Ronald
Almeida; Facebook, 16nov2015; 21:32h.
TAM ESTÁ USANDO
LAN HOUSE E OS MECÂNICOS DENUNCIAM CORTE DE INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA.
TODO CUIDADO É
POUCO.
TEMPOS DE
TRAGEDIA E CRISES E DA SÍNDROME DE VALE - SAMARCO.
Mecânicos
de aeronaves de toda a América do Sul enviam carta de alerta ao presidente da
LATAM
Os
trabalhadores exigem que sejam tomadas providências contra a precarização da
mão de obra e alertam sobre a segurança de voo
Por: Vanessa Barboza, Redação FENTAC -Publicação:
12/11/2015
Os
mecânicos de aeronave de toda América Latina na LATAM (fusão entre a chilena
LAN Airlines e a brasileira TAM Linhas Aéreas), elaboraram uma carta
ao presidente da companhia aérea, Enrique Cueto, alertando sobre a segurança de
voo.
O documento visa relatar as condições em que a empresa vem
tratando esta questão com relação aos mecânicos de manutenção e alertar sobre
os riscos que estão correndo sobre a vida e a integridade das pessoas que
voam nos aviões da companhia.
Os trabalhadores solicitam que sejam tomadas providências sobre a
tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em
aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados somente para baixar
custos de manutenção, planos de terceirização que visam precarizar a mão de
obra, entre outros pontos.
A carta foi feita durante o encontro dos Trabalhadores da Rede LATAM
realizado nos dias 4 e 5 de novembro 2015, em Bogotá, Colômbia.
Leia a seguir no Portal FENTAC/CUT a carta enviada pelos trabalhadores:
Ao presidente da LATAM, Sr. Enrique Cueto
Nos dirigimos a V.Sa. a fim de comunicarmos nossa preocupação em
respeito aos riscos que estão correndo sobre a vida e integridade das pessoas
que voam nos aviões da LATAM.
O pessoal de manutenção representado por nossos Sindicatos vê com
preocupação, determinados feitos, que não respondem a meras
coincidências, senão a uma sequência de transgressões ao disposto nas
regulamentações de cada país e muitas vezes às regras internas da LATAM,
tais como a tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para
trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados
somente para baixar custos de manutenção, planos de terceirização
com empresas criadas somente para baixar custos a fim de não cumprir requisitos
que não são observados na LAN e projetos, como o denominado MAR (projeto
que visa eliminar a inspeção do mecânico quando o avião esta em transito substituindo
por um funcionário sem a devida licença para realizar a função) e o SIMPLICITY
que visa diminuir os postos de trabalho simplificando a atividade do mecânico e
que altera as operações de controle de manutenção na Argentina passando para
outra empresa da LAN no Chile ou as referidas cartas que são entregues a alguns
mecânicos, predizendo o tempo que cada mecânico levará para reparar um
avião, sem ter em conta os imponderáveis que sempre se apresentam e gerando
pressões e propensão a falhas sobre o pessoal de manutenção.
Isto posto, consideramos que a política de segurança de voo da
empresa está severamente prejudicada por políticas de redução de custos de
manutenção, já em vigência em alguns casos e em vias de implementação em
outros.
Em incontáveis ocasiões, advertimos aos responsáveis das áreas de
manutenção das empresas, sem sermos ouvidos, pelo qual nos isentamos de
qualquer responsabilidade por problemas que vierem a ocorrer, responsabilizando
a V.Sa. em caso de acidente por problemas técnicos.
Mecânicos de aeronaves de toda a América do Sul da LATAM
Assessoria de Imprensa e Comunicação da FENTAC/CUT
Agência: Mídia Consulte Comunicação Criativa
& Marketing
Jornalista Responsável: Viviane Barbosa Mtb 28121
Redatora: Vanessa Barboza - Mtb 74572
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br
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