sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

[743] VALE, A MÁQUINA MORTÍFERA: MP-MG DEVE PEDIR PRISÃO DO PRESIDENTE DA VALE EM FACE À CHACINA DE BRUMADINHO



Ministério Público teria pedido de prisão contra presidente da VALE 
[08fev2019]

Fonte; ISTO É; Redação; 08/02/19 - 17h46 - Atualizado em 08/02/19 - 18h03
Acesso Edição RAS 2019-02-08


Nota RAS: FABIO SCHVARTSMAN, CEO DA VALE responsável pelas políticas de redução de custos em sistemas de segurança e de manutenção de barragens de rejeitos de minérios com ampliação por alteamento a montante.
Esta nota não consta da reportagem da ISTO É.


O Ministério Público de Minas Gerais já teria pronto o pedido de prisão contra o presidente da Vale, FABIO SCHVARTSMAN. A informação foi confirmada por duas fontes da revista IstoÉ. 

O pedido é em função do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, no dia 25jan2019.

A Defesa Civil de Minas Gerais informou, na tarde de ontem, que subiu para 157 o número de mortes em consequência do rompimento da barragem de rejeitos.

EVACUAÇÃO [E PÂNICO]

Cerca de 240 moradores de Barão de Cocais, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na madrugada de hoje (08fev2019) por causa da Barragem Sul Superior da Mina de Gongo Seco, da Vale.

A prefeitura informou que foi acionado o NÍVEL 2 DE RISCO DA BARRAGEM. A decisão foi tomada diante de observações e monitoramentos feitos pela Agência Nacional de Mineração, a Defesa Civil do estado e do município e pela empresa VALE.
Em nota, a VALE informou que a evacuação da área foi feita de forma preventiva, depois que a empresa de consultoria WALM negou a DECLARAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ESTABILIDADE à estrutura.

A empresa destacou que a determinação de evacuação foi feita pela Agência Nacional de Mineração (ANM) após ser informada pela própria VALE que a mineradora estaria dando início ao NÍVEL 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração.



*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES! Internet civilizada:
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário