terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

[38] PETROBRAS (08) - ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO SISTEMA PETROBRAS EM 2003 [03fev2015]

PETROBRAS: ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO SISTEMA PETROBRAS

POSIÇÃO 03 ABRIL 2003 [Site Petrobrás]:

A) CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

1)       DILMA VANA ROUSSEFF – Presidente (Ministra das Minas e Energia, representante do Governo Federal / União)
2)       Antonio Palocci Filho – Conselheiro [Ministro do Planejamento]
3)       José Eduardo de Barros Dutra – Conselheiro [Presidente da Petrobrás]
4)       Gleuber Vieira – Conselheiro
5)       Fabio Colletti Barbosa – Conselheiro
6)       Jorge Gerdau Johannpeter – Conselheiro
7)       Cláudio Luiz da Silva Haddad – Conselheiro
8)       Gerald Dinu Reiss – Conselheiro
9)       Jaques Wagner – Conselheiro

B) DIRETORIA EXECUTIVA
1)       JOSÉ EDUARDO DE BARROS DUTRA – PRESIDENTE
2)       José Sérgio Gabrielli de Azevedo - Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
3)       Guilherme de Oliveira Estrella - Diretor de Exploração e Produção
4)       Rogério Almeida Manso da Costa Reis - Diretor de Abastecimento
5)       Ildo Luís Sauer - Diretor de Gás e Energia
6)       Nestor Cuñat Cerveró - Diretor da Área Internacional
7)       Renato de Souza Duque - Diretor de Serviços
-          Gabinete do Presidente - (GAPRE): Diego Hernandes – Chefe
-          Secretaria Geral - (SEGEPE): Hélio Shiguenobu Fujikawa - Secretário-Geral

C) CONSELHO FISCAL - MEMBROS EFETIVOS

-          Eduardo Coutinho Guerra – Conselheiro
-          Túlio Luiz Zamim – Conselheiro
-          Ronaldo Jorge Araújo Vieira Junior – Conselheiro
-          Nelson Rocha Augusto – Conselheiro
-          Maria Lucia de Oliveira Falcón – Conselheiro

D) APRESENTAÇÃO SÍNTESE / SITE PETROBRÁS:

A partir de agora você vai conhecer uma história de sucesso feita com grandes conquistas, muito talento e enorme respeito ao meio ambiente. A história da Petrobras se confunde com a própria história do petróleo brasileiro. Uma empresa que, próxima de completar 50 anos, inicia o século XXI enfrentando todos os desafios com muita eficiência. A Petróleo Brasileiro S/A é:
-          Uma companhia integrada que atua na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados no Brasil e no exterior.
-          Uma empresa de energia com enorme responsabilidade social e profundamente preocupada com a preservação do meio ambiente.
-          Uma companhia que tem a sua trajetória de conquistas premiada por inúmeros recordes e pelo reconhecimento internacional.
-          Noventa e três plataformas de produção, mais de dez refinarias, quase dezesseis mil quilômetros em dutos e mais de sete mil postos de combustíveis. Por onde você passa há uma forte presença da Petrobras contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.
-          Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a Petrobras possui escritórios e gerências de administração em importantes cidades brasileiras como Salvador, Brasília e São Paulo.
-          Devido a alta competitividade do novo cenário da indústria de energia, a Petrobras reposicionou-se em relação ao futuro, utilizando os mais modernos instrumentos de gestão.
-          Uma nova estrutura, forte e bem posicionada, está fazendo com que a empresa alcance suas metas estratégicas de expansão, internacionalização, rentabilidade e produtividade.

E) O SISTEMA PETROBRÁS:

                        De acordo com o novo modelo de estrutura organizacional, a Companhia passa a funcionar com quatro áreas de negócio - E&P (Exploração e Produção), Abastecimento, Gás & Energia e Internacional -, duas de apoio - Financeira e Serviços - e as unidades corporativas ligadas diretamente ao presidente. Além de melhorar todo aspecto operacional e os resultados da empresa, a nova estrutura abre espaço para que os empregados desenvolvam seu potencial e se beneficiem do valor agregado ao negócio.

Além das atividades da holding, o Sistema Petrobras inclui oito empresas, sendo cinco subsidiárias - empresas independentes com diretorias próprias, interligadas à Sede. São elas:
1)       BRASPETRO Brazil Atividades de Apoio para Petróleo/Gás,Downstream - Distribuição,Equipamentos/Serviços,Refino,Serviços de Consultoria,Transporte,Upstream - Exploração,Upstream - Produção
2)       GASPETRO Brazil Atividades de Apoio para Petróleo/Gás,Distribuição,Downstream - Distribuição,Equipamentos/Serviços,Geração Termelétrica,Geração de Outro Tipo,Outro,Serviços de Consultoria,Telefonia de Longa Distância,Transmissão de Dados,Transporte,Upstream - Exploração,Upstream – Produção
3)       PETROBRAS BRAZIL Atividades de Apoio para Petróleo/Gás,Downstream - Distribuição,Engenharia/Construção,Equipamentos/Serviços,Geração Termelétrica,Governo/Regulamentação,Outras Construções Pesadas/Engenharia,Outro,Outro,Petroquímicos,Produtos de Cimento/Concreto,Refino,Serviços Integrados,Serviços de Consultoria,Transmissão de Dados,Transporte,Upstream - Exploração,Upstream – Produção
4)       PETROBRAS ARGENTINA Argentina Atividades de Apoio para Petróleo/Gás,Downstream - Distribuição,Equipamentos/Serviços,Serviços de Consultoria,Transporte,Upstream - Exploração,Upstream – Produção
5)       PETROBRAS BOLIVIA Bolivia Transporte,Upstream - Exploração,Upstream – Produção
6)       PETROQUISA Brazil Petroquímicos
7)       PETROS Brazil Aposentadoria,Geração Termelétrica,Upstream – Produção
8)       TRANSPETRO Brazil


F) ATIVIDADES NO EXTERIOR E PESQUISAS:

A Petrobras desenvolve diversas atividades no exterior e mantém uma consistente atividade internacional, tal como: compra e venda de petróleo, tecnologias, equipamentos, materiais e serviços; acompanhamento do desenvolvimento da economia americana e européia; operação financeira com bancos e bolsa de valores; recrutamento de pessoal especializado; afretamento de navios; apoio em eventos internacionais, entre outros.

Além de estar presente em diversos países como Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Nigéria, e Trinidad & Tobago, a Petrobras conta ainda com o apoio de seus escritórios no exterior como em Nova Iorque (ESNOR), e no Japão (ESJAP). A presença nos principais eventos e fóruns internacionais torna-se muito importante na medida em que permite a Petrobras viabilizar ótimas oportunidades de negócios. O conhecimento do mercado e dos agentes que nele integram fazem com que as vantagens competitivas sejam transmitidas aos clientes de uma forma direta e objetiva. Além disso, há o CENPES , o Centro de Pesquisas da Petrobras [na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, Rio, RJ] que possui uma das mais avançadas tecnologias do mundo e é reconhecido internacionalmente pela sua grande competência.


H) ORGANOGRAMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário