terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

[33] PETROBRAS (03): GLOSSÁRIO DE TERMOS AFINS 2003 [03fev2015]

PETROBRAS / GLOSSÁRIO:

Fonte: Site Petrobrás [03abril 2003]

 A
n  AMERICAN DEPOSITARY RECEIPTS (ADR) - Certificados negociáveis nos Estados Unidos e que representam uma ou mais ações de uma companhia estrangeira. Um banco depositário norte-americano emite os ADRs contra o depósito das ações subjacentes, mantidas por um custodiante no país de origem das ações.

n  AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO (ANP) - Órgão regulador do setor de petróleo e gás natural no Brasil.

n  ÂNCORA TORPEDO - É um tipo de âncora de formato de uma estaca de aço que é utilizada para ancoragem de linhas, risers e navios. Ela é lançada de um barco de apoio, e por peso próprio chega ao fundo do mar, sendo que já foi testada e aprovada para solos argilosos e espera-se poder utiliza-la para solos arenosos não compactados. Este projeto gerou patente para a Petrobrás e seu custo é bem menor do que o das âncoras convencionais.

n  ANEXO IV - Parte integrante da Resolução n°. 1.832 do Conselho Monetário Nacional, que regulamenta os investimentos estrangeiros no mercado de capitais do Brasil.

n  AVALIAÇÃO 90º - Metodologia de avaliação de competências que contempla a auto-avaliação, a avaliação do gerente imediato e de clientes internos.

n  AVALIAÇÃO 360º - Metodologia de avaliação de competências que abrange a auto-avaliação, a avaliação do gerente imediato, de clientes internos, gerente de mesmo nível hierárquico e equipe de trabalho.

B
n  BACK TESTING - Técnica que consiste basicamente na utilização de dados históricos em um modelo para avaliar a precisão de suas resposta no passado.

n  bbl - Barril, equivalente a 0,159 m3.

n  BLOCO - Pequena parte de uma bacia sedimentar onde são desenvolvidas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.

n  boe - Barris de óleo equivalente. Normalmente usado para expressar volumes de petróleo e gás natural na mesma unidade de medida (barris) pela conversão do gás à taxa de 1.000 m3 de gás para 1 m3 de petróleo. 1 m3 de petróleo = 6,289941 barris de petróleo.

n  boepd - Barris de óleo equivalente por dia.

n  bpd - Barris por dia.

n  BUNKER - Combustível para abastecer navios.

n  BUSINESS TO BUSINESS- Empresas que vendem produtos ou prestam serviços para outras.

C
n  CAMPO - Área produtora de petróleo ou gás natural a partir de um reservatório contínuo ou de mais de um reservatório, a profundidades variáveis, abrangendo instalações e equipamentos destinados à produção.

n  CARGA PROCESSADA - Volume total processado numa refinaria.

n  CATALISADOR - Substância que se acelera ou retarda uma reação química, mas que não sofre no processo nenhuma alteração química permanente.

n  CATENÁRIA - Curva plana assumida por um fio suspenso sob a ação única de seu próprio peso.

n  CERTIFICADO DE DEPÓSITO INTERFINANCEIRO (CDI) - Título que lastreia as operações de empréstimo entre instituições financeiras.

n  CICLO ABERTO OU SIMPLES - Ocorre quando existem apenas as turbinas a gás operando; os gases de escape da turbina são descartados ainda quentes, sem reaproveitamento. Será empregado nas primeiras fases de funcionamento das usinas termelétricas.

n  CICLO COMBINADO - São turbinas a gás e a vapor operando a partir de um mesmo combustível, o gás natural. A turbina a gás gera energia e os gases de escape da turbina (quentes) são usados para gerar vapor em uma caldeira recuperadora. Este vapor aciona a turbina a vapor produzindo mais eletricidade. Será aplicado na maioria das usinas termelétricas quando concluídas todas as fases de construção.

n  CO-GERAÇÃO - Geração simultânea de eletricidade e energia térmica (calor/vapor de processo), por meio do uso seqüencial e eficiente de quantidades de energia de uma mesma fonte. Aumenta a eficiência térmica do sistema termodinâmico como um todo.

n  COGERAÇÃO COM CICLO COMBINADO - É uma mescla dos dois tipos de geração de energia. É utilizado quando a demanda de vapor e água quente é menor que a capacidade de produção de energia térmica do ciclo simples. Neste caso, além da produção de vapor e água quente, a usina produz também energia elétrica a partir do vapor.

n  COMMODITY - Bem físico, produzido tipicamente em agricultura, mineração ou processo industrial, normalmente sujeito a classificação de qualidade ou padronização, que é objeto de transações comerciais.

n  COMPLETAÇÃO DE POÇOS - Ao completar o poço para a produção, é preciso revesti-lo com tubos de aço. Coloca-se em torno dele uma camada de cimento, para impedir a penetração de fluidos indesejáveis e o desmoronamento de suas paredes. A operação seguinte é o canhoneio: um canhão especial desce pelo interior do revestimento e, acionado da superfície, provoca perfurações no aço e no cimento, abrindo furos nas zonas portadoras de óleo ou gás, permitindo o escoamento desses fluidos para o interior do poço. Outra tubulação, de menor diâmetro (coluna de produção), é introduzida no poço para conduzir os fluidos até a superfície. Instala-se na boca do poço um conjunto de válvulas conhecido como "árvore-de-natal", para controlar a produção.

n  CONDENSADO - Líquido do gás natural, obtido no processo de separação normal de campo, que é mantido na fase líquida nas condições normais de pressão e temperatura.

n  COQUE DE FCC - Produto que se deposita na superfície dos orgãos de catalisador, resultante da degradação do gasóleo nas Unidades de Craqueamento Catalítico. É queimado no processo de regeneração contínua do catalisador fornecendo energia para o aquecimento de carga e para a geração de vapor.

n  COQUE DE PETRÓLEO - Produto sólido, negro e brilhante obtido por craqueamento dos resíduos pesados (coqueamento). Queima sem deixar cinzas.

n  CORRELAÇÃO - Relação quantitativa entre duas variáveis que, embora sugerindo alguma conexão entre ambas, não garante a existência de uma dependência funcional.

D
n  DERIVATIVO - Contrato ou título cujo valor está relacionado aos movimentos de preço de um título, instrumento ou índice subjacente. Pode ser utilizado como instrumento de hedge.

`
n  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

n  DOWNSTREAM - Termo usado para definir, essencialmente, as atividades de refino do petróleo bruto, e também o tratamento do gás natural, o transporte e a comercialização/distribuição de derivados.

E
n  EBITDA - Earnings before interest, taxes, depreciation & amortization expenses - Resultado antes de juros, impostos, depreciação e despesas de amortização.

n  e-COMMERCE - Este é um comércio caracterizado pela troca de bits, onde as transações são feitas no Cyberspace. O relacionamento é digital e, portanto, virtual. Os produtos ou serviços utilizam-se de uma mídia digital, a multimídia e os principais veículos deste comércio são: CD-ROM, quiosques, BBS e Internet. É também conhecido como comércio virtual ou comércio eletrônico.

n  ENGINEERING, PROCUREMENT AND CONSTRUCTION (EPC) - Planeja, compra e constrói.

n  E&P - Exploração e produção de petróleo e gás natural.

n  e-PROCUREMENT - Processo eletrônico (via internet) de compra de materiais e aquisição de serviços.

n  ETENO OU ETILENO - Produto petroquímico básico da família das olefinas leves (C2H4), produzido a partir da nafta ou etano.

n  EXTREMIDADES DE DUTOS - Um duto é composto de uma extremidade e várias saídas.

F
n  FARM-IN - Processo de aquisição parcial ou total dos direitos de concessão detidos por outra empresa. Numa mesma negociação, a empresa que está adquirindo os direitos de concessão está em processo de farm-in e a empresa que está vendendo direitos de concessão está em processo de farm-out.

n  FLOATING, PRODUCTION, STORAGE & OFFLOADING (FPSO) - Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de petróleo, construída a partir de um navio.

n  FLOATING, STORAGE & OFFLOADING (FSO) - Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência de petróleo, construída a partir de um navio.

G
n  GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) - Mistura de hidrocarbonetos com alta pressão de vapor, obtida do gás natural em unidades de processo especiais, que é mantida na fase líquida em condições especiais de armazenamento na superfície.

n  GÁS NATURAL - Todo hidrocarboneto ou mistura de hidrocarbonetos que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos, incluindo gases úmidos, secos, residuais e gases raros.

n  GÁS NATURAL LIQUEFEITO (GNL) - Gás natural resfriado a temperaturas inferiores a 160 oC para fins de transferência e estocagem como líquido.

n  GASOLINA NATURAL - Líquido do gás natural cuja pressão de vapor é um meio termo entre a do condensado e a do gás liquefeito de petróleo, e que é obtido por um processo de compressão, destilação e absorção.

n  GERADORES - Máquinas elétricas que transformam a energia mecânica em energia elétrica.

n  GOVERNANÇA CORPORATIVA - É a relação entre agentes econômicos (acionistas, executivos, conselheiros) com capacidade de influenciar/determinar a direção e a performance das corporações. A boa governança corporativa garante aos sócios equidade, transparência e responsabilidade pelos resultados.

n  GRAU API DO AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE (°API) - Forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. A escala API, medida em graus, varia inversamente com a densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API. O grau API é maior quando o petróleo é mais leve. Petróleos com grau API maior que 30 são considerados leves; entre 22o e 30o API, são médios; abaixo de 22o API, são pesados; com grau API igual ou inferior a 10o, são petróleos extrapesados. Quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.

H
n  HEDGE - Posição ou combinação de posições financeiras que contribuem para reduzir algum tipo de risco.

I
n  IGP-DI - Índice Geral de Preços - Conceito de Disponibilidade Interna, apurado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas. É um dos indicadores de variações de preços adotados na economia nacional.

n  ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA) - Indicador de variação de preços de uma carteira teórica de ações definida periodicamente pela Bolsa de Valores de São Paulo.

n  ÍNDICE DE REPOSIÇÃO DE RESERVA (IRR) - Variação do volume recuperável provado em relação à produção acumulada, no ano em curso.

n  ÍNDICE DE SUCESSO EXPLORATÓRIO - Número de poços exploratórios com presença de óleo e/ou gás comerciais em relação ao número total de poços exploratórios perfurados e avaliados, no ano em curso.

L
n  LEASING - A Petrobras fornece o gás para a térmica em troca da energia.

n  LINEAR ALQUILBENZENO - Utilizado na fabricação de detergentes biodegradáveis.

n  LÍQUIDO DE GÁS NATURAL (LGN) - Parte do gás natural que se encontra na fase líquida em determinada condição de pressão e temperatura na superfície, obtida nos processos de separação de campo, em unidades de processamento de gás natural ou em operações de transferência em gasodutos.

M
n  MARKETPLACE - Termo em inglês utilizado para definir a palavra mercado, do ponto de vista de marketing. Dentro do marketing digital, esta palavra é usada para diferenciar o mercado físico (marketplace) do virtual (marketspace).

n  MARGEM EBITDA - Relação entre receita líquida e EBITDA.

n  MERCADO SPOT - São mercados que realizam negócios à vista, sem contratos de longo prazo.

n  METANOL - Também chamado álcool metílico, pode ser produzido a partir de coque de carvão, da nafta e do gás natural (metano).

N
n  NAFTA - Derivado de petróleo utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica na produção de eteno e propeno, além de outras frações líquidas, como benzeno, tolueno e xilenos.

O
n  ÓLEO - Porção do petróleo existente na fase líquida nas condições originais do reservatório e que permanece líquida nas condições de pressão e temperatura de superfície.

n  ÓLEO COMBUSTÍVEL - Frações mais pesadas da destilação atmosférica do petróleo. Largamente utilizado como combustível industrial em caldeiras, fornos, etc.

n  OPÇÃO - Tipo de derivativo que dá ao comprador o direito de comprar (call Option) ou vender (put option) um bem ou título por determinado preço (preço de exercício) em data futura.

n  OVERHEAD - Custos corporativos de administração e apoio.

P
n  PAYOUT - É a relação entre os dividendos distribuídos e o lucro líquido do exercício. O índice de payout mede a porcentagem do lucro líquido a ser distribuído aos acionistas de uma empresa.

n  PANAMAX - É um tipo de navio com capacidade de transportar entre 55.000 e 70.000 toneladas de petróleo ou derivados e atende as restrições de passagem pelo Canal de Panamá.

n  PETRÓLEO - Todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado.

n  PETROQUÍMICO BÁSICO - Dividem-se em dois grupos: olefinas (eteno ou etileno, propano ou propileno, butenos) e aromáticos (benzenos, toluenos, xilenos). São produzidos a partir de diferentes matérias-primas por um processo conhecido como craqueamento.

n  POLIETILENO - Produto petroquímico utilizado na produção de tonéis, vasos, embalagens para filmes, plásticos para embrulhar roupas e materiais de pequeno peso.

n  POLÍMERO - Designação genérica para alguns produtos da segunda geração petroquímica, tais como plásticos, borrachas e fibras sintéticas.

n  POLIPROPILENO - Produto petroquímico com aplicações semelhantes às do polietileno de alta densidade: filmes, caixas para bebidas, embalagens, etc.

n  POWER PURCHASE AGREEMENT (PPA) - Contrato com prazo predefinido para compra e venda de energia.

n  PROGRAMA PRIORITÁRIO DE TERMELETRICIDADE (PPT) - Programa instituído pelo Governo Federal em 24 de fevereiro de 2000.

n  PREÇO DE REALIZAÇÃO - Segue a sistemática introduzida pela Portaria do Ministério de Minas e Energia/Ministério da Fazenda - 3/98, representando a receita unitária líquida da Petrobras com a venda no mercado interno dos derivados básicos produzido por suas refinarias e importados, cujos preços seguem uma fórmula paramétrica de forma, a mantê-los alinhados com os valores vigentes no mercado internacional.

n  PROPENO OU PROPILENO - Petroquímico básico produzido a partir da nafta ou propano, que serve de matéria-prima para a produção de polipropileno.

n  PTAX - Taxa de câmbio oficial divulgada pelo Banco Central do Brasil.

R
n  RESERVA - Recursos descobertos de petróleo e/ou gás natural comercialmente recuperáveis a partir de determinada data.

n  RESERVA PROVADA - Reservas de petróleo e/ou gás natural que, com base na análise de dados geológicos e de engenharia, se estima recuperar comercialmente de reservatórios descobertos e avaliados, com elevado grau de certeza e cuja estimativa considere as condições econômicas vigentes, os métodos operacionais usualmente viáveis e os regulamentos instituídos pelas legislações petrolífera e tributária brasileiras.

n  RESÍDUO - Há dois tipos de resíduos: o atmosférico (RAT), que é a fração de petróleo procedente da unidade de destilação atmosférica cuja destilação oscila de 420 o C para cima; e os resíduos de desasfaltação (asfálticos), que são os refinados resultantes da extração das frações leves do resíduo de vácuo com solvente parafínico (propano ou butano).

n  RISER - Porção vertical de uma linha de escoamento para transporte do óleo/gás natural do poço até a plataforma.

n  ROA - RETORNO SOBRE O ATIVO TOTAL - Mede a eficiência do emprego dos recursos da empresa, dividindo o lucro líquido do período pelo ativo total, no final do período.

n  ROCE - RETORNO SOBRE O CAPITAL EMPREGADO - (lucro líquido - resultado financeiro (líquido de IR e CSSL) / empréstimos e financiamentos + patrimônio líquido - aplicações financeiras).

n  ROE - RETORNO SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO - (lucro líquido / patrimônio líquido - lucro líquido do período).

S
n  SEC - SECURITIES AND EXCHANGE COMMISSION - Órgão regulador e fiscalizador do mercado de capitais norte-americano, equivalente, no Brasil, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

n  SOLVENTE - Líquido volátil que tem o poder de dissolver outra substância sem alterar a composição química original, formando uma mistura uniforme.

n  SPE - Society of Petroleum Engineers.

n  STRESS TESTING - Técnica de avaliação da resposta de uma carteira de ativos ou obrigações a variações extremas de índices e cotações que influenciam essa carteira. O propósito do stress test é quantificar a perda de uma carteira caso uma situação adversa de mercado específica ocorra.

n  SUEZMAX - É um tipo de navio capaz de transportar cerca de um milhão de barris de petróleo (cerca de 130.000 a 150.000 toneladas), atendendo desta forma, as restrições de passagem pelo Canal de Suez.

n  SWAP - Contrato de troca de fluxos de pagamentos entre duas partes. Tipo tradicional de swap de petróleo consiste em contrato no qual uma parte compra por determinado preço fixo e vende pela cotação futura flutuante.

T
TAUT LEG - Cabo tensionado utilizado para ancoragem de plataformas.

U
n  UNIDADE DE DESTILAÇÃO ATMOSFÉRICA - Processo físico que separa os componentes de uma mistura líquida em função de seus pontos de ebulição. No processo de destilação, o petróleo in natura é fracionado por meio do aquecimento. As partes mais leves são separadas sob a forma de vapor, enquanto as frações mais pesadas continuam líquidas.

n  UNIDADE DE COQUEAMENTO RETARDADO - Forma mais severa de craqueamento térmico, transforma resíduo de vácuo em produtos mais leves, produzindo adicionalmente coque.

n  UNIDADE DE CRAQUEAMENTO CATALÍTICO - Processo de refino que converte óleos destilados pesados em frações leves de maior valor comercial, tais como gasolinas, gás liquefeito do petróleo (GLP) e naftas.

n  UNIDADE DE HIDROTRATAMENTO DE CORRENTES INSTÁVEIS - Produz diesel de baixo teor de enxofre a partir de correntes de destilação direta e da unidade de coqueamento retardado de petróleo.

n  UPGN - Unidade de processamento de gás natural.

n  UPSTREAM - Atividades de exploração e produção.

n  US GAAP - Padrão contábil norte-americano - " Accounting principles generally accepted in United States of America".

n  USINA MERCHANT - Usina mercantis que, em geral, destinam sua energia para o mercado spot. Nesta modalidade de negócio, existem contratos de suprimento de gás natural com cláusulas que determinam a divisão dos ganhos e perdas acima do estabelecido previamente.

V
n  VALOR EM RISCO OU VALUE AT RISK (VaR) - Medida em valor monetário da perda máxima esperada, em condições normais de mercado, no valor de uma posição ou conjunto de posições financeiras, considerando um determinado grau de confiança e um horizonte de tempo.

n  VOLATILIDADE - Medida estatística da tendência de variação de um preço ou taxa no tempo. Normalmente medida através da variância ou do desvio padrão, quanto maior a volatilidade da cotação mais extensa sua variação em torno de um valor médio.

n  VOLUME RECUPERÁVEL - Volume de petróleo, expresso nas condições básicas, que poderá ser obtido como resultado da produção de um reservatório, desde as condições iniciais até o seu abandono, por meio da melhor alternativa apontada pelos estudos técnico-econômicos realizados até a época da avaliação. Volume recuperável = volume original x fator de recuperação.

Y

YIELD - Taxa percentual do retorno pago na forma de dividendos sobre ações ordinárias ou preferenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário