quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

[538] GOVERNO TEMER: Nelson Nahim (PSD-RJ): Condenado por exploração sexual deve assumir como deputado na vaga de Cristiane Brasil [04jan2018]




[Nelson Nahim (PSD-RJ): ] Condenado por exploração sexual deve assumir como deputado na vaga de Cristiane Brasil [04jan2018]

Ø Nelson Nahim (PSD-RJ) ficou preso por quatro meses e foi solto após decisão judicial.
Ø Ele afirmou que é inocente e que a condenação teve caráter político.

Fonte: Grupo Globo; Por Fernanda Calgaro, G1, Brasília; 04/01/2018 14h33 
https://g1.globo.com/politica/noticia/condenado-por-exploracao-sexual-deve-assumir-como-deputado-na-vaga-de-cristiane-brasil.ghtml
Acesso Arquivo RAS em 2018-01-04

Fonte: Internet

Condenado a 12 anos de prisão por exploração sexual de menor, NELSON NAHIM (PSD-RJ) deverá assumir a vaga de deputado federal a ser aberta com a licença de Cristiane Brasil (PTB-RJ), que se afastará para ser ministra do Trabalho.
A nomeação de Cristiane Brasil para o cargo foi publicada nesta quinta-feira (04jan2018), no "Diário Oficial da União".
Ao G1, Nahim afirmou ser inocente e disse que a condenação tem caráter político. Ele afirmou que pretende assumir o cargo para “aproveitar a oportunidade não só para exercer o mandato que a população me confiou, mas também para esclarecer para a grande mídia o verdadeiro fato, ou seja, o que há de concreto no processo”.
Suplente de deputado, Nahim será convocado pela Câmara para reassumir o mandato somente após a posse de Cristiane no ministério. Nahim é irmão do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.
Se ele assumir o cargo, será a terceira vez que ocupará o cargo como deputado suplente. Na primeira, em 15 de dezembro de 2015, ele ficou apenas um dia como deputado porque outro titular reassumiu o cargo. Na segunda vez, em janeiro de 2017, ele ficou somente duas semanas.
Ex-presidente da Câmara de Campos dos Goytacazes, Nelson Nahim chegou a ficar preso por mais de quatro meses, mas foi solto em outubro do ano passado graças a um habeas corpus.
Ele foi condenado a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável, coação no curso do processo e exploração sexual de adolescentes no caso que ficou conhecido como "Meninas de Guarus".
No ano passado, quando Nahim virou deputado federal pela segunda vez, Anthony Garotinho chegou a divulgar uma nota em que informou estar afastado do irmão há seis anos. Ele também acrescentou que não mantém relações políticas com Nahim.

O CASO
Ao todo, 14 pessoas foram condenadas no caso "Meninas de Guarus", que começou a ser investigado desde 2009. De acordo com a denúncia, os réus mantinham e exploravam sexualmente crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, em uma casa em Guarus, distrito de Campos.
O lugar era mantido com as portas e janelas trancadas, sempre sob vigília armada, e as vítimas eram obrigadas a consumir drogas. Segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, elas chegavam a fazer 30 programas por dia.
Após a negociação do valor do programa, as vítimas eram levadas de carro até os "clientes" para realizar programas sexuais em diversos motéis e alguns hotéis da cidade.
Pelos programas realizados, recebiam comida e drogas e, em alguns casos, uma parte do valor pago pelo "cliente". O bando também firmou convênios com proprietários de hotéis e motéis locais, onde parte dos encontros era realizada.
  

ARQUIVO DA TAG: MENINAS DE GUARUS



Fonte: BLOG DO PROF. MARCOS PEDLOWSKI; junho, 09, 2016
Acesso RAS em 2018-01-04

A imagem abaixo é uma reprodução de uma matéria do portal G1 sobre a prisão de vários dos envolvidos no infame caso conhecido como “Meninas de Guarus” que agitou a cidade de Campos dos Goytacazes [RJ] em 2009 (notem que o ano citado é 2009!).

meninas
meninas 1
portal G1
Revista Somos Assim

Não vou me alongar nos detalhes sobre os  agora condenados, mas nas vítimas. É que os detalhes que emanam das apurações apontam que crianças pobres eram submetidas até a 30 “programas” por dia, onde eram obrigadas a praticar sexos com adultos e sob a influência de todo tipo de drogas perigosas. Apenas estes detalhes sórdidos me fazem pensar que a sociedade falhou com essas crianças e continua falhando com adolescentes e adultos que eles já se tornaram após longos 7 anos de espera por justiça.
E quero novamente lembrar o papel que a Revista Somos Assimcomandada pelo jornalista Esdras Pereira cumpriu para impedir que todos os crimes cometidos pelos envolvidos nesse caso hediondo ficassem impunes. Quando olho em retrospectiva para o papel que a Somos Assim cumpriu só posso me orgulhar de ter estado associado ao projeto pelo tempo em que ele abasteceu a cidade de Campos dos Goytacazes com informação qualificada e baseada no mais puro jornalismo investigativo.
Quanto aos que agora estão sendo presos por condenações associadas ao Meninas de Guarus, eu espero que fiquem lá o tempo suficiente para que desapareçam quaisquer chances de retornarem a cargos públicos. Pode parecer pouco, mas num país como o Brasil onde as injustiças contra os pobres são perpetuadas todos os dias, isto já seria um bom começo.





Nelson Nahim e suas entrevistas sobre o caso “Meninas de Guarus”

 

 

 

O ex-vereador Nelson Nahim convocou e a imprensa campista compareceu para que ele concedesse uma entrevista coletiva onde pode oferecer sua visão acerca de sua recente prisão por causa de um suposto constrangimento de testemunhas no caso conhecido como “Meninas de Guarus” (Aqui! Aqui! e Aqui! Aqui!). Tudo muito justo, pois se alguém se sente inocente de uma acusação grave como essa e a imprensa se dispõe a ouvir o que essa pessoa tem a dizer, a entrevista coletiva é um mecanismo legal e legítimo de se oferecer uma informação distinta do que foi oferecida anteriormente pela própria mídia.
Mas do ponto de vista substantivo, o que Nelson Nahim declarou hoje é que a sua prisão teve a influência de um político, aparentemente ligado ao grupo político que controla atualmente o executivo municipal em Campos dos Goytacazes.
Acontece que a ler isto, me veio à memória outra entrevista concedida pelo ex-vereador Nelson Nahim em Novembro de 2009, assim que começaram a circular rumores de que ele estaria envolvido no problema. Como mantenho guardada a minha coleção da Revista Somos Assim, fui procurar e encontrei o número 123 onde essa entrevista foi reproduzida.  Da leitura dessa entrevista, pude concluir que a explicação oferecida na coletiva de hoje oferece uma quarta possibilidade do porquê o nome do ex-vereador e ex-presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense!
Para quem quiser comparar os elementos principais destas duas entrevistas, posto abaixo a matéria publicada pela Revista Somos Assim. E que cada um depois tire suas próprias conclusões.



Meninas de Guarus: além de se preocupar com os eventuais inocentes, há que se lembrar das duas crianças assassinadas


Venho acompanhando com atenção os desdobramentos das prisões que ocorreram ontem na cidade de Campos dos Goytacazes em função do caso conhecido como “Meninas de Guarus”.  Acabo de ler no blog “Opiniões” que é mantido por Aluysio Abreu Barbosa e José Renato no site do jornal Folha da Manhã, uma série de opiniões com as quais concordo no que tange a não apontar precocemente nomes de pessoas que poderão ainda ser inocentadas (Aqui!). 
Concordo que todo cuidado é pouco na hora de acusar alguém pela prática de um crime hediondo como o da pedofilia, já que temos vários casos de pessoas que foram acusadas e depois puderam provar sua inocência.
Até ai, tudo muito justo. Agora, o que me parece igualmente importante lembrar é que, além das crianças sobreviventes terem tido suas vidas alteradas para pior pelo resto de suas vidas, o que ocorrerá para a maioria delas se dará num ambiente de pobreza e dificuldades sociais profundas, duas das vítimas foram, ao que consta dos fatos informados de forma exaustiva ao longo dos últimos cinco anos, friamente assassinadas. Essas são as duas maiores vítimas desse caso escandaloso, pois já pagaram o custo mais alto possível que foi ter suas vidas ceifadas para que um grupo de pessoas pudesse dar vazão aos seus desejos sexuais. Assim, que a justiça puna com o máximo rigor quem for efetivamente culpado e inocente que tiver que inocentar. Mas que não se esqueça das vítimas inocentes do esquema que foi desbaratado.
Já para nós, resta contribuir para a criação de um ambiente social em que nossas crianças nunca mais sejam arrastadas para uma situação tão vil e abjeta como foi o caso das Meninas de Guarus.



Meninas de Guarus: por que a prisão dos pedófilos demorou tanto?

Hoje o caso “Meninas de Guarus” ganhou espaço na mídia nacional, e o nome dos presos no dia de ontem também (Aqui!,Aqui! e Aqui!). O que mais me intriga é por que um caso como esse demorou tanto a chegar na fase da prisão dos acusados. É que se fosse um grupo de pessoas humildes não seria de se estranhar que as prisões não tivessem levado cinco longos anos para ocorrer. Mas como no meio dos acusados estão pessoas de conhecimento notório e poder político e econômico, as vítimas e suas famílias tiveram que viver todo esse tempo no sobressalto, pois a chance da retaliação só diminuirá agora com o início das prisões.
Tenho notado que diversos personagens estão querendo se apresentar como a origem da denúncia. Mas aqui é preciso dizer que o crédito para que o caso não sumisse de circulação no seu nascedouro cabe ao jornalista Esdras Pereira que fez da sua revista “Somos Assim” um veículo de transparência sobre um capítulo sórdido da nossa história recente.  Deste modo, é bom que se dê o crédito a quem merece, e não a quem agora quer jogar para a torcida.




Extra: Nelson Nahim é preso em Campos por envolvimento em rede de exploração sexual infantil

Pâmela Oliveira e Rafael Soares

O ex-vereador de Campos e irmão do ex-candidato ao governo do estado Anthony Garotinho, Nelson Nahim (PSD), foi preso por agentes da 134ª DP (Campos) no início da tarde desta sexta-feira. A prisão foi feita após o Ministério Público ter oferecido denúncia contra 20 pessoas acusadas de exploração sexual infantil e outros crimes no caso denominado “Meninas de Guarus”. Nahim é um dos seis denunciados que tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça. Até agora, cinco pessoas foram presas. Ele foi candidato a deputado federal e, atualmente, é suplente. Nahim foi o terceiro candidato a deputado federal mais votado em Campos, com 17.827 votos.
— Em 2013, recebi uma denúncia gravíssima na Comissão de Direitos Humanos da Alerj do envolvimento de pessoas poderosas com uma rede de pedofilia que explorava meninas. O caso estava parado no MP. Por isso, pedi uma reunião com o (procurador-geral de Justiça) Marfan Vieira, que deu reencaminhamento ao caso — diz o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), que realizou uma audiência pública no dia 17 de junho de 2013 na Câmara Municipal de Campos sobre o caso.
Garotinho e o irmão romperam relações e são adversários políticos há quatro anos. Nesta eleição, Nahim acompanhou o candidato adversário de seu irmão, Luiz Fernando Pezão (PMDB) , em carreata em Campos.
O caso das “Meninas de Guarus” ganhou repercussão em 2009, quando a Polícia Civil descobriu um ponto de exploração sexual e prendeu em flagrante o proprietário do imóvel, além de ter libertado cinco mulheres, sendo três maiores e duas menores de 16 e 17 anos. A denúncia é assinada por seis promotores de Justiça e foi encaminhada à 3ª Vara Criminal de Campos.

Postado em Uncategorized

Nenhum comentário:

Postar um comentário