terça-feira, 20 de dezembro de 2016

[335] RESÍDUOS SÓLIDOS: RSU DA ILHA DE SLZ-MA PROCESSADOS PELA CGA TITARA - Central de Gerenciamento Ambiental Titara S.A.



CGA TITARA
Central de Gerenciamento Ambiental Titara S.A.
(Empresa vinculada ao Grupo SLEA / VITAL / QUEIROZ GALVÃO)





LIXO de São Luís deve ser levado a [60km até central Titara, no município de Rosário] em 56 Viagens por dia [112 viagens ida-e-volta pela BR-135]; notícia em 25jul2015.


Fonte: Jornal O ESTADO DO MARANHÃO; – blog Isaias Rocha; 25jul2015
Acesso RAS em 16set2016.



[1] [APRESENTAÇÃO]
1.       Com o fechamento do Aterro da Ribeira, em São Luís, a partir de hoje, determinado por decisão judicial, os resíduos sólidos de São Luís serão levados ao aterro sanitário do município de Rosário. Para isso, o lixo passará por um novo processo logístico. Até chegar a seu destino, distante 60 km da capital maranhense, os resíduos serão levados em caminhões, em 56 viagens diárias de ida até o aterro sanitário.
2.       A interdição definitiva do Aterro da Ribeira, que é controlado, estava prevista para hoje. A partir da meia-noite de ontem, caminhões não poderiam mais descarregar nenhum tipo de resíduo no local, conforme decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís. O novo destino do lixo é o aterro sanitário localizado na localidade Buenos Aires, no município de Rosário, e que é operado pela empresa TITARA CENTRAL DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL.

[2] [CONSULTOR MÁRCIO VAZ DOS SANTOS DESCREVE A OPERAÇÃO]
3.       De acordo com o cientista ambiental e consultor da São Luís Engenharia Ambiental, que gerencia o Aterro da Ribeira, MÁRCIO VAZ, os resíduos domésticos continuarão sendo recolhidos normalmente nos bairros de São Luís. O diferencial é que serão levados até a estação de transbordo Tibiri, na área do Aterro da Ribeira, para serem despejados e compactados.
4.       Depois disso, os resíduos são colocados em caminhões especiais para o transporte até o aterro sanitário. Os veículos, com capacidade de 20 toneladas, farão 112 viagens diárias. Serão 56 viagens de ida e 56 de volta para São Luís, num período de 24 horas. “No contexto de Campo de Perizes, esse número de caminhões transportando resíduos e retornando para São Luís em 24 horas, podemos dizer que não vai haver comprometimento de trânsito. Esse processo está sendo otimizado na estação de transbordo, para que uma quantidade menor de caminhões tenha de transportar os resíduos”, disse.
5.       Além disso, funcionará o Aterro de Resíduos Inertes Tibiri, na região do Aterro da Ribeira. O espaço será destinado exclusivamente para resíduos que, ao entrarem em contato estático ou dinâmico com a água, não se dissolvem. Atualmente, São Luís tem uma produção de aproximadamente uma tonelada por dia de entulho, que será destinado a esse espaço.
6.       No Aterro da Ribeira, serão feitas as ações subsequentes ao encerramento das atividades. Será feito o recobrimento com argila dos pontos de lixo que ainda existem e serviços para evitar a erosão do morro formado pelo acúmulo de resíduos. Depois disso, ainda é necessário licença ambiental para desativação do espaço (tratamento do chorume, biogás, etc).
7.       Em outros países, os espaços onde funcionaram aterros sanitários já chegaram a ser transformados em parques ambientais para uso da população. Mas, segundo MÁRCIO VAZ, ainda não há uma demanda semelhante na capital maranhense e o espaço está localizado numa área verde. Mas seu destino ainda pode ser discutido.

[2] CUSTOS
8.       Ainda de acordo com MÁRCIO VAZ, a nova logística de destinação do lixo não deve implicar em custos adicionais diretamente para os cidadãos de São Luís, visto que o serviço é prestado para o Município de São Luís. Mas, ao contrário disso, grandes empresas, que são grandes geradoras de resíduos, terão de arcar com os custos adicionais para dar destino adequado ao seu lixo.
9.       Antes da interdição do Aterro da Ribeira, as empresas faziam o descarte de seus resíduos no espaço sem nenhum custo. O único gasto era com a terceirização de empresas especializadas no transporte de resíduos. Agora, as grandes empresas da capital também terão de encaminhar o lixo para um aterro sanitário. Como o mais próximo é o do município de Rosário, isso implicará em custos adicionais para transportar o lixo por mais 60 km até o município e para a gerenciadora do espaço.
10.   Para o cientista ambiental, essa nova logística não deve ser vista apenas pela questão de custos para as empresas que são grandes produtoras de resíduos. Mas, principalmente, como qualidade de vida para a população de São Luís e a diminuição de riscos de acidentes envolvendo aves e aeronaves.
11.   Com o funcionamento do aterro por vários anos, houve o aumento considerável da população de aves na região, principalmente no entorno do aeroporto de São Luís. De acordo com dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram registradas 11 ocorrências neste ano envolvendo aves e aeronaves na região do aeroporto.

[4] MAIS GASTOS
12.   Segundo o gerente de uma empresa que faz o transporte de resíduos de grandes empresas da capital, que preferiu não se identificar, os custos de transporte dos resíduos podem sofrer um aumento de 30% a 50% por causa do trajeto até Rosário. Os caminhões que seguiam até o Distrito Industrial, em São Luís, terão de ir até Rosário. Os custos adicionais, como mais combustível, devem ser repassados aos clientes.
13.   Para ele, faltou mais divulgação do fechamento do Aterro da Ribeira por parte da Prefeitura. Por isso, as transportadoras de resíduos e seus clientes foram pegos um pouco de surpresa. “O fechamento do Aterro da Ribeira envolve questões legais, mas deveria se dar tempo para que as empresas preparassem seus orçamentos. Deveria ter uma programação para os grandes produtores de resíduos. É um choque, mas já estava escrito que iria acontecer, isso porque já existia o Plano Nacional de Resíduos Sólidos”, disse.

[5] ATERRO [DA TITARA: CAPACIDADE]
14.   O Aterro Sanitário e Industrial Classe II tem vida útil de 32 anos e está apto a receber uma média de 2.200 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos e industriais classificados como não perigosos. O aterro pode receber resíduos domiciliares, sólidos urbanos, provenientes de construção civil, lixo comum, plásticos e outros não perigosos.
15.   A base do aterro é formada por solo compactado, geocomposto com uma mistura de argilas e grãos, e uma manta texturizada de dois milímetros de espessura. Uma nova camada de solo protege a manta de possíveis danos causados pelos resíduos. Sobre essa camada, é implantado o sistema de drenagem de chorume e de biogás. O chorume drenado é encaminhado a uma estação de tratamento de chorume, enquanto o biogás (que tem em sua composição o gás metano) é queimado.

[6] AGRICULTORES CONTINUARÃO A PASSAR PELO ATERRO DA RIBEIRA
16.   A comunidade Cinturão Verde fica localizada próximo ao Aterro da Ribeira e os moradores só podem sair e chegar ao bairro passando por dentro dele. Um caminho deveria ser construído por fora do espaço, mas até hoje eles só contam apenas com um caminho provisório, que passa pela área do aterro.
17.   As 84 famílias que moram na comunidade produzem frutas (manga, caju e outras), verduras (alface, cheiro-verde, cebola, agrião, couve, etc.) e têm criações de animais (galinha caipira e suínos). A produção é destinada a dois programas sociais: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e é comercializada em feiras da cidade e da agricultura familiar em São Luís.
18.   Essas famílias se instalaram no local em 1998, depois de comprarem as terras, segundo o presidente da Associação do Cinturão Verde, LUÍS CARLOS VIANA CARVALHO. Na época, o caminho que elas utilizavam para sair e chegar ao bairro já existia. Com a desativação do Aterro da Ribeira, foram informados de que seria construído um caminho definitivo que não passasse pelo aterro. Mas isso ainda não foi cumprido.
19.   Mesmo tendo todo o cuidado para embalar as frutas e verduras produzidas, para evitar qualquer contaminação, elas não se sentem confortáveis com a situação. O encerramento das atividades do aterro é um sonho para a comunidade. “Queremos acreditar que vai ser realmente fechado, porque evita qualquer contaminação. Seria uma bênção se esse aterro fechar”, afirmou o presidente da Associação Cinturão Verde.

[7] ENTENDA O CASO
2009 – A decisão judicial determinando a interdição definitiva do Aterro da Ribeira foi expedida primeiramente pela Vara da Fazenda Pública. A Vara de Interesses Difusos e Coletivos ainda não existia;
2014 – O juiz DOUGLAS DE MELO MARTINS realizou audiências públicas sobre a destinação do resíduo sólido em toda a Grande Ilha;
2015 – O Ministério Público, por meio da promotoria do Meio Ambiente, solicitou medida de apoio ao cumprimento da decisão de 2009;
17/6/2015 – O juiz CLÉSIO COÊLHO CUNHA, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, profere decisão judicial determinando a interdição definitiva do Aterro da Ribeira no dia 25 de julho.
25/7/2015 – O Aterro da Ribeira deve deixar de funcionar definitivamente e todos os resíduos de São Luís passam a ser encaminhados para o Aterro de Rosário.
[fim da reportagem]


Central de Gerenciamento Ambiental Titara S/A.

SITE OFICIAL
http://www.cgatitara.com.br/




[1] CONTATO COMERCIAL
Fone: (98) 2016-7157
Unidade Operacional
Fazenda Arapixi, s/n; Zona Industrial | Buenos Aires | Rosário-MA
Fone: (98) 2016-9100

[2] QUEM SOMOS

Acesso RAS em 20dez2016

A Central de Gerenciamento Ambiental Titara S/A foi concebida para ser uma das mais modernas centrais de gerenciamento de resíduos sólidos do Brasil. E para isso conta com nada menos do que o empreendedorismo do Grupo LIMPEL mais a expertise e solidez do grupo Queiróz Galvão.
O objetivo da CGA Titara é ser referência regional em serviços ambientais. Seu projeto é totalmente licenciado e foi desenvolvido para tratamento e disposição final de resíduos através da implantação de tecnologias consagradas. A inovação na utilização de novos materiais e a evolução dos processos operacionais agregam muito mais confiança e segurança para seus clientes.
A CGA Titara atua de forma segura e ambientalmente correta, atendendo às demandas geradas pelo crescimento do setor logístico e industrial da região, viabilizando a infraestrutura necessária para que os empreendimentos tragam desenvolvimento e riqueza de forma sustentável para o Maranhão.
Todas as áreas da CGA Titara foram desenvolvidas para proteger o meio ambiente dos impactos que podem ser causados pela decomposição de resíduos sólidos sem o devido acompanhamento. Por isso realiza monitoramento constante de todos os parâmetros ambientais necessários.
Suas atividades são executadas em uma área total de mais de 1.780.000m². Tem vida útil de aproximadamente 32 anos de operação. As principais tecnologias de tratamento de resíduos são:
·         Solidificação (em implantação)
·         Incineração (em implantação)
·         Blendagem para Coprocessamento (em implantação)
·         Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (em implantação)

[3] O QUE FAZEMOS

http://www.cgatitara.com.br/o-que-fazemos/

A Central de Gerenciamento Ambiental Titara S/A realiza o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos de forma segura e responsável, utilizando modernas tecnologias, adequando, a cada tipo de resíduo, a forma mais eficiente de tratamento, sobre o ponto de vista ambiental e econômico.
A CGA Titara possui licenciamento total para a recepção de resíduos sólidos urbanos. A empresa é opção segura de solução para os municípios que precisam atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010.
O foco da empresa é realizar atividades com o cumprimento de todos os requisitos legais necessários.

3.1. Estação de Tratamento de Efluentes – ETE

A CGA Titara será dotada de uma estação de tratamento de efluentes industriais e sanitários que irá transformá-los em água de reuso, lançando mão das seguintes etapas de tratamento:
Primário (Físico-químico)
·         Processo no qual partículas sólidas em suspensão formam flocos, decantam e são separadas do sobrenadante.
Secundário (Biológico)
·         Tratamento de decomposição da matéria orgânica por micro-organismos.
Terciário (Ultrafiltração por membranas)
·         Processo de filtração que utiliza membranas com microporos e transforma o efluente em água de reúso.

3.2. Solidificação e Blendagem

A solidificação melhora as características físicas dos resíduos, diminuindo a transferência ou perda de poluentes no processo. Esta tecnologia dá suporte ao recebimento de resíduos em aterro Classe I. Já a blendagem consiste na mistura de resíduos e sua transformação em fonte de energia alternativa ou material processado a ser incorporada ao clínquer.

3.3. Aterro Industrial – Classe I

O aterro de resíduos sólidos industriais perigosos – classe I, será composto por 12 células de confinamento com capacidade para 16.130 m³ cada. Ela utiliza dupla camada de impermeabilização com membranas de PEAD (polietileno de alta densidade) que conferem maior segurança e proteção ao solo na disposição desse tipo de resíduo. Essa unidade é totalmente protegida de águas pluviais por meio da montagem de um galpão de vinilona. Esta célula pode receber os seguintes resíduos:
·         Resíduos Sólidos Industriais Perigosos – CL I (industriais)
·         Lodos Contaminados com metais pesados
·         Materiais Contaminados com Óleo (Trapos / Estopas / EPI / Solo / Serragem / Material Absorvente)
·         Pilhas e Baterias
·         Eletrônicos
·         Embalagens contaminadas
·         Outros Resíduos Classificados como Perigosos

3.4. Aterro Sanitário e Industrial – Classe II

O Aterro Sanitário e Industrial Classe II possui vida útil de 32 anos. Esta unidade está apta a receber uma média de 2.200 toneladas/dia de resíduos sólidos urbanos e resíduos industriais classificados como resíduos não perigosos de acordo com a ABNT NBR 10004/2004. Sua base é formada por solo compactado, geocomposto com bentonita e uma manta de PEAD texturizada de 2 mm de espessura. Uma nova camada de solo protege a manta de PEAD de possíveis danos causados pelos resíduos. Sobre esta camada é implantado o sistema de drenagem de chorume e de biogás. O chorume drenado será encaminhado a uma estação de tratamento de chorume, enquanto o biogás (que possui em sua composição o gás metano) será queimado em “flares”. Em uma segunda fase, o biogás poderá ser utilizado para geração de energia.
O aterro sanitário e industrial para resíduos sólidos – Classe II, pode receber os seguintes resíduos:
·         Resíduos domiciliares / Resíduos sólidos Urbanos
·         Resíduos provenientes de construção civil (não segregados – madeira/entulho / solo / lixo comum/ sacos de cimento)
·         Lodos sanitários
·         Lixo comum / orgânicos / poda e varrição
·         Madeira / pallets quebrados
·         Plásticos / Papel e papelão
·         Borracha
·         Solos de escavação – CL II
·         Lodos de Estação de Tratamento de Efluentes Industriais – CL II
·         Entre outros resíduos não perigosos

http://www.cgatitara.com.br/o-que-fazemos/aterro-sanitario-e-industrial-classe-ii/


3.5. Impermeabilização

A impermeabilização de fundo e dos taludes do aterro é parte fundamental do projeto. Ela garante a proteção do solo e consequentemente do lençol freático de uma possível contaminação através do chorume, proveniente da decomposição dos resíduos. A figura representa as camadas que formam a impermeabilização de fundo do aterro sanitário e industrial para resíduos sólidos urbanos e resíduos não perigosos.

[4] Comitê de Ética

A Central de Gerenciamento Ambiental Titara S/A (“TITARA”) iniciou suas operações em 2011 e sua perpetuação e crescimento decorrem, essencialmente, da aplicação cotidiana, por cada um de nossos colaboradores, dos valores e crenças do Grupo em suas atividades profissionais.
Foram tais valores e crenças que inicialmente moveram os fundadores e que, hoje, representam os alicerces da postura e evidenciam o caráter do Grupo; estabelecendo, dessa forma, os padrões de moral e ética que definem a administração dos nossos negócios e que resumem, em suas definições, a própria identidade da nossa Companhia.
Os mesmos valores e crenças do Grupo devem, portanto, orientar o comportamento de todos os colaboradores da TITARA, tanto de nossos executivos, como dos que implementam cotidianamente os nossos negócios, seja no que se refere às relações travadas no âmbito interno da corporação, como com clientes (públicos e privados), parceiros, fornecedores e terceiros.
Dessa forma, a fim de melhor assegurar a adequação de nossas atividades aos valores e crenças do Grupo, bem como à legislação vigente, elaboramos este Código de Ética, por meio do qual estabelecemos os padrões de comportamento que devem ser adotados pelos nossos colaboradores, internos ou externos, no Brasil e no exterior, como parâmetro de suas ações junto a outros colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes, prestadores de serviços e demais terceiros a fim de garantir a plena excelência no desenvolvimento dos nossos negócios.
A Comunicação com o Comitê de Ética da Titara e, em especial, qualquer suspeita ou denúncia de qualquer atividade realizada em desacordo com a legislação vigente ou com este Código de Ética, poderá ser feita pelo correio eletrônico:
pelo telefone 0800 721 1417, ou
clique aqui para preenchimento do formulário.

Captura de tela 2016-06-03 16.42.30

[5] NOTÍCIAS / DESTAQUES:

30 de outubro de 2014, 14:01 - Por CGA Titara
http://www.cgatitara.com.br/2014/10/inicio-da-operacao-da-cga-titara/

A CGA Titara teve sua Licença de Operação [LO] emitida pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão – SEMA, em 13/01/2014, para operar as duas unidades de disposição final já implantadas: o aterro sanitário e industrial – CL II e o aterro industrial para resíduos perigosos – CL I.
Suas atividades tiveram início em Março de 2014, quando iniciou o recebimento de resíduos inertes de borracha.
Atualmente, recebe resíduos de diversos geradores, dentre eles, Rosário – município onde está sediada – que destina os seus Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), além de diversas empresas de diferentes seguimentos, tais como: geração de energia, mineração, alimentos, serviços, exploração de petróleo, construção civil, entre outros.

30 de outubro de 2014, 14:03 - Por CGA Titara
http://www.cgatitara.com.br/2014/10/implantacao-de-nova-celula-de-aterro-classe-ii/

A CGA Titara concluiu a implantação da nova célula de resíduos Classe II. Esta célula conta com impermeabilização de fundo e possui 46 mil m² de área, com capacidade para receber 248 mil m³ de resíduos. [altura média: 248/46= 5,4 m]


http://www.cgatitara.com.br/2014/10/implantacao-de-nova-celula-de-aterro-classe-ii/




30 de outubro de 2014, 13:57 - Por CGA Titara
http://www.cgatitara.com.br/2014/10/expansao-do-aterro-sanitario/

Concluindo a primeira fase de implantação do aterro sanitário e industrial, a CGA Titara realizou a impermeabilização de uma área de mais de 42 mil m². Esta área está ligada à primeira parte da célula que já possuía 40 mil m². Somadas, a área para disposição de resíduos sólidos urbanos e industriais possui hoje, mais de 90 mil m² de área. O detalhe da foto mostra a aplicação da manta de PEAD sobre o geocomposto bentonítico em solo preparado com argila compactada.

ANEXO RAS:
CNPJ: 13.742.401/0001-69
Nome fantasia (Não tem)
Razão social: Central de Gerenciamento Ambiental Titara S/A
Data de abertura: 01/6/2011
Endereço: Faz Arapixi, s/n, Zona Industrial; Buenos Aires, Rosário; MA, CEP 65150-000, Brasil
Fonte:

http://www.cnpjbrasil.com/e/cnpj/central-de-gerenciamento-ambiental-titara-s-a/13742401000169

Nenhum comentário:

Postar um comentário