65 PROPOSTAS DO CANDIDATO FLAVIO DINO SET.2014
Transcrição do livreto impresso e registrado
Diretrizes Programáticas e
Juntos, a
gente faz a mudança
2ª. versão: Posição no site em:
28.set.2014
“A nova geração, precisamente
como a minha, deve estar preparada para a luta, para rijos combates, que exigem
bravura e inteligência.”
(Ignacio Rangel, Discurso em 1979)
“Continuamos a considerar que é impositiva a opção por um modelo de
plena utilização dos fatores disponíveis com máximo aproveitamento do potencial
de recursos naturais e máxima difusão social do crescimento econômico”
(Bandeira Tribuzi, Formação Econômica do Maranhão)
“Só tem um critério fundamental para a descoberta das coisas: o
enfrentamento dos problemas a partir do encontro prático com a realidade”
(Manoel da Conceição, Chão de Minha Utopia)
1)
APRESENTAÇÃO
1.1.
Esse texto é muito mais do que a soma de letras reunidas
em uma folha de papel.
1.2.
Ele não foi escrito apenas com tinta, nem é
produto apenas de um discurso racional sobre o Maranhão.
1.3.
Cada linha foi tecida por muitas mãos, com fios
chamados ESPERANÇA.
1.4.
Ouvimos as atuais gerações de maranhenses, mas
também a reverberação das vozes dos que nos antecederam nessa luta e deixaram
um legado com o qual aprendemos e ao qual reverenciamos.
1.5.
As centenas de reuniões que elaboraram essas
ideias foram marcadas por uma extraordinária energia transformadora chamada FÉ.
1.6.
Estamos nessa caminhada com muita emoção,
compartilhando as dores e sofrimentos do nosso povo.
1.7.
A luz da nossa estrada vem do brilho dos olhares
dos nossos irmãos.
1.8.
Com eles, olhamos confiantes para o futuro.
Sentimos e somos impulsionados pela força do vento que sopra do nosso litoral
às nascentes do RIO PARNAÍBA, que
vai das suas margens ao leste até as águas
do GURUPI e do TOCANTINS.
1.9.
Esse
vento se chama MUDANÇA.
2)
É
CHEGADA A HORA DO MARANHÃO!
2.1.
O Maranhão dos nossos SONHOS é um estado unido,
um Maranhão de todos nós.
2.2.
Não é um estado dividido entre incluídos e
excluídos.
2.3.
É uma terra em que as suas imensas riquezas
naturais e culturais geram oportunidades para todos.
2.4.
É um lugar onde todos têm direito à dignidade,
traduzida numa educação de qualidade, acesso à saúde, água, saneamento, casas
boas para morar.
2.5.
Desejamos um estado que promova a cooperação e a
paz, em vez do ódio e da perseguição política.
2.6.
O Maranhão é um Estado com muitas RIQUEZAS, mas
nosso povo é POBRE. Um triste paradoxo que não precisa se perpetuar.
2.7.
Não há nenhuma determinação suprema que nos
condene a essa situação. Substituindo o modelo de poucos para poucos, vamos
concretizar um projeto de todos para todos.
2.8.
É hora de uma política moderna e transformadora.
2.9.
O destino
do Maranhão é o DESENVOLVIMENTO.
2.10.
Temos recursos naturais, posicionamento
geográfico estratégico e privilegiado em relação às grandes rotas do comércio internacional, múltiplas
vocações econômicas, energia, água abundante, terras férteis, belas paisagens,
enorme potencial turístico e diversidade cultural.
2.11.
E, entre todas as nossas riquezas, a maior delas
é o nosso povo: acolhedor, trabalhador, honesto, capaz de empreender, possuidor
de tenacidade para enfrentar os desafios do dia-a-dia.
2.12.
O Maranhão pelo qual lutamos é um lugar de JUSTIÇA SOCIAL.
2.13.
Nossas crianças e jovens têm direito à educação
de qualidade, para ter oportunidades.
2.14.
Mas hoje o que vemos são estruturas educacionais
sem condições de fazer com que os alunos aprendam o necessário, no tempo certo.
2.15.
Nossas famílias têm direito a uma saúde digna,
perto das suas casas, começando pela Atenção Básica.
2.16.
Mas hoje temos o menor número de MÉDICOS por habitante e o menor
investimento proporcional em atenção básica do Brasil.
2.17.
Todo maranhense tem direito a uma vida saudável.
2.18.
Mas isso não será realidade enquanto
continuarmos a ser o pior Estado em acesso a água, saneamento e habitação do
Brasil.
2.19.
Ou enquanto um em cada quatro irmãos maranhenses
viver abaixo da linha da pobreza.
2.20.
Nossas cidades têm direito à paz e à segurança.
2.21.
Mas dispomos do menor número de policiais por
habitante da Nação.
2.22.
Mudar esse quadro é colocar em primeiro lugar a
igualdade de direitos e oportunidades como valores que inspiram todas as ações
governamentais.
2.23.
No Maranhão que queremos a PRODUÇÃO será
intensamente estimulada, no campo e na cidade. Vamos dar especial atenção à
agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, a fim de abastecer o nosso Estado
com ALIMENTOS e para que, mediante a geração de renda, o nosso mercado interno
seja ampliado.
2.24.
Vamos implementar uma POLÍTICA INDUSTRIAL
democrática e ousada, com a verticalização das cadeias produtivas e a
implantação de Distritos Industriais
em todas as regiões.
2.25.
Todos os cidadãos e cidadãs maranhenses têm o
direito de usufruir da riqueza gerada pelo trabalho de todos.
2.26.
Hoje, o nosso INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
(IDH) está nos últimos lugares no Brasil. O Maranhão dos nossos sonhos é um
Estado entre os líderes do Nordeste e exemplo para o Brasil por suas políticas
públicas.
2.27.
O Maranhão necessita de HONESTIDADE para a
construção de um novo futuro.
2.28.
O setor privado deve ser chamado a empreender e
investir em ambiente de transparência e respeito às leis, sem ser submetido a
chantagens ou favorecimentos ilícitos.
2.29.
A corrupção deve ser combatida todos os dias e o
exemplo deve vir dos altos escalões governamentais.
2.30.
Queremos um Maranhão governado com PARTICIPAÇÃO
POPULAR e amplo controle social.
2.31.
Um Estado mobilizador, que promova a
solidariedade e as parcerias.
2.32.
Os Conselhos de Direitos devem ser valorizados e
ouvidos.
2.33.
A população deve ser informada sobre o dinheiro
público disponível e convidada para falar suas prioridades.
2.34.
A gestão deve ser municipalista e
descentralizada, atendendo a todas as regiões do nosso imenso e belo
território.
2.35.
VAMOS
VIRAR A PÁGINA DO PASSADO, com democracia e alternância no poder. O
Maranhão é governado por um único grupo há quase 50 anos.
2.36.
Existe uma relação direta entre a forma como
nosso Estado é governado e a situação em que o povo vive.
2.37.
Esse grupo dominante trata o patrimônio público
como se fosse um monopólio privado.
2.38.
Eles apostam no sofrimento do nosso povo como
mecanismo de manutenção do poder político, obtido eleição a eleição com
promessas que se repetem, e depois não saem do papel.
2.39.
Contudo, é chegada a hora de o Maranhão respirar
com liberdade e otimismo quanto ao futuro.
2.40.
COM FORÇA E FÉ, VAMOS FAZER PREVALECER UMA POLÍTICA
MODERNA E TRANSFORMADORA.
2.41.
Os trabalhadores e empresários do nosso Estado
construíram, nestes anos todos, muitas conquistas que vamos preservar, para que
tenhamos um grande encontro: da riqueza do Maranhão com o seu povo, do Palácio
dos Leões com a sociedade.
2.42.
O
financiamento dessas ações virá das seguintes fontes:
a)
Combate à
corrupção, às obras superfaturadas, aos desperdícios e aos gastos excessivos
de autoridades governamentais (aviões e helicópteros utilizados abusivamente,
alimentos de luxo, propagandas em empresas familiares etc);
b)
Captação eficiente de recursos federais e de
organismos multilaterais;
c)
Destinação planejada das Emendas ao Orçamento
Geral da União apresentadas pela Bancada Maranhense no Congresso Nacional;
d)
Reorientação do orçamento estadual, de acordo
com as novas prioridades;
e)
Crescimento da arrecadação tributária, sem
aumento de impostos;
f)
Parcerias público-privadas;
g)
Auditoria e repactuação negociada de contratos
referentes a despesas continuadas.
3)
UM
GOVERNO DE TODOS E PARA TODOS, BASEADO NO DIÁLOGO
3.1.
Nosso primeiro passo para implantar uma política
moderna e transformadora é mudar o governo e o jeito de governar.
3.2.
Uma mudança não só de nomes, de partidos, de
grupos, mas sim de postura e de conduta.
3.3.
Queremos e vamos inaugurar uma nova política no
Estado, baseada no diálogo e no respeito às pessoas.
3.4.
No Maranhão dos nossos sonhos não há donos do
poder, há projetos de governo.
3.5.
No Maranhão que queremos impera o espírito
republicano e o primado do interesse público.
3.6.
Queremos soluções construídas e debatidas
coletivamente.
3.7.
Por isso, há um ano, iniciamos o MOVIMENTO DIÁLOGOS PELO MARANHÃO, movimento
que já nos fez percorrermais de 100 cidades.
3.8.
Conversamos diretamente com mais de 30.000 pessoas, em reuniões
partidárias, plenárias setoriais e temáticas, para aprofundar ainda mais nosso
conhecimento sobre o Maranhão, bem como para colher propostas a fim de colocar
nosso Estado no rumo certo.
3.9.
Esse número é ampliado enormemente pelas
centenas de milhares de pessoas impactadas por postagens nas redes sociais.
3.10.
Esse movimento é forte nas redes e nas ruas, e
pulsa no ritmo das batidas de milhões de corações repletos de esperança e de
coragem para lutar.
3.11.
Estamos promovendo uma grande mobilização cívica
das forças vivas do Maranhão, para resgatar a dívida social do governo com a
população.
3.12.
E vamos continuar a incentivar os Diálogos, antes e depois da eleição.
3.13.
Por isso mesmo, esse documento apresenta um conjunto de ideias que estão abertas ao
debate, para aperfeiçoamento.
3.14.
Constituem um ponto de partida, a ser
aprofundado por intermédio da plataforma digital dos Diálogos pelo Maranhão e nas reuniões que prosseguirão.
3.15.
Para a escolha das propostas que agora são
sintetizadas, levamos em conta a intensidade com que elas apareceram nas
reuniões e plenárias, bem como o impacto concreto que terão na vida dos
cidadãos e cidadãs do Maranhão.
3.16.
As propostas
que marcam o resultado da primeira etapa
do movimento DIÁLOGOS PELO MARANHÃO estão baseadas nas seguintes [12] DIRETRIZES PROGRAMÁTICAS:
I.
Implantar uma gestão administrativa honesta,
transparente e competente, com valorização real dos servidores públicos. As
leis serão cumpridas por todos e em favor de todos.
II.
Combater a corrupção e incentivar o controle
social das ações governamentais. Respeitar o dinheiro público como um bem
pertencente a todos.
III.
Aumentar a produção no Maranhão, no campo e
nas cidades.
IV.
Reduzir as desigualdades e a pobreza,
construindo uma nova geração de políticas sociais e de direitos.
V.
Executar as ações necessárias para que
alcancemos uma educação adequada às necessidades de nosso tempo.
VI.
Priorizar ações para a conquista de uma
saúde presente na vida das famílias.
VII.
Garantir a segurança pública, combatendo
fortemente o tráfico de drogas, a “pistolagem” e as quadrilhas que cometem
crimes violentos.
VIII.
Adotar projetos de desenvolvimento com
sustentabilidade ambiental.
IX.
Implementar políticas de habitação e
saneamento em todas as cidades do Maranhão.
X.
Valorizar a cultura e as identidades
maranhenses.
XI.
Concretizar políticas de esporte e lazer
como caminhos para a promoção da paz e da boa convivência nas comunidades.
XII.
Fazer um governo descentralizado,
municipalista e participativo.
4)
PROPOSTAS
Nós que defendemos a alternância de poder no
Maranhão, unidos em uma grande aliança, apresentamos à sociedade propostas
construídas com a ampla participação da sociedade. Entendemos que a forma
coletiva de elaboração deste documento orienta para a prática futura de
aprimoramento da gestão pública, tendo por base compromissos claros e
exeqüíveis assumidos desde o período da campanha eleitoral.
Foi exatamente em busca de vínculos mais fortes
entreo debate eleitoral e as prioridades administrativas dos novos governos que
a Lei nº 12.034/2009 – da qual fui
Relator na Câmara dos Deputados – fixou, de modo inovador, a necessidade de REGISTRO dos Programas de Governo perante a
Justiça Eleitoral.
Seguem as 65
Propostas cuja concretização levará o Maranhão a uma nova realidade de
DESENVOLVIMENTO e JUSTIÇA.
Texto anterior
substituído:
Seguem as propostas que estamos apresentando
à sociedade maranhense, neste momento, as quais serão complementadas,
aperfeiçoadas e ampliadas com a continuidade do movimento DIÁLOGOS
PELO MARANHÃO.
I)
PROGRAMA
ÁGUA PARA TODOS.
1.1.
Garantir ÁGUA
E BANHEIRO na casa de todos os maranhenses. Segundo o Atlas do [dos Índices de] Desenvolvimento Humano
2013 (PNUD e IPEA), somente metade da população maranhense vive em casas
com água encanada e banheiro.
1.2.
Para os municípios não atendidos pela CAEMA,
serão feitos convênios com o governo do estado. Em todo o Estado, serão
implementadas as ações previstas no Decreto nº 7.535/2011 (Programa Água para
Todos, do Governo Federal)
II)
PROGRAMA
“MINHA CASA, MEU MARANHÃO”.
2.1.
Essa proposta transforma o governo do Estado em
parceiro do Governo Federal também na construção de casas, com a meta de
reformar ou construir 200 mil unidades habitacionais no Maranhão.
III)
PROGRAMA
SEGURANÇA PARA TODOS.
3.1.
Dobrar o número de POLICIAIS e BOMBEIROS disponíveis para atender aos cidadãos
maranhenses.
3.2.
Aumentar o investimento em equipamentos, Polícia Científica e Inteligência.
3.3.
Motivar e comandar as equipes do sistema de
segurança.
3.4.
Os novos policiais que forem contratados
atuarão, prioritariamente, em programas de Policiamento
Comunitário, conjugando planejamento, prevenção e repressão - sempre com a
intensa participação das comunidades.
IV)
IMPLANTAR
O PACTO PELA VIDA.
4.1.
O programa estabelecerá um novo modelo de GOVERNANÇA DA SEGURANÇA PÚBLICA no
Estado. Elaborado em Pernambuco, o
Pacto é reconhecido como uma das políticas públicas mais bem sucedidas na área
de segurança no País.
4.2.
No Maranhão, irá articular as políticas de
prevenção e repressão ao crime, numa ação conjunta entre governo e comunidade.
Trata-se de política pública transversal e integrada, construída de forma pactuada
com a sociedade, em articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério
Público, a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, os municípios e a
União.
4.3.
O Maranhão será dividido em Áreas Integradas de Segurança, que receberão recursos e efetivo
policial de acordo com suas necessidades. Cada uma dessas áreas terá uma meta de redução de crimes, que será
acompanhada diretamente pelo governador em reuniões mensais com as Polícias
Civil e Militar, na presença de líderes políticos e comunitários de cada
região.
V)
[POLICIAIS]:
5.1.
Os direitos hoje negados aos policiais serão
concedidos mediante negociação, abrangendo:
(i) critérios
justos e transparentes para promoções;
(ii) fim
da aplicação do Regulamento Disciplinar do Exército (RDE);
(iii) aumentos
de remuneração compatíveis com as necessidades;
(iv) respeito
à jornada de trabalho e demais direitos trabalhistas.
VI)
[SISTEMA PRISIONAL /
PENITENCIÁRIAS / CADEIAS]:
6.1.
Aumentar a rede e as vagas nos estabelecimentos penais do Estado,
executando convênios com o Ministério da Justiça, bem como investir em um
sistema de apoio às penas alternativas
e no método APAC para execução penal.
6.2.
Grande parte do enorme problema de insegurança
que o Maranhão vive nasce da precariedade do seu sistema prisional.
6.3.
A finalidade das ações governamentais será
assegurar o respeito aos direitos humanos e impedir que criminosos possam
articular, de dentro dos presídios, a violência nas ruas.
VII)
[AGRICULTURA FAMILIAR]:
7.1.
Reestruturar
todo o sistema administrativo de apoio e assistência técnica à agricultura
familiar, com destaque à Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de
Extensão Rural do Maranhão – AGERP e ao ITERMA.
7.2.
O quadro técnico desses órgãos será ampliado
e incentivado.
7.3.
Esses órgãos passarão a ser vinculados à Secretaria da Agricultura Familiar, que
será criada e terá orçamento crescente ano a ano.
VIII)
[COMBATE À POBREZA]:
8.1.
Aplicar os recursos do Fundo de Combate à Pobreza (FUMACOP) em ações específicas de
inserção produtiva das famílias e em melhoria nas condições de habitação e
saneamento, bem como na continuidade de programas em andamento que sejam
avaliados positivamente pelos destinatários.
8.2.
O Fundo [FUMACOP] contará com um Conselho Gestor específico, com a
participação das Universidades, Igrejas, entidades empresariais e da classe
trabalhadora.
8.3.
O papel do Conselho é garantir mais probidade,
transparência e eficácia nos gastos do Fundo, além de buscar parcerias com o
setor empresarial e com a sociedade civil.
IX)
[COMBATE À POBREZA EXTREMA]:
9.1. Desenvolver ações destinadas a, progressivamente,
retirar da linha de pobreza extrema
as famílias maranhenses.
9.2. Faremos isso tendo como ferramenta o Cadastro Único dos Programas Sociais
no Estado do Maranhão, o que permitirá ampliar e integrar os programas sociais
dirigidos à erradicação da pobreza no Estado.
9.3. Vamos estimular a economia
solidária e o empreendedorismo
para esses segmentos, visando à ampliação da renda familiar.
X)
[ASSISTÊNCIA SOCIAL - 1]:
10.1 Reestruturação do Órgão Gestor de Assistência Social,
de Comando Único no Estado, em conformidade com as ações propostas da Norma
Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS;
Texto anterior
substituído:
Estabelecer o comando único da
Política de Assistência Social, pondo fim ao triplo comando atualmente
existente, adequando a estrutura do Estado ao que dispõe a Lei Orgânica da
Assistência Social. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social será o
órgão articulador da política de Assistência Social, Segurança Alimentar e
Nutricional e de Transferência de Renda.
XI)
[ASSISTÊNCIA SOCIAL - 2]:
11.1.
Assegurar o cofinanciamento para implementação
das ações dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAs e dos Centros
de Referência Especializados de Assistência Social – CREAs, fortalecendo essas
unidades públicas estatais instituídas no âmbito do SUAS. Tais unidades possuem
interface com as demais políticas públicas e articulam, coordenam e ofertam os
serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social;
Texto anterior
substituído:
Destinar recursos para financiar
a construção de unidades de serviços CRAS/CREAS e para a capacitação de
técnicos e conselheiros.
XII)
[ASSISTÊNCIA SOCIAL - 3]:
12. Ampliação dos recursos de cofinanciamento para cobertura
dos 217 municípios maranhenses no tocante aos Benefícios Eventuais, previstos na Lei Orgânica da Assistência
Social-LOAS, que são de caráter suplementar e provisório, prestados aos
cidadãos e às famílias em virtude de nascimento,
morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública;
XIII)
[ASSISTÊNCIA SOCIAL - 4]:
13. Reestruturar
o atendimento da FUNAC, através do estabelecimento de parceria com os
municípios, viabilizando os meios necessários para que crianças e adolescentes em conflito com a Lei e em medidas
socioeducativas sejam atendidas no próprio município. Incluem-se ações junto à
família, fortalecendo vínculos afetivos e familiares.
XIV)
SAÚDE
- 1:
14. Criar o Programa “MAIS MÉDICOS MARANHÃO”.
A finalidade é combater o déficit de profissionais no Estado, já que o Maranhão
possui somente 0,7 médicos para cada
1.000 habitantes (a pior relação do país).
14.2.
O Programa vai complementar o Mais Médicos do Governo Federal, abrangendo as
seguintes iniciativas:
I.
articulação e parceria com a Universidade
Federal do Maranhão para que implante integralmente, com a qualidade e velocidade
necessárias, os Cursos de Medicina de
Imperatriz e Pinheiro;
II.
criar mais um curso de Medicina na Universidade
Estadual do Maranhão, em região não atendida pelos cursos existentes;
III.
implantar progressivamente carreira de Estado
para os médicos, similar a dos juízes, garantindo presença de
profissionais em todas as regiões, estabilidade, remuneração adequada e
promoções por mérito.
XV)
[SAÚDE – 2]:
15. Instituir bolsas complementares ao Programa de Valorização do Profissional da
Atenção Básica (PROVAB), do Ministério da Saúde, visando à criação de mais
vagas de médicos, enfermeiros e dentistas no Maranhão, priorizando as regiões
mais carentes.
XVI)
[SAÚDE – 3]:
16. Fortalecimento da equipe técnica da Secretaria
de Saúde para apoiar os municípios no desenvolvimento da Estratégia de Saúde da
Família, de acordo com as Normas Nacionais.
XVII)
[SAÚDE – 4]:
17. Pagamento de complementação ao piso salarial
dos agentes comunitários de saúde e de endemias, em atuação cooperada com os
municípios.
Texto anterior substituído:
Caso o Congresso Nacional não
delibere até o primeiro semestre de 2015 sobre o piso salarial dos agentes
comunitários de saúde e de endemias, o governo do Estado assumirá o custeio
necessário, em atuação cooperada com os municípios.
XVIII) [SAÚDE – 5]:
18.1 Implantação
de projeto de reestruturação regionalizada dos serviços assistenciais de
referência nas especialidades de média e alta complexidade.
XIX)
[SAÚDE – 6]:
19. Redefinir as Regiões de Saúde formadas por
municípios de fronteira dos Estados do Maranhão/Piauí, Maranhão/Pará e
Maranhão/Tocantins, possibilitando acesso universal aos usuários do sistema
único de saúde, sem barreiras e constrangimentos atualmente existentes, em
conformidade com o Ministério da Saúde.
XX)
[SAÚDE – 7]:
20. Implantação das Redes de Saúde em todas as
Regiões: Cegonha, Atenção Psicossocial, Urgências e Emergências, Reabilitação
de Danos, Oncologia e outras enfermidades crônicas.
XXI)
[SAÚDE – 8]:
21. Reorientação do Plano Diretor de Investimento (PDI) visando à implementação das
Redes de Saúde nas regiões de saúde, com informações da realidade de todas as
unidades de saúde, visando ao planejamento de investimentos em reformas,
ampliações e aquisição de equipamentos.
XXII)
[SAÚDE – 9]:
22. Realização da nova Programação Geral de Ações e
Serviços em Saúde, buscando garantir a assistência à saúde, o fortalecimento da
Atenção Básica e a implantação da Vigilância em Saúde.
XXIII)
[SAÚDE – 10]:
23. Restabelecer e manter o funcionamento de todas
as unidades de saúde da rede estadual, com qualidade e eficiência, merecendo
especial destaque os Hospitais Regionais (inclusive os financiados com recursos
do BNDES – Governo Federal).
XXIV) [SAÚDE – 11]:
24. Criar e manter Centros Regionais de Reabilitação, com serviços de fisioterapia,
medicina especializada em ortopedia, próteses, atendimentos em fonoaudiologia,
terapia ocupacional e serviço social. Será buscada parceria com o Hospital Sarah, visando à obtenção de
orientação técnica para o bom funcionamento do sistema.
XXV)
[SAÚDE – 12]:
25. Fortalecer e descentralizar o Instituto Oswaldo Cruz, para que seus
serviços estejam mais acessíveis em todas as regiões do Estado.
XXVI) [SAÚDE – 13]:
26. Condicionar transferências voluntárias de
recursos aos municípios à implantação de ações de atenção integral à saúde da mulher e de creches no território municipal.
XXVII) [EDUCAÇÃO – 1]:
27. Criar
o programa permanente de VALORIZAÇÃO DA
DOCÊNCIA, com a redefinição de faixas salariais para cada nível da carreira
e os critérios de avanço mediante cursos de qualificação e tempo de serviço.
Vamos garantir remuneração adequada para os professores e trabalhadores da
educação da rede estadual. As melhores práticas nessa matéria mostram que para
atrair novos talentos é preciso não apenas pagar melhor, mas também investir na
qualificação contínua do docente e estabelecer uma carreira com estágios
definidos que permitam a progressão por mérito.
XXVIII) [EDUCAÇÃO – 2]:
- Criar Universidades
estaduais regionalizadas, com orçamento próprio e autonomia
administrativa, visando dar maior velocidade às decisões administrativas,
aproximar as instituições das comunidades e ampliar o número de vagas
públicas e gratuitas. Sob a coordenação direta do Governador, implantar o
Conselho Universitário do Maranhão, com a participação de representantes
da UFMA, IFMA, UEMA e todas as instituições privadas existentes no
território maranhense, de modo a integrar universidades e faculdades no
esforço de universalização do ensino, bem como na produção de ciência e
tecnologia adequadas ao novo projeto de desenvolvimento do Maranhão.
XXIX)
[EDUCAÇÃO – 3]:
- Promover a educação
profissionalizante como prioridade do sistema e em direta conexão com as
atividades do setor privado, incluindo-se a atualização profissional para
inserir os trabalhadores nos novos mercados de trabalho. A rede estadual
de educação profissional, que será criada, vai atuar em articulação com as
unidades do Instituto Federal (IFMA) e do Sistema S, hoje em funcionamento
em todas as regiões do Estado. Vamos transformar a UNIVIMA no Instituto
Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão -IEMA. Será o braço do Estado para o ensino
profissionalizante. O Maranhão carece de uma entidade que execute a
política estadual para educação profissional. É o equivalente estadual do IFMA, como a
UEMA é o equivalente estadual da UFMA.
XXX)
[EDUCAÇÃO – 4]:
- Criar um padrão
estadual de ENSINO FUNDAMENTAL,
em parceria com os municípios, com um currículo estruturado para cada
série e que defina o que o aluno deve aprender em cada etapa. Daremos à
UEMA o papel de centro coordenador do currículo estadual para o ensino
fundamental e médio. O Programa Darcy Ribeiro será fortalecido e ampliado.
XXXI)
[EDUCAÇÃO – 5]:
- Aumentar a Rede de Ensino em Tempo Integral. Atualmente apenas
0,5% dos alunos do Ensino Médio estudam em período integral no Estado.
Essa deficiência precisa ser sanada, pois as escolas de tempo integral são
comprovadamente mais eficientes. Nossa meta de governo é criar novas vagas
na rede estadual de tempo integral, possibilitando uma escola de mais
qualidade, com reforço escolar,
esporte e cultura.
XXXII) [EDUCAÇÃO – 6]:
- Implantar, em
parceria com os Municípios, com as Universidades, Igrejas e Entidades da
Sociedade Civil o Programa Estadual de Combate ao Analfabetismo, de modo a
superar os atuais indicadores que apontam a presença de cerca de 1 milhão
de maranhenses analfabetos entre a
população de 15 anos ou mais.
XXXIII) [EDUCAÇÃO – 7]:
- Promover a
recuperação e a expansão da Rede Física Escolar garantindo a salubridade
dos espaços de aprendizagem, visto que atualmente nem todos os municípios
dispõem de prédios escolares adequados às atividades do ensino médio.
Vamos reformar todas as escolas para que elas se transformem em espaços
humanizados, confortáveis e dignos dos trabalhadores da educação e dos
nossos jovens.
XXXIV) [EDUCAÇÃO – 8]:
- Adotar um Programa de
Educação do Campo, em parceria com os movimentos sociais, com vistas à
inserção da juventude nas atividades produtivas da Agricultura Familiar.
XXXV) [EDUCAÇÃO – 9]:
- Concretizar todas as
ações necessárias para que a internet possa ser acessível a todos, com
destaque para o Programa CIDADES
DIGITAIS (parceria do Ministério das Comunicações, Ministério do
Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES). Vamos buscar a
capacitação e inclusão digital da população por meio da instalação de
laboratórios espalhados por todo Estado e com acesso à Internet. Eles
fornecerão também internet gratuita para a população que estiver próxima
de cada laboratório.
XXXVI) [GOVERNO TRANSPARENTE]:
- Criar a SECRETARIA DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE,
sem que seja criado nenhum novo cargo comissionado. A estrutura da nova
Secretaria será advinda do remanejamento de cargos do Gabinete do
Governador e da Casa Civil. A
Secretaria irá realizar o controle interno da administração, garantir o
cumprimento da Lei de Acesso à Informação, apurar denúncias e fiscalizar a
execução das despesas públicas, inclusive as realizadas mediante
convênios. A Corregedoria Geral do Estado e a Controladoria Geral do
Estado serão integradas à nova Secretaria. Haverá concurso público para
ampliação de quadro efetivo estável e independente.
XXXVII) [PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO]:
- Adotar ferramentas de
planejamento participativo, em parceria com a Assembléia Legislativa,
visando à elaboração do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes
Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
XXXVIII)
[MUNICIPALISMO]:
- Instituir o Programa de Assistência Técnica aos
Municípios (PROMUNICIPIO), para viabilizar a apresentação de projetos
adequados às exigências técnicas do Governo Federal e do próprio Governo
do Estado, além de propiciar orientações para a célere e eficaz prestação
de contas dos convênios executados.
XXXIX) [INCENTIVOS FISCAIS-1]:
- Ampliar o benefício
fiscal de dispensa parcial do pagamento do saldo devedor do ICMS para até
95%, nos casos de indústrias classificadas como de alta relevância para o
desenvolvimento do Maranhão (por exemplo, agroindústrias) ou estabelecidas
em municípios com baixo IDH. Hoje, o limite máximo para o benefício - de
75% do saldo devedor do ICMS – é insuficiente à vista de políticas mais
agressivas adotadas em outros Estados.
XL)
[INCENTIVOS FISCAIS-2-SIMPLES]:
- Alterar a legislação
sobre cobrança do ICMS no tocante à diferença de alíquotas nas aquisições
interestaduais relativas a microempresas e pequenas empresas optantes do
SIMPLES. O objetivo é reescalonar e criar novas faixas de faturamento e
percentuais para efeito de cobrança do citado imposto, no caso indicado,
beneficiando mais de 100 mil empresas em todo o Estado. A medida trará
mais capacidade de investimento, competitividade e empregos no segmento.
XLI)
[INDUSTRIALIZAÇÃO]:
- Implantar uma POLÍTICA INDUSTRIAL mais ousada,
que aproveite a oferta de gás, energia, água e matérias-primas,
qualificando os trabalhadores maranhenses. Seja para exportações, seja
para o crescente mercado interno do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o
Maranhão tem uma localização geográfica que é um importante diferencial
competitivo, que será adequadamente explorado.
XLII)
[TURISMO]:
- Investir na
estruturação e na promoção de todos os POLOS DE TURISMO interno e internacional atualmente explorados
no Maranhão. Os investimentos serão voltados prioritariamente aos
seguintes segmentos: sol e praia; ecoturismo e turismo de aventura;
cultura; negócios e eventos.
XLIII)
[PESCA]:
- Investir na PESCA E NA AQUICULTURA com
assistência técnica, apoio financeiro e estruturas qualificadas de
transporte e comercialização.
XLIV)
[RODOVIAS]:
- Concluir todas as ESTRADAS vinculadas aos recursos
do BNDES (Governo Federal).
Apoiar as prefeituras na recuperação permanente das estradas vicinais,
especialmente as destinadas ao escoamento da produção, complementando o
trabalho das máquinas entregues pelo PAC (Governo Federal) aos municípios
em 2013 e 2014. Vamos investir para
que o asfalto chegue até os povoados dos municípios.
XLV)
[DIÁLOGO COM SERVIDORES]:
- Manter permanentemente
uma MESA DE NEGOCIAÇÃO com as
entidades representativas dos servidores públicos, visando ao
encaminhamento e a soluções para reivindicações relativas à remuneração,
planos de carreiras, programas de capacitação e condições de trabalho.
XLVI)
[PLANEJAMENTO E METAS]:
- Adotar, sob a
coordenação da Secretaria de Planejamento, um sistema de METAS DE DESEMPENHO para todas as
áreas de governo. As metas serão públicas e fiscalizadas pela sociedade.
As primeiras metas, que serão implantadas em fevereiro de 2015, irão se
referir aos seguintes pontos:
Ø
Melhoria
dos indicadores da qualidade educacional;
Ø
Redução
da mortalidade infantil e materna;
Ø
Redução
de crimes, especialmente os violentos e o tráfico de drogas;
Ø
Número de
novas habitações construídas;
Ø
Quantidade
de residências atendidas por sistemas de abastecimento d’água e por banheiros.
XLVII) [TRANSPORTES INTERURBANOS E METROPOLITANOS]:
- Criar a EMPRESA ESTADUAL DE TRANSPORTES
URBANOS, para captar mais recursos federais, exercer articulação com
os municípios de regiões metropolitanas e prestar assistência técnica, com
foco prioritário na Ilha de São Luís e entorno (São Luís, São José de
Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Bacabeira, Rosário, Santa Rita); na
região de Imperatriz e municípios vizinhos; e no eixo Caxias-Timon-Teresina.
XLVIII) [ENERGIA-BIOCOMBUSTÍVEIS]:
- Implantar o Programa
Maranhense de Biocombustíveis, desenvolvendo projetos de geração de
energia renovável que se integrem ao mercado internacional e possam abrir
mais oportunidades à agricultura familiar.
XLIX)
[MEIO AMBIENTE E PLANEJAMENTO-1]:
- Cuidar de todas as
Unidades de Conservação criadas no território maranhense, para que elas
cumpram funções econômicas e ecológicas. O objetivo de preservação do meio
ambiente não pode ser incompatível com investimentos e a geração de empregos.
Será conferida especial ênfase às Áreas
de Preservação Permanente (APPs), essenciais para que nossos rios não
morram.
L)
[MEIO AMBIENTE-PLANEJAMENTO-2]:
- Concluir o Zoneamento
Econômico-Ecológico do Maranhão.
LI)
[MEIO AMBIENTE-PLANEJAMENTO-3]:
- Cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos
e prestar auxílio técnico aos municípios para sua aplicação correta e
célere no âmbito de cada cidade.
Texto anterior suprimido:
Implantar parâmetros
transparentes e céleres para a concessão de Licenciamento Ambiental, nos termos
da Lei Complementar nº 140/2011.
LII)
[ACESSIBILIDADE]:
- Em parceria com o
Governo Federal e com o setor privado, implantar as ações do Programa
“Viver sem Limites”, para pessoas com deficiência (Decreto nº 7.612/2011).
LIII)
[COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA]:
- Apoiar as rádios
comunitárias, os jornais regionais e os blogs noticiosos, a fim de
garantir o direito humano à comunicação de modo universal.
LIV)
[ESPORTE E CULTURA]:
- Garantir que, até o
fim do mandato, todas as cidades maranhenses disponham de estruturas
adequadas para o esporte e atividades culturais.
LV)
[CULTURA]:
- Expandir, para todas
as regiões maranhenses, o Programa Pontos de Cultura, do Governo Federal,
assegurando apoio financeiro e técnico aos grupos culturais.
LVI)
[JUVENTUDE]:
- Priorizar as políticas
públicas para a juventude,
especialmente as relacionadas à formação profissional, geração de
oportunidades e apoio ao empreendedorismo.
LVII)
[ECONOMIA SOLIDÁRIA]:
- Apoiar projetos de
expansão da economia solidária
como estruturantes de um novo modelo de desenvolvimento.
LVIII)
[DIREITOS HUMANOS]:
- Combater as violações
de direitos humanos e promover
a igualdade constitucional e legal em favor dos segmentos sociais
discriminados.
LIX)
[CONSELHOS]:
- Viabilizar, em
parceria com o Governo Federal, que os Conselhos Tutelares recebam “kits”
de equipamentos para o exercício de sua missão de implementar o Estatuto
da Criança e do Adolescente.
LX)
[EDUCAÇÃO SUPERIOR]:
- Implantar o Programa de Formação de Doutores, elevando o
número de bolsas concedidas pela FAPEMA. Vamos também apoiar e fortalecer
os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu existentes no estado e
incentivar a implantação de novos Programas. Aplicaremos uma política de
descentralização para atingir todas as regiões do estado
LXI)
[CIÊNCIA E TECNOLOGIA]:
- Programa “INOVA MARANHÃO”. É muito importante que as
descobertas científicas e tecnológicas sejam transformadas em inovação,
por meio de novos produtos, novos processos ou novos serviços. Um sistema
vibrante de inovação é fundamental para a conversão dos ganhos, advindos
da ciência e tecnologia, em ganhos sociais. O Programa “Inova Maranhão”
será composto por uma série de projetos:
i.
Lei
Estadual da Inovação: A Lei da Inovação será de suma importância, pois
regulamentará o repasse de recursos públicos para que empresas invistam na
inovação, tornando-se mais competitivas.
ii.
Fundo da
Inovação: Será criado pela Lei da Inovação.
É um ponto crucial da Lei, pois a criação do Fundo Estadual da Inovação
irá assegurar recursos para investimentos na inovação.
iii.
Selo
Empresa Inovadora: O projeto “Empresa Inovadora” consistirá em uma
estratégia de incentivo à Inovação no setor produtivo. Por meio deste projeto,
busca-se estimular a capacidade de inovação nas empresas para que estes se
tornem mais competitivas.
iv.
Prêmio de
Inovação Tecnológica: A premiação é uma excelente estratégia para o
reconhecimento, valorização e incentivo aos nossos jovens acadêmicos e
empresários que investiram na inovação tecnológica. O prêmio “Inova Maranhão”
permitirá descobrir talentos e transformar muitas idéias inovadoras em
oportunidades de negócio, gerando emprego e renda para os maranhenses.
LXII)
[SOCIAL]:
- Implantar a REDE SOLIDARIEDADE, em parceria
com as Igrejas, de modo a que elas auxiliem na implementação de políticas
sociais nas comunidades em todo o Estado.
LXIII)
[ESPORTE E CULTURA]:
- Implantar o Programa MAIS BOLSA-FAMÍLIA (13°),
para que as famílias beneficiárias que tenham filhos em escola pública
possam adquirir todo o MATERIAL
ESCOLAR para uma adequada aprendizagem. O programa consistirá no
pagamento de uma parcela a mais do benefício mediante Cartão Material Escolar. As micro e pequenas empresas em todo
o território maranhense, do ramo de livrarias e papelarias, também serão
beneficiadas com mais vendas propiciadas pelo Programa.
LXIV)
[JUVENTUDE]:
- Criar um programa que
garanta gratuitamente a primeira
Habilitação para todos os jovens que não possam pagar as taxas
atualmente cobradas no DETRAN e Autoescolas.
LXV)
[CONSUMIDOR]:
65. Levar os serviços de Proteção ao Consumidor (PROCON) a todas as regiões do Estado, visando
inclusive à melhoria na prestação de serviços continuados (por exemplo,
fornecimento de energia, telefonia celular e acesso à...[sic; faltou completar]
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