segunda-feira, 10 de setembro de 2018

[682] TRAGÉDIA CULTURAL BRASILEIRA: QUEM É ALEXANDER KELLNER, O DIRETOR DO MUSEU NACIONAL, ONDE TRABALHA HÁ 20 ANOS E NÃO CONSEGUIU EVITAR A CATÁSTROFE.





ALEXANDER WILHELM ARMIN KELLNER ASSUME DIREÇÃO DO MUSEU NACIONAL 
[em 07fev2018]

Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu Nacional; 08.02.2018
Acesso RAS 2018-09-10

1.      O [Geólogo e] Paleontólogo ALEXANDER KELLNER é o novo Diretor do Museu Nacional/UFRJ. A posse foi nessa quarta-feira (07/02/2018) em cerimônia reservada no gabinete da Vice-reitora da UFRJ, Prof.ª Denise Fernandes Lopez Nascimento.

2.      KELLNER, que estará à frente do Museu Nacional no quadriênio 2018/2021, foi o vencedor (com 63,72% dos votos) na consulta realizada em setembro passado, junto ao corpo social da instituição, com a CHAPA 1 - PARA ALÉM DOS 200 ANOS: REVITALIZANDO O MUSEU NACIONAL.

3.      A nova direção conta ainda com os professores:
        i.            CRISTIANA SEREJO (Vice-diretora),
     ii.            LUIZ FERNANDO DIAS DUARTE (Diretor Adjunto Técnico-Científico),
   iii.            LYGIA DOLORES RIBEIRO DE SANTIAGO FERNANDES (Diretora Adjunta de Ensino) e o
   iv.            Museólogo WAGNER WILLIAM MARTINS (Diretor Adjunto Administrativo).

4.      As atividades em comemoração aos 200 anos do Museu Nacional, este ano, e a revitalização da instituição estão entre as prioridades para o início do mandato. Segundo KELLNER, em entrevista à rádio CBN, é necessário mudar o Museu Nacional. “Por que a população brasileira não pode ter um museu de história natural de grande porte, bacana como nos outros países? Por que só a elite pode viajar pra fora e ver esses museus fantásticos? Não há justificativa", afirmou o novo diretor.




SOBRE O NOVO DIRETOR DO MUSEU NACIONAL

5.      Há 20 anos no Museu Nacional, Alexander Kellner foi Chefe de Departamento de Geologia e Paleontologia (DGP/MN), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo/MN), membro da Congregação como representante eleito de professores Assistentes, Adjuntos e Associados. Atualmente é Professor Titular da instituição e membro da Academia Brasileira de Ciências.

6.      Iniciou atividade científica em 1982, dedicando-se ao estudo de vertebrados fósseis. Realizou tese de mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, revisando os pterossauros de depósitos brasileiros e concluiu tese de doutorado pela Columbia University em programa conjunto com o American Museum of Natural History, com um estudo inédito sobre as relações filogenéticas deste grupo.

7.      Organizou o primeiro workshop (Pittsburgh, 1995) e o primeiro simpósio sobre pterossauros (Nova Iorque, 1996). Participou na organização de vários congressos científicos, como o 31st International Geological Congress (Rio de Janeiro, 2000) e o 2º Congresso Latino-americano de Paleontologia de Vertebrados (Rio de Janeiro, 2005), do qual foi o presidente.

8.      [Kellner] Ingressou no Museu Nacional em 1997, onde desempenha atividades de pesquisa, ensino e extensão.

9.      Desde 2007 ocupa a posição de Editor Chefe dos Anais da Academia Brasileira de Ciências. Coordenou a exposição "No Tempo dos Dinossauros", na época a mostra científica temporária mais visitada no Brasil (220.000 visitantes) e organizou a montagem do primeiro dinossauro de grande porte do país (Maxakalisaurus topai) para o qual recebeu o Voto de Aplauso do Congresso Nacional (2006).

10. Desenvolve linhas de pesquisa com répteis fósseis, sobretudo pterossauros, dinossauros e crocodilomorfos. Entre as principais descobertas está o dinossauro Santanaraptor (1999) com músculos e vasos sanguíneos fossilizados, o pterossauro Thalassodromeus (2002), base para estudos sobre a fisiologia, e uma nova teoria sobre a competição entre aves primitivas e pterossauros (1994 - 2005).



11. Descreveu mais de 60 espécies novas, tendo estudado material da Mongólia, Irã, Marrocos, Líbano, China, Argentina, Chile, Venezuela, Estados Unidos, Austrália, Antártica e Espanha, entre outros. Organizou e/ou participou de expedições para os mais diferentes pontos do planeta como os desertos do Atacama (Chile) e Kerman (Irã), Liaoning (China) e a Ilha de James Ross na Antártica. No Brasil, realizou atividade de coleta do norte ao sul do país.

12. Além da intensa atividade acadêmica, atua na divulgação científica através de palestras e artigos populares como a coluna mensal Caçadores de Fósseis (Instituto Ciência Hoje). Orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

13. Possui parcerias com cientistas brasileiros das principais instituições de pesquisa nacionais como também do exterior. Possui mais de 800 publicações (incluindo resumos, editorias e artigos populares), sendo mais de 200 artigos originais, publicados nas principais revistas científicas tais como Nature, Science e PNAS.

14. Dos livros destacam-se os títulos Pterossauros - os senhores do céu do Brasil (Editora Vieira & Lent) e os romances Na terra dos titãs e Mistério sob o gelo (Editora Rocco).

15. Devido a sua atividade concedeu centenas de entrevistas. Também organizou documentários sobre a pesquisa paleontológica entre os quais Caçadores de Dinossauros e Expedição Antártica - o verão de 70 milhões de anos (produtora Terra Brasilis).

16. Pela sua atividade recebeu vários prêmios e homenagens, tendo sido eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Membro Honorário da New York Paleontological Society e da Sociedad Paleontologica de Chile, e Pesquisador Associado do American Museum of Natural History e do Institute of Vertebrate Paleontology and Paleoanthropology (IVPP, China).

17. Também foi admitido na classe de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008/ outorgado em 2010) e recebeu o prêmio da The World Academy of Sciences (TWAS) na categoria de Ciências da Terra de 2010, tendo sido eleito para membro da TWAS em 2013.




***********************************************

ALEXANDER WILHELM ARMIN KELLNER
Curriculum Vitae TWAS (condensed) [71 pages]

Fonte: TWAS – The World Academy of Sciences
https://twas.org/sites/default/files/kellner_cv_2015_twas.pdf
Access RAS 2018-09-10

1.     PERSONAL INFORMATION
Date of birth: 26/September/1961. [57 years old in 2018]
Place of birth: Vaduz, Principality of Liechtenstein.
Nationality: Brazil (naturalized); previous nationality - Austria

2. ACADEMIC TRAINING
1994 - 1996: Doctor of Philosophy (Ph.D.), Department of Geological Sciences, LamontDoherty Geological Observatory, Columbia University/American Museum of Natural History, New York, USA.
1991 -1994: Master of Philosophy, Department of Geological Sciences, Lamont-Doherty Geological Observatory, Graduate School of Arts and Sciences, Columbia University, New York, USA.
1986 -1991: Master of Science (in Geology/Paleontology), Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil.
1980 -1984: GEOLOGY, Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil.

3. LANGUAGES
Native languages: Portuguese and German
English: fluent reading, speaking and writing;
French: good reading, speaking;
Spanish: good reading and speaking.

4. PROFESSIONAL EMPLOYMENT HISTORY
1997 - present: Full Professor; Department of Geology and Paleontology, Museu Nacional (MN) / Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brazil.
1996-1997: Postdoctoral studies at the Museu Nacional/UFRJ and the Museu de Ciências da Terra, presently part of the Brazilian Geological Service (CPRM).
1991-1996: Ph.D. studies at the Graduate School of Arts and Sciences, Columbia University.
1985-1991: Research Associate, Paleontological Section of the National Department of Mineral Production (DNPM/Rio de Janeiro).


***********************************************

ALEXANDER KELLNER

Full Professor & Member, Academia Brasileira de Ciências (ABC)
irector, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Museu Nacional (MN)
Editor-in-Chief, Anais da Academia Brasileira de Ciências

Fonte: Scielo
Acesso RAS 2018-09-10


Full Professor and member of the Academia Brasileira de Ciências, he is Editor-in-Chief of AABC. He holds a doctorate from Columbia University (New York) and works at the Museu Nacional-UFRJ, for which he was elected director (2018-2022).

His research interests include Paleontology, especially the evolution and diversification of fossil reptiles, mainly dinosaurs and pterosaurs (winged vertebrates). Besides several Brazilian regions, he carried out field activities in countries such as Antarctica, Iran, China, Argentina and Chile.



*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário