sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

[561] COMPLEXO PORTUÁRIO DE SÃO LUÍS: EMPRESA CHINESA [CCCC] ASSINA ÚLTIMO DOCUMENTO QUE FORMALIZA A CONSTRUÇÃO DE PORTO [TUP] EM SÃO LUÍS [MA; 12jan2018]




EMPRESA CHINESA [CCCC] ASSINA ÚLTIMO DOCUMENTO QUE FORMALIZA A CONSTRUÇÃO DE PORTO [TUP] EM SÃO LUÍS [MA; 12jan2018]


Fonte: MARANHÃO HOJE; Por  Aquiles Emir; 12 de janeiro de 2018
Acesso RAS em 2018-01-12

Legenda RAS: Cerimônia de assinatura de MoU; em 06abril 2017.

A maior empresa em infraestrutura da China, a CHINA COMMUNICATIONS CONSTRUCTION COMPANY (CCCC), assinou, dia 27 de dezembro 2017, o último documento para a formalização da parceria na construção do Porto Multimodal de São Luís.
O grupo passa a ser formado pela CCCC, com participação em 51% do empreendimento, e por sócios brasileiros, com 49%.
Em abril do ano passado, em São Paulo, a CCCC assinou acordo com o Grupo WTorre [na realidade com a empresa subsidiária WPR-SLZ-GPT Ltda.] para construção do TERMINAL DE USO PRIVADO (TUP), em solenidade que contou com a presença do governador FLÁVIO DINO, que considerou positiva esta iniciativa das duas empresas, mas elas continuam enfrentando resistências de moradores da área do empreendimento, o que vem dificultando o andamento da obra (foto principal).
De acordo com comunicado da empresa, 4 mil empregos devem ser gerados na obra, sendo 2 mil já no primeiro ano da construção e 85% da mão-de-obra devem ser do Maranhão.
A informação sobre a formalização da parceria é do diretor do PORTO MULTIMODAL, JOSÉ HAGGE, que esteve em São Luís esta semana para compromissos técnicos da obra que já iniciou a fase de supressão vegetal.
“Estamos confiantes de que o investimento de R$ 800 milhões no Maranhão contribuirá para a geração de empregos diretos e indiretos, arrecadação de tributos e possibilitará o incremento do desenvolvimento ao Estado que conta com excelente posição geográfica e marítima na baía de São Marcos”, analisa HAGGE.

Legenda RAS: Proposta de RESEX – Reserva extrativista na área do retroporto do COMPORT - Complexo Portuário na Zona Oeste do Município de São Luís.

O projeto do PORTO MULTIMODAL DE SÃO LUÍS é de um TERMINAL DE USO PRIVADO (TUP), com área de 2 milhões de metros quadrados, sendo 550 mil de área de proteção ambiental,  próxima ao Porto do Itaqui, compreendendo seis berços (quatro na primeira fase e dois na segunda, ponte de acesso, acesso rodoferroviário e pera ferroviária.
O terminal atende as áreas central, norte e nordeste do país, interligado pelas Ferrovias Norte Sul e Carajás.
A primeira fase da obra deve ser concluída em quatro anos, com capacidade para movimentar anualmente: 7 milhões de toneladas de soja e milho, 1,5 milhão de fertilizantes, 1,5 milhão de carga geral e 1, 8 mil metros cúbicos de derivados de petróleo.

GRUPO DE INVESTIDORES
[1] CCCC– Empresa chinesa de construção pública negociada, foi criada em 2005 e é a maior empresa do segmento da China. Está envolvida na construção e infraestrutura de transporte de draga, além de operar ativos em outros países. Entre suas obras mais conhecidas está a maior ponte do mundo, que liga Hong Kong, Macau e Zhuahi, com 55 quilômetros. Da infraestrutura faz parte um túnel com 6,7 quilômetros, que se situa a 40 metros abaixo do nível do mar.

[2] WPR– Fundada em São Paulo, em 1981, atua em diferentes áreas, como construção civil, desenvolvimento imobiliário, centros logísticos, entretenimento, shopping centers e infraestrutura. Os projetos que assina já somam quase 10 milhões de metros quadrados de área construída.

Entre as obras de destaque estão estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, o Allianz Parque, em São Paulo, conhecido como Arena Palmeiras, construído para receber espetáculos, concertos, eventos corporativos e, principalmente, partidas de futebol do Palmeiras.

*******************************************

NOTA DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:
As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos que foram introduzidas na presente versão NÃO CONSTAM da edição original deste documento (artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem).
Esses adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes do artigo por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra e na forma da versão original.
O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes ou apoiadores e nem patrocinadores. Todas as publicações de texto e imagem são feitas de boa-fé, respeitando-se as respectivas autorias e direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011.
O gestor do Blog e da página RAS no Facebook nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária ou político-ideológica.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
[Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, desde 1976]
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972
Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)

Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário