quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

[523] ALEMA: FALECIMENTO DO DEP. HUMBERTO COUTINHO, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO. Caxias, MA. 01jan2018.


DEPUTADO - PDT

HUMBERTO COUTINHO

Humberto Ivar Araújo Coutinho:

Nasceu em 21ago1946, Matões, MA.

Faleceu em 01jan2018, em Caxias, MA.

 



http://www.al.ma.leg.br/noticias/35061

NOTA OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO

Falecimento do presidente Humberto Coutinho


NOTA DE FALECIMENTO
FONTE: ALEMA; 01/01/2018 20h47
http://www.al.ma.leg.br/noticias/35059
Acesso RAS em 2018-01-03

Com imenso pesar,  comunico o falecimento do deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ocorrido às 20h40  desta segunda-feira (1° de janeiro 2018), na cidade de Caxias (MA). 

Em seus momentos finais, Dr. Humberto foi assistido por sua inseparável companheira de 50 anos, dra.Cleide Coutinho, filhos, irmãos, irmãs, demais familiares e amigos muito próximos. 

Humberto Coutinho não resistiu às complicações em decorrência de um câncer agressivo, contra o qual lutava bravamente há quatro anos.

O corpo do deputado Humberto Coutinho será velado, no primeiro momento, em sua residência, por familiares. Em seguida, será levado para o Ginásio da Facema, localizado ao lado do conjunto habitacional Eugênio Coutinho, para que a população de Caxias e de municípios da região possa se despedir do seu grande líder. Ao final, será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da família, ao lado do Cemitério da Olaria, no bairro Volta Redonda, onde ocorrerá o sepultamento, nesta terça-feira (02jan2018), às 10h.

Por ordem do  Presidente em exercício, deputado Othelino Neto, a Assembleia Legislativa decreta luto oficial de sete dias.

Por determinação do governador Flavio Dino, o deputado Humberto Coutinho será velado e sepultado com honras de chefe de Estado, por ter exercido interinamente o cargo de governador do Maranhão (2016) e ter falecido durante o exercício da Presidência do Poder Legislativo Estadual.

Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões (MA). Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, começou a exercer a profissão em 1971, promovendo avanços na saúde de Caxias. Criou e mantém, até hoje, a Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, juntamente com sua esposa, a médica e ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho.

Além de dedicação à medicina, Humberto construiu brilhante carreira política, iniciada em 1988 como o vereador mais votado de Caxias. Em 1990 elegeu-se deputado estadual, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.

Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.

Em 2014 retornou ao Parlamento Estadual maranhense, já consolidado e reconhecido como uma das mais influentes lideranças políticas do Maranhão. Em fevereiro de 2015, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade dos seus pares, para o exercício do biênio 2017/2018.

Consternados, os deputados estaduais para quem o Presidente Humberto se tornou uma unanimidade na política maranhense, lamentam o falecimento do deputado Humberto Coutinho, ao tempo em que se irmanam à dor da esposa, dra. Cleide Coutinho, dos seus filhos George e Georgia, da sua nora Juliane, irmãos, irmãs, familiares, amigos, correligionários e de toda a população de Caxias e do Maranhão, rogando a Deus conforto e força para superarem a perda deste grande líder.

Cumpro o doloroso dever de informar esta notícia que nunca pensei comunicar.

Carlos Alberto Ferreira
Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão




"O Maranhão perde um de seus grandes líderes", diz o deputado Othelino Neto [01jan2018]

Fonte: Agência Assembleia; ALEMA; 01/01/2018 21h04
http://www.al.ma.leg.br/noticias/35061
Acesso RAS em 2018-01-03

Consternado, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B), lamentou o falecimento do presidente Humberto Coutinho, ocorrido às 20h40 desta segunda-feira (1° de janeiro), em Caxias (MA). 
"O Maranhão perde um de seus grandes líderes. Humberto Coutinho era um homem de poucas palavras e um conciliador, mas teve a coragem cívica de ser um dos grandes pilares de momentos relevantes da nossa política recente. Foi fundamental na marcante eleição de governador do saudoso Jackson Lago (PDT) e foi avalista desse movimento histórico da construção de um Maranhão de todos nós, sob a liderança de seu aliado e estimado amigo Flávio Dino", disse Othelino.
“Na sua amada Caxias, em Tuntum, em São Domingos, em Matões, em Parnarama, em cada canto desse estado, enfim, Humberto estará sempre presente. Que Deus o receba bem e conforte a todos os familiares, amigos e admiradores", ressaltou Othelino.
O deputado Humberto Coutinho veio a óbito em sua residência, na cidade de Caxias, assistido por sua esposa, dra.Cleide  Coutinho, companheira de jornada de vida há 50 anos, tendo ao lado familiares e amigos. Há quatro anos ele lutava, bravamente, contra um câncer.
O corpo do deputado Humberto Coutinho será velado, no primeiro momento, em sua residência, por familliares e amigos mais próximos. Em seguida, será levado para o Ginásio da Facema, localizado ao lado do conjunto habitacional Eugênio Coutinho, para ser velado por populares. Ao final, será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da família, ao lado do Cemitério da Olaria, no bairro Volta Redonda, onde ocorrerá o sepultamento, nesta terça-feira (2), às 10h.

PERFIL DE UM GRANDE LÍDER POLÍTICO
Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões, Maranhão. Formado em Medicina, em 1970, pela Universidade Federal da Bahia, desde 1971 começou a exercer a profissão pelo então INSS da cidade de Caxias e na Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, hospital que criou e mantém até hoje, juntamente com sua esposa, a médica e ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho.
Iniciou sua carreira política em 1988 como o vereador mais votado de Caxias, elegendo-se, logo a seguir, em 1990, deputado estadual, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.
Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.
Enquanto prefeito, indicou e apoiou a esposa Cleide Barroso Coutinho como candidata a deputada estadual, eleita em 2006 e reeleita em 2010.
Todas as eleições de Humberto Coutinho sempre tiveram como base eleitoral as cidades de Caxias, Parnarama, São Domingos, Paraibano, Tuntum e Matões. Em 2014 ampliou as suas bases políticas, sendo votado, também, nas cidades de São Mateus, Aldeias Altas, Alexandre Costa e São João do Sóter.
Em 2014, Dr. Humberto, como é conhecido em suas bases eleitorais, retornou à Assembleia Legislativa como o deputado mais votado das oposições, obtendo 67.982 votos.
Ex-prefeito, ex-vereador e Deputado Estadual, a atividade política do Doutor Humberto sempre foi municipalista, trabalhando em perfeito entendimento com os prefeitos e vereadores para ajudar suas bases eleitorais,
Consolidado e reconhecido como grande liderança política do Maranhão, Humberto Coutinho foi eleito, em fevereiro de 2015, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade dos seus pares, para o exercício do biênio 2017/2018.  Em novembro de 2016, ocupou o mais alto cargo do Maranhão, ao assumir interinamente, por cinco dias, o Governo do Estado.


Glalbert Cutrim lamenta falecimento do presidente Humberto Coutinho [01jan2018]

 
Fonte: ALEMA; Assecom/ Dep. Glalbert Cutrim; 01/01/2018 21h35
http://www.al.ma.leg.br/noticias/35062
Acesso RAS em 2018-01-03

É com profundo pesar que recebo a noticia do falecimento do deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Grande líder, amigo e conciliador nato, Humberto deixa um legado de contribuição ao Estado do Maranhão.
Perda irreparável e insubstituível para os amigos e para a política maranhense.
Neste momento de tristeza, me uno em oração aos seus familiares e inúmeros amigos que conquistou ao longo de toda a sua história, e expresso as minhas mais sinceras condolências.
Deputado Glalbert Cutrim


Dep Rubens Júnior emite pesar pelo falecimento de Humberto Coutinho [01jan2018]

 
FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. federal Rubens Jr; 01/01/2018 21h54
Acesso RAS em 2018-01-03

"Hoje (01jan2018) é um dia de tristeza para todos nós. O Maranhão perde um dos seus maiores e mais generosos líderes. Humberto Coutinho sempre foi movido pela paixão por Caxias e pelo estado. Por isso se destacou, tanto na área política, como empresarial. Foi um grande prefeito, deputado estadual atuante e habilidoso presidente da Assembleia Legislativa.
O “Grandão”, como era carinhosamente chamado, teve sua bela trajetória marcada pela integridade. Um homem que lutou por grandes causas do Maranhão, sempre ajudando a construir, desenvolver e realizar os sonhos do nosso povo. Ficará para nós, o seu bom exemplo, a sua persistência e luta pela vida.
Humberto Coutinho foi um baluarte do nosso campo político. Tornando-se peça fundamental para a vitória da oposição durante as eleições de 2014. Deixará seu legado não apenas na política, mas também como um grande companheiro e amigo.
Neste momento de profunda dor, expresso meus sinceros sentimentos e me solidarizo com a família do nosso eterno Humberto. Rogo a Deus que o receba em seus braços e que conforte o coração de todos por esta perda irreparável"
Rubens Pereira Júnior
Deputado Federal/ MA


Rogério Cafeteira lamenta falecimento do presidente Humberto Coutinho [01jan2018]

 
FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Rogério Cafeteira; 01/01/2018 22h00
Acesso RAS em 2018-01-03

Por meio de suas redes sociais, o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Maranhão, Rogério Cafeteira (PSB), afirmou ter recebido com muita tristeza a notícia do falecimento do presidente Humberto Coutinho, ocorrido na noite desta segunda-feira (01jan2018), em Caxias. Ele não resistiu às complicações em decorrência de um câncer agressivo, contra o qual lutava bravamente há quatro anos.
“Recebi com imensa tristeza a notícia do falecimento do nosso presidente Humberto Coutinho. Estamos todos muito consternados com esta perda. O Maranhão perde um grande líder. A família um grande pai. Que Deus conforte os familiares, em especial minha amiga Cleide, que foi sua companheira de uma vida inteira”, disse Cafeteira.

Notícia da morte de Humberto Coutinho causa tristeza à classe politica do MA [01jan2018]


FONTE: ALEMA; Agência Assembleia; 01/01/2018 22h44
http://www.al.ma.leg.br/noticias/35071
Acesso RAS em 2018-01-03

http://www.al.ma.leg.br/noticias/35071

A notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), causou comoção na classe política maranhense, na noite desta segunda-feira (1º de janeiro). Por meio de notas e mensagens de pesar postadas nas redes sociais, muitos destacaram a grande liderança influência política de Humberto no Maranhão.

O presidente em exercício da Assembleia, deputado Othelino Neto (PC do B), afirmou que o Maranhão perde um de seus grandes líderes. Segundo ele, Humberto Coutinho era um homem de poucas palavras e um conciliador, mas teve a coragem cívica de ser um dos grandes pilares de momentos relevantes da nossa política recente.

“Humberto foi fundamental na marcante eleição de governador do saudoso Jackson Lago (PDT) e foi avalista desse movimento histórico da construção de um Maranhão de todos nós, sob a liderança de seu aliado e estimado amigo Flávio Dino", disse Othelino.

Destacou, ainda, que na sua amada Caxias, em Tuntum, em São Domingos, em Matões, em Parnarama, em cada canto desse estado, Humberto estará sempre presente.

Por meio de suas redes sociais, o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Maranhão, Rogério Cafeteira (PSB), afirmou ter recebido com muita tristeza a notícia do falecimento do presidente Humberto Coutinho.

“Estamos todos muito consternados com esta perda. O Maranhão perde um grande líder. A família um grande pai. Que Deus conforte os familiares, em especial minha amiga Cleide, que foi sua companheira de uma vida inteira”, disse Cafeteira.

Também consternado com a notícia, o deputado Glalbert Cutrim disse que o grande líder, amigo e conciliador nato, Humberto deixa um legado de contribuição ao Estado do Maranhão.
Ele disse ser uma perda irreparável e insubstituível para os amigos e para a política maranhense.

"Hoje é um dia de tristeza para todos nós. O Maranhão perde um dos seus maiores e mais generosos líderes. Humberto Coutinho sempre foi movido pela paixão por Caxias e pelo estado. Por isso se destacou, tanto na área política, como empresarial. Foi um grande prefeito, deputado estadual atuante e habilidoso presidente da Assembleia Legislativa”, afirmou o deputado federal Rubens Junior (PC do B).

DEPUTADOS FEDERAIS
Ele ressaltou que o “Grandão”, como era carinhosamente chamado, teve sua bela trajetória marcada pela integridade. “Um homem que lutou por grandes causas do Maranhão, sempre ajudando a construir, desenvolver e realizar os sonhos do nosso povo. Ficará para nós, o seu bom exemplo, a sua persistência e luta pela vida”.

Segundo Rubens Junior, Humberto Coutinho foi um baluarte do nosso campo político, tornando-se peça fundamental para a vitória da oposição durante as eleições de 2014. “Deixará seu legado não apenas na política, mas também como um grande companheiro e amigo”.

A deputada federal Eliziane Gama também manifestou profundo pesar em virtude do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho.
“Perdi um grande amigo, um conselheiro e uma pessoa que deixa um grande legado para a política maranhense. Que Jesus conforte o coração da minha amiga Cleide Coutinho e de toda a sua família”, disse Eliziane Gama.

POLÍTICO EXEMPLAR
Em nota, o deputado Fábio Braga disse que morreu o comandante, o farol que arregaçou as mangas para enfrentar uma batalha contra um câncer devastador. Sua visão leal e pacificadora inaugurou um novo tempo na Assembleia Legislativa.

“Humberto Coutinho era um homem que estava além de seu tempo, realizando obras para a posteridade. Quis o grande Deus levá-lo tão cedo, mas restou a certeza de que o esplendor da sua carreira política e empresarial jamais teria chegado ao atual estágio, se não tivesse existido o comando carinhoso e firme da sua fiel escudeira Cleide que juntos durante mais de cinco décadas, em todos os momentos mais importantes que ficarão para sempre na história, com a gratidão de todos os maranhenses”, destacou.

Para o deputado Adriano Sarney, Humberto Coutinho presidiu a Assembleia Legislativa nos últimos três anos e deixou como marca de sua liderança a seriedade, responsabilidade e ética. Foi um exemplo de político conciliador e também um grande guerreiro

Também se manifestou com pesar o deputado Fábio Macedo: "a partida de Coutinho, que foi uma das maiores lideranças políticas do Maranhão, abre uma lacuna na política maranhense, onde se destacou tanto pela competência administrativa como prefeito de Caxias e em seus dois mandatos como Presidente do Legislativo Maranhense, quanto pela sua humanidade e sensibilidade no trato com a população”.


Fábio Macedo manifesta pesar pela morte de Humberto Coutinho [01jan2018]

 
FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Fábio Macedo; 01/01/2018 23h21
Acesso RAS em 2018-01-03

O deputado estadual Fábio Macedo manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do presidente da Assembleia Legislativa do  Maranhão, Humberto Coutinho.
A partida de Coutinho, que foi uma das maiores lideranças políticas do Maranhão, abre uma lacuna na política maranhense, onde se destacou tanto pela competência administrativa como prefeito de Caxias e em seus dois mandatos como Presidente do Legislativo Maranhense, quanto pela sua humanidade e sensibilidade no trato com a população.
Neste momento de dor, o deputado Fábio se solidariza com sua companheira de vida e viúva Dona Cleide Coutinho, seus filhos, assim como todos os familiares, amigos e toda população de Caxias. Que Deus dê conforto e forças a todos para suportar esta grande perda.
 Fábio Macedo 
Deputado Estadual


Deputada federal Eliziane Gama lamenta morte de Humberto Coutinho [01jan2018]

 
FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Federal Eliziane Gama; 01/01/2018 23h23
http://www.al.ma.leg.br/noticias/35068

A deputada federal Eliziane Gama manifesta profundo pesar em virtude do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Humberto Coutinho.
Dr. Humberto Coutinho faleceu hoje, dia 01 de janeiro de 2018. Ele enfrentava uma enfermidade e lutou bravamente pela vida.
A parlamentar solidariza-se com parentes, amigos e admiradores da trajetória de vida pública do nobre deputado estadual.
“Perdi um grande amigo, um conselheiro e uma pessoa que deixa um grande legado para a política maranhense. Que Jesus conforte o coração da minha amiga Cleide Coutinho e de toda a sua família”, disse Eliziane Gama.


Fábio Braga presta homenagem ao presidente Humberto Coutinho [01jan2018]

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Humberto Coutinho; 01/01/2018 23h39
Acesso RAS em 2018-01-03



“Em meu nome e de minha família, externo profundo pesar pela imensa perda do colega e amigo Humberto Coutinho.
Morreu o comandante, o farol que arregaçou as mangas para enfrentar uma batalha contra um câncer devastador. Sua visão leal e pacificadora inaugurou um novo tempo na Assembleia Legislativa.
Humberto Coutinho era um homem que estava além de seu tempo, realizando obras para a posteridade. Quis o grande Deus levá-lo tão cedo, mas restou a certeza de que o esplendor da sua carreira política e empresarial jamais teria chegado ao atual estágio, se não tivesse existido o comando carinhoso e firme da sua fiel escudeira Cleide que juntos durante mais de 5 décadas, em todos os momentos mais importantes que ficarão para sempre na história, com a gratidão de todos os maranhenses.
Deus acolha seu espírito dando compreensão e força aos familiares e amigos para suportar essa ausência. Que sua lealdade, história e bravura, sobretudo em defesa da vida, sirvam de legado a todos nós. Paz profunda irmão”.
Fábio Braga
Deputado Estadual




Governo do Maranhão e TJMA manifestam-se sobre falecimento de Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Aurina Carneiro / Agência Assembleia01/01/2018 23h43
Acesso RAS em 2018-01-03



GOV. MA:
O Governo do Maranhão e o Tribunal de Justiça manifestaram, através de notas, profundo pesar pelo falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho. Em nota, o Governo do Maranhão enaltece Humberto Coutinho como exemplo de luta e superação para todos os maranhenses.
 “Dos mais destacados líderes políticos do Maranhão, Humberto Coutinho ocupou vários cargos públicos, como vereador e prefeito de Caxias, deputado estadual, por várias legislaturas, e governador do Estado interinamente”, diz a nota do governo.

TJ-MA:
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, em nome dos demais desembargadores membros da Corte, externa profundo pesar pela perda do presidente da Assembleia Legislava, ao mesmo em que solidariza-se com a família do deputado desejando conforto e serenidade em momento tão difícil de imensurável perda.
“Toda a classe judiciária do Maranhão presta condolências e expressa os mais sinceros pêsames”, afirma o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão.


 “Um homem que muito fez pelo Maranhão”, diz deputado Levi Pontes sobre Humberto Coutinho [02jan2018]

 
FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Dr. Levi Pontes; 02/01/2018 00h12
Acesso RAS em 2018-01-03



O deputado estadual Levi Pontes (PC do B) lamentou a morte do seu amigo médico, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Humberto Coutinho (PDT), que faleceu na noite desta segunda-feira, 1° de janeiro de 2018, na cidade de Caxias, Maranhão. O deputado Humberto Coutinho não resistiu às complicações em decorrência de um câncer na qual lutava há quatro anos.

Para o doutor Levi Pontes, amigo de profissão de Humberto Coutinho, o Maranhão perde uma das maiores lideranças políticas que já existiu nos últimos 50 anos. 

"É com profundo pesar que recebi essa triste notícia. É uma perda muito grande para a política e para todo o Maranhão. Dr. Humberto não era apenas um colega parlamentar, mas meu amigo de profissão na qual guardarei todas as boas lembranças de um homem íntegro, honesto e batalhador. Sem dúvida alguma, um homem que muito fez pelo Maranhão”, lamentou Dr. Levi Pontes. 

O deputado Levi ainda deixou suas palavras de consolo a ex-deputada, esposa, Cleide Coutinho. 

“Sei que é um momento difícil de enfrentar, mas quero pedir a Deus que console a Dra. Cleide Coutinho, seus filhos, familiares e amigos neste período de luto, de perda de um grande chefe da família. Que Deus traga consolo a todos", concluiu Levi Pontes.


População de Caxias se despede do presidente Humberto Coutinho [02jan2018]

FONTE: ALEMA; Nice Moraes / Agência Assembleia; 02/01/2018 00h30
http://www.al.ma.leg.br/noticias/35073
Acesso RAS em 2018-01-03



Comoção e tristeza tomaram conta da população de Caxias com a morte do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, 71 anos, ocorrida na noite desta segunda-feira (1º de janeiro), em sua residência, na cidade de Caxias. Ele estava no seu quinto mandato e fazia tratamento contra o câncer, há quatro anos.  

Logo que ficaram sabendo da morte de Humberto Coutinho, as pessoas se dirigiram até a porta da residência onde ocorreu, em um primeiro momento, o velório do presidente, com a presença dos familiares. 

Elas falaram da grande liderança política, do amigo generoso, da seriedade, da competência e, principalmente, da falta que o presidente Humberto Coutinho fará ao Maranhão, em especial, ao município de Caxias e demais cidades onde ele sempre manteve contato, levando ações que as beneficiava.

“Ele foi um guerreiro; foi um homem que sempre trabalhou pelo bem da nossa cidade. Sou eternamente grata por tudo que ele fez por nós. Vou sentir muita falta dele, ele era meu amigo”, disse a aposentada Maria das Neves Araújo, 68 anos.

“Eu pedi muito a Deus que trouxesse a saúde para o Dr. Humberto. Ele foi uma pessoa boa que estava sempre disposto a ajudar. Perdemos um grande guerreiro, mas tenho certeza que ele está ao lado do nosso Deus”, acentuou a enfermeira Maria Ducarmo.

Ana Lúcia, 35 anos, dona de casa, também falou da falta que o Dr. Humberto fará. “Eu ainda não consigo acreditar que o nosso maior líder e amigo morreu. Todos vão sentir muita falta dele. Fiz corrente de oração pedindo que ele se recuperasse, mas Deus o levou. Sei que está em um bom lugar. Vou me apegar a isso para superar essa grande perda”.

“É uma perda muito grande. Desde que me entendo, ouço falar em Dr. Humberto; a minha família acompanhou desde muito tempo toda a trajetória dele. Ele foi um médico, político e empresário de muita competência”, a declaração é do vigilante Oscar Correia de Sousa Filho, de Caxias.

“Perdemos a nossa grande referência, grande amigo, companheiro, sério e que se preocupava com o bem do povo de Caxias. Que Deus o coloque em um bom lugar e dê o conforto à sua família natural e família de coração, que somos nós, os filhos de Caxias”, disse a professora Maria da Conceição Araújo.

“Eu não sei nem explicar o eu estou sentindo. Eu o conheço há muitos anos, desde quando ele era jovem. Ele foi um bom homem tanto para Caxias como para outras cidades . Foi ele que trouxe uma boa educação, um bom hospital. Quando ele foi prefeito  o pagamento dos funcionários era em dia. Não teve um prefeito em Caxias como ele. Eu devo a minha aposentadoria a ele. Também me deu um lugar pra colocar minha banca de café”, afirmou  Maria Luíza  Silva, de 84 anos.

Cleide Maria da Silva, é zeladora e disse que está muito abalada com a morte de Humberto Coutinho.  “Foi ele que me deu o meu primeiro emprego, onde estou até hoje.  Eu sou muito grata a ele”, disse ela.

“Ele foi um grande líder não só em Caxias, como para todo Maranhão. Sem dúvida é uma grande perda pra todos nós. Só temos a lamentar a sua morte. Foi um grande líder. Ele deixa uma grande lacuna; vai ter que nascer alguém à altura do dr. Humberto”, disse José Henrique. 

Aldenora Braga, funcionária pública, também disse que a morte do dr. Humberto deixa uma grande lacuna. “É uma grande perda. Ele era um homem de palavra, amigo e de respeito”.

Homem extraordinário
O deputado federal Rubem Pereira Júnior (PCdoB), amigo pessoal da família, falou da falta que o presidente fará.  “É muito triste o que aconteceu; Humberto foi um homem extraordinário; foi um grande líder prefeito. Ele foi determinante para a vitória do nosso grupo político; Ele foi um grande empreendedor. Foi um homem que prezou muito pela sua cidade. Deus permitiu que ele ficasse até o último segundo com a sua família. É com muita tristeza que recebi a notícia da sua morte. Todas as homenagens que fizermos a ele, serão poucas pelo grande homem que ele representou”. 





Edilázio Júnior presta homenagem a Humberto Coutinho [02jan2018]

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Edilázio Júnior; 02/01/2018 16h26
http://www.al.ma.leg.br/noticias/35102
Acesso RAS em 2018-01-03



NOTA
Nos últimos três anos de trabalho na Assembleia Legislativa ao lado do dr Humberto Coutinho, aprendi um pouco mais sobre generosidade, testemunhei a coragem e compreendi a perseverança.
Apesar da árdua luta que travava, Humberto jamais deixou de sorrir, de estender a mão. Jamais permitiu se abater.
Foi um homem íntegro, honesto, correto e sensível.
Nos deixa um legado de retidão para a vida e inevitavelmente, um enorme vazio na política.
O Maranhão perde um grande homem. Eu, perco um amigo.
Que Deus conforte o coração de dra. Cleide e toda a família.
 Edilázio Júnior, 
deputado estadual pelo PV.




Autoridades confirmam presença no velório do presidente Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Andressa Valadares/ Agência Assembleia; 02/01/2018 08h46
Acesso RAS em 2018-01-03



O governador Flávio Dino confirmou presença no velório do presidente Humberto Coutinho, que está acontecendo no município de Caxias. Prefeitos e lideranças políticas de municípios maranhenses também estão presentes. 

Deputados estaduais, federais e ex-parlamentares também prestam a última homenagem ao presidente da Assembleia Legislativa, consolidado e reconhecido como uma grande liderança política do Maranhão.

O corpo está sendo velado no Ginásio da Facema, localizado ao lado do conjunto habitacional Eugênio Coutinho. 

Por determinação do governador Flávio Dino, Humberto Coutinho está sendo velado e será sepultado com honras de chefe de Estado. Ele ocupou o cargo interino de governador do Maranhão (2016) e estava no exercício da Presidência do Poder Legislativo Estadual quando do seu falecimento.

Às 10h, o corpo será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da família, ao lado do Cemitério da Olaria, no bairro Volta Redonda, onde ocorrerá o sepultamento.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, decretou luto oficial de sete dias. O Governo do Estado, a Prefeitura de São Luís e a Prefeitura de Caxias também decretaram luto oficial de sete dias.

Humberto Coutinho veio a óbito em sua residência, no município de Caxias, assistido por sua esposa, Dra. Cleide Coutinho, companheira de jornada e de vida há 50 anos, tendo ao lado familiares e amigos. Ele não resistiu às complicações em decorrência de um câncer agressivo, contra o qual lutava bravamente há quatro anos.



Alexandre Almeida se solidariza com maranhenses em razão do falecimento de Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Alexandre Almeida; 02/01/2018 08h48
Acesso RAS em 2018-01-03

NOTA DE PESAR 
É com pesar que venho me solidarizar com todos os maranhenses, principalmente, com os caxienses, pelo falecimento do Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho. 
Tive a satisfação de conviver com ele na ALEMA e pude perceber o quanto era extraordinário como ser humano, por isso um político longevo. Além de cidadão politicamente ativo, e médico competente, foi também um grande empreendedor. 
Peço à Deus que conforte a dor dos que, nesse momento, sentem pelo seu falecimento, em especial, familiares  e amigos. 
Deputado Alexandre Almeida


Deputados destacam legado político e liderança de Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Waldemar Ter/ Agência Assembleia; 02/01/2018 08h52
Acesso RAS em 2018-01-03



A notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), continuou, nesta terça-feira (02jan2018), provocando comoção na classe política maranhense.

Além dos que se manifestaram na segunda-feira (01jan2018), outros deputados, por meio de declarações pessoais, notas e mensagens de pesar postadas nas redes sociais, muitos destacaram a grande liderança e a influência política de Humberto no Maranhão.

Um dos que destacou a figura dele foi o deputado César Pires (PEN). “Mais que um presidente: um líder. Sabia respeitar as posições e diferenças políticas dos seus pares. Harmonizava a Casa sem imposição, mas com o respeito que cada um de nós mantínhamos por ele. Difícil, a curto prazo, ter outro modelo.  Humberto Coutinho, vá e fique com Deus, amigo!”, disse.

LUTA
O deputado Bira do Pindaré (PSB) também lamentou a morte do amigo e colega de plenário. “Recebo a notícia do falecimento do Dr. Humberto Coutinho com enorme tristeza. Ao lado do governador Flávio Dino, travamos uma importante luta em favor do Estado do Maranhão que jamais será esquecida”, afirmou.
“Um homem firme na palavra e um líder destacado que conduziu com muita responsabilidade o parlamento estadual maranhense nos últimos três anos, e que dedicou sua vida a Caxias, ao Maranhão e à política”, desatacou Bira.

LEGADO
O deputado estadual Hemetério Weba (PV) também lamentou o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, e destacou o legado político deixado por ele.
Ao saber do fato, Hemetério disse que recebeu "com profundo pesar" a notícia do falecimento do presidente da Assembleia, ocorrido na noite desta segunda-feira.
"Grande político, Humberto Coutinho desempenhou seu papel com responsabilidade e dedicação ao povo maranhense. Humberto deixa um legado de honra e compromisso como homem público. À família e amigos meus sentimentos", desejou.

SER HUMANO EXTRAORDINÁRIO
Por meio de nota, o deputado Alexandre Almeida também se manifestou. "Tive a satisfação de conviver com ele na ALEMA e pude perceber o quanto era extraordinário como ser humano, por isso um político longevo. Além de cidadão politicamente ativo, e médico competente, foi também um grande empreendedor. Peço à Deus que conforte a dor dos que, nesse momento, sentem pelo seu falecimento, em especial, familiares  e amigos", rogou. 

O deputado Carlinhos Florêncio também manifestou pesar pelo falecimento do presidente. "Enlutada pela perda irreparável de um de seus filhos, a sociedade maranhense externa os mais sentidos pêsames à família Coutinho. Da mesma forma, nosso mandato está de luto, rogando a Deus que conforte à família e aos milhares de amigos que deixa, ao longo de 71 anos de existência exemplar. Descanse em paz, Dr. Humberto Coutinho. Seu exemplo de vida continuará servindo de guia para nossos passos, como cidadãos e como homens públicos, que primam, acima de tudo, pela ética na vida em sociedade", destacou. 




Famem e Prefeitura de São Luís divulgam notas sobre a morte de Humberto

FONTE: ALEMA; Aurina Carneiro / Agência Assembleia; 02/01/2018 09h19
Acesso RAS em 2018-01-03


A Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e a Prefeitura de São Luís divulgaram notas manifestando profundo pesar pelo falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho.
O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, lamentou nesta terça-feira (2) o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho. Tema, que também é prefeito do município de Tuntum, disse que não são apenas ele e a família do presidente da Assembleia Legislativa que estão de luto, mas todo o Maranhão.
“O meu amigo, o meu companheiro Humberto Coutinho deixa um grande legado para as gerações futuras do nosso Estado. Foi um grande e autêntico líder, um homem leal aos seus ideais, cumpridor de suas palavras e que, por todos os seus predicados, era extremamente respeitado, tanto pelos amigos como pelos adversários”, ressaltou Cleomar Tema.
Ele acrescentou que junto com Humberto Coutinho esteve “nas trincheiras de luta por vários anos.  Aprendi muito com o Humberto Coutinho, recebi muitas orientações dele e posso assegurar que foi um homem, um político e um pai de família extraordinário”, frisou.
Tema assinalou que tanto a Famem, cujo prédio leva o nome do político falecido, como o município de Tuntum, estão de luto oficial por três dias.
“Inauguramos a nova sede da Famem, a Casa do Municipalismo Humberto Coutinho, em homenagem a este grande líder, que foi prefeito de Caxias por dois mandatos e que foi eleito duas vezes presidente da Assembleia Legislativa, mas que não teve a oportunidade de assumir o segundo mandato, pelo chamado de Deus”, disse Tema ao afirmar que o Maranhão jamais esquecerá os ensinamentos daquele que ele considera um dos maiores políticos maranhenses.
“Ele deixa uma história  de lutas, de ousadia e de conquistas, ao lado da esposa, a ex-deputada Cleide Coutinho”, frisou.

NOTA DE PESAR FAMEM
O presidente Cleomar Tema e toda diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) lamentam, com profundo pesar, o falecimento do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, fato, este, ocorrido na noite de segunda-feira, dia 1º de janeiro de 2018, no município de Caxias.
Humberto Coutinho foi e sempre será referência na militância municipalista do estado do Maranhão; seja na condição de prefeito de Caxias, cidade que ele administrou por dois mandatos; seja pela sua trajetória de político que sempre defendeu o fortalecimento dos municípios.
Humberto Coutinho ficará guardado na memória de todos os prefeitos e prefeitas maranhenses. Seu nome e seu espírito de estadista continuarão honrando as lutas da Famem, cuja sede nova, inaugurada no mês passado, recebeu o nome de Casa do Municipalismo Humberto Coutinho. À família e amigos, nossos sinceros sentimentos.
Ao povo do Maranhão, homenagearemos, sempre, a memória de um homem íntegro; político fiel as suas convicções; e que sempre lutou e trabalhou pelo progresso de nosso estado.
Cleomar Tema, prefeito de Tuntum e presidente da Famem

Em nota, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), decretou sete dias de luto oficial.
NOTA
“A Prefeitura de São Luís decreta luto oficial de 7 (sete) dias pela morte do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), ocorrida na noite desta segunda-feira (1°), aos 71 anos, decorrente de complicações de um câncer.
Médico, natural do município de Matões, Leste Maranhense, Humberto Coutinho se notabilizou no estado como político, tendo exercido os cargos de vereador e prefeito da cidade de Caxias por dois mandatos e mais quatro mandatos de deputado estadual. Foi eleito por dois biênios para a Presidência da Assembleia Legislativa e também assumiu interinamente o Governo do Estado, em 2016. Toda sua trajetória pública foi pautada em defesa dos interesses do povo maranhense.
O prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior e família receberam com pesar a notícia da perda do ilustre maranhense e se solidarizam com a esposa, Cleide Coutinho, filhos, netos, demais familiares, amigos e admiradores, rogando a Deus que conforte a todos neste momento de dor”.



Em Caxias, diretores da Assembleia prestam homenagem ao presidente Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Andressa Valadares/ Agência Assembleia; 02/01/2018 09h27
Acesso RAS em 2018-01-03



Diretores da Assembleia Legislativa se deslocaram para o município de Caxias para prestar a última homenagem ao presidente Humberto Coutinho. Todos foram enfáticos ao destacar não somente o perfil de líder do presidente, mas também a amizade, os conselhos e o caráter conciliador do parlamentar.

Na comitiva estão:
o diretor-geral da AL, Carlos Alberto; 
a Chefe do Cerimonial, Aristéria Farias; 
o diretor de Comunicação, Carlos Alberto Ferreira; 
o diretor-geral da Mesa, Bráulio Martins; 
o diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro; 
a  presidente da Comissão de Licitação, Catarina Leal; 
o diretor Financeiro, Abimael Linkon; 
o comandante do Gabinete Militar, coronel Marco Antônio Pimentel; 
a secretária da Presidência, Patrícia Maruska; 
e o procurador-geral da AL, Luís Felipe Rabelo.

“Homem público e com grandes qualidades. O deputado Humberto era mais que um chefe, era um amigo e conselheiro. Descanse em paz”. Declarou Bráulio Martins.

“Morreu um homem que só era menor que seu coração grandioso”, destacou Carlos Alberto Ferreira, que era ainda amigo do presidente há mais de 20 anos.

“Mais que um chefe, um amigo, uma pessoa admirável, que deixa o exemplo de uma bela trajetória de homem público. O meu muito obrigada. Vá em paz”, disse Catarina Leal.

O diretor-adjunto de Comunicação, Luiz Pedro Oliveira, disse que Humberto Coutinho faz parte da história política de Caxias e do Maranhão. Foi um líder vigoroso, com influência não só em seu município de origem e nos territórios vizinhos, mas em lugares tão distantes como Tuntum e São Domingos do Martanhão.
"A morte do deputado Humberto deixa um imenso vazio em Caxias, na Assembleia Legislativa e no grupo do governador Flávio Dinio. Suas habilidades como articulador e conciliador farão falta neste futuro próximo", destacou Luiz Pedro.

Consternado, o chefe-adjunto do Gabinete Militar, coronel Jinkings, afirmou que Caxias e o Maranhão não perderam apenas um grande líder político, mas, sobretudo, um homem cujo caráter, generosidade e cumplicidade com sua esposa inspiravam todos em seu redor".

"Doutor Humberto foi um conciliador, aquele que consegue resolver grandes questões com poucas palavras. Uma pessoa de coração manso, tranquilo e que acreditava nas pessoas. A maior palavra que resume todo meu sentimento é gratidão pela oportunidade e confiança nesses quase quatro anos", afirmou o diretor Financeiro, Abimael Cutrim.

Impossibilitada de se deslocar a Caxias devido a problemas de saúde, a Auditora Geral da ALEMA, Fernanda Guimarães, também manifestou o seu pesar com a morte do deputado Humberto: "um homem de coração imenso, que deixa um legado de generosidade, simplicidade e respeito ao próximo". 


Stenio Rezende lamenta falecimento do deputado Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Stenio Rezende; 02/01/2018 09h30
Acesso RAS em 2018-01-03

NOTA DE PESAR
Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do amigo e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Humberto Coutinho. Amigo de todas as horas, um homem íntegro que lutou bravamente e conduziu nossa Casa de forma brilhante, deixando seu legado de contribuição no Legislativo Estadual e no Maranhão. Perda irreparável e insubstituível deste que foi uma das maiores lideranças políticas do Maranhão.
Neste momento de tristeza, me uno em oração à sua esposa Dra. Cleide Coutinho, aos filhos, familiares e tantos amigos e expresso as minhas mais sinceras condolências.


Roberto Costa lamenta falecimento e destaca o legado de Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Roberto Costa; 02/01/2018 09h54
http://www.al.ma.leg.br/noticias/35081
Acesso RAS em 2018-01-03



Nota de Pesar
Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do presidente Humberto Coutinho. Humberto deixa um grande legado de contribuição para a política de nosso Estado. Sem dúvidas, esta será uma perda irreparável para os familiares, amigos, assim como para os caxienses e maranhenses de um modo geral. Neste momento de tristeza, me uno em oração à sua família, na pessoa da Dra Cleide Coutinho, e expresso as minhas mais sinceras condolências.
Roberto Costa
Deputado Estadual


Em nota, Andrea Murad destaca condução do presidente Humberto na Assembleia

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Andrea Murad; 02/01/2018 09h57
http://www.al.ma.leg.br/noticias/35082
Acesso RAS em 2018-01-03



NOTA
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de meu amigo e deputado Humberto Coutinho, presidente querido da Assembleia. Humberto nos deixou um importante legado de vida política, de homem dedicado à família, à vida pública e aos maranhenses. Pra mim, uma grande referência de ser humano. 

Ficará a saudade e a lembrança da atenção, do seu respeito, inclusive pela minha atuação como líder da oposição na AL, da consideração que sempre teve comigo. Sem dúvida, retornarei às atividades na Assembleia com muita tristeza. 

Jamais esquecerei do seu carinho e dos momentos que tive ao lado dele. Guardarei na memória, quando eu chegava no plenário, ele logo pedia pra me chamar e perguntava: deputada, hoje não vai ter fortes emoções não, né? Ah, que saudade! 

A Assembleia não será a mesma para mim. Tínhamos lados contrários politicamente, mas ele sempre foi conciliador e sempre respeitou o meu trabalho. Peço a Deus todo o consolo para a família, que Jesus traga conforto nesse momento tão difícil. 

Meus pêsames à minha querida Cleide, esposa de Humberto, em nome de todos os familiares.
Andrea Murad
Deputada Estadual 


Em depoimento, Vinicius Louro ressalta qualidades de Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Vinicius Louro; 02/01/2018 10h11
Acesso RAS em 2018-01-03



NOTA
Muito triste em receber essa notícia. Sempre eu ouvia falar de Dr. Humberto Coutinho, como um grande político, um homem de palavra, um homem íntegro, um homem fiel, um grande médico, um grande administrador e tantas outras qualidades. Guardo boas recordações, de poder ter conhecido e convivido com Dr. Humberto mais de perto, poder conhecer suas qualidades e seu caráter. Como deputado estadual, eu posso dizer que Humberto Coutinho foi meu maior presidente, o que nos conforta.
Saber que esse homem foi um grande guerreiro, eterno e vencedor de grandes batalhas. Sei que agora está descansando e cumpriu seu dever aqui na terra. Meus eternos sentimentos a Dra. Cleide e a todos os familiares, muita força. O Maranhão perdeu um filho ilustre.
Vinicius Louro
Deputado Estadual


Edivaldo Holanda sobre a morte de Humberto Coutinho: "uma perda inestimável"

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Edivaldo Holanda; 02/01/2018 10h23
Acesso RAS em 2018-01-03

NOTA 
Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Humberto Coutinho, presidente da Assembleia Legislativa.
Humberto se tornou um querido amigo em minha trajetória de vida. Escreveu uma bonita história na política maranhense, baseando-se na dignidade, valores e princípios em todos os seus esforços.
É uma perda inestimável para todos nós que tivemos a oportunidade de conviver com essa pessoa tão especial. Envio minhas sinceras condolências à família, amigos e admiradores.
Que esse momento seja de muita união e oração, para que o Senhor, nosso Deus, receba-o de braços abertos.
Descanse em paz, meu irmão.
Edivaldo Holanda
Deputado Estadual 


Em nota, Max Barros externa tristeza pelo falecimento de Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Max Barros; 02/01/2018 10h31
Acesso RAS em 2018-01-03

NOTA
O deputado Max Barros vem externar a sua profunda tristeza pelo falecimento, ocorrido na noite de ontem (01jan2018), do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho.
Coutinho deixa um legado histórico e político importante para o Maranhão. Médico de profissão, Humberto também foi deputado estadual por cinco mandatos e prefeito da cidade de Caxias.
Prestamos nossas condolências à família, aos amigos e admiradores enlutados, assim como nossa homenagem de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do nosso estado.
Max Barros
Deputado Estadual


Cabo Campos emite nota de pesar à família de Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Cabo Campos; 02/01/2018 10h33
Acesso RAS em 2018-01-03

NOTA
Venho publicamente expressar o meu profundo sentimento de pesar e prestar condolências à família do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), em decorrência do seu falecimento, nessa segunda-feira (01jan2018), em Caxias. O estado do Maranhão perde um grande ser humano e líder político, alguém dedicado à família e a toda a sociedade.
Cabo Campos
Deputado Estadual 


Flávio Dino e Othelino Neto prestam últimas homenagens a Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Andressa Valadares/ Agência Assembleia; 02/01/2018 10h43
Acesso RAS em 2018-01-03



Em Caxias, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), falou sobre a lacuna que o presidente Humberto Coutinho deixará na política maranhense. Ao lado do governador Flávio Dino, o parlamentar prestou condolências aos familiares e, em especial, a Dra. Cleide Coutinho, durante o velório que aconteceu na manhã desta terça-feira (02jan2018), no Ginásio da Facema, em Caxias.

“É com sentimento de tristeza que estamos aqui na despedida de Humberto Coutinho, que deixa um vácuo muito grande na política do Maranhão. Na sua amada Caxias, em Tuntum, em São Domingos, em Matões, em Parnarama, em cada canto desse estado Humberto estará sempre presente. Que Deus o receba bem e conforte a todos os familiares, amigos e admiradores”, rogou Othelino Neto.

Emocionado, o governador Flávio Dino declarou que jamais pensou em assinar um decreto de luto para Humberto Coutinho, seu grande amigo. Durante a missa de corpo presente, o governador também falou que, pela primeira vez em 11 anos, lamentavelmente não foi recebido por Humberto Coutinho na cidade de Caxias.

“Ele deixa uma lição grande como homem honesto, trabalhador e generoso. Humberto Coutinho sempre deu prova de lealdade profunda. Foi uma perda política muito grande. Cleide Coutinho pode contar comigo. Caxias pode contar comigo. A maior homenagem que a gente pode dar a Humberto Coutinho é uma salva de palmas”, declarou.

Bastante abalada, a Dra. Cleide Coutinho, esposa e companheira de Humberto Coutinho há 50 anos, agradeceu a gentileza e as homenagens de todos que estiveram presentes. “Ainda em São Luís, Humberto Coutinho me disse que seu presente era morrer em Caxias. Foi aí que Flávio Dino deu o avião para trazer. Agradeço a sua gentileza, que fez com que isso acontecesse perto dos amigos e familiares”, completou.


 “Foi exemplo de força na luta contra o câncer”, diz Wellington sobre falecimento do deputado H. Coutinho

FONTE: ALEMA; Waldemar Ter/ Agência Assembleia; 02/01/2018 11h17
Acesso RAS em 2018-01-03



O deputado estadual Wellington do Curso (PP) utilizou as redes sociais para emitir nota de pesar pelo falecimento do parlamentar Humberto Coutinho, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. A notícia foi dada na noite de ontem (01jan2018), quando Humberto cessou a luta contra o câncer e foi a óbito.
Ao externar o pesar, o deputado Wellington rogou a Deus que consolasse familiares e amigos.
“Recebemos a notícia de falecimento do Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho. Um homem que há tempos lutou bravamente contra o câncer e que, infelizmente, agora deixa um grande vazio nos corações de seus familiares. Foi exemplo de força na luta contra o câncer. Externo aqui meus sentimentos e peço a Deus que console a esposa, filhos, parentes e amigos do deputado Humberto. Que Deus o receba de braços abertos e o coloque em um bom lugar”, externou Wellington


Francisca Primo lamenta a morte do Dr. Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Francisca Primo; 02/01/2018 11h22
Acesso RAS em 2018-01-03

NOTA
É com muita tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo Dr. Humberto Coutinho grande político com quem tive a honra de trabalhar e compor a diretoria da augusta casa de leis do nosso estado.
Humberto Coutinho faleceu aos 71 anos, às 20h:40 dessa segunda-feira, 1º de janeiro 2018, na cidade de Caxias, vítima de um agressivo câncer, contra o qual lutava incansavelmente a quatro anos.
Deixo as minhas mais sinceras condolências, a minha amiga Dra. Cleide Coutinho, os seus filhos George e Georgia, como também a sua nora Juliane, irmãos, irmãs, familiares, amigos, correligionários e a toda população Maranhense, rogando a Deus conforto e força para superarem a inestimável perda deste grande homem honrado e de espírito público.
Francisca Primo
Deputada estadual (PCdoB)


Multidão lota as ruas de Caxias para dar adeus ao grande líder, Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Jacqueline Heluy/ Agência Assembleia; 02/01/2018 12h00
Acesso RAS em 2018-01-03



A cidade de Caxias parou para dar o último adeus ao seu líder político, deputado Humberto Coutinho. Milhares de pessoas foram às ruas acompanhar o cortejo fúnebre que saiu do Ginásio da Facema, nesta terça-feira (02jan2018), às 11h, com destino à capela da família, ao lado do Cemitério Olaria.

Lágrimas, comoção e muita tristeza nos olhares, nos gestos e nas expressões estampadas nos rostos de uma multidão de gente simples que amava o seu líder maior.

Por onde passava, o cortejo era aplaudido pela multidão, que acenava e mandava palavras de solidariedade à família, externando expressões de amor ao deputado.

Muitos populares nas calçadas, chorando e exibindo cartazes com dizeres que expressavam o carinho e a gratidão pelo "Grandão", como Humberto era carinhosamente chamado em Caxias e em todo o Maranhão.

Crianças, adultos e idosos, unidos na mesma dor da perda. Na calçada do Hospital Municipal de Caxias e do Centro de Hemodiálise, os funcionários vestidos com camisas da cor verde, saudavam o cortejo com flores amarelas que eram jogadas sobre o caixão. Sinal de agradecimento ao longos anos de serviços prestados, à comunidade de Caxias e de municípios região, nas unidades de saúde idealizadas e implantadas pelo médico Humberto Coutinho e sua esposa.

Com grande tristeza e em lágrimas, populares entoavam a música "Amigo", de Roberto Carlos, uma das cancões que o líder político mais gostava.     

Humberto Coutinho foi velado com honras de chefe de Estado, por determinação do governador Flávio Dino, que esteve no velório desde o início da manhã e acompanhou todo o percurso até a capela da família, onde o corpo foi sepultado.

O caixão foi conduzido por quase duas horas pelas ruas de Caxias, sobre o carro de Corpo de Bombeiros, acompanhado por cadetes da corporação militar e seguido pelo cortejo no qual estavam a sua esposa, dra. Cleide Coutinho, seus filhos George e Georgia, irmãos, irmãs, demais familiares, deputados federais, estaduais, diretores da Assembleia Legislativa, secretários de Estado, autoridades estaduais e municipais, amigos, correligionários e admiradores.

O cortejo fúnebre de Humberto foi um grandioso e memorável ato público que ficará na história deste estado. Uma comovente despedida, digna de um grande líder, que com sua simplicidade, força de trabalho e respeito aos mais humildes de Caxias, conquistou o coração de todo o povo do Maranhão.   




Deputados destacam história de Humberto Coutinho e se solidarizam com família

FONTE: ALEMA; Glaucione Pedrozo/ Agência Assembleia; 02/01/2018 12h32
Acesso RAS em 2018-01-03



O falecimento do presidente Humberto Coutinho causou grande comoção em todo o meio político maranhense, em especial entre os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Maranhão. A forma de condução séria e comprometida foi marca registrada de sua gestão ao longo dos três últimos anos e reconhecida através de várias mensagens dos parlamentares.

O deputado Levi Pontes destacou a amizade com o presidente. "É com profundo pesar que recebi essa triste notícia. É uma perda muito grande para a política e para todo o Maranhão. Dr. Humberto não era apenas um colega parlamentar, mas meu amigo de profissão na qual guardarei todas as boas lembranças de um homem íntegro, honesto e batalhador. Sem dúvida alguma, um homem que muito fez pelo Maranhão”, lamentou Dr. Levi Pontes.

Igualmente reconhecendo o valor da amizade, o deputado Stenio Rezende ressaltou a luta do presidente. “Amigo de todas as horas, um homem íntegro que lutou bravamente e conduziu nossa Casa de forma brilhante, deixando seu legado de contribuição no Legislativo Estadual e no Maranhão. Perda irreparável e insubstituível deste que foi uma das maiores lideranças políticas do Maranhão”, disse.

PERDA
Roberto Costa afirmou que esta será uma perda irreparável para todo o estado. “Sem dúvidas, esta será uma perda irreparável para os familiares, amigos, assim como para os caxienses e maranhenses de um modo geral. Neste momento de tristeza, me uno em oração à sua família, na pessoa da Dra Cleide Coutinho, e expresso as minhas mais sinceras condolências”, expressou.

A deputada Andrea Murad disse que o Dr Humberto Coutinho foi uma grande referência enquanto ser humano. “Humberto nos deixou um importante legado de vida política, de homem dedicado à família, à vida pública e aos maranhenses. Pra mim, uma grande referência de ser humano. Ficará a saudade e a lembrança da atenção, do seu respeito, inclusive pela minha atuação como líder da oposição na AL, da consideração que sempre teve comigo. Sem dúvida, retornarei às atividades na Assembleia com muita tristeza. Jamais esquecerei do seu carinho e dos momentos que tive ao lado dele”, afirmou.

O deputado Vinicius Louro declarou estar triste com a perda. “Muito triste em receber essa notícia. Sempre eu ouvia falar de Dr. Humberto Coutinho, como um grande político, um homem de palavra, um homem íntegro, um homem fiel, um grande médico, um grande administrador e tantas outras qualidades. Guardo boas recordações, de poder ter conhecido e convivido com Dr. Humberto mais de perto, poder conhecer suas qualidades e seu caráter”, declarou.

HISTÓRIA
O deputado Edivaldo Holanda enfatizou a trajetória de vida que tiveram juntos. “Humberto se tornou um querido amigo em minha trajetória de vida. Escreveu uma bonita história na política maranhense, baseando-se na dignidade, valores e princípios em todos os seus esforços. É uma perda inestimável para todos nós que tivemos a oportunidade de conviver com essa pessoa tão especial”, disse.

Max Barros declarou que o presidente Humberto deixou um legado importante para o Maranhão. ”Coutinho deixa um legado histórico e político importante para o Maranhão. Médico de profissão, Humberto também foi deputado estadual por cinco mandatos e prefeito da cidade de Caxias. Prestamos nossas condolências à família, aos amigos e admiradores enlutados, assim como nossa homenagem de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do nosso estado”, afirmou.

CONDOLÊNCIAS
O deputado Cabo Campos expressou publicamente o sentimento de pesar. ”Venho publicamente expressar o meu profundo sentimento de pesar e prestar condolências à família do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), em decorrência do seu falecimento”, afirmou.

Wellington do Curso destacou a luta de Humberto. “Recebemos a notícia de falecimento do Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho. Um homem que há tempos lutou bravamente contra o câncer e que, infelizmente, agora deixa um grande vazio nos corações de seus familiares. Foi exemplo de força na luta contra o câncer. Externo aqui meus sentimentos e peço a Deus que console a esposa, filhos, parentes e amigos do deputado Humberto. Que Deus o receba de braços abertos e o coloque em um bom lugar”, externou Wellington.

A deputada Francisca Primo também se solidarizou com a família. “É com muita tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo Dr. Humberto Coutinho grande político com quem tive a honra de trabalhar e compor a diretoria da augusta casa de leis do nosso estado. Deixo as minhas mais sinceras condolências, a minha amiga Dra. Cleide Coutinho, os seus filhos George e Georgia, como também a sua nora Juliane, irmãos, irmãs, familiares, amigos, correligionários e a toda população Maranhense, rogando a Deus conforto e força para superarem a inestimável perda deste grande homem honrado e de espírito público”, disse.


Deputada Valéria Macedo lamenta o falecimento de Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Assecom/ Dep. Valéria Macedo; 02/01/2018 14h32
Acesso RAS em 2018-01-03


Nota
Foi com imenso e profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Deputado Humberto Coutinho. Amigo pessoal, companheiro de partido (PDT) e de conquistas para o estado. 
Em geral, só muito depois da morte de um homem achamos incompreensível a sua ausência; no caso de homens muito grandes, como Humberto Coutinho, às vezes somente após tempos de sua morte.
Mas com Humberto Coutinho é diferente, a perda é sentida de imediato. Ele, por exemplo, possibilitou a aprovação de Projeto de minha autoria para a criação da Procuradoria da Mulher na AL, que objetiva dar força política e voz às mulheres maranhenses. E eu tive o privilégio e a graça de Deus de ser autora do projeto que criou a Procuradoria e de ter sido eleita pelo Plenário da Casa a primeira procuradora da mulher na AL, e é com muito compromisso e responsabilidade que cumprirei esta missão.
Humberto Coutinho foi um homem necessário para a medicina, para a política do Maranhão, do seu município de Caxias. Como prefeito, deputado estadual e como médico muitos são os predicados deixados para a sociedade maranhense. Humberto nos deixa com um profundo sentimento de perda e uma forte sensação de vazio político no leste do Maranhão. 
Neste momento difícil, a mim e a minha família nos cabe externar o nosso profundo sentimento de pesar pela morte deste grande homem público, ao tempo em que pedimos a Deus que continue dando forças e confortando sua esposa e companheira de luta Cleide Coutinho, para que possa superar esta quadra pesada e sair dela ainda com forças suficientes, para continuar o labor político e médica que ela e Humberto empreenderam juntos a partir de Caxias, e de lá para todo o Maranhão.
Solidariamente, 
VALÉRIA MACEDO
Deputada estadual e Procuradora da Mulher na AL


Deoclides Macedo lamenta a morte de Humberto Coutinho

FONTE: ALEMA; Waldemar Ter/ Agência Assembleia; 02/01/2018 14h33
Acesso RAS em 2018-01-03

O deputado federal Deoclides Macedo (PDT) lamentou a morte do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT).
Em nota, o parlamentar disse que “é com profundo pesar que lamento o falecimento do companheiro de partido, Dr. Humberto de Araújo Coutinho, ex-vereador, ex-prefeito e deputado; presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão”.
De acordo com o parlamentar, “o Estado perde um grande líder, com uma importante trajetória política”.
“Neste momento de dor, externo meus sinceros sentimentos  a toda família Coutinho  e rogo a Deus o consolo aos familiares, colegas e amigos. Que o amor de Jesus Cristo preencha o vazio que o falecimento do amigo Humberto deixa em nossos corações. E que Deus o receba na sua misericórdia eterna”, desejou.




Em missa de corpo presente, governador, deputados, amigos e populares prestam homenagem a Humberto

FONTE: ALEMA; Nice Moraes/ Agência Assembleia; 02/01/2018 14h40
Acesso RAS em 2018-01-03



Foi com respeito, lágrimas, músicas e salvas de palmas que autoridades, amigos, familiares e a população de Caxias se despediram do presidente Humberto Coutinho nesta terça-feira (02jan2018), durante o velório realizado no Ginásio da Facema e no cortejo que percorreu as principais ruas da cidade.

No ginásio, que estava lotado, aconteceu a missa de corpo presente e orações proferidas pelo capelão pastor Caetano. Em seguida, o governador Flávio Dino e a Dra. Cleide Coutinho fizeram discursos emocionantes.  “Pela primeira vez, em 11 anos, eu chego aqui e Humberto Coutinho não estava me esperando. Jamais pensei que um dia eu ia assinar um decreto oficial em homenagem a esse grande homem”, disse Flávio Dino, chorando bastante.

Ele disse ainda que o presidente Humberto era um homem leal. “Humberto foi muito leal comigo”, afirmou, se dirigindo a Dra. Cleide e declarando que “você pode contar comigo; Caxias pode contar comigo. A maior homenagem que podemos dar é uma salva de palmas ao amigo Humberto Coutinho”.

Cleide Coutinho lembrou que Humberto Coutinho lhe disse, em São Luís, que o maior presente que poderia receber seria morrer em Caxias. “Agradeço a sua gentileza, que fez com que isso acontecesse perto dos amigos e da sua família”, disse reportando-se ao governador Flávio Dino.

Cortejo
Durante todo o percurso do cortejo as pessoas acenavam dando o último adeus a Humberto Coutinho. A cidade parou para acompanhar a passagem do cortejo que percorreu as principais ruas da cidade. Um dos momentos marcantes aconteceu em frente à Casa de Saúde e Maternidade onde os funcionários fizeram uma linda homenagem a Humberto Coutinho, cantando a música ‘Como grande o meu amor por você’. 

Em frente a Faculdade de Ciência e Tecnologia do Maranhão (Facema), também foi prestada homenagem especial. Em seguida, o cortejo passou pela TV Sinal Verde, Avenida Senador Alexandre Costa, rodoviária, bairro Coheb, seguindo para o bairro do Itapecuruzinho onde ocorreu o sepultamento na capela da família, que fica ao lado do Cemitério Olaria.

Homenagens
“Perdemos um grande amigo, um grande líder, conciliador e muito admirado por todos. É com tristeza que nos despedimos do nosso presidente”. Essa foi declaração uníssona entre os deputados e diretores da Assembleia Legislativa que compareceram ao velório do presidente Humberto Coutinho.

O governador Flávio Dino; o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; os ex-deputados Marcone Farias e José Gentil; o deputado federal Rubens Pereira Júnior; o ex-deputado federal Gastão Vieira; vereadores, amigos e correligionários também foram dar o último adeus a Humberto Coutinho.  “É com o sentimento de tristeza que estamos aqui na despedida de Humberto Coutinho que deixa um vácuo muito grande na política do Maranhão”, afirmou o presidente Othelino Neto (PCdoB).

“É uma grande perda para o Estado. Humberto foi um grande amigo, um companheiro. O Maranhão perde um grande político, um ser humano excelente e que tinha um coração de ouro”, acentuou a deputada Francisca Primo (PCdoB). “É uma tristeza muito grande. Ele foi um grande líder e um pai para todos os deputados. É uma perda muito grande para todos nós. Peço a Deus que o coloque em um bom lugar. Ele fará muita falta”, disse Glauberth Cutrim.

“O Maranhão está em luto. Caxias perde o seu grande herói. Nós sentimos muito a morte do presidente Humberto”, acentuou o deputado Cabo Campos. “É uma grande perda para todos nós. Ele era um bom homem, um bom pai de família, um bom amigo, um grande político não só para Caxias, mas para todo o Maranhão. Ele deixou a sua marca na história. Ele vai deixar muita saudade”, acentuou Ricardo Rios.

O deputado Alexandre Almeida afirmou que, indiscutivelmente, Humberto Coutinho conseguiu através de sua profissão como médico, transformar a vida de milhares de maranhenses, por isso ele se destacou na política. “Ele tinha a arte de ouvir; teve uma carreira muito destacada. Sujeito que vai fazer falta para a Assembleia, para o povo do Maranhão. Lamento e deixo o meu abraço e agradecimento pelo que ele representa para todos nós”, disse o deputado Alexandre Almeida. 

“Fica uma lacuna. É uma perda irreparável. Ele era uma pessoa que começou a dar o exemplo pela família. Ele tinha um bom relacionamento com toda Assembleia. É motivo de muita dor a sua partida. Peço a Deus que conforte  a sua família e que o coloque em um bom lugar”, afirmou o deputado Eduardo Braide.

O prefeito Fábio Gentil disse que o nome de Humberto Coutinho ficará fincado na história de Caxias. “Ele era um ser humano de coração extraordinário; foi um político que contribuiu muito para o crescimento de Caxias; os frutos por ele plantados continuarão a ser regados. É uma perda irreparável”, disse o prefeito.  “Eu perdi um grande amigo. Ele entrou na política junto comigo e fará muita falta”, disse Gastão Vieira.

“Perdemos um líder”
O ex-deputado e diretor Institucional da Assembleia legislativa, Rubens Pereira, disse que Humberto Coutinho deixa um vácuo muito grande. “Perdemos um líder; quem o conhecia sabe o valor que tinha para a nossa região e para o Estado. Para mim foi um amigo, um irmão e um líder que eu perdi”.

“Essa perda é insuperável. Hoje o que sentimos é tristeza e uma grande lacuna para nós. Ele foi um exemplo para todos nós, como homem, como pai de família e  como político. É uma tristeza muito grande, a cidade de Caxias deve muito a ele”, disse Lino Emanuel, autônomo. Sérvula Mesquita, voluntária, que  levou um buquê de flores ao ginásio, disse que Humberto Coutinho já chegou em Caxias como um líder. “Estou com o coração partido. Eu tinha muita fé que ele seria governador do Maranhão. Que Deus coloque ele em um bom lugar”, disse chorando.

Vilma Lopes da Silva, professora aposentada, disse que a morte de Humberto Coutinho era uma grande perda para todos. Ele fez muito pela nossa cidade. Vai fazer muita falta. Estou muito triste”, disse a professora. “Para mim é uma perda irreparável. Comecei a trabalhar com ele desde o início da carreira dele como médico. Ele foi um pai para muita gente. Ele era trabalhador e honesto”, acentuou a técnica em Enfermagem Dalva de Oliveira Santos.



Humberto Coutinho é sepultado em meio a grande comoção popular

FONTE: ALEMA; Jacqueline Heluy/ Agência Assembleia; 02/01/2018 15h39
Acesso RAS em 2018-01-03



Aplausos, lágrimas, cânticos, tristeza e grande comoção popular marcaram o sepultamento do deputado Humberto Coutinho, nesta terça-feira (2), na cidade de Caxias (MA). Uma multidão emocionada seguiu o cortejo fúnebre pelas ruas da cidade, até a capela da família, ao lado do Cemitério Olaria.
O sepultamento aconteceu por volta das 13h e foi acompanhado apenas por familiares e amigos mais próximos. Do lado de fora da capela, a multidão emocionada permaneceu durante todo o tempo que durou o ato fúnebre final.
Humberto Coutinho foi sepultado com honras de Chefe de Estado. Presidente do Poder Legislativo Estadual e ex-governador do Maranhão, o corpo do deputado foi conduzido até a capela da família por cadetes do Corpo de Bombeiros e recebeu as honras militares com salva de tiros.
CIDADE PAROU  
O adeus  a Humberto Coutinho parou a cidade de Caxias desde a madrugada, quando o corpo chegou ao ginásio da Faculdade Facema para ser velado. O falecimento aconteceu às 20h40 e de imediato a notícia triste se espalhou por todo o Maranhão.
Caravanas de vários municípios da região se deslocaram para Caxias para que os seus populares participassem da despedida. No ginásio, durante toda a madrugada e parte da manhã, lágrimas, comoção e muita tristeza nos olhares, nos gestos e nas expressões estampadas nos rostos de uma multidão de gente simples que amava o seu líder maior.

Por volta das 11h, teve início o cortejo fúnebre pelas ruas da cidade. Por onde passava, era aplaudido pela multidão, que acenava e mandava palavras de solidariedade à família, externando expressões de amor ao deputado.
Muitos populares nas calçadas, chorando e exibindo cartazes com dizeres que expressavam o carinho e a gratidão pelo "Grandão", como Humberto era carinhosamente chamado em Caxias e em todo o Maranhão.

Crianças, adultos e idosos, unidos na mesma dor da perda. Em lágrimas, populares entoavam a música "Como é Grande o meu Amor por Você", de Roberto Carlos, uma das canções que o líder político mais gostava.     

O cortejo fúnebre e sepultamento de Humberto Coutinho foi um grandioso e memorável ato público que ficará na história deste estado. Comovente despedida, digna de um grande líder, que com sua simplicidade, força de trabalho e respeito aos mais humildes de Caxias, conquistou o coração de todo o povo do Maranhão.   


Assembleia realizará procedimento administrativo para oficializar condução de Othelino à Presidência

FONTE: ALEMA; Glaucione Pedrozo/ Agência Assembleia; 02/01/2018 16h14
Acesso RAS em 2018-01-03

Na próxima quinta-feira (04jan2018), às 10h, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizará um procedimento administrativo para oficializar a condução do deputado Othelino Neto (PCdoB) ao cargo de presidente da Casa. 

Com a morte do deputado Humberto Coutinho (PDT), o cargo de presidente abre vacância e será ocupado, de forma definitiva, por ordem de sucessão natural, pelo 1º Vice-Presidente. Em tempo, o procedimento será realizado em caráter administrativo em razão de a Assembleia estar em período de luto oficial.

De acordo com o regimento interno, em seu artigo décimo, declarado vago o cargo na Mesa Diretora, a sucessão dar-se-á da seguinte forma: 
“I – Para o cargo de Presidente pelo 1º Vice-Presidente e para este e os demais obedecidos na ordem de sua sequência, realizando-se a eleição para os que restarem vagos, no prazo de até cinco sessões ordinárias, obedecidas as regras do Art. 8 deste Regimento Interno;
II – Para o cargo de Secretário, aplica-se a regra de sucessão prevista no inciso anterior, no prazo de até cinco sessões, nos termos do Art. 8 do Regimento Interno”.

Com o remanejamento dos cargos, a composição da Mesa Diretora será feita da seguinte forma: 
Fábio Macedo (PDT) – primeiro vice-presidente; 
Josimar de Maranhãozinho (PR) – segundo vice-presidente;
Adriano Sarney (PV) – terceiro vice-presidente; 
Ricardo Rios (PEN) – primeiro secretário; 
Stênio Rezende (DEM) – segundo secretário; 
Zé Inácio (PT) – terceiro secretário; e 
Nina Melo (PMDB) – quarta secretária. 

O cargo de quarto vice-presidente ficará vago, aguardando nova eleição que deverá ocorrer no prazo de até cinco sessões ordinárias.

SUPLÊNCIA
Além de influenciar diretamente na alteração da composição da Mesa Diretora, o falecimento do deputado Humberto Coutinho também altera a suplência de deputado estadual.
O deputado Rafael Leitoa (PDT), primeiro suplente na chapa que elegeu o deputado Humberto, será efetivado na função, assumindo de forma definitiva o cargo.

O segundo suplente, Fernando Furtado (PCdoB), também tomará posse como deputado estadual na vaga do deputado licenciado Neto Evangelista (PSDB), já que é o primeiro na ordem de sucessão, após Rafael Leitoa.


NOTA - Agradecimentos da Dra Cleide Coutinho

FONTE: ALEMA; 03/01/2018 12h26
Acesso RAS em 2018-01-03

NOTA DE AGRADECIMENTO

A Dra. Cleide Coutinho, os filhos George e Geórgia, a nora Juliane e os netos agradecem, em nome das famílias Barroso e Coutinho, o carinho, a consternação e as lindas homenagens que os caxienses e todos maranhenses da nossa região prestaram ao seu querido marido, pai, irmão, tio, cunhado, empresário, médico e deputado do povo Humberto Coutinho.

Queremos ressaltar o profissionalismo e a dedicação da Política Militar do Maranhão, do Corpo de Bombeiros do Maranhão, A guarda Civil de Caxias, os profissionais do SAMU e os Agentes de Trânsito de Caxias, além da imprensa e todos que fizeram do dia 02/01/2018 um dia histórico que jamais será esquecido.

Agradecemos também a todos os nossos colaboradores, especialmente os funcionários da Casa de Saúde, da Facema, Cefa, da TV Sinal Verde, da Fazenda Santa Clara e todos, que durante décadas, conviveram com nosso amado Humberto.

Queremos agradecer ao nosso querido amigo Flávio Dino, que, mais que governador ,nos honrou com sua amizade, emoção e presença e que proferiu palavras que calaram profundamente em nossos corações. Em nome do Flávio queremos agradecer todos os políticos, correligionários, que estiveram presentes na cerimônia fúnebre e mandaram mensagens de condolências, solidariedade e conforto.

O povo de Caxias e de todo o Maranhão será sempre o povo que Humberto amou e trabalhou a favor. Jamais esqueceremos as manifestações desta última terça-feira.

Temos certeza que, de onde Humberto estiver, estará feliz com as emocionantes demonstrações de carinho do seu povo.

CLEIDE BARROSO COUTINHO


CONVITE - Missa de sétimo dia do dep Humberto Coutinho
FONTE: ALEMA; 03/01/2018 12h37
Acesso RAS em 2018-01-03

CONVITE
A Dra. Cleide Coutinho, os filhos George e Geórgia, a nora Juliane, os netos e família convidam a população de Caxias e de toda região para a missa de sétimo dia que se realizará no próximo dia 07/01/2018, domingo, às 10h da manhã, no Santuário de São Francisco, localizado a 50 Km de Caxias, na estrada MA-127 Caxias-São João do Sóter.
Desde já agradece a presença de todos e este ato de fé e piedade cristã!
 CLEIDE BARROSO COUTINHO

*********************************************************************

NOTA DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:
As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos que foram introduzidas na presente versão NÃO constam da edição original deste artigo / pesquisa / reportagem.
Esses adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes do artigo por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra e na forma da versão original.
O Blog Ronald Arquiteto e o Face RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes ou apoiadores e nem patrocinadores. Todas as publicações de texto e imagem são feitas de boa-fé, respeitando-se as respectivas autorias e direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011.

Ronald de Almeida Silva
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972
Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)

Facebook ronaldealmeida.silva.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário