VALE: Navio contratado [Stellar Banner] corre risco de naufrágio
no litoral do Maranhão
Autoridades
trabalham para evitar impacto ambiental, já que a embarcação está carregada [com 294.880 ton] de
minério de ferro e [3.600 ton] de óleo combustível.
Fonte: DEFESA NET; Nicola
Pamplona; Rio de Janeiro; 27 de Fevereiro, 2020 - 00:24; Brasília
Acesso & Edição RAS 2020-02-28
|
Navio Stellar Banner, carregado [294,800
ton] minério de ferro, começou a afundar no oceano, próximo ao litoral do
Maranhão - Divulgação
|
1. Um navio
contratado pela VALE corre risco de
naufrágio no litoral do Maranhão. A tripulação já foi evacuada e as autoridades
trabalham para evitar impacto ambiental, já que a embarcação está carregada não
só de minério, mas também de combustível.
2. O navio foi
carregado no terminal marítimo da Ponta da Madeira, em São Luís, e seguia para
a China, quando a tripulação detectou a entrada de água em compartimentos de
carga, por volta das 21h30 de segunda (24), depois que o casco da embarcação
tocou o fundo do mar.
3. Para reduzir
o risco de naufrágio, o comandante encalhou a embarcação em um banco de areia a
cerca de 100 quilômetros da costa.
4. O Ibama
(Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) diz que embarcações
e helicópteros foram enviados ao local.
5. Em nota, o
órgão ambiental informou que, durante sobrevoo na região, não foi observada a
presença de poluentes no mar.
6. O navio,
chamado MV STELLAR BANNER, é da
sul-coreana POLARIS SHIPPING. A
empresa disse que os os porões de carga estão intactos e a situação está sob
controle.
7. Segundo a POLARIS, as avarias ocorreram em um
tanque vazio do fundo da embarcação. A Marinha diz ter detectado dois pontos de
vazamento no casco, mas que não houve derrame de minério nem de combustível.
8. Os 20
tripulantes deixaram o Stellar Banner e, segundo a Marinha, estão em segurança
em rebocadores na região do acidente.
9. Uma
embarcação com material para conter possíveis danos ambientais foi enviado pela
Vale, disse o comando do 4º Distrito Naval.
10. O STELLAR
BANNER foi construído em 2016 e tem capacidade de 300 mil toneladas de
porte bruto (incluindo seu próprio peso).
11. Segundo o site Marine Traffic, deixou o porto
de Itaqui na segunda (24) e chegaria ao porto de Qingdao no dia 5 de abril.
12. A VALE disse em nota que, enquanto operadora
portuária, vem prestando suporte técnico-operacional e colaborando com as
autoridades marítimas.
13. A Marinha diz que se reuniu com
representantes da empresa ARDENT GLOBAL,
contratada pela POLARIS, e solicitou
a apresentação de um plano de salvatagem do navio.
14. Sediada em
Seul, a POLARIS SHIPING é uma empresa especializada no transporte de minério de
ferro, que tem em sua frota 36 navios. Deles, 27 deles são da mesma classe do
Stellar Banner: VLOC [Very large Ore Carrier] (sigla em inglês para navios transportadores
de minério de grande porte).
15. A empresa disse que o navio passará por
inspeções completas e uma empresa de resgate foi contratada para a
contingência. "Todas as autoridades foram acionadas de acordo com os
procedimentos padrão e estão respondendo de acordo", afirmou.
16. A reportagem tentou falar com o escritório
brasileiro da empresa, mas ninguém atendeu o telefone.
17. A Marinha instaurou inquérito administrativo
para apurar as causas e responsabilidades do incidente.
*********************************
AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada 4.0:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook
Ronald Almeida Silva:
[1] As palavras e
números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e
amarelo
bem como nomes próprios em CAIXA ALTA
e a numeração de parágrafos – se
presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original
deste documento (ou mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese; reportagem
etc.). Os
mencionados adendos ortográficos
foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a
compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um
espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do
conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.
[2] O Blog Ronald Arquiteto
e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins
lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e
nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé,
respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no
espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO nº 12.257, de 18nov2011 e o MARCO CIVIL DA INTERNET,
Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014.
[3] A eventual republicação de
matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve
ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft
Wikileak) em favor da TRANSPARÊNCIA TOTAL e das BOAS PRÁTICAS para aprimorar a
democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI,
visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações
gratuitas, inteligíveis e confiáveis na rede mundial.
[4]
Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é
responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo
conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na
seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar
fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto
ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as
normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu
esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la
ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a
colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e
documentos tramitados por meios eletrônicos.
RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde
1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR
A.107.150-5
e-mail: ronald.arquiteto@gmail.com
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário