COMPORT - COMPLEXO PORTUÁRIO DE SÃO LUÍS,
MARANHÃO.
TERMINAL DE USO PRIVADO – TUP
Sinopse do
Projeto WPR-SLZ-GPT Ltda.
Anunciado formalmente pelo ministro
da Secretaria de Portos da Presidência da República, Helder Barbalho, em 06jan2016 (matéria anexa)
Valor estimado
inicial; preço base 22out2014:
R$ 780.290.000,00 / US$ 315.906.000,00
Responsável pelo TUP / Diretor: José Hagge
Pereira
Prazo de implantação: 2.050 dias (5 anos e meio)
Áreas do
projeto (pág 7; pdf):
Área do terreno (alodial)
|
1.747.933
m²
|
Área em
terra do terminal:
2.000.000
m²
|
Área em terra aforada
|
252.067 m²
|
|
Área de acostagem:
|
1.337.950
m²
|
1.337.950
m²
|
ÁREA TOTAL DO PROJETO
|
3.337.950
m²
|
3.337.950
m²
|
AUTORIZAÇÃO: ANTAQ – AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS
PROCESSO Nº
50.300.002462/2014-69 – VOLUME: 1
DATA E HORA DO PROTOCOLO: 05/11/2014; 11:31:20h
PARTE: [RAZÃO SOCIAL]
WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais
Ltda.
CNPJ: 18.729.181/0001-57
Nome: WPR São Luís Gestão de
Portos e Terminais Ltda.
Sede / Endereço: R Funchal, 418, Andar: 7; Sala: 3; Vila
Olímpia, São Paulo, SP, CEP 04551-060, Brasil; Telefone:
(11) 31.38.15.70; (11) 37.59.30.35
Filial:
Rua dos Abacateiros, Qd. 02, casa 24, São Francisco, São Luís, MA, CEP
65076-010
tel. [11] 37.59.30.35; (21) 999.98.20.14; Fax: (11)
37.59.30.35
SÓCIOS DIRETORES:
WALTER TORRE JUNIOR, Presidente do Conselho de Administração.
PAULO REMY GILLET NETO, Presidente Executivo, CEO.
Capital Social em 16set2014:
Sócios
|
Quotas
|
Valor
|
Walter
Torre Junior
|
1
|
R$ 1,00
|
Paulo Remy
Gillet Neto
|
1
|
R$ 1,00
|
WPR
Participações Ltda.
|
6.966.363
|
R$ 6.966.363,00
|
TOTAL
|
6.966.365
|
R$ 6.966.365,00
|
RAZÃO SOCIAL ANTERIOR: LUTI
PARTICIPAÇÕES LTDA.
CLASSIFICAÇÃO: TERMINAL DE USO PRIVADO. CONSTRUÇÃO,
EXPLORAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE TERMINAL PORTUÁRIO.
RESUMO: Autorização para construção de
Terminal de Uso Privado [TUP]
PROCESSO ANTAQ DISPONÍVEL EM:
http://www.antaq.gov.br/portal/PDF%5CAnunciosPublicos%5C2015%5C07%5C04ComplementacaoRequerimento%5CComplementacao_do_Requerimento_0072015.pdf
ALODIAL: adjetivo de dois gêneros; jur livre de vínculo, foros, pensões ou qualquer outro encargo (diz-se de
propriedade imóvel, bens).
LOCALIZAÇÃO: Distrito Industrial de São Luís – DISAL; Complexo Portuário
da Ilha de São Luís - COMPORT, Zona Oeste do Município de São Luís, MA.
PRAZO DA CONCESSÃO DE USO: O contrato
tem vigência de 25 (vinte e cinco) anos, contados da data da assinatura, e é
prorrogável por períodos sucessivos, como previsto na Lei dos Portos (Lei n.º
12.815), de 2013.
PRAZO DE IMPLANTAÇÃO: 2050 dias [5 anos e meio]
INVESTIMENTO INICIAL: R$
780.290.000,00. Investimentos totais superiores a R$ 1 bilhão.
PERFIL E ESTIMATIVA DE VOLUME DE CARGAS A SEREM MOVIMENTADAS:
Fonte: Processo Antaq; 2014, pdf.
CARGA
|
FASE 1
|
FASE 2
|
FASE 3
|
Celulose
|
1.440.000 t/ano
|
2.400.000 t/ano
|
n/a
|
Contêineres
e Carga Geral
|
350.000 t/ano
|
1. 200.000 t/ano
|
2.400.000 t/ano
|
Farelo
|
810.000 t/ano
|
1.620.000 t/ano
|
n/a
|
Fertilizantes
|
1.848.000 t/ano
|
3.696.000 t/ano
|
|
Granéis
líquidos
|
7.920.000 t/ano
|
n/a
|
n/a
|
Grãos
|
3.880.000 t/ano
|
9.064.000 t/ano
|
n/a
|
TOTAL
|
16.248.000 t/ano
|
n/a
|
24.800.000 t/ano*
|
Legenda: n/a: não disponível (non available)
INFRAESTRUTURA DO
TUP**: O Porto São Luís terá seis berços de atracação com calado natural de 18
metros.
ESTIMATIVAS DE CARGAS**:
A capacidade de movimentação será distribuída da seguinte forma:
Ø 6 milhões de toneladas de
grãos;
Ø 2,2 milhões de toneladas
de fertilizantes;
Ø 1,5 milhão de toneladas de
celulose e
Ø 2,4 milhões de metros
cúbicos de litros de combustível.
Nota RAS: As informações da Ficha Cadastral do Projeto no Processo
Antaq são divergentes das publicadas no Blog Gilberto Leda.
(** - Fonte: Blog Gilberto Leda, Valor Econômico)
Compilação e edição: Ronald de
Almeida Silva
Arquiteto Urbanista
MODELO : TERMINAL DE GRÃOS DO PORTO DO ITAQUI
Fonte:
http://www.maranhaodagente.com.br/wp-content/uploads/2016/01/KGE_Inaugura%C3%A7%C3%A3o-do-Terminal-de-Gr%C3%A3o-do-Maranh%C3%A3o-TEGRAM_Fotos_Karlos-Geromy-6.jpg
WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda.
http://www.cnpjbrasil.com/e/cnpj/wpr-sao-luis-gestao-de-portos-e-terminais-ltda/18729181000157
CNPJ: 18.729.181/0001-57
Nome: WPR São Luís Gestão de
Portos e Terminais Ltda.
Endereço: R Funchal, 418, Andar: 7; Sala: 3;,
Vila Olímpia, São Paulo, SP, CEP 04551-060, Brasil
Telefone: (11) 3138-1570
Governo autoriza construção de terminal
portuário de R$780 milhões no Maranhão
Fonte; Portal FENAMAR*; Postado
em 07jan2015
SÃO PAULO (Reuters) – O governo federal vai autorizar a construção
e exploração de um novo TERMINAL DE USO
PRIVADO (TUP) em São Luís, no Maranhão, a ser operado pela, WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais
Ltda., do grupo WTorres, em um
investimento de cerca de 780 milhões de
reais.
A autorização será dada pelo ministro Helder Barbalho, da
Secretaria de Portos da Presidência da República, em solenidade na tarde desta
quarta-feira [06jan2015], segundo nota da Secretaria dos Portos.
O Maranhão é um dos novos canais de escoamento de produtos
agrícolas ao norte do país, colaborando para reduzir os gargalos logísticos da
exportação, especialmente de soja.
Já operam na região o Terminal
de Grãos do Maranhão (Tegram), que começou suas atividades no local em
março do ano passado, e a VLI, empresa
de logística que tem a Vale como principal acionista.
[*] A Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima é
uma entidade sindical patronal de grau superior com atuação em todo o
território nacional na coordenação e proteção dos interesses da categoria
econômica do Agenciamento Marítimo, é formada atualmente por 13 Sindicatos de
Agências de Navegação Marítima em representação a 14 estados brasileiros.
http://www.fenamar.com.br/?page_id=43
INFRAESTRUTURA
Governo autoriza
novo Terminal de Uso Privado no Maranhão
Setor portuário
O porto será construído na cidade de São Luís (MA), e o investimento
previsto para a realização do empreendimento é da ordem de R$ 780 milhões.
Publicado: 06/01/2016 17h38Última modificação: 06/01/2016 19h34
Foto: MPA
Ainda
neste mês vamos autorizar novos terminais de uso privado em outras
regiões", disse o ministro Helder Barbalho
Para ampliar a capacidade de escoamento de produção no Maranhão, o
ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, assinou, nesta quarta-feira
(6), a autorização para construção e exploração de um novo Terminal de Uso Privado (TUP) no Estado.
O porto será construído na cidade de São Luís (MA), e o investimento
previsto para a realização do empreendimento é da ordem de R$ 780 milhões.
Quando estiver concluído, o TUP será operado pela WPR São Luís Gestão de Portos
e Terminais – do grupo WTorre.
A estimativa da empresa responsável é que cinco mil empregos diretos
sejam criados graças ao novo terminal. Já a previsão do governo federal para
investimentos no setor portuário do Maranhão nos próximos anos é de R$ 1,782
bilhão, entre arrendamentos, prorrogações de contratos e autorizações de TUPs.
"Essa é uma primeira agenda que está sendo viabilizada, além de
outras que serão anunciadas nos próximos meses. Ainda neste mês, vamos
autorizar novos terminais de uso privado em outras regiões", disse o
ministro Helder Barbalho, citando investimentos em Aracruz (ES), estimados em
R$ 279 milhões, e em Candeias (BA), com previsão de investimentos de R$ 850
milhões.
Barbalho disse que os novos empreendimentos revelam a grande demanda
existente no País para mais terminais portuários e afirmou que o setor vai
continuar colaborando para o crescimento e desenvolvimento brasileiro.
Fonte: Portal
Brasil
Itens relacionados
Ministro Helder
Barbalho autorizará investimento de R$ 780 milhões no [TUP do] Maranhão
Aviso de Pauta
Fonte: Portal da Secretaria de Portos da Presidência da República
Por: Assessoria de Comunicação Social; Última modificação: 06/01/2016 09h46
http://www.portosdobrasil.gov.br/home-1/noticias/ministro-helder-barbalho-autorizara-investimento-de-r-780-milhoes-no-maranhao
O ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos da Presidência da
República, participa hoje, quarta-feira (06.01.2016), de solenidade de
assinatura de contrato autorizando a construção e exploração de um novo TERMINAL
DE USO PRIVADO (TUP) em São Luís, no Maranhão, a ser operado pela WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais –
do grupo WTorres.
Será um investimento de aproximadamente R$ 780 milhões.
ASSINATURA
DE CONTRATO DE AUTORIZAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE TERMINAL DE USO PRIVADO NO
MARANHÃO
ONDE: Secretaria
de Portos da Presidência da República
QUANDO: 06
de janeiro de 2016
ORÁRIO: 15h
Assessoria
de Comunicação Social
Secretaria
de Portos - SEP/PR
twitter.com/portosoficial
Fone:
+55 (61) 3411 3702/3714
SECRETARIA DE PORTOS
Assinado contrato para construção
de terminal [TUP] no MA
Com prazo de implantação de três
anos - prorrogável por mais três - a unidade funcionará em uma área de 2,190
milhões de metros quadrados
Fonte: Estadão
Conteúdo; 06/01/2016 às 15h41
http://imirante.com/mobile/oestadoma/noticias/2016/01/06/secretaria-de-portos-assina-contrato-para-construcao-de-novo-terminal-no-maranhao.shtml
Ministro de Portos, Helder Barbalho,
durante assinatura; Walter Torre (WTorre), Simplício Araújo (Governo do MA),
senador Edison Lobão e o deputado Hildo Rocha participaram da cerimônia (Foto:
ED FERREIRA/SEP.)
BRASÍLIA - O ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP),
Helder Barbalho, assinou nesta quarta-feira (6), o contrato para a construção e
operação de um novo Terminal de Uso Privado (TUP), em São Luís, onde a WPR São
Luís Gestão de Portos e Terminais - do grupo WTorre - irá investir R$ 780
milhões.
Com prazo de implantação de três anos - prorrogável por mais
três - a unidade funcionará em uma área de 2,190
milhões de metros quadrados [21,9 hectares]. Com acessos pela BR-135 e pelas ferrovias Carajás e Transnordestina, o terminal terá capacidade de movimentação de 24,8 milhões de toneladas por ano de
granéis líquidos e sólidos, além de carga geral.
"Os investimentos da WTorre permitirão um incremento na operação portuária do Maranhão.
Isso vem de encontro ao interesse do governo em garantir maior competitividade
no setor, com a maior oferta possível de agentes nesse mercado", destacou
Barbalho. "Os exportadores poderão assim escolher o melhor caminho para
escoarem sua produção", completou.
Para Walter Torre, a decisão de investir no Maranhão foi
"muito fácil", devido à localização do porto em São Luís e o
interesse do mercado pela região. "A demanda está espetacular e já estamos
pensando em uma segunda fase de ampliação do projeto. Conseguiremos reduzir em
até 40% o custo da exportação de grãos por essa rota. Estamos seguros do nosso
investimento", declarou.
O ministro lembrou que a SEP prevê investimentos de R$ 1,782
bilhão no setor portuário nos próximos anos somente no Maranhão, que irão elevar
a capacidade de escoamento do Estado em 32,5 milhões de toneladas por ano. Além
dos TUPs, esse montante inclui sete áreas de arrendamentos portuários a serem
licitadas, com projetos orçados em R$ 810,61 milhões, além de três prorrogações
contratuais cujos processos já estão em andamento, com investimentos previstos
de R$ 191,1 milhões.
Além disso, Barbalho citou outros dois terminais privados
cujos contratos serão assinados pela SEP este mês, totalizando quase R$ 2
bilhões em projetos anunciados em janeiro. A Nutripetro irá fazer investimentos
de R$ 279 milhões em uma área em Aracruz (ES), para apoio offshore para
movimentação de carga geral e granéis líquidos. Já a Bahia Terminais fará um
projeto ainda maior para carga geral em Candeias (BA), orçado em R$ 850
milhões.
"É um momento oportuno para os investimentos no setor
portuário. O setor vai continuar contribuindo para que o Brasil cresça. Tivemos
4,8% de crescimento na movimentação de cargas em 2015 e esse movimento
continuará", acrescentou Barbalho.
LEILÃO
O ministro disse também que o edital para o segundo leilão de
arrendamentos portuários, com seis áreas no Pará, deve ser publicado pelo
governo entre os dias 21 e 25 de janeiro. O leilão está previsto para ocorrer
em março. Segundo ele, o novo edital terá ajustes na modelagem, como uma
ampliação do prazo para a análise dos projetos.
O segundo leilão incluirá três áreas em Outeiro, duas em
Santarém, além do terminal de Vila do Conde, que foi retirado do certame de
dezembro do ano passado por falta de interessados. Na ocasião, o governo
arrecadou R$ 430 milhões com o arrendamento de três áreas no Porto de Santos.
"Concluímos ontem as reuniões com a entidades e
investidores interessados nas áreas no Pará e vamos fazer ajustes para tornar o
edital mais atrativo. Vamos ampliar o prazo entre a publicação do edital e a
apresentação das propostas para que haja mais tempo para a interlocução com
investidores estrangeiros", afirmou Barbalho.
Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook,
no Twitter e noInstagram.
Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.
Relacionadas
Setor
Portuário começa 2016 anunciando investimentos de R$ 2 bi
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=129814192
O setor portuário caminha na contramão da crise e começa este ano
atraindo mais recursos privados. Neste mês de janeiro, três empresas anunciam
investimentos de quase R$ 2 bilhões em novos terminais privados:
Ø em São Luís (MA), o grupo WTorre vai investir
R$ 780 milhões;
Ø em Aracruz
(ES), a Nutripetro vai pôr R$ 279
milhões; e
Ø em Candeias
(BA), a Bahia Terminais fará o maior
projeto, de R$ 850 milhões.
Em tempo de dinheiro curto, esses recursos são saudados pelo
governo federal como um alívio. O primeiro investimento do mês na área
portuária foi formalizado nesta quarta-feira (06.01.2016) na Secretaria de
Portos da Presidência da República (SEP).
O estado do
Maranhão vai ganhar seu quarto Terminal de Uso Privado (TUP). A unidade,
que vai funcionar em São Luís, será operado pela WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais – do grupo WTorre – e
demandará investimentos de aproximadamente R$ 780 milhões. O ministro da
Secretaria de Portos, HELDER BARBALHO,
assinou nesta quarta-feira o contrato autorizando a construção e exploração do
mais novo TUP do estado.
“Nesse momento estamos autorizando investimentos da ordem de R$
780 milhões, investimentos privados, que permite à WTorre, através de um
terminal de uso privado, incrementar a movimentação de carga da região em 24
milhões de toneladas em diversos perfis de operação portuária”, disse o
ministro. “Isso vem ao encontro da estratégia do Governo Federal de garantir,
espalhado pelo território nacional, a maior competitividade e ampliação de
oferta aos demandantes da movimentação de carga para escoar a produção.”
O novo terminal terá prazo de implantação de 3 anos, prorrogável
por igual período, a critério da SEP. A futura unidade portuária será erguida
em uma área de 2,190 milhões de metros
quadrados e terá capacidade de movimentação de granel líquido, sólido e
carga geral de até 24,8 milhões de
toneladas por ano.
“São investimentos que vão gerar emprego, renda e o fortalecimento
econômico do Maranhão e dessa região do nosso país”, afirmou o ministro. “Essa
é a primeira agenda. Ainda este mês, vamos liberar outros investimentos em
terminais privados”.
O contrato tem vigência de 25 (vinte e cinco) anos, contados da
data da assinatura, e é prorrogável por períodos sucessivos, como previsto na
Lei dos Portos (Lei n.º 12.815), de 2013.
De acordo com o presidente da WTorre,
Walter Torre, esse porto está gerando grande interesse nas grandes
empresas. “Vamos exportar por um preço 40% abaixo do que o grão está saindo
hoje”, contou ele. E comentou sobre a assinatura do contrato: “Essas
assinaturas representam pelo menos 5 mil empregos diretos, 5 mil famílias que
terão outro destino”. O presidente disse ainda que os R$ 780 milhões são apenas
a primeira fase da obra no Porto de São Luís, que receberá investimentos totais
superiores a R$ 1 bilhão.
WTorre
estreia em portos com terminal [TUP] em São Luís
Fonte original: Do Valor Econômico
http://gilbertoleda.com.br/arquivos/wtorre-estreia-em-portos-com-terminal-em-sao-luis
Acesso
RAS em 07jan2015
1.
A empresa WPR
São Luís Gestão de Portos e Terminais vai estrear no setor portuário. A
Secretaria de Portos (SEP) assina, hoje, o contrato de autorização para a WPR
instalar um TERMINAL DE USO PRIVADO (TUP)
em São Luís (MA), batizado de “PORTO SÃO
LUÍS”, conforme adiantou o VALOR PRO,
serviço em tempo real do [jornal] Valor Econômico.
2. A instalação será
um complexo multiuso que reunirá a movimentação de granéis sólidos, granéis
líquidos e carga geral com capacidade anual para movimentar 24,8 milhões de toneladas. A intenção
da empresa é, no futuro, operar também contêineres.
3. O empreendimento
demandará investimentos de R$ 1 bilhão,
sendo R$ 780 milhões na primeira fase da obra. Pelo contrato de adesão que
será firmado com a SEP, a WPR terá até três anos, prorrogáveis por igual
período, para construir o terminal.
4. “É um investimento
elevado que vai adicionar uma grande capacidade à região do cluster São Luís –
Vila do Conde (PA)”, disse o ministro dos Portos, Helder Barbalho.
5. O projeto será
desenvolvido em uma área de 2 milhões de metros quadrados, com acesso direto à
BR-135 (que liga o Maranhão a Minas Gerais) e às ferrovias Carajás e
Transnordestina.
6. A WPR tem em seu
controle os acionistas PAULO REMY GILLET
NETO e WALTER TORRE JR., respectivamente
presidente executivo e presidente do conselho de administração
do grupo WTorre. Apesar de o projeto ter nascido dentro do grupo, a empresa é
hoje independente.
7. Novata no setor,
a WPR está selecionando um operador portuário para tocar o negócio. “Estamos em
negociação com várias corporações, mas por questões de confidencialidade não
podemos divulgar no momento. Vale ressaltar que o papel da WPR é o de investir
e desenvolver. Nós não seremos um operador do segmento”, disse Gillet Neto.
8. A capital
maranhense foi escolhida pelas características geográficas privilegiadas. Está
próxima aos mercados europeu, americano e asiático, via canal do Panamá – cuja
expansão está próxima de ser inaugurada -, e tem infraestrutura de acesso.
9.
O Porto São Luís
terá seis berços de atracação com calado natural de 18 metros. A capacidade de
movimentação será distribuída da seguinte forma: 6 milhões de toneladas de
grãos; 2,2 milhões de toneladas de fertilizantes; 1,5 milhão de toneladas de
celulose e 2,4 milhões de metros cúbicos de litros de combustível.
10. Atualmente, a WPR está estruturando o processo de
captação de recursos junto a investidores estrangeiros e bancos de fomento
local. “Por se tratar de um projeto estratégico e de infraestrutura, mesmo
neste momento de crise, acredito que não teremos dificuldades para captar os
recursos necessários”, afirmou Gillet Neto.
11. Por ser um TUP –
modalidade de terminal construído em área privada, fora do porto público -, a
instalação do Porto São Luís dispensa licitação. O contrato de adesão será
válido por 25 anos, podendo ser sucessivamente renovado. Para obter a
prorrogação, contudo, a autorizada deverá apresentar o pedido 18 meses antes do
fim do contrato.
12. O Porto São Luís
será o 11º TUP autorizado pela SEP desde o anúncio da segunda fase do Programa de Investimento em Logística
(PIL 2), em junho de 2015, que prevê 63
novos TUPs.
13. O ministro
Helder Barbalho adiantou ao Valor que,
ainda neste mês, mais dois TUPs serão aprovados. Um é o investimento de R$ 850
milhões da Bahia Terminais, em Candeias (BA), para um terminal de carga geral
com capacidade para 3,6 milhões de toneladas por ano. O outro será uma
instalação de apoio offshore da Nutripetro, em Aracruz (ES), que operará carga
geral e granel líquido, com investimento de R$ 279 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário