quinta-feira, 17 de maio de 2018

[652] ENERGIA MAIS LIMPA: GASMAR E ENEVA SERÃO PARCEIRAS EM ESTUDO SOBRE GÁS NATURAL NO MARANHÃO [14mai2018].

FACEBOOK RAS nº 3.337 (17mai2018): GASMAR E ENEVA AMPLIAM MATRIZ DE PRODUÇÃO E APROVEITAMENTO DO GÁS NATURAL NO COMPLEXO PARNAÍBA, EM SANTO ANTONIO DOS LOPES, MARANHÃO.

Foto 1: Complexo Parnaíba, Santo Antonio dos Lopes, MA.

GASMAR E ENEVA SERÃO PARCEIRAS EM ESTUDO SOBRE GÁS NATURAL NO MARANHÃO


[14mai2018]

Fonte: Site GASMAR; 14/05/2018
Acesso via LinkedIn by RAS 2018-05-17



A Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e a Eneva assinaram Memorando de Entendimento para estudos de viabilidade técnica e econômica para exploração de acumulações marginais de gás natural na Bacia do Parnaíba. O acordo terá vigência de até 12 meses.

Os estudos têm como objetivo o atendimento de outros segmentos de mercado além da geração de energia elétrica, e vão se concentrar em áreas exploratórias menores, que não seriam utilizadas para atender a demanda por gás natural do Complexo Parnaíba.

“O documento é mais um exemplo da parceria que existe entre a Gasmar e a Eneva, e um sinal de desenvolvimento do setor de gás natural no Maranhão. No último ano, o Estado foi o segundo maior distribuidor de gás natural onshore do Brasil e as perspectivas são de crescimento”, observa o Diretor Presidente da Gasmar, ARTUR CABRAL.

Atualmente, a Gasmar distribui gás natural para quatro termelétricas da Eneva no Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes. No último ano [2017] , o volume de gás natural entregue pela Gasmar foi de 4,26MM m³/d (milhões de metros cúbicos por dia), o que coloca a Companhia entre as maiores movimentadoras de gás natural do Norte-Nordeste.

A Gasmar tem intensificado os estudos de viabilidade técnica e econômica para ampliar a distribuição do gás natural no Maranhão. A Companhia tem trabalhado para manter seu índice de excelência no atendimento aos seus clientes, garantindo 100% de disponibilidade dos seus ativos.

A garantia da confiabilidade é resultante do trabalho integrado nas áreas de Operação e Manutenção, Engenharia e Qualidade, Saúde, Meio ambiente e Segurança da Gasmar.

Foto 2: Diretor Presidente da Gasmar, ARTUR CABRAL, e Gerente de Engenharia e Novos Negócios da Gasmar, PEDRO SARUBO, em reunião com Gerente de Relações Institucionais da Eneva, MARCO TÚLIO RODRIGUES, e advogada, DANIELLE OLIVEIRA.





*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES!
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário