sexta-feira, 8 de maio de 2015

[76] FUTEBOL: SELEÇÃO BRASILEIRA NA ÁFRICA DO SUL 03-06.março.2014 - HOMENAGEM DA CBF À FAMÍLIA MANDELA.

África do Sul, Johanesburgo, 04_05mar2014:

HOMENAGEM DA CBF À FAMÍLIA MANDELA.


Foto 1: Placa da CBF em homenagem a Mandela. 60x60cm. By Ronald Almeida

ÁFRICA DO SUL; Johanesburgo [South Africa; Johannesburg]:
Na véspera [04mar2014] da partida entre as Seleções do Brasil e da África do Sul, evento este tido como ponto culminante das celebrações dos 20 anos do fim do apartheid e da posse de NELSON MANDELA como primeiro Presidente Negro daquele país, a CBF prestou singela homenagem à família Mandela.

Para isso, o Chefe da Delegação da Comitiva da Seleção Brasileira - Dr. Antonio Américo Lobato Gonçalves, (presidente da FMF - Federação Maranhense de Futebol), sua esposa Renata e seu assistente Ronald de Almeida Silva (Diretor de Planejamento da FMF) compareceram ao Jantar de Gala no salão nobre do Hotel HYATT Johannesburg, promovido pela Governadora da Província de Gauteng e pelo Dr. Danny Jordan, Presidente da SAFA – South African Football Association (a CBF sul-africana).
O jantar foi organizado pela SAFA - 

Foto 2: Pronunciamento do Chefe da Deleção, na entrega da Placa da CBF em homenagem a Mandela. Ao lado o diligente tradutor e assistente de relações públicas da Delegação Brasileira e ao fundo a Seleção da África do Sul. By Ronald Almeida

Foto 3: Dr. Antônio Américo entrega placa da CBF ao Sr. Ndaba Mandela, neto de Nelson Mandela. By Ronald Almeida

Foto 4:Estandarte com brasão da Província de Gauteng. By Ronald Almeida


Foto 5: Seleção da África do Sul ouvindo atentamente ao pronunciamento do Dr. Antônio Américo. By Ronald Almeida

A cerimônia se deu em presença de todos os atletas da Seleção Sul-africana, da Governadora da Província, Secretários e Ministros de estado, autoridades de diversos escalões e da mídia esportiva, ocasião em que o Dr. Antônio Américo, em nome do Presidente José Marin, dirigiu-se ao Sr. Ndaba Mandela, neto do Presidente Mandela, procedendo aos seguintes atos:
Ø  Pronunciamento de agradecimento e reconhecimento celebrações dos 20 anos do fim do apartheid e posse de MANDELA na Presidência da República.
da importância do evento [partida amistosa entre as seleções nacionais] no contexto das
Ø  A entrega de uma placa comemorativa [ver foto anexa e transcrição do texto em português], uma bola oficial e uma camisa da Seleção Brasileira assinada por todos os atletas, como presentes da Família CBF para o Memorial Mandela;
Ø  A entrega de um brinde da CBF [overcoat vip] ao Presidente da SAFA, Dr. DANNY JORDAAN;

Foto 6: Camisa da Seleção Brasileira autografada. By Ronald Almeida

CERIMÔNIAS DO DIA 05mar2015, MOMENTOS ANTES DA PARTIDA NO  ESTÁDIO NACIONAL SOCCER CITY [First National Stadium].


O Dr. Antonio Américo, na qualidade de Chefe da Delegação da Seleção Brasileira, manteve encontro informal com o Representante Diplomático do Brasil na África do Sul, Embaixador Pedro Carneiro Mendonça e Sra. Verônica. Atendendo solicitação prévia da Embaixatriz relativa a apoio da CBF para projetos Sociodesportivos na África do Sul, o Dr. Antônio Américo se comprometeu fazer gestões junto à presidência da CBF e ao COL-COPA 2014 para que a cooperação com a Associação MzansiBrasil e o apoio aos pequenos jogadores " brasileiros" de Bud-Mbelle possa ser efetivado de forma tempestiva e profícua.

Foto 7: Embaixador Pedro Carneiro Mendonça e Sra. Verônica; Sra. Renata e Dr. Antônio Américo. By Ronald Almeida

O Dr. Antonio Américo também foi homenageado pelo Dr. Danny Jordan, Presidente da SAFA, tendo recebido presentes simbólicos para a CBF, no Salão VVIP do Estádio Nacional Soccer City [First National Stadium].

Foto 8: Ave esculpida em pedras semipreciosas oferecida pela SAFA à CBF. By Ronald Almeida

Foto 9: Placa comemorativa do evento oferecida pela SAFA à CBF. By Ronald Almeida

Foto 10: Detalhes da Placa comemorativa do evento oferecida pela SAFA à CBF. By Ronald Almeida

 TEXTO ORIGINAL DA PLACA

A CBF – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL,
no ano do seu centenário e da realização da Copa do Mundo FIFA no Brasil e nesta data honrosa da partida amistosa entre a Seleção Sul-africana e a Seleção Brasileira, em nome de seus atletas, comissão técnica, dirigentes de clubes e federações e dos 200 milhões de brasileiros torcedores em todo o país, rende sinceras homenagens a
NELSON ROLIHLAHLA MANDELA
o Madiba, Prêmio Nobel da Paz 1993,
herói africano que deixou imenso legado de coragem, caráter, temperança, inteligência social e visão política ao nobre povo da África do Sul e um exemplo universal para todas as nações,
um Patrimônio Mundial da Humanidade.
Soccer City Stadium, 05.março.2014, Johanesburgo, África do Sul. 
Presidente José Maria Marin

P.S.1: Essa homenagem e a minuta do texto da placa foram sugeridas pelo Diretor de Planejamento da FMF, Ronald de Almeida Silva, ao Presidente da FMF, que prontamente viu o alcance dessa gentileza diplomática, tendo sido a proposta aprovada pela Presidência da CBF, que autorizou a confecção da placa comemorativa e sua entrega à Família Mandela pelo Chefe da Delegação da Comitiva da Seleção Brasileira.

P.S.2: A partida de futebol entre as Seleções Brasileira e Sul-africana realizada no dia 05mar2014 no FNS Stadium foi o ponto culminante das solenidades de celebração dos 20 anos do fim do apartheid e da posse de Mandela como primeiro presidente negro da África do Sul. A viabilização desse evento se deu como produto de marketing adquirido e pago pela Província de Gauteng [onde se situa a maior cidade do país, Johanesburgo] à PITCH, empresa sediada em Londres, a qual é cessionária dos direitos de comercialização das partidas amistosas da CBF no período 2012-2022.

P.S.3: Por decisão do técnico Felipão nenhum outro membro da Delegação e nem atleta algum da Seleção Brasileira compareceu a esse importante JANTAR DE GALA, evento principal extracampo das celebrações em homenagem a Mandela. Nesse jantar estavam presentes cerca de 180 pessoas, incluindo o Ministro do Esporte, a governadora da Província de Gauteng e o Presidente da SAFA, Danny Jordan e outras personalidades esportivas e políticas, bem como profissionais da imprensa sul-africana.


DELEGAÇÃO DA CBF / SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL 2014.
Pronunciamento do Dr. Antonio Américo Lobato Gonçalves*, Chefe da Delegação do Brasil, no Jantar de Boas Vindas oferecido pela SAFA – South African Football Association e pelo Governo da Província de Gauteng, à véspera da Partida Amistosa entre a Seleção Brasileira e a Seleção Sul-africana**.

(*) Presidente da FMF - FEDERAÇÃO MARANHENSE DE FUTEBOL
(**) First National Stadium, Soccer City, 05.março.2014,19:00h;  Johanesburgo, África do Sul.

Senhoras e senhores, Boa noite.
1)    Representando neste ato a Confederação e a Delegação da Seleção Brasileira de Futebol, com muita emoção e senso de gratidão, saudamos e brindamos ao Excelentíssimo Presidente JACOB ZUMA e demais autoridades presentes.
2)    Fazemos um agradecimento antecipado a todos os torcedores sulafricanos que assistirão amanhã no magnífico FNS - Soccer City Stadium à mais uma partida de futebol de alto nível entre nossas seleções, nesta acolhedora e bonita cidade de Joanesburgo.
3)    Agradecemos, de modo muito especial, ao Dr. DANNY JORDAAN, presidente da South African Football Association, pelo honroso convite à Seleção Brasileira para participar desse amistoso no âmbito das celebrações dos 20 ANOS DO FIM DO APARTHEID e início da democracia plena no País de MADIBA.
4)    Este jantar de gala nos honra a todos nós brasileiros, dirigentes e atletas, e, por certo, é também uma homenagem significativa à Presidência e à Diretoria da CBF.
5)    Por isso, com muito orgulho, o BRASIL atravessa o Atlântico para abraçar a ÁFRICA DO SUL, país do continente irmão das Américas. Nesta oportunidade muito honrosa e em nome do Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Senhor JOSÉ MARIA MARIN, trazemos nossas singelas homenagens do Brasil à África do Sul e às dirigimos ao Memorial NELSON MANDELA.
6)    Assim traduzimos essas homenagens em linguagem do futebol e fazemos agora a entrega de uma BOLA da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil e uma CAMISA da Seleção Brasileira, autografadas por todos os atletas.
7)    O Presidente da CBF, Sr. MARIN envia uma PLACA comemorativa oficial, registrando este histórico reencontro entre a Africa do Sul e o Brasil, dentro dos princípios do MANDELA DAY.
8)     Estas homenagens são simples, mas sinceras, assim como foi MANDELA, uma das maiores personalidades da civilização contemporânea, o qual com sua maestria para o DIÁLOGO, soube orquestrar em sua nação a mais perfeita sinfonia de Paz, Esperança e Liberdade, tornando-se, assim, por seu exemplo de coragem e fé inabaláveis, um Patrimônio da Humanidade.
9)    Muito obrigado a todos e aos atletas que nos darão um grande espetáculo de futebol, levando essa imagem de generosa hospitalidade e eficiente organização dos sul-africanos para todo o mundo.
Viva o Brasil! Viva a África do Sul! Viva Mandela!


SINOPSE

A África do Sul tem 3 capitais:

Ø Pretória (executiva)
Ø Cidade do Cabo (legislativa)
Ø Bloemfontein (judiciária)

África do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Acesso em 03jul2015
Republic of South Africa (inglês)
República da África do Sul


Lema: !ke e: ǀxarra ǁke (ǀXam)
Verskillende mense verenig (Africâner)
Português: Diversos povos se unem.
Gentílico: sul-africano(a) austro-africano(a)1
Localização da África do Sul.
Capitais
Cidade mais populosa
11 línguas
 - Presidente do Conselho Nacional de Províncias
M. J. Mahlangu
 - Presidente da Assembleia Nacional
Max Sisulu
 - Presidente do Tribunal Constitucional
Mogoeng Mogoeng
Área total
1.221.037 km² (25.º)

 - Estimativa de 2010
49.991.300 hab. (25.º)
 - Censo 2001
44.819.778 hab. 
 - Densidade
41 hab./km² (170.º)
PIB (base PPC)
Estimativa de 2014
 - Total
US$ 683,147 bilhões*2 (25.º)
US$ 12 7212  
PIB (nominal)
Estimativa de 2014
 - Total
US$ 341,216 bilhões*2 (29.º)
US$ 6 3542  
IDH (2013)
0,658 (118.º) – médio3
Gini (2009)
63,14
Rand (ZAR)
Tempo do Sul da África (UTC+2)
ZA
+27



África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico, com 2.798 quilômetros de litoral.
É uma democracia parlamentar, limitado pela NamíbiaBotsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o LESOTO, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.
O país é conhecido por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país.
Duas dessas línguas são de origem europeia: o africâner, uma língua que se originou principalmente a partir do neerlandês, que é falado pela maioria dos brancos e mestiços sul-africanos, e o inglês sul-africano, que é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa.
Multiétnico, o país possui as maiores comunidades de europeus, indianos e multiétnicos do continente africano. Embora 70% da população sul-africana sejanegra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial. Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos de 1,25 dólar por dia.
A África do Sul é uma democracia constitucional, na forma de uma república parlamentar; ao contrário da maioria das repúblicas parlamentares, os cargos de chefe de Estado e chefe de governo são mesclados em um presidente dependente do parlamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário