terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

[40] MARANHÃO - ELEIÇÕES 2014 [02] - PROPOSTAS DO PLANO DE GOVERNO DO CANDIDATO LOBÃO FILHO SET.2014 [03fev2015]

LOBÃO FILHO 15
COLIGAÇÃO PRA FRENTE MARANHÃO
DEM-PEN-PHS-PMDB-PMN-PR-PRB-PRP-PRTB-PSC-PSD-PSDC-PSL-PT-PTB-PtdoB-PTN-PV
PAM
Programa de Aceleração do Maranhão



Nota do Editor: A numeração de temas e propostas, bem como os destaques em amarelo e negritos e textos entre [colchetes] não constam da edição original e foram acrescidos para facilitar as referências.


CONTEÚDO DA REVISTA DO PAM (impresso)

TEMAS
Nº PROPOSTAS
  1. PAM da Gestão Pública
6
  1. PAM dos Municípios
5
  1. PAM do Desenvolvimento e Emprego
5
  1. PAM do Empreendedorismo
5
  1. PAM da Educação
7
  1. PAM da Saúde
6
  1. PAM da Água
5
  1. PAM da Infraestrutura
9
  1. PAM da Segurança
10
  1. PAM da Moradia
4
  1. PAM do Social
6
  1. PAM Rural
5
  1. PAM Mulheres
8
  1. PAM do Esporte e da Juventude
4
  1. PAM dos Direitos Humanos
6
  1. PAM da Cultura
7
  1. PAM do Meio Ambiente
4
  1. PAM do Turismo
7
TOTAL DE PROPOSTAS
109


Política não é a arte do possível.
É a arte de tornar possível o que é necessário.

Senador Edison Lobão Filho; candidato Lobão 15; Eleições MA 2014.


[APRESENTAÇÃO]

       I.            O PAM - Programa de Aceleração do Maranhão – uma das marcas mais importantes das nossas Diretrizes de Desenvolvimento para o quadriênio 2015/2018 – se caracteriza por uma ação direta do governo estadual junto aos 217 municípios do Maranhão e é elemento fundamental na execução da política municipalista a que se propõe o nosso futuro governo.

     II.            Em conjunto com as prefeituras e lideranças locais, o governo do estado estará garantindo não apenas os habituais repasses de recursos para os prefeitos, mas a eficiente aplicação dos programas do PAM em áreas e setores cujas soluções resultem em avanços sociais como consequência do desenvolvimento.

  III.            Ao alcançar seus objetivos, o PAM terá cumprido o seu papel de resgatar o direito dos cidadãos e dos municípios de participarem do crescimento econômico do estado e conquistarem uma vida melhor e com mais oportunidades.

  IV.            O PAM tornará concretas uma série de ações estratégicas de desenvolvimento integrado e contemplará todas as áreas e setores  que dizem respeito ao governo do Maranhão, no quadriênio 2015/2018, sempre focado nas pessoas e no desenvolvimento com gestão baseada em eficiência, eficácia e efetividade.



1)    GESTÃO PÚBLICA

Quando decidimos concorrer ao governo do Maranhão, resolvemos também compartilhar com todos os maranhenses a opção que fizemos por um novo modelo de gestão: moderno, eficiente e favorável ao desenvolvimento sustentável.  Isto significa um estado empreendedor, com metas definidas e uma política que valoriza os municípios, porque é onde as pessoas constroem suas vidas.

1.1. Programa “Governo 3E - Eficiente, Eficaz, Efetivo”
Com novos paradigmas de administração e com mecanismos e instrumentos para aumentar a sua eficiência no controle das contas públicas, eficácia na solução das demandas e efetividade na manutenção de suas diretrizes. O programa vai simplificar a burocracia na emissão de documentos e agilizar a abertura e fechamento de empresas.

1.2. Programa “Escola de Governo”
Para revitalizar e fortalecer a máquina governamental como centro de capacitação dos servidores públicos em sintonia com os novos paradigmas de gestão a serem implementados.

1.3. Programa “Honra ao Mérito”
Para possibilitar a ascensão funcional e acréscimos de remuneração com base no mérito e na produtividade dos servidores públicos estaduais, com foco na meritocracia.

1.4. Programa “Grande Maranhão”
Consiste no planejamento e na implementação de estratégias interligadas para fortalecer a imagem e a identidade interna e externa do Maranhão e de sua gente, cultuada e defendida.

1.5. Programa “Maranhão Banda Larga”
Será feito em parceria com a iniciativa privada, para fortalecer a Rede Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, como ferramenta indispensável à sua infraestrutura de crescimento e modernidade.

1.6. Programa “Maranhão Transparente”
Para disponibilizar a todos os dados referentes a projetos, obras, ações e contas públicas, com seus respectivos cronogramas de realização.



2)    MUNICÍPIOS

Não podemos falar em desenvolvimento integrado se não olharmos para todos os nossos 217 municípios. Para cada um deles, vamos implementar ações capazes de melhorar a vida de sua gente. Para os municípios menores e mais carentes da presença do governo, vamos levar educação, saúde, saneamento, energia elétrica e água, e assim, renovar sua esperança, estimular seu crescimento e tirá-los da lista dos municípios com os piores índices de desenvolvimento humano do Maranhão e do Brasil.

2.1. Ações na área da educação
Em parceria com as prefeituras, serão construídas salas de aula, haverá cursos de preparação e qualificação dos professores, distribuição de material escolar e didático, distribuição de  kit escolar completo e merenda de qualidade para todos os alunos da rede estadual e municipal de ensino.

2.2. Ações na área da  saúde
Naqueles municípios onde não houve, será construída uma Unidade Básica de Saúde, com médicos, enfermeiros, agente de saúdes, ambulância, farmácia popular e programas de vacinação e ênfase na redução da mortalidade materno-infantil.

2.3. Ações de infraestrutura
Para melhorar a vida dos seus habitantes, o PAM Municípios vai promover o calçamento de ruas, o asfaltamento e melhoria das  vias de acesso à localidade, instalação de rede de distribuição de água e luz.

2.4. Programa “Força, Maranhão!”
Vai fortalecer as cadeias produtivas e os arranjos produtivos locais, incentivando a agricultura familiar, a agroindústria, a pesca, o artesanato, criando oportunidades para os micro e pequenos empreendedores.

2.5. Programa “Cidade e Campo”
O asfaltamento ou pavimentação de estradas vai promover melhor integração entre os municípios e a zona rural acelerando o crescimento da economia local, regional e estadual, gerando emprego e renda para nossa população.



3)    DESENVOLVIMENTO E EMPREGO

Nossa busca incessante será pelo desenvolvimento voltado para a inovação, para o conhecimento. Desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. Inclusão de milhares de jovens no mercado de trabalho. Atração de novos investimentos. Vamos promover o desenvolvimento com oportunidades.
O desenvolvimento total: econômico, social, político, cultural. O destino do Maranhão está nos novos caminhos que nosso Plano de Aceleração vai abrir a todos os maranhenses

3.1. Programa “PPP-Parceria Público-Privada”
Para investir em infraestrutura, logística, instalação, melhoria e ampliação dos nossos  polos industriais, nas cidades e no campo.

3.2. Programa “Mais Agricultura”
Para fortalecer as cooperativas produtivas, os pequenos produtores rurais e a agricultura familiar, gerando novos negócios, empregos e renda.

3.3. Programa “Gênesis”
Para estimular a economia criativa, aumentar a sua participação no PIB do estado, incentivar a criação artística e cultural, profissionalizando os produtores e empresários da área cultural.

3.4. Programa “Planeta Maranhão”
Com a participação de intelectuais, cientistas e pensadores das universidades públicas e privadas do Estado, voltados para a consolidação de novos paradigmas do desenvolvimento, consolidando a integração econômica do Maranhão aos estados do Nordeste, do Brasil e com o mundo.

3.5. [Programa COMPORT - Complexo Portuário do Maranhão]
Ampliar a infraestrutura do Complexo Portuário do Maranhão, criando mais portos e consolidando o Porto do Itaqui como um dos mais importantes portos do mundo, distribuindo riqueza, gerando emprego, aumentando a participação do Maranhão no mapa dos grandes exportadores da América  Latina. Atrair para a área do porto projetos industriais que possam fomentar negócios capazes de fazer com que o Maranhão seja visto como destino de bons investimentos, no Brasil e no Mundo. Essas ações gerarão mais trabalho e renda para os maranhenses.




4)    EMPREENDEDORISMO

Uma  nova forma de governar implica um executivo moderno, um estado inteligente, uma administração com capacidade de realização, estímulo à iniciativa privada, ao livre mercado, premiação ao mérito, parceria com todos os municípios, promover o micro e pequeno empresário, alimentar o empreendedorismo, promovendo o “homem que pensa, o homem que faz, o homem que constrói”. 

4.1. Programa “Micro é Mais”
Para auxiliar aqueles que querem sair da informalidade, com apoio, assistência, estímulo e capacitação em parceria com o sistema “S”.

4.2. Programa estadual “Incubadora de Ideias”
Vai estimular e capacitar os novos empreendedores, em parceria com universidades públicas e privadas.

4.3. Programa “Seu talento, sua Empresa”
Dentro do conceito de Micro Empresário Individual – MEI, desenvolvido pelo governo federal, o trabalhador autônomo passa a ser empresário individual, facilitando a sua inserção no mercado formal. Fazendo do seu talento uma empresa, o trabalhador tem CNPJ,  acesso a crédito, aposentadoria e outros benefícios e facilidades que uma pessoa jurídica tem.

4.4. Programa “Compra Garantida”
Para capacitar os micro e pequenos empreendedores a terem condições de vender seus produtos e serviços para as prefeituras e para o estado, gerando emprego, renda e melhorando o faturamento das micro empresas.

4.5. Programa “Prêmio Micro-Net”
Para incentivar o micro e pequeno empreendedor da Tecnologia da Informação a aumentar sua competitividade, premiando aqueles que mais se destacarem nesta área durante o ano. 



5)    EDUCAÇÃO

Sem uma educação de qualidade não há solução a curto e médio prazo para nossa gente. Educação não é apenas transmitir conhecimento. É, principalmente, ajudar nossas crianças e jovens a crescerem em espírito, em honra, em solidariedade. A educação é a porta para todas as oportunidades. Para empregos de qualidade, salários melhores, futuro mais garantido. A educação básica deve ser a prioridade. O ensino médio e o ensino profissionalizante de qualidade são o caminho natural para o ensino superior e para o emprego melhor. Assim será feito em nosso governo.

5.1. Programa “Escola Total”
Vai se concentrar nos itens do ensino fundamental e médio, como: aproveitamento escolar, evasão escolar, salas de aula, qualificação dos professores, merenda escolar, material didático, monitoramento do rendimento escolar e premiação por mérito.

5.2. Programa “Melhor Educador”
Vai  capacitar de forma permanente os profissionais da educação para a melhoria da sua qualificação com reflexos no aproveitamento escolar e na ascensão salarial.

5.3. Programa “Escola de Profissões”
Sistema de educação técnica profissionalizante, com ênfase para alunos carentes, que estão cursando o ensino médio e precisam do ensino profissionalizante para iniciar sua vida adulta. Serão criados cursos específicos de interesse da iniciativa privada, para qualificação ao primeiro emprego.

5.4. Programa “Maranhão. Net”
Será responsável por ações de inclusão digital em todas as escolas e municípios.

5.5. Programa “Cidade da Ciência”
Implantação de centros de pesquisa, ciência e tecnologia nas cidades-polos do Estado, abrindo novas perspectivas ao processo de crescimento e desenvolvimento das regiões, dos municípios e da população onde forem implantados.

5.6. [Programa] “Escolas de Tempo Integral”
Serão instaladas em todas as regiões do Estado, promovendo a integração entre escola, família e comunidade.

5.7. Programa “Agro-escolas”
Consiste na utilização de salas de aula com programas específicos para a educação no campo, com apoio da Embrapa, incluindo transporte e merenda. Aproveitamento dessa estrutura para implantar programa de alfabetização de adultos.


6)    SAÚDE

Saúde é o nosso bem mais precioso. E sem saúde não dá para viver. Por isso, nosso governo vai dar prioridade absoluta ao avanço do programa “Saúde é Vida”, o maior programa de saúde pública em andamento no Brasil. Novas ações com objetivos e metas são algumas das inovações do nosso plano de governo, que pretende levar a saúde para mais perto das pessoas, lá, onde a saúde é mais necessária. Como dizem os especialistas: política não é a arte do possível, é a arte de tornar possível o que é necessário.

6.1. [Programa Mais UPAs]
Ampliar a rede de Unidades de Pronto Atendimento com a construção de UPA’s em todas as regiões do Estado, em parceria com o Governo Federal.

6.2. Programa “Remédio em Casa”:
Sistema de entrega de medicamentos de uso continuado aos pacientes idosos ou com dificuldade de locomoção.

6.3. [Programa Mais Medicina]
Implantar cursos de medicina da Uema onde houver hospitais macrorregionais.

6.4. Programa “Mais Leitos”:
Para construir, concluir e equipar todos os hospitais de 20, 50 e 100 leitos.

6.5. [Programa Mais Recuperar]
Criar os Centros Estaduais Regionais de Recuperação para tratamento de dependentes químicos.

6.6. [Programa Saúde é Vida]
Concluir as obras em andamento e colocar em operação as obras da segunda etapa do Programa Saúde é Vida.



7)    ÁGUA

Não é novidade para ninguém que a água está se tornando um bem cada vez mais escasso. A perspectiva de guerras por água já está na ordem do dia dos especialistas. Mas não é novidade também que o Maranhão tem uma excelente bacia hidrográfica e, diferentemente, do nordeste, não é um estado árido e seco. Portanto, a falta de água nas casas dos maranhenses é um fato constrangedor. Nosso programa de governo estabelece que, ao final de quatro anos, não haverá uma só casa no Maranhão sem água potável para o consumo da família. O mesmo vai ocorrer com a energia elétrica.

7.1. [Programa de Ampliação das Sistemas Municipais de Água]
Dotar de sistema de abastecimento os municípios com carência de água potável, garantindo que todo habitante tenha acesso à água.

7.2. [Programa Sanear São Luís]
Concluir o Sistema de Esgotamento Sanitário de São Luís.

7.3. Programa Pro-Água
Vai definir um novo modelo de gestão do sistema de água e esgoto do Maranhão.

7.4. [Programa de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água]
Intensificar o Programa de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, já em andamento, para beneficiar milhares de famílias maranhenses.

7.5. Programa Água Boa
Instalação de mais cisternas, para universalizar o acesso à água no meio rural.



8)    INFRAESTRUTURA [Rodovias, Vias Urbanas, Saneamento Básico, Portos]

A ideia de desenvolvimento sem uma infraestrutura adequada não sobrevive a nenhum argumento. Disponibilizar uma infraestrutura para o Maranhão, como estradas e transportes, é condição fundamental para atração de novos investimentos, para levar empresas e indústrias para o interior, gerando emprego e renda, e assim, promover o crescimento econômico e o desenvolvimento integrado do nosso estado.

8.1.[Programa de Aumento da Mobilidade e Segurança em Vias Urbanas]
Promover o calçamento ou asfaltamento das principais vias dos municípios em parceria com as Prefeituras.

8.2.[Programa de Parcerias Rodoviárias com Governo Federal]
Pavimentar a BR-226, entre Presidente Dutra e Timon, e a BR-324, entre Balsas e Ribeiro Gonçalves, no Piauí, em parceria com o Governo Federal.

8.3. [Programa de Modernização da Rodovia Belé-Brasilia – Região Tocantina]
Duplicar a BR-010 no trecho urbano de Imperatriz e no trecho entre Imperatriz e Açailândia, em parceria com o governo federal.

8.4.[Programa Viva Maranhão - Rodovias]
Concluir todas as obras da malha rodoviária estadual, incluídas no Programa Viva Maranhão.

8.5. [Programa de Modernização da Rodovia São Luís – Teresina]
Acelerar as obras de duplicação da BR-135 entre Bacabeira e Miranda do Norte, com prolongamento até São Mateus, em parceria com o Governo Federal.

8.6. [Programa de Logística Rodoviária]
Construir mais 5.000 Km de novas estradas, melhorando a logística de transporte do estado.

8.7. Programa “Portos do Maranhão”
Com investimentos em parcerias público-privadas, modernizar os terminais portuários do estado, além de apoiar investimentos nos pequenos portos.

8.8. [Programa Corredor Metropolitano da Ilha de São Luís]
Concluir a construção do Anel Metropolitano da Ilha de São Luís, beneficiando os quatro municípios da Grande Ilha.

8.9. [Programa Avenidas Turísticas]
Ampliar a Avenida Litorânea, da Praia do Calhau até Araçagi, no município de São José do Ribamar.



9)    SEGURANÇA [PÚBLICA]

A violência urbana, o crime organizado, o tráfico de drogas são intoleráveis. Tudo o que coloca em risco a segurança e a paz da população é, na nossa visão, intolerável e assim deve ser tratado.  Nosso programa de governo envolve ações muito enérgicas para combater a violência e ações sociais preventivas para  promover a segurança das famílias maranhenses. Hoje, na visão moderna e global de estado, a segurança é, também, uma área essencial para o desenvolvimento e a prosperidade.

9.1. [Programa de Modernização do Sistema Prisional - 1]
Implodir o Presídio de Pedrinhas e construir, em seu lugar, uma escola profissionalizante, dentro do Programa Escola de Profissões.

9.2. [Programa de Modernização Tecnológica do Sistema de Segurança Pública - 1]
Instalar o Sistema de Videomonitoramento em Imperatriz e nas cidades sedes das regiões do Estado e ampliar o sistema na Ilha de São Luís.

9.3. [Programa de Modernização Logística do Sistema de Segurança Pública - 2]
Instalar bases permanentes do GTA - Grupo Tático Aéreo - no sul do Estado, em Imperatriz e na região central.

9.4. [Programa de Modernização do Sistema Prisional - 2]
Construir outras 10 Unidades de Segurança Comunitária em São Luís, Imperatriz e cidades com altos índices de violência.

9.5. Programa “Jovem é Legal’
Realização de ações preventivas para jovens entre 15 e 29 anos em situação de risco social.

9.6. [Programa de Modernização do Sistema Prisional - 3]
Construir novos presídios com nova política prisional e implementar programas de ressocialização, com ênfase no trabalho e na educação.

9.7. [Programa de Modernização Logística do Sistema de Segurança Pública - 3]
Unificar as ações das polícias civil e militar nas áreas de planejamento, informação, comunicação, inteligência e uso de tecnologias.

9.8. [Programa de Modernização Logística do Sistema de Segurança Pública - 4]
Levar para o interior mais unidades da Polícia Militar, Polícia Civil e  Corpo de Bombeiros.

9.9. [Programa de Modernização do Sistema Prisional - 4]
Ampliar em 3 mil novas vagas a capacidade do sistema prisional, em parceria com o Governo Federal.

9.10. [Programa de Modernização do Sistema Prisional - 5]
Implantar, em conjunto com a Justiça, sistema em que o sentenciado cumpra sua pena realizando atividade produtiva sob vigilância policial.



10)  MORADIA

O lar, a casa própria, continua sendo o sonho de todas as pessoas. Uma casa confortável, um lugar que nos protege, que nos faz sentir parte de uma família, que seja endereço e comprovante de residência é, junto com o emprego, elemento essencial da cidadania.

10.1. Programa “Nova Casa, Novo Lar ”
Tem  o objetivo de substituir toda casa de taipa ou palha, todo casebre ou choupana por casa de tijolo, com água e energia elétrica, oferecendo dignidade e conforto às famílias que precisam desses benefícios.

10.2. [Programa Minha Casa, Minha Vida]
Estimular o Programa Minha Casa, Minha Vida em parceria com o governo Federal e as Prefeituras, para reduzir, ainda mais,  o déficit habitacional no nosso estado.

10.3. Programa “Casa no Campo”
Em parceria com o governo federal, ampliar o programa da casa própria na zona rural, com prioridade nas áreas de assentamentos, garantindo a paz no campo.

10.4. Programa “Casa Renovada”
Em parceria com o governo Federal, possibilitar aos proprietários de baixa renda que façam melhorias em suas casas e propriedades, na cidade e no campo, mantendo bons níveis de limpeza e higiene, de aspecto e moradia, prevenindo a  incidência de doenças.




11)             SOCIAL [Combate à pobreza, fome e má distruibuição de renda]

Combate à pobreza, combate à fome, combate à má distribuição de renda têm caracterizado as ações do governo federal nos últimos 12 anos e servido de exemplo para os governos de estado. No Maranhão não será diferente. Vamos promover ações para ajudar cada maranhense a crescer na vida, a enxergar o futuro com olhos de esperança, a andar de cabeça erguida, se orgulhar de ter nascido aqui.

11.1. [Programa Bolsa-Família]
Fortalecer o Programa Bolsa-Família com ações para geração de trabalho e renda.

11.2. Programa “Mais Creches”
Em parceria com as prefeituras municipais, e prevê a construção de pré-escolas para crianças de 0 a 6 anos, dotadas de toda a estrutura necessária ao atendimento das crianças, beneficiando as mães que precisam trabalhar.

11.3. [Programa “Luz para Todos”]
Ampliar o programa “Luz para Todos”, levando aos mais distantes rincões do estado o conforto da energia elétrica a todos os maranhenses.

11.4. [Programa “Restaurante Popular”]
Ampliar o programa “Restaurante Popular”, levando esse benefício a todas as sedes regionais do Estado, oferecendo alimentação de qualidade a R$ 1,00 à população com maior vulnerabilidade social.

11.5. Programa “Viver Mais”
Consiste na  construção de casas lares em forma de condomínios para idosos, garantindo  a convivência comunitária, o direito à saúde, ao lazer e à cultura.

11.6. [Programa Pop]
Implantar os Centros Pop: Abrigos para a proteção da população de rua. 



12)             RURAL [Agricultura Familiar e Agronegócio]

O Maranhão é um estado que se caracteriza por sua vasta área rural. Grandes e pequenos agricultores estão unidos para fazer do Maranhão um dos maiores produtores de grãos do Brasil. Nossos pecuaristas comandam um rebanho de mais de 7 milhões de cabeças de gado livres de febre aftosa e prontos para conquistar o mercado internacional. Nossa agricultura familiar, responsável pelo sustento de milhares de maranhenses, e nossa agroindústria merecem toda a atenção do PAM, nosso Plano de Aceleração do Maranhão.

12.1. Programa “Alimentar”
Vai capacitar agricultores familiares, piscicultores e pescadores artesanais para que se tornem fornecedores de alimentos para a merenda escolar, rede hospitalar e restaurantes populares do Estado.

12.2. Programa “Boi na Linha”
Ações de prevenção à febre aftosa para manter nosso rebanho com o certificado internacional de território livre da doença e aumentar nossa competitividade nos mercados nacional e internacional.

12.3. Programa “Baixada em Alta”
Construção da barragem  de Cajari, expandindo a produção e geração de emprego e renda na baixada maranhense, além de pequenas barragens em apoio à agricultura familiar e à pesca e criatórios de peixes.

12.4. Programa “Grão Maranhão”
De incentivo à agroindústria e ao agronegócio, sobretudo de soja, milho, arroz e feijão, agregando valor aos nossos produtos e aumentando a participação do Maranhão no mercado nacional e internacional.

12.5. Programa “Frutas do Maranhão”
Para o fortalecimento da parceria entre governo e Embrapa, com o objetivo de estimular a pesquisa, oferecer cursos de capacitação e reciclagem dos pequenos produtores rurais para aumentar a produtividade e dar à nossa fruticultura o selo de qualidade “Frutas do Maranhão”.



13)              MULHERES

Nenhum plano de desenvolvimento estará completo sem a participação efetiva da mulher, da sua força de trabalho, da sua sensibilidade e da solidez de suas convicções quanto à ideia do que é necessário para garantir o futuro das famílias e dos filhos do Maranhão.

13.1. Programa “Mães e Filhos”
Para combater e diminuir a mortalidade materno-infantil no Maranhão, oferecendo melhores condições de atendimento à gestante e ao nascituro.

13.2. Programa “Jovem Mãe”
De apoio às adolescentes em estado de gravidez, em parceria com as prefeituras.

13.3. [Programa “Mais Delegacias da Mulher”]
Construir, equipar e estruturar novas Delegacias da Mulher em todas as grandes cidades do Maranhão.

13.4. Programa “Força da Mulher”
Desenvolverá ações preventivas de segurança, educação e saúde para adolescentes em situação de risco social e violência sexual.

13.5. Programa “Em Família”
Para fortalecer os laços de família, estimulando a capacitação das mulheres que são mães nos projetos estruturantes de geração de emprego e renda.

13.6. Programa “Mulheres Solidárias”
Para incentivar e apoiar a economia criativa no meio rural, com prioridade às cooperativas de mulheres trabalhadoras.

13.7. Programa “Iguais entre Iguais”
Para assegurar a inclusão das mulheres no processo de desenvolvimento integrado do Maranhão, com cursos profissionalizantes, capacitação profissional e reciclagem, abrindo novas possibilidades de emprego e renda para as mulheres maranhenses.

13.8. Programa “Lar Maria da Penha”
Consiste em criar casas abrigos para mulheres em situação de violência.



14)             ESPORTE E JUVENTUDE

A energia da juventude deve ser canalizada para o esporte como porta da cidadania e estímulo ao sentimento de união e solidariedade. Esporte é vida, esporte é saúde, e, para muitos jovens, é uma trincheira contra as drogas e o crime organizado.

14.1. [Programa Vilas Olímpicas Estudantis]
Criar Vilas Olímpicas Estudantis em São Luís e nas sedes regionais, incentivando e estimulando torneios competitivos de várias modalidades esportivas entre as diversas Vilas, a exemplo de países da Europa e dos Estados Unidos da América.

14.2. Programa “Ouro da Casa”
Visa apoiar, inclusive, financeiramente, jovens talentos esportivos maranhenses, possibilitando que eles possam melhor se preparar para os desafios que terão que enfrentar no difícil mundo das competições esportivas.

14.3. Programa “Força Jovem”
Feito especificamente para as áreas de esporte e cultura, vai apoiar  jovens em áreas de situação de risco social, em parceria com escolas, entidades e instituições públicas e privadas.

14.4. Programa “Pé no Mundo”
Concessão de bolsas de estudos a estudantes da rede pública estadual, em países de diversos continentes, para que pratiquem um outro idioma durante seis meses, conheçam novas culturas, divulguem a cultura maranhense e interiorizem suas experiências. O aluno receberá, além da bolsa, auxílio vestuário e alimentação, passagem e material promocional do nosso estado e  do nosso país.



15)             DIREITOS HUMANOS

O mundo moderno, a vida moderna se caracteriza pela defesa intransigente dos direitos humanos, da cidadania e do respeito à vida e à liberdade. Somos um estado multirracial, somos um estado que precisa das ações do governo que valorizem a igualdade de direitos, a igualdade de deveres e que sejam cerentes com a nossa necessidade de desenvolvimento com justiça social.

15.1. Programa “Maranhão Multirracial”
De combate à discriminação racial e cultural, promovendo seminários, encontros entre culturas irmãs da África e dos povos indígenas.

15.2. Programa “Escravidão Nunca Mais”
De combate, sem trégua, ao trabalho escravo e infantil em todo o estado. Além disso, serão promovidos  encontros e comemorações que lembrem o passado para que ele não se repita.

15.3. Programa “Iguais Perante a Lei”
Programa  de valorização, capacitação e assistência jurídica garantida e custeada pelo estado, aos agentes de segurança, militares ou civis, que combatem a criminalidade, e às suas famílias.

15.4. Programa “Servir e Proteger”
De defesa dos direitos humanos  e assistência social às famílias de agentes de segurança feridos ou mortos em serviço. 

15.5. Programa “Amparo”
De defesa e proteção às famílias das vítimas da violência.

15.6. Programa “Reviver”
De assistência aos apenados, para facilitar seu processo de ressocialização e de condições dignas de cumprimento da pena.



16)             CULTURA [Patrimônio edificado, material e imaterial]

A cultura é a alma de um povo e é nela que a população se encontra. A diversidade cultural do Maranhão é conhecida e reconhecida nacional e internacionalmente. Transformar nossos produtos culturais, nossa arte e nossa criatividade em bens de consumo é uma forma de preservar nossas origens e ao mesmo tempo oferecer oportunidades de mercado aos nossos artistas e produtores culturais.

16.1. Programa “Maranhão: memória e sonho”
Visa a restauração, manutenção e uso sustentável do acervo arquitetônico, histórico e cultural das nossas cidades históricas, como São Luís e Alcântara.

16.2. Programa “Ler, Ver, Viver”
Será feito em parceria com os municípios, para a instalação de centros de cultura, bibliotecas e museus.

16.3. Lançar o “Concurso Nacional de Literatura”
Este concurso será feito em parceria com a Academia Maranhense de Letras. Premiará a poesia, o conto e o romance, e editará as obras vencedoras nos três gêneros, levando o nome do Maranhão a todo o Brasil.

16.4. Programa “Maranhão Feito à Mão”
Para estimular a produção artística e artesanal, gerando renda para os artistas e artesãos.

16.5. Programa “Maranhão Musical”
Em parceria com municípios, para a criação de escolas de música.

16.6. Programa “Saber Amar”
Para incentivar e fortalecer a relação afetiva dos alunos de nossas escolas do ensino fundamental e médio com o Maranhão, promovendo concursos de redação anual, com premiações, bolsas de estudo e viagens pelo estado.

16.7. Festival “Maranhão Cultural”
Para incentivar a diversidade cultural do estado, o festival anual será uma mostra da nossa cultura regional. O festival terá ainda a participação de um estado e de um país, especialmente convidados, colocando o evento no calendário cultural nacional e internacional.



17)             MEIO AMBIENTE

Não há mais espaço para o desenvolvimento que não seja sustentável. Não há mais possibilidade de desenvolvimento predatório. A preservação ambiental é essencial à vida no planeta e, por extensão, ao nosso querido Maranhão. Utilizar, explorar e se beneficiar dos recursos naturais com inteligência, sensibilidade e sustentabilidade é um dos objetivos do PAM - Programa de Aceleração do Maranhão.

17.1. Programa “Mercado Verde”
Será feito em parceria com universidades e organizações ambientalistas para a promoção do desenvolvimento sustentável do estado, fortalecendo a produção e serviços ambientalmente corretos para fomentar o mercado de produtos naturais, gerando emprego e renda.

17.2. Programa “Biosfera”
Desenvolvido em áreas de preservação ambiental, e em parceria com os municípios, para reflorestamentos, reposição da flora original e formação de estufas com espécimes da nossa cobertura vegetal e preservação dos nossos biomas.

17.3. [Programa de Preservação dos Rios e Bacias Hidrográficas]
Fortalecer os Comitês de Bacias Hidrográficas no sentido de estimular a preservação de rios e lagos e sua utilização sustentável para lazer e turismo, com objetivos de gerar emprego e renda.

17.4. [Programa Ecomar – Litoral]
Criar o Programa “Ecomar” para preservação e exploração sustentável do nosso litoral, na pesca e no ecoturismo para o desenvolvimento de processos produtivos que possam promover a economia litorânea do Maranhão.



18)             TURISMO

O turismo é a segunda maior indústria do mundo e gera mais de 100 milhões de empregos por ano. O Maranhão é um estado vocacionado para o turismo. Turismo histórico, turismo cultural, ecoturismo, turismo de aventura fazem do nosso estado uma potência no setor. As ações previstas em nosso Plano para a valorização das nossas belezas naturais e da nossa diversidade cultural têm o objetivo de gerar divisas para o estado e emprego e renda para nossa gente.

18.1. Portais “Bem-vindos ao Maranhão”
Projeto para a construção, em parceria com a iniciativa privada, de pequenos entrepostos dotados de infraestrutura como combustível, loja de conveniência, informações ao turista e ao viajante, loja de produtos naturais e artísticos do Maranhão e posto policial, criando, assim, uma atmosfera positiva nas várias entradas do estado.

18.2. Projeto “Centro de Convenções”
Construção de dois centros de convenções, um em São Luís e outro em Imperatriz, para fomentar o turismo no Maranhão, em especial o turismo de negócios e o turismo de eventos.

18.3. Programa “Maranhão do Caribe”
Será feito em parceria com a iniciativa privada e colocará São Luís no circuito dos cruzeiros nacionais e internacionais, utilizando a estrutura portuária do Porto do Itaqui.

18.4. Programa “Ecoaventura”
Criará infraestrutura adequada e divulgará nossos parques e cachoeiras, valorizando o ecoturismo e o turismo de aventura no Maranhão.

18.5. Programa “Uni-Tur”
Será realizado em parceria com as universidades do Maranhão, para formar e capacitar mão-de-obra nas várias áreas do turismo.

18.6. Projeto “Maranhão dos Seus Olhos”
Concurso nacional de fotografia promovido pelo governo do estado, em parceria com revista de circulação nacional e empresa de material fotográfico, para manter o Maranhão na mídia espontânea, do lançamento do concurso à premiação dos vencedores.

18.7. Projeto “Maranhão do Mundo”
Em parceria com a iniciativa privada, interligar os eventos esportivos, culturais e artísticos em um calendário que possa entrar para o circuito nacional de cultura, arte e esportes. Exemplos:
Ø  Bienal de Cinema do Maranhão,
Ø  Festival Palco e Praça de Teatro,
Ø  Meia Maratona de São Luís,
Ø  Rali do Norte e
Ø  Ano Novo em São Luís.


Nenhum comentário:

Postar um comentário