São Marcos, em São Luís. É o maior porto brasileiro em movimentação de carga.
Principais cargas armazenadas: Minério de ferro, manganês, ferro-gusa e grãos de soja de terceiros;
Volume de carga transportada: 107 milhões de toneladas métricas de minério de ferro 
Capacidade de armazenamento: 8,9 milhões de toneladas, que será expandida para 10,7 milhões de toneladas.

FOTO aérea 2: site Vale: Píer II da VALE, situado fora do TMPD, localizado no Porto do Itaqui, (Carga Geral, Passageiros e Granéis líquidos e sólidos), usado pela VALE mediante arrendamento comercial junto à EMAP - Empresa Maranhense de Administração Portuária (sucessora da Codomar).

Saiba mais: 02dez2015
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/ports-terminals/Paginas/default.aspx

Portos e Terminais
Nossos clientes e operações estão localizados nos cinco continentes. Para integrá-los, contamos com uma rede de portos e terminais modernos e eficientes, muitos deles conectados a nossas minas por meio de ferrovias.
Temos portos com calado profundo, aptos para receber os Valemax – os maiores navios mineraleiros do mundo, com capacidade para 400 mil toneladas de minério. 
Para atender os portos menos profundos, instalamos as Estações de Transferência Flutuante, onde o minério é passado dos navios Valemax para navios menores.
Essa cadeia de logística integrada permite reduzir o número de viagens realizadas, principalmente entre Brasil e Ásia, diminuindo não apenas custos e tempo, mas também emissão de gases poluentes.
Operamos estruturas portuárias na Argentina, no Brasil, na Indonésia, na Malásia e em Omã, atendendo também serviço de carga para terceiros. Conheça-os:

Terminal de Ponta da Madeira [B]

Foto aérea 3: [10jan2012] com vista geral sentido Oeste-Leste, do TMPD – Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em primeiro plano  e à direita, ao fundo, o Porto do Itaqui. Vê-se (na ordem da esquerda para a direita) o Píer 4 (em construção em jan.2012; obra finalizada em 2013); o Píer 3 com 2 navios em carregamento; o Píer 1 com um navio desatracando) e no cais do Porto do Itaqui, o Píer 2 (arrendado pela Vale junto à EMAP). RAS.
Foto Imagem / Fonte:
http://www.fotoimagem.fot.br/portos/regiao-nordeste/maranhao/terminal-maritimo-de-ponta-da-madeira/ponta-da-madeira.html

Localizado próximo ao Porto de Itaqui, no estado do Maranhão, tem capacidade de acomodar cinco navios [de grande porte; em quatro Píeres]. Usado para movimentar principalmente minério de ferro, e também minério de manganês, concentrado de cobre e ferro-gusa produzidos pela Vale e ferro-gusa e grãos de soja de terceiros.
* Atendendo à determinação da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), estas informações devem estar disponíveis no site dos portos.



http://mundo.intranetvale.com.br/PT/Unidade/Content/Brasil/MA

Estrada de Ferro Carajás (EFC)



No Maranhão, a ferrovia exerce duas funções primordiais: escoar a produção de Carajás até o terminal de Ponta da Madeira e fazer o transporte de passageiros de diversos municípios. A EFC é operada em regime de concessão de 30 anos, com vencimento em 2027. 
Início das operações:
Trem de Carga: 1985.
Trem de Passageiros: 1986
Participação da Vale: 100% - operada por concessão pública 
Principais cargas: Minério de ferro, ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão 
Frota: 254 locomotivas e 20.505 vagões - 2013 
Extensão: 892 Km 

SAIBA MAIS:
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Service-Carajas/Paginas/default.aspx



Trem de PASSAGEIROS da Estrada de Ferro Carajás

http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Service-Carajas/Paginas/default.aspx





O trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) conecta os estados do Maranhão e do Pará, passando por 25 localidades, entre povoados e municípios. Além de seguro e eficiente, o serviço tem passagens até 50% mais baratas do que o transporte rodoviário e, por isso, é a escolha de cerca de 1.300 passageiros por dia.
Em funcionamento desde 1986, o trem parte da Estação Ferroviária do Anjo da Guarda, em São Luís, Maranhão, com destino a Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas, quintas-feiras e sábados, às 8h. Às terças, sextas-feiras e domingos, realiza o percurso de volta. Não há viagem na quarta-feira.
Os passageiros contam com carro lanchonete, ar-condicionado, televisão, fraldário, ambulatório e vagão para portadores de deficiência. Para muitos moradores, o trem de passageiros EFC é o único meio de transporte disponível na época das chuvas, quando muitas estradas ficam inacessíveis para carros e ônibus.

Novo Trem de Passageiros EFC [2015]

Da Vale para você com muito orgulho


http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Service-Carajas/Paginas/new-efc-train.aspx

O ano de 2015 marca os 30 anos da Vale no Pará e no Maranhão, uma história de conquistas e parcerias. Para comemorar com as pessoas que fazem parte dessa trajetória, a Vale lança o Novo Trem de Passageiros, mais moderno e confortável.

Além de uma nova infraestrutura, um novo serviço à comunidade.

Transportando cerca de 300 mil passageiros por ano, o Trem de Passageiros não leva apenas pessoas, mas carrega também oportunidades de desenvolvimento, qualidade de vida e inclusão social às comunidades vizinhas à ferrovia.
INVESTIMENTOS: R$ 55 milhões
SEGURANÇA E TECNOLOGIA
FROTA
39 novos carros:
- 6 carros de classe executiva
- 21 carros de classe econômica
- 12 carros de serviço, incluindo lanchonete, restaurante, bagageiros e outros.
[MAIS CONFORTO]
- Poltronas mais amplas e com mais inclinação
- Luzes de leitura
- Tomadas individuais
- Sistema de entretenimento de áudio com 3 canais disponíveis.
- 70 passageiros por carro
- Opção de poltrona adaptada para passageiros com mobilidade reduzida
- Todos os carros climatizados
- Janelas mais amplas
- Poltronas com mesas individuais de refeição
- Painéis digitais informativos
- Banheiros dispõem de sanitários com funcionamento a váculo.
- Sistema de entretenimento audiovisual
CARRO RESTAURANTE
- Novo serviço disponibilizado
- Carro com capacidade para 70 pessoas, em 19 mesas
- Serviço de alimentação a la carte - refeições e lanches.


Sobre o Trem


Presidente da Vale [Murilo Ferreira] apresenta Novo Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás ao governador do Maranhão


Fonte: site VALE; 24/09/2015
http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Paginas/diretor-presidente-vale-apresenta-novo-trem-estrada-ferro-carajas-governador-maranhao.aspx




O diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, apresentou o Novo Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás.
Ao governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, na última sexta-feira, 18/09[2015], em São Luís. O governador elogiou os novos carros e destacou a importância do investimento para a população dos 27 municípios percorridos pelo trem. “É um prazer estar aqui visitando a Vale para que possamos continuar com a visão de desenvolvimento que leva em conta o papel do governo e valoriza as empresas que investem no Maranhão. Precisamos da união de todos e a Vale é um parceiro muito importante”, disse Flávio Dino.
O Novo Trem é um grande motivo de orgulho para toda a Vale, segundo o diretor-presidente Murilo Ferreira. “Para nós é um privilégio oferecer um padrão de serviço comparado aos melhores do mundo. O Novo Trem de Passageiros demonstra o nosso respeito com as comunidades onde estamos presentes. Estamos muito felizes de oferecer este nível de conforto e qualidade à população”, declarou.
O governador e sua comitiva também puderam provar alguns dos produtos feitos pelos integrantes do Programa Agir EFC. Geleias, biscoitos, cocadas e outros itens foram aprovados pelos visitantes, que ainda conheceram duas representantes do Programa. Camila Santos, integrante do grupo “Todo Dia”, de Vitória do Mearim (MA) falou da satisfação em participar do projeto promovido pela Fundação Vale. “Foi maravilhoso poder mostrar nosso trabalho. Estou feliz em participar do Projeto AGIR. Vemos um futuro bom e queremos crescer ainda mais”, disse.

 Novo Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás

A Vale investiu US$ 55,6 milhões na frota da EFC. Foram adquiridos 39 carros, dos quais 6 são executivos, 21 econômicos e 12 de serviços que incluem lanchonete, restaurante, especial para cadeirantes, bagageiro e gerador.
Cada carro executivo da nova frota tem capacidade para transportar 60 passageiros. Já nos econômicos haverá 79 lugares. Os carros da classe executiva têm sistema de som e iluminação individualizados para dar mais conforto e comodidade aos viajantes. Outro diferencial são as poltronas, mais confortáveis. As novidades contemplam também os dois carros-restaurante que possuem, cada um, 72 lugares, um acréscimo de 56% em relação à frota que opera atualmente.

Faça um tour pelo Novo Trem de Passageiros e saiba mais!

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