terça-feira, 25 de setembro de 2018

[692] OS GRANDES E GRAVES DESAFIOS DA ENGENHARIA MARANHENSE. Ronald Almeida e Antonio Palmeira. SLZ-MA, 25set2018.




FACEBOOK RAS 25set2018 (nº4.201): 

OS GRANDES E GRAVES DESAFIOS DA ENGENHARIA MARANHENSE.

Importante e lúcido depoimento do Engenheiro ANTÔNIO PALMEIRA especialista em Cálculo Estrutural, aqui no Facebook 25.09.2018, sobre o que está acontecendo e poderá se agravar no futuro próximo com o Ensino Acadêmico e a Prática Profissional da ENGENHARIA {e da ARQUITETURA, idem].

Útil e válido para ARQUITETOS de todas as especialidades e idades. Os desafios da qualidade e da quantidade na formação acadêmica e profissional; a educação contínua; as responsabilidades das universidades, dos alunos, dos empresários, das entidades de classe e do Poder Público.

Além disso, nos últimos anos, assistimos ao Poder Público estadual (maior contratante) e às 217 Prefeituras do Maranhão contratar grandes escritórios ou profissionais de outros estados para realizar projetos e obras de ARQ/ENG/URB, em detrimento cada vez maior dos profissionais maranhenses.

Parabéns ao Engenheiros FRANCISCO GONÇALVES e ITANER VALE que também participaram do 60º Congresso IBRACON.

Leiam com atenção.
Sem BONS ENGENHEIROS e sem BONS ARQUITETOS nunca teremos uma BOA CONSTRUÇÃO CIVIL, a mola mestre da economia em todo o mundo.

Ronald de Almeida Silva.
Arquiteto Urbanista.
CAU-BR A.107.150-5; graduado na FAU-UFRJ 1968-72. 
46 anos de atividade profissional.



FOTO 01: TORRE BURJ KHALIFA, ainda o prédio mais alto do Mundo. Construído no Emirado de DUBAI, país: EMIRADOS ÁRABES UNIDOS – EAU, inaugurado em 2008. 828 metros de altura, 162 andares.



TEXTO ABAIXO DE ANTÔNIO PALMEIRA. Palmeira Antonio.

O IBRACON, Instituto Brasileiro do Concreto promove todo ano o Congresso Brasileiro do Concreto, que neste ano foi o 60º e aconteceu em Foz do Iguaçu,

Cheguei de lá ontem à noite depois de tomar 3 aviões e passar 12 horas de viagem. Mas tudo bem: é o maior congresso brasileiro de engenharia e sempre é fantástico.

No congresso acontecem cinco concursos para estudantes, obrigando os participantes a fazer certas coisas, orientados por professores, que parecem até brincadeiras, mas que fornecem vasto conhecimento a eles sobre o concreto.

Quem quiser saber mais basta acessar o site do IBRACOM, que lá encontrarão tudo sobre tais concursos.

Bem, minha querida cidade hoje tem, se não estou errando na contagem, cinco faculdades de engenharia civil, em todas elas existem cadeiras sobre concreto e assim existem professores entendidos no assunto.

Acho que não conheço nenhum de tais professores, apesar de hoje ser o mais velho engenheiro da cidade que trabalha com isso, não vi nenhum conhecido.

Os alunos daqui não apresentam nenhum trabalho para participar dos concursos.

Foram daqui, além de mim, os colegas Francisco Gonçalves e Itaner Vale. Se mais alguém foi e eu não vi por favor alegrem-me dizendo quem mais foi.pois estou triste com a engenharia maranhense.

Parece que aqui transformaram a Engenharia, (com E maiúsculo), em um simples negócio e não em um honrada profissão.

ANTÔNIO PALMEIRA
Engenheiro; especialista em Cáculo Estrutural.
SLZ-MA, 25set2018

COMENTÁRIOS E RESPOSTAS EM 25set2018.

Palmeira Antonio Caro Ronald Almeida Silva, sua mensagem deixou-me esperançoso, talvez nem tudo esteja perdido. Muito obrigado!

RESPOSTA 01: Caro Colega ANTÔNIO PALMEIRA. Palmeira Antonio. Você é um batalhador estudioso missionário da ENGENHARIA MARANHENSE e mestre numa especialidade de altíssima responsabilidade: CALCULO ESTRUTURAL. Sem BONS ENGENHEIROS e sem BONS ARQUITETOS é impossível se fazer uma BOA CONSTRUÇÃO CIVIL, a mola mestre da economia no mundo inteiro.


Grafico 1: PRÉDIOS MAIS ALTOS DO BRASIL.



RESPOSTA 02: Ronald Almeida Silva 

O NOVO PRÉDIO MAIS ALTO DO MUNDO: 1.600 metros de altura; 275 andares; KINGDOM TOWER A TORRE DO REINO: Em construção na cidade Jeddah, capital da ARÁBIA SAUDITA /. Se você tem vertigem, é melhor nem imaginar como seria ficar no alto deste prédio. 

Ainda em fase de projetos, o Kingdom Tower (que será construído na cidade de Jeddah, Arábia Saudita) deve possuir 200 andares quando estiver pronto, atingindo a incrível marca dos 1,6 mil metros de altura [reduzida para 1.000 m]. O empreendimento pode chegar a custar 30 bilhões de dólares.

Os atuais planos dos engenheiros responsáveis distribuem os andares do Kingdom Tower da seguinte maneira: os cinco primeiros andares são destinados ao lobby e setores de serviços, os próximos 50 são reservados para escritórios diversos e os 25 seguintes são reservados para um hotel. Do 76º andar 76 ao 195º, estão os blocos residenciais.

FOTO 02: O NOVO PRÉDIO MAIS ALTO DO MUNDO: 1.000 metros de altura; 200 andares; KINGDOM TOWER A TORRE DO REINO: Em construção na cidade Jeddah, capital da ARÁBIA SAUDITA .
  
RESPOSTA 03: Ronald Almeida Silva. 
E NÓS AQUI NO MARANHÃO - EM PLENO SÉCULO XXI - AINDA ESTAMOS DISCUTINDO ESCOLA DE TAIPA, CASA DE FARINHA; OPERAÇÕES DE TAPA-BURACOS DE AVENIDAS E RODOVIAS. E O ABSURDO E ANTI-ECONÔMICO GABARITO DE PRÉDIOS DE 12 A 15 ANDARES. URBANÍSTICA. 
UMA IDIOTIA COLETIVA. PQP.

UMA ABERRAÇÃO  
Gráfico 2: Torres mais altas no Mundo. 1873-2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário