quarta-feira, 30 de maio de 2018

[655] JORNAL PEQUENO, SLZ-MA: EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO 67 ANOS COM PROPOSTA DE NOVO PLANO DIRETOR COM VISÃO DE FUTURO. Ronald Almeida.





JP Caderno Especial Plano Diretor SLZ-MA; 29mai2018.



MENSAGEM DE RONALD ALMEIDA AO JP:

São Luís, Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, Unesco (desde 06dez1997), Maranhão, Região Nordeste, Brasil. 29mai2018.

À Família BOGÉA e colaboradores do JP;

JORNAL PEQUENO: O órgão das multidões. Desde 1951.

Em primeiro lugar, nossas homenagens ao saudoso jornalista JOSÉ RIBAMAR BOGÉA [75 anos; 18set1921-04mar1996], o grande mentor e fundador do JORNAL PEQUENO.

O JP, que hoje completa 67 anos de existência, sempre combativo e atuante como um guerreiro Timbira, alertando e comentando diariamente todos os temas relevantes da vida maranhense e nacional, é criação e o próprio memorial-metáfora de RIBAMAR BOGÉA.

Nossas homenagens a Da. HILDA MARQUES BOGÉA, matriarca lúcida e carismática que também é parte central na Saga do JP, o mais buliçoso e destemido jornal do Maranhão.

Nosso abraço de leitor assíduo aos irmãos BOGÉA, que fazem acontecer – todos os dias - e preservar o JP: LOURIVAL PETA, LUÍS ANTÔNIO, BOGÉA FILHO, LUÍS EDUARDO e GUTEMBERG (o incansável GUTO do JP Turismo e da Bicicletinha do Carnaval).

Como primeiro Coordenador Geral do PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS (junho 1980-1985) e Coordenador adjunto da Proposta à Unesco (1996-97), destaco a importância da permanência - nestas quase sete décadas de existência do JP – de sua sede na Rua Afonso Pena, 171, no coração do Centro Histórico de São Luís. Mantendo ali sua sede, o JP se torna um farol de alta resistência contra o abandono da nossa mais nobre área urbana do Maranhão, sendo o único dos grandes jornais maranhenses a permanecer no Centro Histórico. Essa resistência, sem dúvida alguma, contribui para sinalizar a todos, que ainda vale a pena investir, trabalhar e residir no Centro Histórico de São Luís do Maranhão, Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, desde 06dez1997.

A SÃO LUÍS DO FUTURO (de curto, médio e longo prazos)
Agora, nesta data dos seus 67 anos de comunicação, o JP brinda São Luís com um desafio mais que oportuno e urgente: a construção de um PLANO DIRETOR MUNICIPAL, o motor urbanístico da Cidade e de sua Zona Rural, de modo mais inteligente, mais democrático, mais pedagógico, mais participativo e mais visionário e criativo em suas proposições e menos arbitrário e anacrônico em suas restrições.

Tendo contribuído – desde 1976 – para o conhecimento, debate e desenvolvimento da Gestão Urbano-Rural e do Urbanismo da Cidade Velha e da Cidade Nova do Município de São Luís, e na condição de colaborador do Marco Zero da proposta do JP (entrevista na pág. 4) saúdo a todos os demais colaboradores e aos mentores dessa proposta inédita e proativa por um PLANO DIRETOR MODERNO e uma legislação urbanística acessória compatível com as tendências e demandas da Sociedade do Século XXI.

Esse é um trabalho permanente, pois a Cidade e o Município como um todo estão sempre em expansão, criando novas demandas todos os dias, exigindo das autoridades mais descortino, mais investimentos e mais competência.

Mentes abertas e mãos à obra.

Ronald Almeida
Arquiteto Urbanista (FAU-UFRJ 1972)

Nenhum comentário:

Postar um comentário