quinta-feira, 28 de maio de 2015

[84.A] FUTEBOL: FIFA - TRAFFIC - sob investigação do Departamento de Justiça norte-americano e do FBI, com apoio da Justiça e da Polícia da Suíça.

FIFA
sob investigação do Departamento de Justiça norte-americano e do FBI, com apoio da Justiça e da Polícia da Suíça.

Em Zurich, sede da FIFA, Polícia suíça prende JOSÉ MARIA MARIN e sete outros altos dirigentes do colégio eleitoral da FIFA. 27.maio.2015.

PARTE A – Reportagens em português
REVISÃO_07 - 20 ARTIGOS / DOCUMENTOS [29mai2015]




 [84.A.1]
CBF diz que apoia investigações que resultaram na prisão de [ex-presidente e atual vice da CBF]  José Maria] Marin


Criado em 27/05/15 12h14 e atualizado em 27/05/15 14h36 
Por Vitor Abdala; Edição:Marcos Chagas; Fonte:Agência Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou hoje (27mai2015; quarta-feira), por meio de NOTA OFICIAL, que apoia "integralmente" as investigações das autoridades policiais dos Estados Unidos e da Suíça, que resultaram na prisão do ex-presidente da entidade, José Maria Marin, e de seis pessoas. A nota informa que a confederação aguardará a conclusão das investigações de forma responsável, “sem qualquer julgamento que previamente condene ou inocente”.

A nova gestão da CBF, comandada pelo sucessor de Marin, Marco Polo Del Nero, “reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência”, diz a nota.
Segue a íntegra da nota oficial:

Diante dos graves acontecimentos ocorridos nesta manhã em Zurique, envolvendo dirigentes e empresários ligados ao futebol, a CBF vem a público declarar que apoia integralmente toda e qualquer investigação. A entidade aguardará , de forma responsável, sua conclusão, sem qualquer julgamento que previamente condene ou inocente. A nova gestão da CBF iniciada no dia 16 de abril de 2015 reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência”.


 [84.A.2]
CBF: NOTA OFICIAL 01 - 27mai2015
CBF; 27/05/2015 às 11:41 | Assessoria CBF
NOTA OFICIAL SOBRE OS EVENTOS QUE CULMINARAM COM A PRISÃO DO EX-PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE (REGIÃO SUDESTE) DA CBF: JOSÉ MARIA MARIN:



Diante dos graves acontecimentos ocorridos nesta manhã em Zurique, envolvendo dirigentes e empresários ligados ao futebol, a CBF vem a público declarar que apoia integralmente toda e qualquer investigação. A entidade aguardará, de forma responsável, sua conclusão, sem qualquer julgamento que previamente condene ou inocente. A nova gestão da CBF iniciada no dia 16 de abril de 2015 reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência”.



 [84.A.3.i]
CBF: NOTA OFICIAL 02 - 27mai2015
CBF: 27/05/2015 às 20:38 | Assessoria CBF
http://www.cbf.com.br/noticias/a-cbf/nota-oficial-3#.VWc3_89Viko



A CBF, no início desta noite, em reunião extraordinária, decide, em complementação à nota oficial veiculada na manhã de hoje:

1) Oferecer o adequado desdobramento à determinação da FIFA e afastar o Sr. JOSÉ MARIA MARIN do seu quadro diretivo até a definitiva conclusão do processo;

2) Tornar pública a decisão, previamente tomada no início desta gestão, de reanalisar todos os contratos ainda vigentes e remanescentes de períodos anteriores.

 [84.A.3.ii]
CBF: NOTA OFICIAL 03 - 28mai2015
CBF: NOTA À IMPRENSA; 28/05/2015 às 18:08 | Assessoria CBF
http://www.cbf.com.br/noticias/a-cbf/cbf-entrega-contratos-ao-ministerio-publico-federal#.VWex0iFViko

CBF entrega contratos ao Ministério Público Federal



  1. A Confederação Brasileira de Futebol apresentou hoje, de forma espontânea, na sede do Ministério Público Federal, no Rio de Janeiro, os contratos firmados pela entidade em gestões anteriores e que foram objeto de ampla divulgação pela mídia no dia 27 de maio de 2015.
  2. O documento foi protocolado e endereçado ao Procurador Chefe do MPF do Rio de Janeiro.
  3. A CBF manifestou o seu apoio integral a toda e qualquer investigação e se colocou à inteira disposição para esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

 [84.A.4]
Marco Polo Del Nero [presidente CBF]admite que detenção de Marin [vice-presidente] é péssima para a CBF

 


AFP27/05/201510h4
Da AFP, em Zurique
Leia mais em: http://zip.net/bmrkMZ
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/esporte/2015/05/27/marco-polo-del-nero-admite-que-detencao-de-marin-e-pessima-para-a-cbf.htm

1.     O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, se mostrou muito preocupado com a detenção nesta quarta-feira do ex-presidente da entidade José Maria Marin e admitiu que é um momento "péssimo" para a entidade.
2.     "É lógico que isto não é bom, é péssimo. Mas antes temos que saber o que aconteceu", disse o dirigente em seu hotel de Zurique, abordado pelos jornalistas quando seguia para o elevador.
3.     "Devemos analisar tudo, saber o que aconteceu. Não tenho a menor ideia", disse, ante a insistência por uma declaração.
4.     O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou que investiga, entre outros, contratos relativos a uma marca esportiva do país (a NIKE é a fornecedora de material da seleção brasileira desde os anos 90) e relativos à Copa do Brasil, uma competição da CBF.
5.     "São contratos assinados antes da administração de Marin. Não há nenhum contrato assinado depois", afirmou Del Nero, que tomou posse no mês passado para substituir Marin, que assumiu a presidência da CBF em 2012.
6.     Marin foi vice-presidente da administração anterior, a de Ricardo Teixeira, que abandonou a presidência da CBF após uma série de denúncias de corrupção.
7.     Marco Polo Del Nero afirmou que não tem nenhuma relação com os assuntos investigados.
8.   "Eu era presidente da Federação Paulista. O que queremos agora é saber", declarou, antes de entrar no elevador do hotel da cidade suíça no qual os dirigentes sul-americanos se reúnem antes do 65º Congresso da Fifa, que acontecerá na quinta e sexta-feira.

Leia mais em: http://zip.net/bmrkMZ


 [84.A.5]
Del Nero liga contratos sob investigação à gestão Ricardo Teixeira

Folha de São Paulo / Portal UOL; 27mai2015




 [84.A.6]

MARIN e outros 10 acusados de corrupção são banidos pela FIFA


Do UOL, em São Paulo
do UOL27/05/201514h51
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/esporte/2015/05/27/marin-e-outros-10-acusados-sao-banidos-pela-fifa.htm


  1. A Fifa anunciou o banimento temporário de 11 envolvidos na investigação da Justiça dos Estados Unidos sobre um esquema de corrupção no futebol mundial. Entre os punidos está o ex-presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, José Maria Marin.
  2. "As acusações estão claramente relacionadas ao futebol e são de uma grave natureza que foi imperativo tomar medidas rápidas e imediatas", afirmou o presidente do comitê de ética da Fifa, Hans-Joachim Eckert. "O processo seguirá de acordo com o Código de Ética da Fifa".
  3. De acordo com comunicado da Fifa, os 11 envolvidos estão proibidos de realizar qualquer atividade relacionada ao futebol, em nível nacional ou internacional. Marin e os outros detidos podem pegar até 20 anos de prisão.
  4. Além de Marin, foram punidos Jeffrey Webb (vice-presidente da Fifa, presidente da Concacaf), Eduardo Li (presidente da Federação Costarriquenha e membro dos comitês executivos da Fifa e da Concacaf), Julio Rocha (presidente da federação da Nicarágua), Costas Takkas (dirigente da Concacaf), Eugenio Figueredo (vice-presidente da Fifa e ex-presidente da Conmebol e da federação uruguaia), Rafael Esquivel (presidente da Federação Venezuelana e membro do comitê executivo da Conmebol), Nicolás Leoz (ex-presidente da Conmebol), Jack e Darryll Warner, e Chuck Blazer.
  5. Conheça os envolvidos no caso de corrupção que abala a Fifa.

  6. Combinação de imagens de arquivo mostra funcionários da Fifa (da esquerda para a direita, e começando pela linha superior) Rafael Esquivel, Nicolas Leoz, Jeffrey Webb, Jack Warner, Eduardo Li, Eugenio Figueredo e José Maria Marin.
  7. Os sete homens estão entre as várias autoridades do futebol detidos em uma operação surpresa deflagrada em Zurique por autoridades suíças. Os cartolas são investigados pela justiça americana em um suposto esquema de corrupção. Conheça-os Leia mais AFP
  8. Nesta quarta-feira (27), uma operação liderada pelo FBI em parceria com a polícia suíça deteve sete dirigentes de alto escalão, entre eles Marin, sob a acusação de corrupção em entidades ligadas à Fifa. A dois dias da eleição para a presidência da entidade máxima do futebol, as autoridades suíças adentraram o hotel cinco estrelas em Zurique em que estes cartolas estavam hospedados e fizeram as detenções, de acordo com nota oficial do Departamento de Justiça norte-americano.
  9. Segundo o comunicado do Departamento de Justiça, um total de 14 réus são acusados de extorsão, fraude, lavagem de dinheiro, entre outras irregularidades. A investigação aponta suborno de US$ 150 milhões (cerca de R$ 450 milhões) em questões ligadas a transmissão de jogos e direitos de marketing do futebol na América do Sul e Estados Unidos. 
  10. Seis dos sete dirigentes presos nesta quarta recusaram a extradição para os Estados Unidos. Desta forma, as autoridades suíças pedirão aos Estados Unidos o envio de "pedidos formais de extradição num prazo de 40 dias", conforme o tratado em vigor entre ambos os países, para dar prosseguimento ao caso.

Leia mais em: http://zip.net/bwrkv3


 [84.A.7]
BOM SENSO FC ataca CBF e José Maria Marin após prisão na Suíça: 'devem explicações ao povo'

Em seu perfil oficial no Twitter, grupo de jogadores se manifestaram sobre ação na Fifa

Logo site r7; Rede Record
Portal R7 - Rede Record
27/5/2015 às 09h37 (Atualizado em 27/5/2015 às 10h40)
http://esportes.r7.com/futebol/bom-senso-fc-ataca-cbf-e-jose-maria-marin-apos-prisao-na-suica-devem-explicacoes-ao-povo-27052015

1.      O BOM SENSO FUTEBOL CLUBE, grupo de jogadores que luta por melhorias no futebol brasileiro, se manifestou na manhã desta quarta-feira (27mai2015) sobre a prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, em uma investigação realizada na cidade de Zurique, na Suíça, envolvendo dirigentes acusados de corrupção na Fifa. Em seu perfil na rede social, o movimento atacou a Confederação Brasileira de Futebol e o seu antigo mandatário.
2.      "José Maria Marin, preso por corrupção em Zurique, às vésperas do Congresso da FIFA, é vice-presidente da CBF", escreveu o perfil do grupo no Twitter. "A credibilidade da administração do futebol está contestada internacionalmente e a CBF também deve muitas explicações ao povo brasileiro", acrescentou.
  1. O movimento de jogadores, que já se reuniu em algumas oportunidades com representantes da CBF para discutir o futuro do futebol brasileiro, continuou suas críticas à entidade e ainda usou alguns exemplos, como o 7 a 1 para a Alemanha, para mostrar que o momento de mudança geral no esporte é mais do que propício.
  2. "Mais de meio milhão de postagens no twitter sobre as prisões na FIFA. A comunidade mundial do futebol quer mudanças e limpeza na entidade", disse. "O Futebol brasileiro CLAMA por mudanças. Estamos há quase dois anos em luta por isso. Precisamos do apoio dos amantes do futebol. Nunca tivemos um cenário tão forte para mudanças: 7x1 na Copa, vice-presidente da CBF preso, clubes endividados. O que precisa mais? A aprovação da MP 671 é uma bom caminho para a mudança. Refinancia a dívida dos clubes, Fair Play Financeiro e democracia nas entidades", completou o perfil.
  1. Alex também se manifesta sobre o caso
  2. Um dos líderes do Bom Senso FC, o ex-meia Alex, craque com passagens por Palmeiras, Coritiba e seleção brasileira, também se manisfestou através do seu Twitter ao ficar sabendo da prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin. Em forma de sátira, o ex-jogador postou um vídeo da canção SE GRITAR PEGA LADRÃO, do grupo Originais do samba e escreveu: 'Enquanto isso, na Suíça'.



 [84.A.8]
Autoridades americanas investigam Copa de 2014 e prometem acabar com a corrupção no futebol

Representantes do FBI garantiram ainda que Copa de 2014 já está sendo investigada
A Procuradora-geral de Justiça dos Estados Unidos, LORETTA LYNCH, iniciou nesta quarta-feira (27mai2015) a coletiva de imprensa sobre o escândalo de corrupção na Fifa, ao lado de JAMES COMEY, diretor do FBI.


Portal R7 - Rede Record
27/5/2015 às 12h48 (Atualizado em 27/5/2015 às 13h45)
http://esportes.r7.com/futebol/autoridades-americanas-investigam-copa-de-2014-e-prometem-acabar-com-a-corrupcao-no-futebol-27052015



1.      "Nós vamos erradicar a corrupção do futebol mundial. Eles corromperam o sistema para enriquecer a si mesmos". Foi com esta frase que a procuradora-geral de justiça dos Estados Unidos, LORETTA LYNCH, iniciou nesta quarta-feira (27mai2015), no FBI, a coletiva de imprensa sobre o escândalo de corrupção na Fifa.
2.      Ao lado de JAMES COMEY, diretor do FBI, Loretta Lynch, procuradora de justiça dos EUA, e Richard Weber, da Receita Federal dos Estados Unidos, a representante explicou como tudo aconteceu naquele que pode ser um dos maiores escândalos do futebol mundial.
3.      — Estamos falando de crimes que ocorrem no âmbito da Fifa. Houve responsabilidades apuradas em diferentes níveis. A Fifa é conhecida por ajudar no desenvolvimento social de muitos países e sociedades, mas alguns altos executivos e outras empresas representando a entidade se envolveram em esquemas de pagamentos de propinas, esquemas de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo milhões de dólares por décadas. A Fifa faz parte disso vendendo direito de transmissão de torneios e essas empresas vendem para canais e outras empresas interessadas que pagam grandes quantias em dinheiro, disse Lynch, ao falar da investigação que está sendo trabalhada há três anos.
4.      — Hoje as autoridades suíças prenderam sete pessoas, inclusive o presidente atual da Concacaf. Estamos procurando, inclusive, outras pessoas. Todos serão acusados por crimes financeiros. Muitos dos acusados fazem parte do esquema e tem atividades, inclusive, aqui nos Estados Unidos. Eles usavam interferências e banco dos Estados Unidos. Parte desse dinheiro foi aproveitado para patrocínios e outros direitos televisivos, explicou a procuradora.
5.      Sobre a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, Lynch garantiu que as autoridades americanas também irão investigar, assim como nas eleições das sedes das Copas de 2018 e 2022, cujos documentos já foram recolhidos nesta quarta na sede da Fifa, em Zurique, para dar continuidade ao processo de investigação.
6.      — Nenhuma conduta imprópria relacionada a 2014 (foi encontrada), mas faz parte do processo de investigação. Já o processo de candidatura do Brasil para a Copa está sendo investigado. No entanto, não posso dar mais detalhes sobre isso no momento. As investigações vão continuar e abordar todos os aspectos do jogo, disse Loretta Lynch.
7.      Loretta Lynch também explicou que os casos de corrupção vão além dos acordos televisidos e de marketing. “Os pagamentos não envolvem só o marketing esportivo. Com a oportunidade de receber a Copa de 2010, a primeira na África, alguns executivos da Fifa se aproveitaram para oferecer propina e suborno, entrando assim em acordos e patrocínios, e isso envolveu um representante brasileiro e uma empresa de marketing esportivo”, completou a procuradora.
8.      Diretor do FBI responsável por liderar as investigações, James Comey também participou da coletiva e explicou que o número de acusados pode aumentar nos próximos dias. “Os 14 acusados têm diferentes níveis de atividade no mundo do futebol. São responsáveis também por diferentes atividades nos campeonatos do mundo. O que foi feito foi uma atividade gananciosa entre eles. Nós sabemos que outras pessoas, assim como os já acusados, se envolviam em prática de corrupção”, disse.
9.      Assim como Loretta Lynch, Comey prometeu não descansar até varrer a corrupção que está sendo investigada pelo FBI. “Houve também tráfico de influência na confederação asiática, com dirigentes que receberam e pagaram propinas nas eleições da Fifa. Esse é o começo do nosso esforço e não vamos parar por aqui. Vamos continuar com o apoio de outras organizações do mundo, para limpar o futebol”, finalizou.
10.  Richard Weber, representante da Receita Federal dos Estados Unidos, garantiu que as autoridades americanas estão apenas iniciando o trabalho de investigação no esquema de corrupção no futebol. “Esse trabalho é um trabalho que não acabou. Hoje é um dia muito importante ao amante do futebol. Aqueles que adoram esse esporte não devem se procurar, pois nós queremos que todos estejam ciente de que estão aqui para ajudar”, afirmou.
11.  Diversos países estão na mira das investigações do FBI e Weber revelou na entrevista que não há um prazo para o fim dos trabalhos. “As pessoas mais especializadas da receita dos Estados Unidos já estão atrás de todos os tipos de esquemas em países como Hong Kong, Suíça e Ilhas Cayman. Hoje, a Fifa levou um cartão vermelho. Nós continuaremos trabalhando com todos os investigadores para poder levar a justiça ao poder financeiro e jogar as regras do jogo”, finalizou.

12.  Blatter é 'esquecido'
13.  Atual presidente da Fifa e candidato a reeleição da entidade, o suíço Joseph Blatter não foi citado durante a entrevista coletiva em Nova York. Fora da lista dos primeiros 14 nomes investigados pelo FBI e pelas autoridades americanas, o dirigente. contudo, não está imune ao processo. Segundo James Comey e Loretta Lynch, as investição estão em fase inicial e eles nãa podem falar do assunto.

14.  Situação de José Maria Marin
15.  Preso juntamente com outros seis dirigentes do auto-escalão da Fifa, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da entidade máxima do futebol brasileiro, foi preso e escoltado por autoridades suíças na saída do hotel Baur au Lac Hotel, em Zurique. Não há informação, contudo, para onde os presos foram levados. A informação oficial das autoridades da Suíça é que os acusados detidos serão extraditados para os Estados Unidos.
16.  Lembrando que as penas para os acusados que participaram do esquema de corrupção da Fifa podem chegar a até 20 anos de cadeia, mas depende de cada um dos acusados e do grau de participação de cada um deles.

[Saber mais]
Ø  Veja no vídeo abaixo o momento que José Maria Marin é preso na Suíça:



 [84.A.9]
Senador ROMÁRIO parabeniza FBI e polícia suíça após prisão de Marin: 'deram uma batida no ninho de ratos'

Ex-jogador, o hoje político bateu forte no ex-presidente da CBF durante uma sessão em Brasília



Portal R7 - Rede Record
27/5/2015 às 11h18 (Atualizado em 27/5/2015 às 14h33)
http://esportes.r7.com/futebol/senador-romario-parabeniza-fbi-e-policia-suica-apos-prisao-de-marin-deram-uma-batida-no-ninho-de-ratos-27052015


Ciente de tudo que está acontecendo na cidade de Zurique, na Suíça, nesta quarta-feira (27mai2015), o ex-jogador Romário pediu a palavra durante uma das sessões parlamentares no Senado Federal para comentar a prisão de José Maria Marin. Ao falar sobre o ocorrido com o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, o Baixinho elogiou o trabalho realizado em conjunto entre as autoridades dos Estados Unidos, via FBI, e a polícia suíça, que apreendeu outros dirigentes da Fifa envolvidos em um escândalo de corrupção da entidade.
“Autoridades da Suíça deram uma batida hoje em um ninho de ratos e prenderam várias autoridades do futebol mundial. Todos acusados de participar de um esquema de corrupção que já dura 20 anos e movimentou US$ 100 milhões. A ordem de prisão foi da polícia dos Estados Unidos, todos serão extraditados para o país americano”, disse.
Romário estendeu seu discurso no Senado ao colocar Marin como uma das pessoas mais corruptas que estão envolvidas no meio do futebol.
“Muitos dos corruptos e ladrões que fazem mal ao futebol foram presos. Inclusive um dos maiores do país, que se chama José Maria Marin. Um dos ratos que venho denunciando há muito tempo”, desabafou Romário.
Por fim, o senador sujere que a mesma operação poderia ser repedida outras vezes, inclusive em solo brasileiro, dando a entender que muita gente no meio do futebol deveria ser investigada.
“Essa operação poderia ter sido realizada aqui, já no ano passado, porque assim emendaríamos a vergonha dos campos com a vergonha da corrupção. Mas certamente o aparato de segurança aqui deve ter sido muito grande. Na Suíça, um país de primeiro mundo, em um hotel com vista para os Alpes Suíços, eles deveriam estar confortáveis e despreocupados. Infelizmente não foi a nossa polícia que prendeu, mas alguém tinha que fazer um dia. Então, parabéns ao FBI e a polícia Suíça”, concluiu.




 [84.A.10]

Investigação do FBI teve cartola infiltrado com escuta


Chuck Blazer, ex-membro do comitê executivo da Fifa, trabalhou para a polícia dos EUA

Do R7 – Portal Rede Record; 27/5/2015 às 16h55 (Atualizado em 27/5/2015 às 17h35)

O americano Blazer foi o dirigente infiltrado do FBI - Getty Images

A investigação da Fifa que culminou com a prisão de sete suspeitos de corrupção na manhã desta quarta-feira (27mai2015) em Zurique, na Suíça, teve contornos hollywoodianos.
Tudo começou em 2011, quando Chuck Blazer, ex-membro do comitê executivo da Fifa foi acusado de ter recebido propinas durante o período em que foi secretário-geral da Concacaf. Para amenizar uma possível punição, Blazer fez um acordo com o FBI e passou a ser informante da polícia dos Estados Unidos. Ele teria usado, inclusive, escutas durante reuniões da alta cúpula da Fifa. Durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, por exemplo, Blazer organizou diversos encontros com membros executivos da entidade. Nas salas onde se realizavam estas reuniões, Blazer instalou equipamentos de escuta para possibilitar ao FBI gravar todas as conversações.
Antes de assumir o cargo de membro executivo da Fifa, Chuck Blazer ocupou os mais altos postos diretivos no futebol dos Estados Unidos. Na época, ganhou o apelido de “dez por cento” depois de negociar um contrato com a Concacaf que lhe garantia uma fatia de 10% de toda a verba recebida pela entidade.
Aos 70 anos, ele é conhecido também por seu estilo de vida extravagante. Quando não está no seu apartamento de luxo em Manhattan, em Nova York, costuma descansar em sua mansão na Bahamas. Ele também seria dono de um imóvel na Trump Tower no qual residiriam apenas os seus gatos.
Em maio de 2013, ele foi suspenso pela Fifa sob a alegação de ter recebido mais de US$ 20 milhões da Concacaf durante os seus 20 anos à frente da confederação.



 [84.A.11]

[Rodrigo Paiva] Demitido por Marin, ex-diretor da CBF fala sobre escândalo na Fifa: 'estou tranquilo em relação a isso'

Chefe da comunicação da entidade até a Copa [2014], Rodrigo Paiva disse que não sabia de nada

27/5/2015 às 10h41 (Atualizado em 27/5/2015 às 11h02)
http://esportes.r7.com/futebol/demitido-por-marin-ex-diretor-da-cbf-fala-sobre-escandalo-na-fifa-estou-tranquilo-em-relacao-a-isso-27052015


Rodrigo Paiva comandou a diretoria de comunicação da CBF até a Copa de 2014 - Marcelo Cortes/Agência Estado

1.      Diretor de comunicação da Confederação Brasileira de Futebol durante 12 anos, o jornalista Rodrigo Paiva, demitido da CBF durante a Copa do Mundo de 2014 após uma briga com o atacante chileno Pinilia, trabalhou na entidade durante a saída de Ricardo Teixeira e a entrada de José Maria Marin, preso na manhã desta quarta-feira (27), em Zurique, na Suíça, acusado de corrupção e diversos outros crimes. Em contato com a reportagem do R7, Paiva preferiu não se aprofundar ao comentar o assunto e disse que desconhecia qualquer tipo de escândalo envolvendo o dirigente ou mesmo da confederação.
2.      “Eu não tenho nada a ver com isso (escândalo de corrupção envolvendo Marin e outros dirigentes da Fifa — relembre aqui). Não tenho muito o que falar sobre esse assunto envolvendo o Marin, pois eu era apenas o diretor de comunicações da CBF no período em que ele foi presidente. Por isso, estou muito tranquilo quanto a isso. Não soube de nada", afirmou.
3.      Formado em jornalismo e pós-graduação em marketing esportivo e marketing na Universidade de Nova York, Rodrigo Paiva começou sua carreira como remador do Flamengo. Em pouco tempo, ele assumiu o cargo de assessor de imprensa do clube carioca, no ano de 1992.
4.      Ex-assessor de imprensa de Ronaldo Fenômeno, Paiva foi por muito tempo um dos homens-fortes de Ricardo Teixeira, que o contratou para comandar a assessoria da seleção em 2002, ano do pentacampeonato mundial.



 [84.A.12]
Agência Estado

Suíça enquadra a FIFA e promete investigar contas da federação

Governo tirou o privilégio da entidade máxima do futebol
R7 Página Inicial ; 23/9/2014 às 10h24
http://esportes.r7.com/futebol/suica-enquadra-a-fifa-e-promete-investigar-contas-da-federacao-23092014

Mais casos de corrupção na Fifa podem vir à tona - Reprodução

1.       O governo da Suíça decidiu dar um basta aos privilégios dados à Fifa por décadas e, partir de agora, permitirá que a entidade seja processada por corrupção. A decisão foi anunciada pela Ministra da Justiça da Suíça, SIMONETTA SOMMARUGA, e já está causando um terremoto dentro da organização máxima do futebol.
2.       Na prática, as contas de Joseph Blatter e de sua "família" poderão ser regularmente vistoriadas depois que as autoridades locais reconheceram o prejuízo que a Fifa está causando para a imagem do País.
3.       O deputado suíço ROLAND BUCHEL, um dos defensores de uma ação mais radical contra a corrupção na Fifa, prometeu que as investigações serão duras contra os dirigentes
4.       As contas dos dirigentes da Fifa terão o mesmo tratamento dado aos piores ditadores do mundo.
5.       Em junho, um grupo de deputados tentou passar uma lei no Parlamento estabelecendo uma autorização para que casos de corrupção em entidades privadas fossem alvo de investigações. Mas, diante do lobby de bancos e de multinacionais, o projeto foi derrubado, mesmo com entidades como a Uefa e o Comitê Olímpico Internacional se mostrando favoráveis.
6.       Agora, por uma determinação administrativa interna, o governo optou por rever sua postura apenas para as organizações esportivas internacionais.
7.       Mais de 30 entidades esportivas estão na Suíça há décadas não apenas pela tranquilidade do País, mas sim por conta de seus acordos tributário e, principalmente, pela lei que impedia que casos de corrupção privada fossem alvo de processos judiciais.
8.       JOÃO HAVELANGE e RICARDO TEIXEIRA chegaram a ser examinados pelos tribunais há dois anos. Mas o procurador não os condenou e, apesar de encontrar provas da corrupção, apenas estabeleceu que ambos pagassem uma multa milionária de volta para a Fifa, como forma de restaurar parte do prejuízo.
9.       Por anos, os privilégios foram dados às entidades esportivas como forma de atraí-las para o País alpino. Um estudo do governo chegou a demonstrar, em 2013, que a Suíça ganha cerca de US$ 5 bilhões com a presença dessas organizações em seu território.
10.   Agora, o governo estima que precisa adotar um novo comportamento diante do constrangimento público internacional que a Fifa passou a ser para a imagem do País.
11.   Em um comunicado, o governo deixou claro a mudança radical. A proposta tem o apoio tanto dos partidos de esquerda quanto dos populistas de direita, como o deputado ROLAND BUCHEL.
12.   A corrupção privada será processada e reprimida, mesmo que não cause distorções na concorrência pública. Pessoas como João Havelange cometeram atos de nepotismo e corrupção e sujaram a imagem do esporte.


 [84.A.13]
Exclusivo! Romário detona a CBF [26out2014]:

'Marin já é ruim, mas Del Nero é pior'

 

Senador eleito pelo Rio com votação recorde chama dupla que comanda a CBF de incompetente e fala sobre as propostas para o mandato no senado


Fonte: LANCE!Net; Guto Mariano, João Matheus Ferreira e Roberto Veloso
26/10/2014 - 08:00; Rio de Janeiro (RJ)
© 1997-2014 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 
http://www.lancenet.com.br/selecao/Exclusivo-Romario-CBF-Marin-Nero_0_1236476478.html

Quando foi eleito deputado federal em 2010, com 147 mil votos, Romário era uma incógnita como político. Mas o Baixinho precisou de apenas quatro anos em Brasília para provar o contrário. Com um mandato que se notabilizou pelo combate à corrupção na Copa do Mundo 2014 e pelo olhar aos deficientes, o ex-craque ganhou a confiança dos brasileiros e foi eleito senador com uma votação recorde no Rio: 4.683.963.

Agora, espera retribuir como um dos três senadores cariocas a confiança que lhe foi depositada nas urnas, Ele já adianta que vai continuar combatendo a CBF, como demonstra ao analisar José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, embora suas principais propostas sejam a criação de centros de diagnósticos para deficientes, ajuda a jovens dependentes de drogas e investimentos na área do esporte para crianças.
- Minha luta é constante para a melhora do país, principalmente pelo futebol, já que eu nasci no futebol e foi ele quem me projetou. Posso atestar que o povo terá uma voz em Brasília, um cara que vai lutar por todos - disse o Baixinho quando recebeu a reportagem do LANCE!Net em seu escritório, na Barra da Tijuca.

[ENTREVISTA LANCENET com Senador Romário; 26out2014]

[1] Quais os seus principais objetivos agora como senador?
Meu objetivo maior é fazer um mandato digno como venho fazendo como deputado federal. Tenho oito anos para retribuir essa confiança que quase quatro milhões e 700 mil pessoas depositaram em mim. Minha responsabilidade é muito grande. Quero fazer um trabalho em defesa do Brasil e, especificamente, ao estado do Rio de Janeiro. Temos vários problemas na área de educação, saúde e segurança pública, e no Senado vou lutar para ajudar o estado através de verbas e emendas

[2] O apoio ao candidato PEZÃO no Rio foi justamente por causa destas propostas?
Sim, para ter o meu apoio ele se comprometeu em fazer alguns centros de tratamento no estado para pessoas com doenças raras. Além disso, essa política pública que existe hoje em dia para usuários de drogas, mais especificamente o crack, não é das mais eficientes. E o outro ponto foi o que venho levantando a bandeira, que é de dar valor ao esporte. Muitas crianças e jovens das comunidades querem praticar esporte, mas infelizmente não encontram lugar.

[3] Você recentemente falou que a relação com seu partido é ruim. Isso ameaça seu futuro no PSB?
Não. O meu futuro no partido é claro: continuo aqui, mas acho que no Rio não está caminhando como deveria. O partido não cresce e não tem pessoas que lutam por ele. Hoje, a minha relação é muito ruim apenas no estado. Mas a parte nacional está vendo isso e acredito que façam alguma intervenção. Acredito que sou qualificado para estar em alguma cadeira do diretório, e hoje não estou nem no nacional, nem no estadual, nem no municipal. Nota-se que o partido é um pouco ingrato com tudo que venho realizando.

[4] Desde que entrou na política um dos seus “inimigos” é a CBF. Vai continuar sendo assim?
Uma das coisas que pode ser um bom começo é o projeto de lei relatado pelo competente deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que é a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. Na minha opinião, pode ser o início da mudança do nosso futebol. O formato inicial eu diria que é 90% perfeito. Só que lhe foram tirados alguns artigos que falavam sobre a CBF, então já caiu para 50%. Mas acredito que, no plenário, a gente consiga de novo dar o formato que ele precisa ter, responsabilizando a CBF e outras entidades que não cumprirem com as suas obrigações.

[5] É a favor de que o presidente de clube seja cargo remunerado?
Existe outra forma de responsabilizar os presidentes, independentemente de ser profissional ou não. Quando a Lei de Responsabilidade Fiscal for aprovada, aquele presidente ou aquele diretor serão responsáveis na parte civil e criminal pelo ato dentro do clube. Por isso vejo vantagem nesse projeto. Sabemos muito bem que alguns dirigentes assumem clubes para se enriquecer com o poder. São quase R$ 4 bilhões de dívidas de todos os clubes do país, e terão oportunidade de pagá-las se forem enquadrados em uma administração moderna e séria.

[6] O que você acha que mudou no futebol brasileiro após a humilhação na Copa do Mundo?
Praticamente nada. Primeiro veio a vergonha antes da Copa, nos anos que antecederam, com os gastos que os caras roubaram descaradamente o nosso dinheiro. Muitos governantes e empresários ficaram ricos com o nosso dinheiro. Depois, o que todos esperavam era uma mudança radical na Seleção Brasileira, mas, infelizmente, nada aconteceu. O próximo presidente (Marco Polo Del Nero) faz parte de tudo aquilo que é ruim. E o atual, o Marin, é um cara que definitivamente não tem nenhum conhecimento de nada e não representa o nome do Brasil. Eles não sabem o que é uma administração profissional. É um cara ruim para o nosso futebol. E o Del Nero consegue ser pior ainda. Ou seja, estamos entregues nas mãos de duas pessoas incompetentes. Quem paga isso são os clubes e os torcedores.

[7] A escolha de Dunga para a Seleção foi boa?
Agora que já está lá, desejo boa sorte, pois ele é meu amigo. Espero que faça um trabalho diferente da primeira passagem, até porque acabou não sendo positivo. Infelizmente, ou felizmente, o resultado só é bom quando somos campeões do mundo. Pensando nessa mentalidade, o dele não foi bom. Então, é claro que não era a hora do Dunga, era a hora de coisas novas, diferentes, modernas. Mas já que foi ele, espero que dê certo. Acho difícil, mas espero.

[8] Vai continuar atuando forte antes da Olimpíada de 2016?
O Brasil aprendeu a continuar fazendo errada e metendo a mão no dinheiro após a Copa do Mundo. Estamos a dois anos da Olimpíada e não há quase nada definido. Independentemente de Dilma ou Aécio, as coisas precisam melhorar. Logo!

E MAIS:
LANCE!TV:



 [84.A.14]

Romário elogia prisão de Marin: 'Ladrão tem que ir para a cadeia'

Senador chamou vice-presidente da CBF de rato e lembrou que vem o denunciando há anos


RADAR/LANCEPRESS! - 27/05/2015 - 10:38; Rio de Janeiro (RJ)
http://www.lancenet.com.br/minuto/Romario-elogia-Marin-Ladrao-cadeia_0_1364863516.html

- Muitos dos corruptos e ladrões que fazem mal ao futebol foram presos. Inclusive um dos maiores do país, que se chama José Maria Marin. Infelizmente, não foi a nossa polícia que prendeu. Ladrão tem que ir para a cadeia. Parabenizo quem prendeu – escreveu o baixinho no Twitter.
O campeão mundial de 1994 comentou o tema nesta manhã na Comissão de Educação, Cultura e Esporte em Brasília. Ele criticou duramente Marin e espera que isso sirva de exemplo para limpar o futebol brasileiro. No seu Facebook, Romário chamou Marin de rato e disse que vem o denunciando há muito tempo.
- Essa operação poderia ter sido realizada aqui, já no ano passado, porque assim emendaríamos a vergonha dos campos com a vergonha da corrupção. Mas certamente o aparato de segurança aqui deve ter sido muito grande. Na Suíça, um país de primeiro mundo, em um hotel com vista para os Alpes Suíços, eles deveriam estar confortáveis e despreocupados. Infelizmente não foi a nossa polícia que prendeu, mas alguém tinha que fazer um dia. Então, parabéns ao FBI e a polícia Suíça – escreveu Romário no seu Facebook.

Leia mais no LANCENET!
© 1997-2015 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 



 [84.A.15]
TRAFFIC SPORTS & JOSÉ HAWILLA

José Hawilla

From Wikipedia, the free encyclopedia
http://en.wikipedia.org/wiki/Jose_Hawilla
José Hawilla
Born
1943/1944 (age 71–72)
Nationality
Brazilian
José Hawilla (born 1943/1944) is a Brazilian businessman, the owner and founder of Traffic Group, a multinational sports marketing conglomerate. Hawilla began his career as a sports journalist.[1]
In 1980, Hawilla founded the Traffic Group, Brazil’s largest sports marketing company.[2]
Hawilla pleaded guilty on 12 December 2014 to "corruption charges including racketeering, wire fraud and money laundering", in connnection with what has become the2015 FIFA corruption case. Hawilla has agreed to forfeit $151 million, of which $25 million was paid in December 2014.[3]

SITE OFICIAL DA TRAFFIC SPORTS
TRAFFIC SPORTS
Acesso em 28mai2015

TRAFFIC SPORTS
São Paulo - Matriz
R. Bento de Andrade 700 - Jd. Paulista 
CEP: 04503-001 - São Paulo - SP - Brasil 
Tel: + 55 (11) 3888-8400 – Fax: + 55 (11) 3888-8363 
E-mail: traffic@traffic.com.br

EMPRESAS DO GRUPO
  1. TRAFFIC SPORTS: São Paulo - Brasil
  2. TRAFFIC USA: Miami - EUA
  3. TRAFFIC SPORTS EUROPE: Estoril - Portugal
  4. TRAFFIC SPORTS EUROPE: Holanda - Amsterdã
  5. DESPORTIVO BRASIL: Porto Feliz - São Paulo
  6. ESTORIL PRAIA FUTEBOL SAD: Estoril - Portugal
  7. FORT LAUDERDALE STRIKERS: Fort Lauderdale - EUA
  8. NORTH AMERICAN SOCCER LEAGUE: Miami - EUA
 QUEM SOMOS
Desde 1980, a Traffic é a empresa a frente das mais importantes competições de futebol da América Latina, comercializando os direitos de TV, patrocínio e promoção. Eventos que alavancam e ampliam a visibilidade das mais diversas marcas, além de proporcionar momentos exclusivos e inesquecíveis aos espectadores e clientes.
A Traffic tem experiência em ações e ativações promocionais no mercado esportivo nacional e internacional. Uma empresa com mais de 30 anos de mercado, mas que continua revolucionando o negócio, com a criação de áreas de gestão de atletas e times, uma liga de futebol nos EUA, parcerias com diversos clubes e investimento em arenas multiuso e em novos projetos.

HISTÓRIA DA TRAFFIC [LINHA DO TEMPO]

1980: Criação da Traffic
J. Hawilla percebe uma oportunidade de negócio: a comercialização de painéis de campo em estádios. Isso o motivou a comprar a Traffic, antes uma empresa de anúncios em pontos de ônibus, e a adquirir os direitos de TV e patrocínio em competições da CBF, CONMEBOL e outras federações.

1987: Copa América
Traffic assume a organização e comercialização de direitos de TV e patrocínio da Copa América, elevando o padrão de qualidade da competição ao mesmo nível dos torneios europeus.

1996: Nike e CBF
Traffic intermedia a negociação entre Nike e CBF, estabelecendo um marco importante na geração de recursos para a Seleção Brasileira de Futebol.

2000: Traffic Sports Europe
Para marcar presença na Europa, é criada a Traffic Sports Europe, em Amsterdã, Holanda. Iniciativa que deu muito certo, pois seis anos depois, em 2006, a Traffic colocou mais um pé no continente europeu, criando a Traffic Portugal.

2002: Traffic Sports USA
Traffic adquire 100% do IFS (Inter/Forever Sports), criando a Traffic Sports USA, com sede em Miami.

2006: Painéis de LED
Durante a Copa do Brasil 2006, a Traffic implementa os primeiros painéis de LED em partidas de futebol na América Latina.

2008: Investimento em Jogadores
A Traffic cria e administra fundos de sociedades de investimentos, participando diretamente na aquisição parcial ou total dos direitos econômicos de jogadores  profissionais de futebol.
  
2010: NASL e Fort Lauderdale Strikers
Reinauguração da NASL (North American Soccer League) e criação do Fort Lauderdale Strikers, o antigo Miami FC.

2011: Nova Arena do Palmeiras
Em parceria com a SE Palmeiras e a empreendedora WTORRE, a Traffic é responsável pela comercialização de camarotes da Nova Arena.
Parceria:
Clube: S.E.PALMEIRAS
WTORRE: Construtora e investidora da Nova Arena.
AEG FACILITIES: Responsável pela operação da Nova Arena.
TRAFFIC SPORTS: Exclusividade de comercialização de camarotes da Nova Arena.

ARENAS
Marcelo Haegenbeek
Diretor de Negócios
Tel:. + 55 11 3888 8420

EMPRESAS DO GRUPO TRAFFIC
Produção de TV e Conteúdo
TV7 VideoComunicação
Produtora de vídeo do Grupo Traffic, a TV7 conta com a mais moderna tecnologia e uma experiente equipe profissional para criar, produzir e editar programas, comerciais, filmes, vídeos institucionais e documentários.
Contato - TV7 VideoComunicação
Rua Bento de Andrade, 718, São Paulo - SP; CEP: 04503-001
tel.: +55 (11) 3888-8433      fax: +55 (11) 3888-8566
·          
Ativação e Projetos
·        
Traffic Sports Activation
Uma agência de ativação dentro da maior empresa de marketing esportivo da América Latina. Ações promocionais, eventos, projetos especiais ou consultoria. Pensou esporte? Procure a TSA!
Contato - Traffic Sports Activation
Rua Bento de Andrade, 700
São Paulo - SP            CEP: 04503-001
tel.: +55 (11) 3888-8400      fax: +55 (11) 3888-8363


·         Gerenciamento de clubes
·          
ESTORIL
Estoril Praia é um clube da Traffic, tradicional em Portugal. Em 2012, o clube foi campeão da 2ª divisão do campeonato português, subindo para a 1ª divisão.
·         Patrocínio
·          
·         Com seu ótimo relacionamento no mercado do futebol brasileiro, a Traffic oferece a oportunidade de alavancar a visibilidade das mais diversas marcas, patrocinando os maiores clubes do país.

·         Investimento em jogadores
·          
·         A Traffic é criadora e administradora de fundos de sociedades de investimentos em direitos creditórios derivados de contratos de jogadores profissionais de futebol, participando diretamente na aquisição parcial ou total de direitos econômicos sobre tais jogadores. Hoje, as sociedades de investimento da Traffic possuem atletas nos principais clubes do Brasil e também nas principais ligas do mundo

·         Gerenciamento de Imagem
·          
·         Por meio de campanhas publicitárias, a Traffic também atua no gerenciamento de imagem dos principais jogadores de futebol brasileiro como Neymar e Lucas. 
·         
Representação
·          
·         Em associação com agentes credenciados pela FIFA, a Traffic administra a carreira de cerca de 60 jogadores, representando-os em negociação de contratos, assessoria financeira, jurídica e de exploração dos direitos de imagem. 

 [84.A.16]
CÂMARA DOS DEPUTADOS / CPI CBF-NIKE 2000-2001
A CORRUPÇÃO NO FUTEBOL BRASILEIRO

https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/5923/5436

A CORRUPÇÃO NO FUTEBOL BRASILEIRO [original: 18 pág.]
Carlos Azevedo e Aldo Rebelo

RESUMO: o texto apresenta síntese de partes do Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados, que investigou as relações entre a CBF e a multinacional Nike (CPI CBF-Nike), além de aspectos pertinentes ao crescente e inexplicável endividamento da entidade federativa maior do futebol brasileiro.

ABSTRACT: The text presents a synthesis of parts of the Final Report of the Comissão de Inquérito Parlamentar da Câmara de Deputados (House of Representatives Parliamentary Inquiry Commission), which investigated the relations between the CBF and the multinational Nike (CPI CBF-Nike), in addition to the aspects pertinent to the growing and unexplainable amount of indebtedness of the largest federative entity in Brazilian soccer.

[1] O FUTEBOL BRASILEIRO HOJE
1.1.    O futebol é um dos aspectos de maior vitalidade do patrimônio cultural do povo brasileiro. O futebol como é hoje, seus milhões de jogadores, seus clubes, torcidas, é uma criação da sociedade, sua existência não depende do Estado, e é sustentada unicamente pela vontade da cidadania, enraizada na tradição, e sempre renovada pela paixão popular e a magia do esporte.
1.2.    Tal é sua importância que a LEI PELÉ, que rege o futebol, no artigo 4º, afirma que “a organização desportiva do país integra o patrimônio cultural e é considerada de elevado interesse social”. Um patrimônio que deve ser preservado, conforme prevê a Constituição.
1.3.    Sua presença no imaginário popular é intensa, a seleção de futebol usa as cores da bandeira e chega a se confundir com a Nação, suas vitórias e derrotas são vitórias ou derrotas do país; os grandes atletas são heróis que povoam o universo mítico, os sonhos de glória e de riqueza dos jovens.
1.4.    Ao longo do século vinte, o futebol veio crescendo de importância como elemento de identidade nacional. Como atividade de massa que envolve milhões de praticantes e torcedores, sua influência é crucial para o aprimoramento esportivo, físico e técnico, formação moral de crianças, jovens e adultos.
1.5.    Motivo de alegria e forma de participação, o futebol também é a maior fonte de lazer para a população de todas as idades em todos os cantos do país. Daí decorre seu dinamismo econômico -- atividade geradora de empregos, criadora de riquezas em volume considerável para o PIB nacional.

[2] O GRANDE CAPITAL DESCOBRE O FUTEBOL
2.1. A mercantilização do esporte, e em particular, do futebol criou, nos últimos anos, uma situação nova em que grande fluxo de capitais passou a envolver as atividades esportivas. A venda de direitos de uso de imagem de seleções, clubes e jogadores a empresas de produtos esportivos e outros, a venda dos direitos de transmissão de jogos por TV, rádio, Internet etc.; as transferências de jogadores entre clubes e de um país a outro, tudo isso, somado, superou em muito a antiga fonte de recursos que era a renda resultante da venda de ingressos nos estádios.
2.2. Numa fase mais recente, grandes grupos de investidores, fundos de investimentos multinacionais inclusive, atraídos pelo potencial econômico do futebol, vêm entrando no setor, patrocinando e tornando-se co-administradores de clubes e jogadores.
2.3. Esse tipo de interferência, endereçado à busca de lucros e de resultados que valorizem a imagem da marca patrocinadora, tem exercido uma influência que está submetendo o futebol a rápidas mudanças e a distorções.
2.4. No Brasil, como a atividade ainda é administrada de forma amadorística e os negócios feitos em grande parte na informalidade, o resultado tem sido uma elevação do grau de corrupção. E se cria um quadro de contrastes. Por um lado, emissoras de TV, empresas de investimentos e de marketing, empresários e agentes de jogadores, obtêm lucros elevados; boa parte dos dirigentes enriquece pessoalmente; uma minoria de jogadores recebe altos salários.
2.5. Por outro lado, as entidades e clubes mergulham em crise profunda, chegando em muitos casos à insolvência. A maior parte dos atletas recebe baixos salários e não tem qualquer sistema de aposentadoria.
2.6. A qualidade do futebol decai, os estádios vão ficando vazios. E também abandonados, sem reformas e manutenção, oferecendo pouco conforto e até mesmo tornando-se ameaça à segurança dos torcedores.
(...)

CONCLUSÃO
  1. A CBF foi convertida numa agência de negócios milionários que explora a imagem da seleção brasileira.
  2. O dinheiro jorra: em 2001 a CBF recebe US$ 25 milhões só de patrocínio da Nike e da Ambev.
  3. O dinheiro desaparece: o passivo circulante da CBF chega a R$ 55 milhões e o prejuízo acumulado vai a R$ 25 milhões.
  4. De que forma a CBF tem gastado tanto dinheiro? A função da CBF é promover o futebol do país, desde a seleção principal até o futebol de base.
  5. Mas o futebol brasileiro vai de mal a pior: a seleção é uma sombra do passado de glórias; os melhores jogadores são vendidos para o exterior; o futebol de base, de formação de novos craques, está abandonado.
  6. Jovens jogadores, exportados em massa, com documentos adulterados, passaportes falsos.
  7. Atletas menores de idade são traficados e submetidos à exploração, à fome, doença e até à prostituição em países estrangeiros.
  8. O “sistema” CBF desorganiza o futebol, submete o calendário a pressões de patrocinadores como emissoras de TV, e de interesses políticos; para isso, corrompe dirigentes de clubes e de federações.
  9. E culmina com a falência do futebol.

Recebido para publicação em: 30/03/2002
Aprovado em: 28/04/2002

CARLOS AZEVEDO é jornalista, atuou como assessor da CPI da CBF-Nike e participou da elaboração desse texto, que é um resumo de partes do relatório final das investigações, em parceria com o deputado federal ALDO REBELO (PCdoB-SP), que foi quem requereu a convocação da CPI e a presidiu.
O mesmo texto foi apresentado por Aldo Rebelo em conferência sobre a corrupção no esporte, a convite da ONG Transparência Internacional, realizada em setembro de 2001, em Praga, capital da República Tcheca.

 [84.A.17]
Ministro pede aprovação de MP sobre renegociação de dívidas dos clubes
GGN logo
http://jornalggn.com.br/aggregator/sources/23
Acesso em 28mai2015
4 horas 20 minutos atrás

O ministro do Esporte, George Hilton, defendeu há pouco, em debate no Plenário da Câmara, a aprovação da Medida Provisória (MP) 671/15, sobre a renegociação de dívidas dos clubes e modernização do futebol. O texto permite o pagamento das dívidas em 120 ou 204 meses, desde que os clubes atendam a uma série de contrapartidas.
Segundo o ministro, a medida vai permitir que o dirigente seja responsabilizado por gestões temerárias e vai instituir “práticas de governança” no futebol brasileiro.
Além disso, ele pediu que o Congresso Nacional aprove a proposta instituindo o Sistema Nacional do Esporte, que está sendo formulada pelo ministério e será enviada ao Congresso até setembro. De acordo com ele, o texto será uma lei de diretrizes e bases que vai definir o papel dos entes da federação (União, estados e municípios); o papel dos clubes, federações e confederações; metas a serem cumpridas por cada ente; além de tratar do financiamento do esporte no Brasil, incluindo fontes para financiar o esporte de base e comunitário.
Ele também pediu a aprovação da prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/06). O ministro defende que ela seja perene, por tempo indeterminado, para promover a “massificação da prática esportiva”.
Esporte na escola
Segundo o ministro, o sistema nacional será uma política de Estado e deverá abordar também o papel da escola no estímulo do esporte. “Um sistema nacional que apoie o esporte tem que começar na escola”, disse. Para ele, a prática esportiva tem que estar associada à educação de base. Ele considera essencial a formação da cidadania ligada à prática esportiva.
O ministro disse que tem planos de ampliar o programa Atletas na Escola, que já atinge para 4,1 milhões de alunos, de 12 a 17 anos. Ele prometeu entregar 10 mil novas quadras em escolas em sua gestão.
Olimpíadas
Na visão de Hilton, “o Brasil vive um círculo virtuoso do esporte desde 2007, quando passou a sediar grandes eventos esportivos”. Ele garantiu que “os jogos olímpicos serão um sucesso e deixarão um legado material, de equipamentos esportivos em todo o país, e um legado imaterial, que é o estímulo para o jovem brasileiro praticar esportes”.
O ministro destacou a modernização da infraestrutura ligada ao esporte em todo o Brasil. “Foram investidos recentemente cerca de R$ 1 bilhão na criação de centros de iniciação ao esporte e de centros de formação olímpica e paraolímpica, que serão entregues à população até o final do ano”, citou.
Ele também prometeu entregar, no próximo ano, em várias cidades, vilas esportivas (contendo quadra coberta, campo de futebol society e academias ao ar livre). “Precisamos levar equipamentos esportivos ao Norte e Nordeste”, salientou.

 



  [84.A.18]

GGN logo
http://jornalggn.com.br/aggregator/sources/23
Acesso em 28mai2015
4 horas 59 minutos atrás
O presidente russo, Vladimir Putin, criticou hoje (28) as prisões de dirigentes e ex-dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Para ele, trata-se de uma manobra dos Estados Unidos para tirar o suíço Joseph Blatter da presidência do organismo.
“É uma clara tentativa de bloquear a reeleição de Blatter como presidente da Fifa e uma muito séria transgressão dos princípios de como funcionam as organizações internacionais”, disse o governante russo.
Putin acusou ainda os Estados Unidos de tentarem “impor sua jurisdição a outros países”. “Se algum deles violou alguma lei, não sei, mas os Estados Unidos não têm nada a ver com isso. Esses dirigentes não são cidadãos norte-americanos. E se algo aconteceu, não aconteceu em território dos Estados Unidos.”
Na opinião do presidente da Rússia, as eleições de hoje (28) devem ser mantidas e Blatter, que concorre ao quinto mandato, tem todas as possibilidades de ser reeleito. “Também sabemos que lhe foram feitas pressões para proibir a realização do Mundial 2018 na Rússia”, acrescentou Vladimir Putin.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou na quarta-feira nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da Fifa, acusando-os de conspiração e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que são investigados pagamentos de suborno no valor de US$ 151 milhões (quase 140 milhões de euros).
Entre os acusados estão dois vice-presidentes da Fifa, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman e que é também presidente da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas(Concaf), assim como o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol).
Entre os dirigentes indiciados estão o brasileiro José María Marín, membro do comitê da Fifa para os Jogos Olímpicos Rio2016, o costarriquenho Eduardo Li, Jack Warner, de Trinidad e Tobago, o nicaraguense Júlio Rocha, o venezuelano Rafael Esquivel e Costas Takkas, das Ilhas Cayman.
A Fifa suspendeu provisoriamente 11 pessoas de toda a atividade ligada ao futebol: os nove dirigentes ou ex-dirigentes indiciados e ainda Daryll Warner, filho de Jack Warner, e Chuck Blazer, ex-membro do Comitê Executivo da Fifa e supostamente informante da Procuradoria norte-americana, que já esteve suspenso por fraude.
A acusação surge depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido Webb, Li, Rocha, Takkas, Figueredo, Esquivel e Marin ontem (27), num hotel de Zurique, a dois dias das eleições para a presidência da Fifa, à qual concorrem o atual presidente, o suíço Joseph Blatter, e Ali bin Al Hussein, da Jordânia.
As autoridades suíças abriram investigação para verificar a definição das sedes dos mundiais de 2018 e 2022, na Rússia e no Catar, respectivamente.





 [84.A.19] 
GGN logo
http://jornalggn.com.br/aggregator/sources/23
Acesso em 28mai2015

qua, 27/05/2015 - 22:18

Waldemir Barreto/Agência Senado
Senador no ataque: "momento de moralizarmos nosso futebol"

O senador Romário (PSB-RJ) protocolou requerimento solicitando a criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O pedido tem as assinaturas de 52 senadores, mais da metade da composição da Casa.
— Este é o momento de definitivamente moralizarmos o nosso futebol, e não podemos perder a oportunidade. Esperamos desmontar de uma vez por todas essa caixa-preta que existe dentro da CBF — afirmou o senador.
Na manhã desta quarta-feira, a Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), através da polícia da Suíça, prendeu sete dirigentes ligados à Federação Internacional de Futebol (Fifa) por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão envolvendo a organização de competições e contratos de marketing e televisionamento. Entre eles está o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que deixou o cargo em abril deste ano. Ele atualmente ocupa uma das cinco vice-presidências da entidade.
Marin é acusado de negociar propinas no valor de R$ 346 milhões pela cessão dos direitos de transmissão da Copa América até 2023, enquanto presidiu a CBF. A entidade também será investigada por contratos de patrocínio firmados com a multinacional americana Nike e intermediados pela Traffic, empresa brasileira de marketing esportivo. Essas negociações datam do mandato do antecessor de Marin na presidência da CBF, Ricardo Teixeira – que ainda não foi citado judicialmente.
— Tudo que aconteceu hoje já vem tarde, mas antes tarde do que nunca. O mais importante é que daqui para frente essas pessoas que estão envolvidas vão pagar pelo mal que vêm fazendo ao nosso futebol — declarou Romário.
O senador adiantou que conversará com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a respeito da possibilidade de ser o relator da futura CPI. Renan já manifestou apoio pela iniciativa de criação da comissão.
— Esse assunto mobiliza a sociedade e o país cobra respostas. Se o caminho for o da CPI, nós temos que estimular — disse, Renan.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que tentou criar uma CPI para investigar a CBF em 2014, louvou a proposta e dirigiu críticas à condução da CBF.
— Fico feliz com uma iniciativa para colocar a limpo o futebol brasileiro. Eu subscrevo e espero que ninguém mais se intimide com o lobby da CBF. Essa é uma empresa dirigida há 30 anos por uma gangue de corruptos. Essa casa tinha que cair em algum momento — afirmou Randolfe.
O senador Magno Malta (PR-ES) confirmou que assinou o requerimento de Romário para criação da CPI e manifestou a vontade de integrá-la.
— Quero ajudar porque é uma tarefa árdua. O pedido passou de 50 assinaturas, o que revela a insatisfação de um povo. A sociedade rejeita o que fizeram com o futebol brasileiro. O 7 a 1 [placar da derrota do Brasil para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo de 2014] foi a gota d’água de uma desarrumação que ele, Romário, já havia denunciado.
O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), também manifestou apoio, mas recomendou cautela na condução de uma investigação parlamentar sobre a entidade máxima do futebol brasileiro.
— É preciso que o resultado leve em conta o caráter de autonomia e de instituição privada que a CBF tem. Porém, se houver elementos que permitam uma investigação que redunde em mudanças para o futebol brasileiro, poderemos apoiar.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) mostrou-se favorável, mas, em sua visão, seria mais eficaz que o Congresso discutisse a elaboração de uma legislação que reforce o controle público sobre a confederação. Em 2000, Alvaro presidiu a CPI da CBF/Nike, uma comissão mista que investigou os contratos da entidade com a empresa americana.
— Já fizemos uma CPI que revelou muita coisa, e agora é hora das providências. Creio que é mais oportuno discutirmos uma legislação que dê nova configuração jurídica à CBF, obrigando-a a prestar contas com fiscalização do TCU [Tribunal de Contas da União] e encaminhamento das informações financeiras ao Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras].
Mais cedo nesta quarta-feira o senador Zezé Perrella (PDT-MG) anunciou em Plenário que também iniciaria coleta de assinaturas para criar uma CPI com o mesmo objetivo. Em 2013, Perrella foi contra a criação de uma CPI da CBF no Senado, e agiu para convencer colegas a retirar assinaturas do requerimento. Desta vez, contudo, ele disse entender que as circunstâncias são diferentes.

Leia mais:
Categorias: Editoria - Política



  [84.A.20]
http://jornalggn.com.br/aggregator/sources/23
Acesso em 28mai2015

qua, 27/05/2015 - 18:44

As prisões dos dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) poderão acabar com o cenário de impunidade no futebol no Brasil, disse hoje (27mai2015) o senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Ele acredita, inclusive, que as investigações chegarão “inevitavelmente” a Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Acho que agora há estímulo para que os expedientes iniciados aqui, que não tiveram continuidade possam [andar]. O futebol brasileiro parece que é colocado acima do bem e do mal, acima da legislação. Isso promove esse cenário de impunidade”, diz Dias. O senador foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol, em 2001, responsável pelo indiciamento de 17 “cartolas do futebol”, como define o senador.
Entre eles, Ricardo Teixeira. “É inevitável chegar a ele. O próprio Marco Polo del Nero[presidente da CBF] disse que os contratos foram celebrados antes de Marin. Ricardo Teixeira tem envolvimento de mais tempo. As ações que tramitam na Justiça federal foram sempre trancadas, por isso não se chegou a um julgamento”, diz.
O ex-presidente da CBF José Maria Marin está entre os presos pela polícia da Suíça. Além dele, seis dirigentes da Fifa foram presos em Zurique. Para Dias, é “difícil” que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, não esteja ciente do esquema de corrupção na entidade, “porque, quando quem comanda não está inserido nesse contexto, fica difícil fazer tudo o que fizeram nesses anos”, especulou.
O relatório final da CPI do Futebol é citado no livro do jornalista britânico Andrew Jennings, com denúncias sobre os cartolas do futebol. Para o senador, tanto o livro quanto o relatório contribuiram com provas para as prisões.
Os dirigentes foram indiciados por extorsão e corrupção pela procuradoria de Nova York, que investiga o caso. Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, 14 réus, entre eles os dirigentes da Fifa presos, são acusados de extorsão, fraude e lavagem de dinheiro em “um esquema de 24 anos de enriquecimento por meio da corrupção no futebol”.
Algumas das questões foram levantadas pela CPI há 15 anos, segundo Dias. “Se tivéssemos tido providências efetivas na época, teríamos evitado desvios como os que ocorreram nesses anos todos”, diz ele, e acrescenta que o esquema de corrupção “é a principal causa da decadência do futebol brasileiro. Se tivessem sido tomadas providências, não teríamos esse descaminho, o futebol brasileiro foi jogado no fundo do poço depois da Copa, e não foi feito mais nada”. Para Dias, a Copa do Brasil, no ano passado, também pode estar incluída no esquema de corrupção.
O senador diz que apoiará outros senadores que propuserem uma CPI, mas que não vai requerer a abertura de uma. Ele focará a atenção na aprovação do projeto de lei 221/2014 do Senado, que estabelece uma política e instrumentos de fiscalização da CBF, que passaria a ter que apresentar, anualmente, as contas ao Tribunal de Contas da União, entre outras medidas. O senador explica que a entidade pode ser alvo de fiscalização, por administrar dinheiro público, direta ou indiretamente, e por ser a seleção brasileira a principal fonte de recursos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário