sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

[47] PETROBRAS [13] NOVO PRESIDENTE ELEITO EM 06fev2015; ALDEMIR BENDINE E MAIS CINCO DIRETORES [06fev2015]


PETROBRAS
Presidente Aldemir Bendine

Eleito em 06fev2015 pelo Conselho de Administração

Eleitos novos 5 Diretores
Dois Diretores da antiga gestão permanecem:
 Diretor Corporativo e de Serviços: JOSÉ EDUARDO DUTRA
(ex-Presidente do PT; ex-Presidente da Petrobras, no cargo de Diretor desde 2012)
Diretor de Governança, Risco e Conformidade: JOÃO ADALBERTO ELEK JUNIOR
Nota Oficial da reunião do Conselho de Administração não menciona a permanência dos dois Diretores.


NOTA OFICIAL: Comunicados e Fatos Relevantes
Fato Relevante - Novos Presidente e Diretores [site Petrobras]



Rio de Janeiro, 06 de fevereiro de 2015 – Petróleo Brasileiro S.A. –
Petrobras informa que seu Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, aprovou, por maioria, a eleição de Aldemir Bendine para ocupar o cargo de Presidente da Petrobras em substituição à atual Presidente, Maria das Graças Silva Foster.

Maria das Graças Silva Foster também está se desligando do Conselho de Administração da Companhia, que elegeu Aldemir Bendine como novo Conselheiro. Essa eleição, conforme dispõem a Lei das Sociedades Anônimas e o Estatuto Social da Petrobras, é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas.

Aldemir Bendine era Presidente e membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil. É graduado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com MBA em Finanças e em Formação Geral para Altos Executivos.

O Conselho de Administração também elegeu, por maioria, IVAN DE SOUZA MONTEIRO como Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, em substituição a Almir Guilherme Barbassa. Ivan Monteiro era Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, onde já havia ocupado cargos de Diretor Comercial, Vice-Presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, além de Presidente do Conselho de Supervisão da BB AG. É graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela INATEL-MG, com MBA em Finanças e Gestão.

Além disso, foram eleitos, por maioria, para exercerem interinamente a função de Diretor os seguintes executivos:
[1] - a atual Gerente Executiva de Exploração e Produção Corporativa, SOLANGE DA SILVA GUEDES, como Diretora de Exploração e Produção, em substituição a José Miranda Formigli Filho. Solange Guedes é Doutora em engenharia de petróleo, com experiência de 30 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de Exploração e Produção.

[2] - o atual Gerente Executivo de Logística do Abastecimento, JORGE CELESTINO RAMOS, como Diretor de Abastecimento em substituição ao Diretor José Carlos Cosenza. Jorge Celestino é formado em engenharia química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em engenharia de processamento de petróleo pelo CENPRO, com especialização em tecnologia de produção de álcool pela COPPE/UFRJ e MBA em Administração e Marketing. Trabalha há 32 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Abastecimento e na Petrobras Distribuidora.

[3] - o atual Gerente Executivo de Gás e Energia Corporativo, HUGO REPSOLD JÚNIOR, como Diretor de Gás e Energia em substituição a José Alcides Santoro Martins. Hugo Repsold é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é mestre em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe / PPE / UFRJ). Trabalha há 30 anos na Companhia, onde já ocupou diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção, Estratégia e Desempenho Empresarial e Gás e Energia.

[4] - o atual Gerente Executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos, ROBERTO MORO, como Diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais em substituição a José Antônio de Figueiredo. Roberto Moro é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gerenciamento de Projetos. Trabalha há 33 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Engenharia.

A Petrobras agradece à Presidente e Conselheira Graça Foster e aos Diretores Almir Barbassa, José Formigli, José Cosenza, José Alcides Santoro e José Antônio de Figueiredo pela competência técnica, o profissionalismo e a dedicação no exercício desses cargos.


PETROBRAS: QUADRO RESUMO DA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA
(eleita em 06fev2015)
Fonte: Nota oficial; Fato Relevante. Site da Petrobras
http://investidorpetrobras.com.br/pt/comunicados-e-fatos-relevantes/fato-relevante-novos-presidente-e-diretores.htm
 Editado por Ronald de Almeida Silva [revisão_01]
Diretoria Executiva
Nome
Referências
Presidente
ALDEMIR BENDINE
35.º Presidente da Petrobras. Ex-Presidente e ex-membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil. É graduado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com MBA em Finanças e em Formação Geral para Altos Executivos. Funcionário de Carreira do Banco do Brasil, passou pela Diretoria de Cartões; Varejo e Novos Negócios, antes de ser vice-presidente e depois, presidente do Banco do Brasil. Assumiu como presidente do BB em 9 de abril de 2009.
Nascimento: 10dez1963; Natural de Paraguaçu Paulista, São Paulo
Abastecimento
JORGE CELESTINO RAMOS
Atual Gerente Executivo de Logística do Abastecimento. É formado em engenharia química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em engenharia de processamento de petróleo pelo CENPRO, com especialização em tecnologia de produção de álcool pela COPPE/UFRJ e MBA em Administração e Marketing. Trabalha há 32 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Abastecimento e na Petrobras Distribuidora.
Corporativa e de Serviços
JOSÉ EDUARDO DUTRA
Presidente da Petrobras: de 02jan2003 a 22jul2005. Presidente da Petrobras Distribuidora, de 24set2007 a 14ago2009. Diretor Corporativo e de Seriços da Petrobras desde 2012.
Dados Pessoais: Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ); Nascimento: 11abr1957; Estado Civil: separado judicialmente; Profissão: geólogo, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (em 1979). Licenciado da Companhia Vale do Rio Doce. Eleito "Geólogo do Ano", em 1988, pela Associação dos Geólogos de Sergipe.
Experiência profissional: Geosol - Geologia Sondagens Ltda.: Período - 1980/1981; Atividade: mapeamento geológico no Rio de Janeiro. Pesquisa de mineração em Maraú (BA); Petrobrás Mineradora (Petromisa): Período - 1983/1990; Atividade: Planejamento geológico na mina de potássio Taguari-Vassouras, no município de Rosário do Catete (SE); Companhia Vale do Rio Doce: Período - 1990/1994; Atividade - Planejamento geológico na mina de potássio Taguari-Vassouras, no município de Rosário do Catete (SE).
Militância política: - Dirigente do DCE da UFRJ, na década de 70. Membro da Associação dos Geólogos de Sergipe (Agese). Presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina) no período 1989/1994. - Dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (1988-1990). Candidato ao governo do Estado de Sergipe pelo Partido dos Trabalhadores, em 1990 e 2002. Eleito senador da República pelo Estado de Sergipe em 1994 para legislatura 1995/2003. Membro da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores. Presidente do Diretório Regional do PT-SE. Eleito Presidente do PT em 2010.
Mandato parlamentar: - Líder do PT (1996 e 1997). - Líder do Bloco de Oposição (1997e 2001). Membro das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, Assuntos Econômicos, Infra-estrututra, Educação e de Fiscalização e Controle.  Membro titular da CPI do Judiciário (1999) e da Mineração. - Membro da Comissão Especial Temporária do Código de Trânsito.
Fonte/data: Site Petrobras, 03/04/2002. Atualizado em 06fev2015.
Engenharia, Tecnologia e Materiais
ROBERTO MORO
Atual Gerente Executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gerenciamento de Projetos. Trabalha há 33 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Engenharia.
Exploração e Produção
SOLANGE DA SILVA GUEDES
Atual Gerente Executiva de Exploração e Produção Corporativa. Doutora em engenharia de petróleo, com experiência de 30 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de Exploração e Produção.
Financeira e de Relacionamento com Investidores
IVAN DE SOUZA MONTEIRO
Atual Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, onde já havia ocupado cargos de Diretor Comercial, Vice-Presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, além de Presidente do Conselho de Supervisão da BB AG. É graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela INATEL-MG, com MBA em Finanças e Gestão.
Gás e Energia
HUGO REPSOLD JÚNIOR
Atual Gerente Executivo de Gás e Energia Corporativo. É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é mestre em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe / PPE / UFRJ). Trabalha há 30 anos na Companhia, onde já ocupou diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção, Estratégia e Desempenho Empresarial e Gás e Energia.
Governança, Risco e Conformidade.
JOÃO ADALBERTO ELEK Junior
[Portal G1] Segundo a Petrobras, o novo diretor foi diretor financeiro da Fibria Celulose, onde exerceu as funções de relações com investidores, controle e gestão de riscos e finanças. Foi diretor financeiro e de relações com investidores da operadora de telecomunicações NET. Também passou pelos cargos de diretoria executiva e financeira na operadora americana AT&T para o Brasil e América Latina, respectivamente. Trabalhou por 20 anos no Citbank, onde exerceu a posição de diretor financeiro na área de varejo. É graduado em engenharia eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, MBA em Planejamento de Marketing pela COPPE-AD/UFRJ e pós-graduado pela Columbia Business School Mergers and Acquisitions.
O que é a DIRETORIA EXECUTIVA da Petrobras?
A Diretoria Executiva exerce a gestão dos negócios da Companhia, de acordo com a missão, os objetivos, as estratégias e diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração. É composta por um presidente e sete diretores eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de três anos, permitida a reeleição, podendo ser destituídos a qualquer tempo. Entre os membros da Diretoria Executiva, apenas o presidente é membro do Conselho de Administração sem, no entanto, presidir o órgão.



Aldemir Bendine, do Banco do Brasil, é o novo presidente da Petrobras

Fonte: Folha de São Paulo; Portal UOL
Por: NATUZA NERY; de Brasília; 06/02/2015; 10h13h - Atualizado às 10h49h
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1586085-aldemir-bendine-sera-o-novo-presidente-da-petrobras.shtml

O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff para substituir Graça Foster na presidência da Petrobras. Ele terá liberdade para formar equipe.
Bendine esteve à frente do BB desde 8 de abril de 2009, em substituição ao então chefe do banco Antonio Francisco de Lima Neto. Ele foi escolhido para o cargo na gestão do ex-presidente Lula para reduzir os juros do banco e aumentar o volume de crédito.
Na ocasião o mercado não gostou da mudança, e as ações do BB caíram 8,15% num dia em que a Bovespa subiu 0,82%. Investidores viram a troca como uma interferência do governo, que estaria insatisfeito com a demora do BB em reduzir suas taxas para estimular a economia e amenizar a crise de então.
Nesta sexta-feira (6), a indicação de Bendine também não agradou; as ações da Petrobras desabaram mais de 6% após a indicação de Bendine, que é funcionário de carreira do BB.
FINANÇAS
Ivan Monteiro, atual vice-presidente de Finanças do Banco do Brasil, será o novo diretor financeiro da Petrobras, apurou a Folha. O cargo é chave para enfrentar a atual crise pela qual a petroleira passa.
Na quarta (04fev2015), Graça Foster e outros cinco conselheiros pediram demissão do cargo. O Conselho de Administração da companhia está reunido na manhã desta sexta-feira (6) para escolher os novos nomes da diretoria.
O conselho é composto por dez pessoas e é presidido por Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda. Ele está no conselho por indicação do acionista controlador, ou seja, o Tesouro Nacional – portanto, o governo. Os demais membros são conselheiros.
Graça Foster também participa. Confira os membros e quem elegeu cada um para ocupar o cargo:
  
Conselho de Administração da Petrobras [até 06fev2015]: por ordem alfabética:
AC = eleito pelo Acionista Controlador
1.       Francisco Roberto de Albuquerque, AC;
2.       Guido Mantega, AC; Presidente do Conselho de Administração
3.       José Guimarães Monforte, eleito pelos acionistas preferencialistas;
4.       Luciano Galvão Coutinho, presidente do BNDES, AC;
5.       Márcio Pereira Zimmermann, secretário-executivo do Min. Minas e Energia, AC;
6.       Maria das Graças Silva Foster, AC;
7.       Mauro Gentile Rodrigues da Cunha, eleito pelos acionistas minoritários;
8.       Miriam Aparecida Belchior, ex-ministra do Planejamento, AC
9.       Sérgio Franklin Quintella, AC
10.    Sílvio Sinedino Pinheiro, eleito pelos empregados.

Dentre todos os problemas da Petrobras, o mais urgente nó a ser desfeito pela nova diretoria da Petrobras é a publicação do balanço auditado com o lançamento das perdas decorrentes da corrupção. É crucial para a Petrobras ter o balanço auditado por dois motivos: sem o aval da auditora independente PwC (PricewaterhouseCoopers), a estatal fica em risco iminente de perder o grau de investimento para a sua nota de crédito e pode ter parte de sua dívida cobrada imediatamente, antes do vencimento.

No dia 3 deste mês, a agência de risco Moody's deu 30 dias para a estatal publicar os dados, sob o risco de perder a nota de investimento.

A Fitch também rebaixou a classificação de risco da Petrobras para o último passo antes de risco especulativo - muitos fundos não aplicam seus recursos em ações e títulos de empresas com essa avaliação.

RENÚNCIA
A renúncia coletiva ocorreu após os diretores não aceitarem o cronograma definido por Dilma Rousseff para a mudança na direção da empresa. Dilma queria que eles ficassem até o fim do mês. Restou a Graça informar Dilma de que já não tinha condições de controlar os demais colegas de diretoria e que a mudança teria que ser antecipada para esta sexta.


Ao contrário das negativas anteriores, desta vez Dilma concordou com a saída da auxiliar, de quem é amiga. A posição de Dilma só mudou depois que o Conselho de Administração da empresa divulgou, na semana passada, uma baixa em seus ativos da ordem de R$ 88 bilhões, fruto de desvios e ineficiência na execução de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário