terça-feira, 25 de setembro de 2018

[691] SOS RIOS DO BRASIL E DO MARANHÃO: O FALSO PROBLEMA DAS INUNDAÇÕES E DESTRUIÇÃO DE CASAS E RUAS RIBEIRINHAS. Ronald Almeida. SLZ-MA, 25set2018.



FACEBOOK RAS 25set2018 (nº 4.200): 
SOS RIOS DO BRASIL E DO MARANHÃO!
DOS RIOS CARIOCA, TIETÊ E SÃO FRANCISCO AOS RIOS MEARIM, ITAPECURU, UNA E PACIÊNCIA.

O FALSO PROBLEMA DAS INUNDAÇÕES E DESTRUIÇÃO DE CASAS E RUAS RIBEIRINHAS.
                                               
Foto 1(internet): Rio Mearim e a Ponte metálica que liga os Municípios de PEDREIRAS e TRIZIDELA DO VALE, no Maranhão.


LAÉRCIO MUNIZ, morador de Trizidela do Vale, MA, diz hoje 25.09.2018, na campanha O BRASIL QUE EU QUERO NO FUTURO, da TV GLOBO que:
"O RIO MEARIM SOBE MUITO TODOS OS ANOS E PREJUDICA MILHARES DE PESSOAS"!

Resposta: Não é o rio que sobe MUITO todos os anos. Ele apenas obedece ao seu regime milenar de cheias e vazantes conforme as estações do ano e nos trechos mais próximos à foz ainda sobre influência concomitante das marés do Oceano Atlântico e da língua salina.

Foto 2 (internet): Rio Mearim sob os efeitos do refluxo de maré alta, formando a chamada pororoca, já objeto há vários anos do FESTIVAL DO SURF NA POROROCA.

O PROBLEMA REAL é que todos os anos a maioria dessas pessoas "sofridas" - contando com a também secular omissão das autoridades públicas - constrói de modo ilegal no lugar errado, sem licença ambiental, invadindo áreas de influência hidrológica natural e destruindo matas ciliares dos rios.

Essas invasões e ocupações ilegais vão asfixiando, poluindo e assoreando os cursos d'água, lagos, lagunas e lagoas (e até o lençol freáticos) - essas dádivas da natureza -, que além de dessedentar animais racionais e irracionais também é fonte de alimentos e de navegação / transportes hidroviários, hoje quase extintos.

Isso ocorre em todo o Brasil mas no Maranhão é mais grave devido ao fato de ainda existir uma percentual enorme de pessoas / famílias em situação de pobreza e miséria, apesar de o MARANHÃO SER UM ESTADO RICO!

Foto 3 (internet): Rio Mearim na cidade de VITÓRIA DO MEARIM, MA.

Senhores Governadores e Prefeitos, Senhores membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, lideranças de ONGs, e comunitárias, religiosas, empresariais, políticas e cidadãos anônimos:

(i) promovam a EDUCAÇÃO AMBIENTAL como pressuposto básico da CIDADANIA, EM TEMPO INTEGRAL, todas as horas, todos os dias, em todos os ambientes, começando pelo familiar até o educacional e social coletivo;

(ii) retirem as pessoas, casas e ruas das áreas de preservação permanente das margens do rio; TOLERÂNCIA ZERO com a destruição das margens dos rios e mananciais;

(iii) recuperem as matas ciliares que vocês destruíram ao construir casas, praças e ruas nas beiras dos rios;

(iv) construam suas redes de esgotos sanitários e de drenagem pluvial e os sistemas de coleta e destino final do LIXO (resíduos sólidos) que vocês há décadas jogam nos rios e reduzem o oxigênio no corpo hídrico, contaminam a água potável, matam os peixes, causam fedentina, e geram o assoreamento irreversível (?) das calhas de todos os rios maranhenses.

MÃOS À OBRA. NÃO HÁ TEMPO A PERDER
Ronald Almeida.
SLZ-MA, 25set2018.


********************************************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] Textos de Terceiros / Outros Autores: As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.10



Nenhum comentário:

Postar um comentário