quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

[45] PETROBRAS [11] REFINARIA PREMIUM I - BACABEIRA, MARANHÃO - PERFIL 2014. [04fev2015]


PERFIL DA REFINARIA PREMIUM I PETROBRAS, Bacabeira, MA.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: 2014

Fonte: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria-premium-i.htm

Data 28/05/2014.




1)      Em sua primeira fase, a RPI será capaz de produzir de 300 mil barris/dia.
2)      Após a conclusão das obras, serão 600 mil barris/dia.
3)      A Refinaria Premium I produzirá [6 produtos]:
Ø  óleo diesel,
Ø  querosene de aviação (QAV),
Ø  nafta petroquímica,
Ø  GLP (gás de cozinha),
Ø  bunker (combustível para navios) e
Ø  coque.

 

Notas ARS/RAS:

1) Faltou descrever a DUTOVIA de cerca de 60 km de extensão e 90 m de largura que deve ser construída para transporte de produtos entre Bacabeira e o Porto do Itaqui.

2) Não há detalhes sobre o pagamento da Compensação Ambiental no valor estimado em R$ 125 milhões, visando à mitigação dos impactos ambientais no entorno da RPI;

3) A área do terreno da RPI, o qual foi desapropriado e doado pelo Estado do Maranhão à Petrobras, é da ordem de 2 mil hectares.

 

BREVE STATUS DAS OBRAS [posição do site em 28mai2014]

O projeto da Refinaria Premium I está em fase de avaliação. A obra de terraplenagem atingiu 100% da ÁREA SUL do terreno, atendendo ao cronograma do empreendimento.

 

MERCADOS QUE SERÃO ATENDIDOS

Atualmente, nossa intenção é que a produção do empreendimento atenda ao mercado nacional.

 

PROJETOS E CONVÊNIOS

Ø  Convênio com o Sebrae/MA: Adensamento da cadeia produtiva do petróleo objetivando inserção de micro e pequenas empresas na cadeia de petróleo.

Ø  Com foco na inserção de micro e pequenas empresas do Maranhão, na cadeia produtiva do Petróleo, Gás e Energia, firmamos convênio com o SEBRAE-MA, em parceria com o SEBRAE nacional. Através de eventos, treinamentos e rodadas de negócios, o SEBRAE atuou com mais de 700 empresas da região e apoiou a criação das Associações Comerciais de Bacabeira e de Santa Rita e a formação da Rede Petro MA.

Ø  Diagnóstico e prognóstico socioeconômico, socioambiental e cultural da região do entorno da Refinaria

Ø  Estudos nas dimensões sociais, urbano-ambiental, histórico cultural, econômica, político-institucional e demográfica, com o objetivo de fazer o diagnóstico da região e elaborar um prognóstico a partir da inserção da refinaria na região.

Ø  Monitoramento dos indicadores socioeconômicos dos municípios localizados no entorno da Refinaria Premium I, realizado pela Universidade Federal do Maranhão em parceria com a Onu-Habitat.



Ø  Esses estudos buscam consolidar um conjunto de informações e dados para monitorar a contribuição da Refinaria Premium I no alcance dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODMs) adaptados para o contexto econômico e social dos quatro municípios da área de influência do empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário