segunda-feira, 24 de setembro de 2018

[690] COTIDIANO LUDOVICENSE: JOÃO MARRECO O BOM AMIGO DE CAFETEIRA [JOR, 22mai2018] [E de todos os leitores de “jornais do Sul” vendidos na banca de jornal mais antiga da Praça João Lisboa, São Luís, MA.]



JOÃO MARRECO, O BOM AMIGO DE CAFETEIRA.

[E de todos os leitores de “jornais do Sul” vendidos na banca de jornal mais antiga da Praça João Lisboa, São Luís, MA.]
[JOR, 22mai2018]


Facebook; 22 de maio 2018
Acesso RAS 2018-09-24

Fonte: Facebook JOR

Fim de tarde, e o sol já se escondendo, mas podendo ser visto desde as encostas do Palácio dos Leões, quando se começa a escutar o barulho de algumas portas sanfonadas das lojas, encerrando o expediente.

Cena comum: muitos que gostavam de ler as notícias do sudeste, e da capital federal, se deslocavam e se encontravam na frente da barraca do jornaleiro JOÃO MARRECO. [já falecido]

Jornal dos Sports, Gazeta Esportiva, Jornal do Brasil, O Globo, Correio Braziliense, Folhas de São Paulo e o Estadão. Muitos se dirigiam para “pegar a assinatura moral” (na verdade, uma encomenda feita ao jornaleiro, que a cumpria rigidamente).

De repente, um pequeno grupo de senhores de meia idade caminhava pelo passeio do antigo Moto Bar. Passavam pela banca do MONDEGO, e se dirigiam à banca do JOÃO MARRECO, essa figura aí da foto.

O grupo era comandado pelo já Senador Epitácio Cafeteira, e ainda tinha os irmãos BENEDITOS, o Primeiro, o Segundo e o Terceiro.

O BENEDITO Primeiro, por anos seguidos Vereador por São Luís, vestindo uma indefectível camisa de linho em mangas curtas.

CAFETEIRA, após cumprimentar alguns que também pontificavam no local, tanto para aporrinhar o REI DOS HOMENS, quanto para escutar as estórias de João Marreco, se dirigia ao João:
- Égua, tu ainda não morreu, JOÃO MARRECO?!
No que JOÃO MARRECO respondia, praticamente no mesmo nível:
- E tu, ainda não parou de beber, sacana?!

Os dois, amigos de longas datas sem que ninguém soubesse de onde, se abraçavam sorrindo, com o respeito que os humanos precisam nutrir uns pelos outros.

JOÃO MARRECO era o “proprietário virtual” da também virtual Fazenda Santa Ana, onde dizia ele, compareciam CAFETEIRA e outros políticos maranhenses para jogar “relancim”, comer churrasco de veado (JOÃO garantia que o animal era abatido por LELECO, um caseiro que se vestia de Robin Hood nos dias desses encontros, com uma “frechada” certeira no fiofó – para não estragar o couro!).

Muitos precisam conhecer os fins de tarde e as muitas estórias daquele lugar. ROBERTINHO, ex-Difusora, era frequentador assíduo. Toda tarde ia “buscar” o exemplar do Jornal dos Sports.

Nem duvidem que, logo que eu consiga dinheiro, reunirei essas estórias num segundo livro sobre a Ilha Magnética.
(JOR).

*********************************


AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário