sexta-feira, 8 de maio de 2015

[68] ARQUITETURA: União Internacional dos Arquitetos (UIA) - Boletim 5/2015-Oportunidades para Arquitetos e Urbanistas-Espaços amigáveis para todos


Newsletter da UIA discute oportunidades e desafios para os arquitetos
Data: 06/05/2015; Departamento: Nacional


  1. A newsletter 5/15 da União Internacional dos Arquitetos (UIA), divulgada na terça-feira, 5 de maio, traz como destaque o posicionamento do Secretário Geral da entidade, Thomas Vonier, do Real Instituto Britânico de Arquitetura (RIBA, em inglês), sobre as oportunidades e desafios que se apresentam hoje aos arquitetos e urbanistas e ao mundo.
  2. Segundo Vonier, os desafios envolvem atores, fenômenos e resoluções que não se alinham perfeitamente com as fronteiras dos estados-nações. Por isso, ele defende que a UIA, único corpo mundial de arquitetos, é mais do que nunca relevante.
  3. “O nosso potencial é enorme, mas a gente deve ser claro sobre como a UIA pode ter um maior impacto e ter a consciência daquilo que é possível”, diz texto de Vonier publicado na newsletter.
  4. ARQUITETURA PARA TODOS
  5. O programa de trabalho da UIA “Architecture for All” organiza seminário, entre os dias 22 e 25 de maio, na Escola Politécnica de Milão. Os profissionais Carlotta Fontana, Andreas Kipar e Isabella Tiziane Steffan foram convidados como palestrantes e vão discutir o tema “Espaços amigáveis para todos”, além de examinar as necessidades dos usuários de todas as idades, condições e culturas.
  6. Arquitetos japoneses compartilham expertise em design de resistência a terremotos
  7. Depois do terremoto de 11 de março de 2011, O Instituto de Arquitetos do Japão (JIA) e a Organização de Segurança Sísmica do Japão (JASO) publicaram a edição revisada do manual “Earthquake-resistant Design for Architects”. A primeira edição foi publicada com o terremoto de Kobe, em 1995.
  8. Para a JASO e JIA, a publicação pode beneficiar um grande número de pessoas. As entidades japonesas pedem que os diversos agentes da construção disponibilizem a versão em inglês do manual em seus sites para que possam ser baixados de forma gratuita.
  9. PERFIL DOS CODIRETORES DAS COMISSÕES DA UIA
  10. A newsletter de maio da UIA traz ainda o perfil dos codiretores das comissões de práticas profissionais, educação arquitetural e concursos internacionais. Autora e proponente da sustentabilidade e implementação de normas internacionais de profissionalização e práticas de arquitetura, a Comissão de Práticas Profissionais (PPC, sigla em inglês), tem como codiretores os arquitetos Rick A. Lincicome, dos Estados Unidos, e Zhuang Wimin, da China.
  11. Para conferir todos perfis dos integrantes das comissões da UIA e outras novidades, baixe a newsletter da entidade nos links abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário