segunda-feira, 10 de setembro de 2018

[683] TRAGÉDIA CULTURAL BRASILEIRA: O MUSEU QUE VIROU A MAIOR PIRA OLÍMPICA DA HISTÓRIA. Ronald Almeida, 06set2018.





O MUSEU QUE VIROU A MAIOR PIRA OLÍMPICA DA HISTÓRIA.

Ou a Olimpíada da Omissão, da Negligência e da Incompetência organizada pela Direção do Museu Nacional com "apoio" da UFRJ e do Ministério da Cultura.

Revisão_05; RAS 2018-09-10


O MUSEU NACIONAL é vinculado à UFRJ desde 1946. Nestes 72 anos = 7 décadas de gestão a UFRJ não teve tempo e nem recursos e nem tomou iniciativa tempestiva alguma para elaborar e implantar o PLANO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO visando a atender e cumprir a legislação e as normas técnicas para proteger de modo eficaz um dos maiores acervos (20 milhões de peças) de História Natural do mundo. E é claro, da mesma forma, proteger as vidas humanas dos visitantes e dos que lá trabalhavam!



Além de indispensável, essencial, é um documento e um conjunto de procedimentos preventivos exigido como condição sine qua non para o funcionamento de qualquer edificação pública. Esse plano é uma EXIGÊNCIA LEGAL e deve ser orientado e aprovado previamente pelo CORPO DE BOMBEIRO RJ.

Do mesmo modo como outros documentos técnicos e administrativos que legalmente são exigíveis também: HABITE-SE, certificado da Vigilância Sanitária, Alvará de Licença de Funcionamento, certificado de SPDA (para-raios) e vários outros.



O brilhante e notável CIENTISTA – Geólogo e Paleontólogo com Doutorado na Universidade de Columbia, EUA - e pesquisador premiado ALEXANDER HELLNER trabalha no Museu nacional desde 1997 e é um profissional renomado em sua área.

Já na condição de Diretor Geral do Museu Nacional (desde 07fev2018) ALEXANDER HELLNER mostrou-se um péssimo e irresponsável ADMINISTRADOR.

Por que? Por negligenciar (como Cientista e Chefe de Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP/MN), por tantos anos e Diretor por 6 meses) as evidências escancaradas de riscos graves e ameaças concretas de todos os tipos que devastavam dia a dia o maior museu do país e sua portentosa coleção de mais de 20 milhões de itens e que ele vivenciou durante os mais de 7.600 dias - de 1997 até hoje, em que trabalhou e viveu dentro daquele templo científico.



Esse cientista trabalhou mais de 20 anos tomando conhecimento dessas mazelas progressivas que fruto de sua ingenuidade, inexperiência como ADMINISTRADOR e óbvia falta de visão e prestígio político (como DIRETOR), imerso na burocracia insana do sistema anacrônico e embolorado de gestão da UFRJ, acabaram por destruir o imenso ACERVO do maior, mais prestigioso e mais antigo museu do Brasil.

Entrevistado na TV GLOBO por um compassivo e leniente PEDRO BIAL, em programa veiculado nesta madrugada de 06set2018, ALEXANDER HELLNER confessou que se emocionou mas não chorou ao ver as chamas que transformaram o Museu Nacional, o crânio de LUZIA, os 500 mil livros da biblioteca científica e as múmias egípcias em gigantesca pira olímpica vista a dezenas de quilômetros na noite escura de domingo, 02set2018.



Outro administrador menos frio e mais consciente de suas responsabilidade teria se desesperado e desmaiado e entrado em choque volêmico. Se tivesse a alma de um Diretor do Museu de Tóquio teria cometido haraquiri ali mesmo em frente à estátua de Dom Pedro II, de joelhos pedindo perdão eterno.



ALEXANDER HELLNER: QUE VOCÊ PEÇA DEMISSÃO para honrar seu currículo de Cientista Emérito ou seja DEMITIDO. 

E que leve junto com você a Vice Diretora CRISTIANA SILVEIRA SEREJO e os Diretores Adjuntos Wagner William Martins; Lygia Dolores Ribeiro de Santiago Fernandes e Luiz Fernando Duarte. 

Todos pecaram por omissão de socorro ao museu que se desintegrava a cada dia, sob os olhos complacentes de uma Diretoria inexperiente e leniente com a crônica de uma morte anunciada que viam todos os dias.

Não tem outro caminho para você e seus pares manter ao menos algum resquício de dignidade.

P.S.: É óbvio e incontornável que o Reitor comunista da UFRJ desde 03jul2015 – ROBERTO LEHER – também deva pedir DEMISSÃO  ou seja demitido e punido pelo crime de omissão, negligência e, solidariamente com KELLNER, por gestão temerária do Museu Nacional.

Roberto Leher (filiado ao PSol) assume a Reitoria da UFRJ em jul.2015 com boné do MST na mão!!!

Como disse o economista e escritor ROBERTO CONSTANTINO*, em artigo de 06set2018,
A UFRJ tem de ser retirada imediatamente do comando de qualquer museu, e seu reitor [Roberto Leher] tem que ir para o olho da rua. É o mínimo que se espera como punição pela irresponsabilidade que custou ao Brasil 200 anos de história”.

São Luís, MA, 06set2018.
Assina; RONALD DE ALMEIDA SILVA, 71 anos, carioca, ex-morador em São Cristóvão, frequentador da Quinta da Boa Vista e do Museu Nacional a partir dos anos 50, arquiteto urbanista FAU-UFRJ 1972.

(*) Autor da citação: Rodrigo Constantino
Fonte: Revista ISTO É; 06/09/2018.



*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1




Nenhum comentário:

Postar um comentário