sexta-feira, 4 de maio de 2018

[644] VIOLÊNCIA MADE IN SÃO PAULO: SUBMUNDO EM MOVIMENTO QUE EXPLORA (24h por dia / 365 por ano) A MISÉRIA DOS DESEMPREGADOS E SUBEMPREGADOS, DOS SEM-TETO E USUÁRIOS DE DROGAS EM SÃO PAULO.






RAS: O SUBMUNDO EM MOVIMENTO QUE EXPLORA (24h por dia / 365 por ano) A MISÉRIA DOS DESEMPREGADOS E SUBEMPREGADOS, DOS SEM-TETO E USUÁRIOS DE DROGAS EM SÃO PAULO.

GRUPO DE SEM-TETO QUE PROMOVIA INVASÕES EM SÃO PAULO VENDIA DROGAS PARA O PCC NA CRACOLÂNDIA, DIZ POLÍCIA CIVIL


Segundo o delegado ALBERTO PEREIRA MATHEUS JUNIOR, do Denarc, o “PCC e MSTS se tornaram uma coisa só.

Fonte: Blog OTAVIO SÁ LEITÃO; 01mai2018
http://www.otaviosaleitao.com.br/noticias/grupo-de-sem-teto-que-promovia-invasoes-em-sao-paulo-vendia-drogas-para-o-pcc-na-cracolandia-diz-policia-civil

Ao justificar sua ausência no local da tragédia que desabrigou cerca de 150 famílias de sem-teto em São Paulo neste 1.º de Maio, o líder do MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, GUILHERME BOULOS, afirmou que a ocupação do prédio que ruiu após um incêndio era uma “invasão que não pertencia ao MST”.

BOULOS se esquivou de qualquer responsabilidade no caso e disse que os responsáveis pela invasão são na verdade membros de um grupo ‘dissidente’ do MST. BOULOS também esclareceu que o ocupação do prédio que desabou não era liderada pelo MSTS, mas pelo MOVIMENTO DE LUTA SOCIAL POR MORADIA (MLSM), que atua no Centro de São Paulo.

— De toda forma, (o MSLM) tem a nossa completa solidariedade em um momento tão grave como esse. Nós exigimos celeridade nas buscas e também respostas de alternativa habitacional para os desabrigados.

O grupo ‘dissidente’  MSLM é responsável por dezenas de ocupações na capital e cobra ‘taxas’ de até R$ 400,00 por cada família. Um outro grupo, o MSTS (MOVIMENTO SEM TETO DE SÃO PAULO), faz até publicidade na fachada dos prédios que ocupa, oferecendo vagas para moradores de periferias distantes da capital.

O ‘produto’ é bastante atraente para famílias que gastam boa parte de sua renda com transporte e ainda pagam aluguel em locais onde é preciso pegar duas ou três conduções para chegar ao centro.

A maior parte da clientela é formada por catadores de recicláveis, lavadores de carros, “chapas” que ganham a vida ajudando a descarregar caminhões, faxineiras e outros trabalhadores que sobrevivem de bicos na região central da maior capital do país.

Mas nem tudo é como parece. Muitos moradores destas ocupações são aliciados pelo tráfico de drogas e outras atividades ilícitas comandadas pelo crime organizado. Em maio de 2016, a Polícia Civil de São Paulo realizou uma grande operação de combate ao tráfico de drogas na cracolândia.

Na ocasião, os investigadores afirmaram que o PCC (Primeiro Comando da Capital) participou da articulação do MSTS  para usar o grupo como organização de fachada para atuar na venda de drogas na Cracolândia e na Região Central.

Naquela operação, vários líderes do MSTS estavam entre os 32 presos presos na operação . A ação realizou diligências na Cracolândia e no Cine Marrocos (prédio no centro ocupado pelo MSTS).

Na época, o então prefeito de São Paulo, FERNANDO HADDAD (PT-SP) também admitiu ter conhecimento sobre as práticas dos integrantes do MSTS que ocupavam imóveis na regão da cracolândia: “Ali não tem movimento de moradia. Ali tem gente do mal, que usa o Cine Marrocos para ganhar dinheiro. As famílias são usadas por essas pessoas, que não têm nada a ver com moradia e sim com o tráfico”, admitiu o petista.

Apesar de reconhecer o problema, HADDAD e outras lideranças de esquerda se posicionaram contra Operações anteriores na região, determinadas pelo ex-governador GERALDO ALCKMIN (PSDB).

No prédio, foram encontrados fuzis, pistolas e um grande volume de munições. A quadrilha composta por membros do MSTS foi apontada como a responsável pela venda de 10 quilos de crack por dia na Cracolândia, o que geraria um movimento de cerca de R$ 4 milhões ao mês, segundo a Polícia Civil.

Entre os presos naquela operação estavam:
ROBINSON NASCIMENTO DOS SANTOS, coordenador-geral do MSTS,
LINDALVA SILVA, vice-presidente do movimento, além do
WLADIMIR RIBEIRO BRITO, secretário-geral, e
ELENICE TATIANE ALVES, tesoureira.

Segundo o delegado ALBERTO PEREIRA MATHEUS JUNIOR, do Denarc, o “PCC e MSTS se tornaram uma coisa só. Eles cobravam aquelas pessoas que residiam ali [na ocupação], todo o dinheiro arrecadado era investido no tráfico”, afirmou o delegado em entrevista coletiva na tarde desta sexta.

“Apesar de serem sem-teto, eles moram em casas grandes. Uma delas, se não me engano a vice-presidente mora numa casa muito grande na região do Jardim da Saúde. O ROBINSON que é o presidente mora no Jabaquara, mora numa casa grande também e é dono de uma casa de show chamada Caldeirão”, emendou delegado RUY FERRAZ FONTES

Na época, autoridades suspeitavam que os movimentos de invasores, inclusive o MIVM (Movimento Independente de Luta por Habitação da Vila Maria), o MSLM, o MSTS e o MST de BOULOS, foram usados pelo PT para inflar os protestos violentos contra  o presidente MICHEL TEMER.

*********************************

AVISO AOS NAVEGANTES!
NOTAS DO EDITOR do Blog Ronald.Arquiteto e do Facebook Ronald Almeida Silva:

[1] As palavras e números entre [colchetes]; os destaques sublinhados, em negrito e amarelo bem como nomes próprios em CAIXA ALTA e a numeração de parágrafos – se presentes nos textos ora publicados - NÃO CONSTAM da edição original deste documento (mensagem, artigo; pesquisa; monografia; dissertação; tese ou reportagem). Os mencionados adendos ortográficos foram acrescidos meramente com intuito pedagógico de facilitar a leitura, a compreensão e a captação mnemônica dos fatos mais relevantes da mensagem por um espectro mais amplo de leitores de diferentes formações, sem prejuízo do conteúdo cujo texto está transcrito na íntegra, conforme a versão original.

[2] O Blog Ronald Arquiteto e o Facebook RAS são mídias independentes e 100% sem fins lucrativos pecuniários. Não tem anunciantes, apoiadores, patrocinadores e nem intermediários. Todas as publicações de textos e imagens são feitas de boa-fé, respeitando-se as autorias e respectivos direitos autorais, sempre com base no espírito e nexo inerentes à legislação brasileira, em especial à LEI-LAI – Lei de Acesso à Informação nº 12.257, de 18nov2011. O gestor das mídias RAS nunca teve e não tem filiação partidária e nem exerce qualquer tipo de militância político-partidária.

[3] A eventual republicação de matérias de sites e blogs que vedam a retransmissão de suas publicações deve ser considerada como ato proativo não doloso de desobediência civil (tipo Soft Wikileak) em favor da Transparência Total e da Melhor Democracia na comunicação privada e pública, no espírito e com base na LEI-LAI, visando apenas ampliar o universo de internautas que buscam informações gratuitas na rede mundial.

[4] Para usuários de correio eletrônico - e-mail, Facebook e blog: O Emitente desta mensagem é responsável pelas opiniões de sua autoria, mas não se responsabiliza pelo conteúdo elaborado por terceiros, embora tenha agido com zelo e descortino na seleção de textos e imagens que reproduz nas mídias citadas, evitando propagar fakes e informações injuriosas ou ilegais. Cabe ao Destinatário cuidar quanto ao tratamento e destino adequados da mensagem recebida, respeitando sempre as normas do marco regulatório brasileiro da internet. Caso a pessoa que recebeu esta mensagem não seja o Destinatário de fato da mesma, solicitamos devolvê-la ao Remetente e apagá-la posteriormente. Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos quanto ao uso correto, ético e civilizado das mensagens e documentos tramitados por meios eletrônicos.

RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
Blog Ronald.Arquiteto (ronalddealmeidasilva.blogspot.com)
Facebook ronaldealmeida.silva.1


Nenhum comentário:

Postar um comentário