segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

[49] FALECIMENTO DE RACIELLE OLIVAS, FOTÓGRAFA, ESPOSA DE BIAMAN PRADO - [09fev2015]

RETRATO EM BRANCO E PRETO:
HOMENAGEM A RACIELLE OLIVAS

Foto RAS; julho 2014.

PARA BIAMAN PRADO E FAMÍLIA
São Luís, MA, 09fev2015

Caro amigo Biaman

Racielle hoje cumpriu seu MISSÃO e nos deixou. Soube neste momento, já ao final da tarde, imerso que estava nos trabalhos que a vida nos impõe. Tenho dela a lembrança de uma pessoa feliz e sorridente, cordial e simpática, sempre atenta ao mundo ao seu redor, observando a tessitura do cotidiano e suas infinitas surpresas, com sua câmera em punho a espera de uma bela imagem ou flagrante que merecesse registro.

Vocês dois – caro Biaman – formavam um par fotográfico como se fosse simétrico, um sempre completando o outro, com essa identidade metafísica que o só destino traça e não se tem como mudar. Casa, trabalho e filho. Viagens pelo Maranhão todo. Registrando pessoas, cidades, florestas e rios. Tudo com o sentimento e o talento de ambos.
Racielle vai nos fazer muita falta, como fez o pai dela ao partir, JORAN COELHO, o grande seresteiro e cantor romântico dos anos 70 e 80 em São Luís e alhures.

Foto Racielle Olivas - Quilombo do Frechal; Exposição Caleidoscópio; Alema; julho 2014.


Visitei a exposição Caleidoscópio em julho 2014, promovida pela ALEMA no Plenário da LegisArtes e gostei muito do que vi, em particular das fotos de Racielle, com aquela ternura do olhar feminino emoldurando cadinhos de humanidade, gente e bicho, paisagem e arquitetura, momento e eternidade. Tudo em belas cores, caleidoscópicas, quentes, emotivas. Olhos e matizes da memória.
Mas, a beleza se transforma em saudade e hoje estamos vendo tudo em preto e branco, a ausência visual de cor que a ausência física definitiva de Racielle nos provoca.

Que Deus abençoe suas famílias e receba Racielle com os braços abertos.


Luiza Rodrigues e Ronald Almeida

NOTA OFICIAL DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO
09/02/2015 12:25:26 - Jéssica Barros/Agência Assembleia


Foto site ALEMA - 15julho2014

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão externa o seu profundo pesar pela morte da repórter fotográfica, Racciele Olivas, ocorrida na manhã desta segunda-feira (9fev2015), no Hospital São Domingos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Racciele nasceu em 27 de setembro de 1963 e atuava profissionalmente como repórter fotográfica há mais de 20 anos. Em todo esse tempo, fez trabalhos para jornais e revistas, como 'O Debate' e 'Atos e Fatos'. No parlamento maranhense, trabalhava há mais de 10 anos. Além das coberturas diárias na Assembleia, Racciele fornecia seus serviços para grandes jornais nacionais como 'O Globo' e 'Estadão'.

O corpo será velado na Pax União da Rua Grande - Centro, a partir das 16:00 horas de hoje (9fev2015).

A Assembleia Legislativa lamenta a grande lacuna que Racciele Olivas deixa no legislativo estadual, ao mesmo tempo em que se solidariza com a dor dos familiares e amigos.

Foto site ALEMA - 15julho2014

Exposição Caleidoscópio
Em 2014, como parte do projeto LegisArtes da Assembleia Legislativa do Maranhão, Racciele participou da exposição coletiva intitulada ‘Caleidoscópio’, que reuniu o trabalho de três repórteres fotográficos radicados em São Luís –  também integrantes do quadro da Diretoria de Comunicação da Casa. Na ocasião, a fotógrafa premiada, apresentou seus belos cliques com temas variados. Racciele registrou em suas passagens pelos interiores maranhenses, belezas escondidas, que o seu olhar, único, poderia capturar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário