sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

[852] SUPER NAVIO ENCALHADO NO MARANHÃO - VLOC STELLAR BANNER: VALE: Navio contratado [Stellar Banner] corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão




VALE: Navio contratado [Stellar Banner] corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão

Autoridades trabalham para evitar impacto ambiental, já que a embarcação está carregada [com 294.880 ton] de minério de ferro e [3.600 ton] de óleo combustível.

Fonte: DEFESA NET; Nicola Pamplona; Rio de Janeiro; 27 de Fevereiro, 2020 - 00:24; Brasília
Acesso & Edição RAS 2020-02-28

Navio Stellar Banner, carregado [294,800 ton] minério de ferro, começou a afundar no oceano, próximo ao litoral do Maranhão - Divulgação

1.     Um navio contratado pela VALE corre risco de naufrágio no litoral do Maranhão. A tripulação já foi evacuada e as autoridades trabalham para evitar impacto ambiental, já que a embarcação está carregada não só de minério, mas também de combustível.
2.     O navio foi carregado no terminal marítimo da Ponta da Madeira, em São Luís, e seguia para a China, quando a tripulação detectou a entrada de água em compartimentos de carga, por volta das 21h30 de segunda (24), depois que o casco da embarcação tocou o fundo do mar.
3.     Para reduzir o risco de naufrágio, o comandante encalhou a embarcação em um banco de areia a cerca de 100 quilômetros da costa.
4.     O Ibama (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) diz que embarcações e helicópteros foram enviados ao local.
5.     Em nota, o órgão ambiental informou que, durante sobrevoo na região, não foi observada a presença de poluentes no mar.
6.     O navio, chamado MV STELLAR BANNER, é da sul-coreana POLARIS SHIPPING. A empresa disse que os os porões de carga estão intactos e a situação está sob controle.
7.     Segundo a POLARIS, as avarias ocorreram em um tanque vazio do fundo da embarcação. A Marinha diz ter detectado dois pontos de vazamento no casco, mas que não houve derrame de minério nem de combustível.
8.  Os 20 tripulantes deixaram o Stellar Banner e, segundo a Marinha, estão em segurança em rebocadores na região do acidente.
9.     Uma embarcação com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela Vale, disse o comando do 4º Distrito Naval.
10. O STELLAR BANNER foi construído em 2016 e tem capacidade de 300 mil toneladas de porte bruto (incluindo seu próprio peso).
11. Segundo o site Marine Traffic, deixou o porto de Itaqui na segunda (24) e chegaria ao porto de Qingdao no dia 5 de abril.
12. A VALE disse em nota que, enquanto operadora portuária, vem prestando suporte técnico-operacional e colaborando com as autoridades marítimas.
13. A Marinha diz que se reuniu com representantes da empresa ARDENT GLOBAL, contratada pela POLARIS, e solicitou a apresentação de um plano de salvatagem do navio.
14. Sediada em Seul, a POLARIS SHIPING é uma empresa especializada no transporte de minério de ferro, que tem em sua frota 36 navios. Deles, 27 deles são da mesma classe do Stellar Banner: VLOC [Very large Ore Carrier] (sigla em inglês para navios transportadores de minério de grande porte).
15. A empresa disse que o navio passará por inspeções completas e uma empresa de resgate foi contratada para a contingência. "Todas as autoridades foram acionadas de acordo com os procedimentos padrão e estão respondendo de acordo", afirmou.
16. A reportagem tentou falar com o escritório brasileiro da empresa, mas ninguém atendeu o telefone.
17. A Marinha instaurou inquérito administrativo para apurar as causas e responsabilidades do incidente.




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RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
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