quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

[327] REVENDO A TRAGÉDIA DA CHAPECOENSE: MIGUEL QUIROGA - O PILOTO ASSASSINO DO VOO LMI 2933 DA LAMIA CORPORATION SRL


MIGUEL QUIROGA: O PILOTO ASSASSINO DA CHAPECOENSE
Facebook em 02dez2016. revisado em 2020-04-21.

REVENDO A TRAGÉDIA DA CHAPECOENSE (29nov2016) E O RELATÓRIO FINAL (16AGO2017) DA INVESTIGAÇÃO GRIAA, COLÔMBIA - PARTE 2.
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TRAGÉDIA DOLOSA DO VOO LAMIA LMI 2933 EM QUE MORRERAM 71 PESSOAS E SOBREVIVERAM 6. PRÓXIMO A MEDELLIN, COLÔMBIA, NA MADRUGADA DE 29NOV2016.
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MIGUEL QUIROGA, O PILOTO BOLIVIANO COMANDANTE DO VOO LAMIA LMI 2933 E SEUS 2 COPILOTOS: OS 3 ASSASSINOS DA CHAPECOENSE QUE FAZIAM ROLETA RUSSA COM COMBUSTÍVEL NO LIMITE.
Ronald Almeida SLZ-MA 20ABR2020

Facebook em 02dez2016. Revisado e republicado em 2020-04-21
Texto de Ronald de Almeida Silva
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CAROS AMIGOS. TENHO PDF COMPLETO (ver link abaixo) E LI O RELATÓRIO FINAL (16AGO2017) DAS INVESTIGAÇÕES OFICIAIS DO GOVERNO COLOMBIANO SOBRE A TRAGÉDIA DOLOSA DO ACIDENTE DA CHAPECOENSE COM AVIÃO DA LAMIA BOLIVIANA EM 29NOV2016.
QUALQUER OPINIÃO ABALIZADA SOBRE ASSUNTO TÃO COMPLEXO PODE SER MELHOR FUNDAMENTADA APÓS LEITURA INTEGRAL DESSE DOCUMENTO TÉCNICO OFICIAL DAS AUTORIDADES AERONÁUTICAS DA COLÔMBIA, BOLÍVIA E INGLATERRA.
ABRAÇOS
RAS. 2020-04-21
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NOTA RAS: Inexplicavelmente, a relação abaixo não consta do Relatório Preliminar 2016 e nem do Relatório Final 2017 da GRIAA.

TRIPULAÇÃO E FUNCIONÁRIOS DA LAMIA NO VOO LMI 2933
ALEX RICHARD QUISPE GARCIA
Despachante da LAMIA; que forçou liberação de PLANO DE VÔO ilegal,  irregular pela autoridade boliviana;
ANGEL LUGO
Técnico da aeronave
ERWIN TUMIRI:
Técnico da aeronave, (resgatado com vida).
GUSTAVO “GUS” ENCINA
Representante da LAMIA
MIGUEL QUIROGA*
Piloto da aeronave; 36 anos; comandante, autor do plano de vôo; sócio proprietário da LAMIA Co. SLR
OVAR GOYTIA*
Copiloto = Flight Officer (47 anos)
ROMMEL DAVID VACAFLORES
Assistente de voo
SISY ARIAS*
Copiloto (trainee?), 29 anos, voando pela primeira vez na função
XIMENA SUAREZ OTTERBURG
Auxiliar de voo (comissária de bordo resgatada com vida).
Compilação e edição: Ronald de Almeida Silva; 21abr2020
(*) Três pilotos responsáveis pelo PLANO DE VÔO e condução da aeronave até o seu destino final. Os três foram negligentes em excesso e desde o início do vôo transgrediram todas as normas essenciais de segurança da aviação comercial.




MIGUEL QUIROGA: O PILOTO BOLIVIANO COMANDANTE DO VOO LAMIA LMI 2933 E SEUS 2 COPILOTOS: OS 3 ASSASSINOS DA CHAPECOENSE QUE FAZIAM ROLETA RUSSA COM COMBUSTÍVEL NO LIMITE.

A VERDADE QUE NÃO QUEREM QUE APAREÇA.


1.       MIGUEL ALEJANDRO QUIROGA MURAKAMI, 36 anos, era o Comandante, Piloto boliviano (e sócio da empresa LAMIA Corporation SRL, sediada na Bolívia; locadora do avião para o vôo charter) que estava no controle do voo LMI 2933 que transportava a delegação da Chapecoense e que não chegou ao destino devido a uma sucessão inacreditável de erros graves por parte de autoridades no solo, donos da empresa e da tripulação do voo.

2. O avião quadrimotor turbo-hélice, fabricação British Aerospace – BAE modelo 146 AVRO RJ85, (registro CP-2933) considerado seguro por especialistas, teve um fim dramático e DOLOSO: por FALTA DE COMBUSTÍVEL (pane seca, que causou a parada dos 4 motores em pleno voo) e não adoção das normas internacionais mais elementares de comunicação da tripulação com a torre de controle - se chocou, pouco depois de meia-noite (hora de Brasília) do dia 29nov2016 na montanha de Cerro El Gordo, a 2.600 de altitude, a apenas 4 minutos de voo ou 36 km de seu destino final, o aeroporto internacional José María Córdoba (ICAO: SKRG), em Rionegro, na Região da Grande Medellin, segunda maior cidade da Colômbia.






3. Como responsável pelo PLANO DE VOO e negligenciando normas do fabricante do avião e das autoridades de aviação civil, MIGUEL QUIROGA, 36 anos, foi o maior responsável pelo acidente que matou a si mesmo e outras 70 pessoas a bordo do Avro-RJ85. Esse era o único avião operacional da LAMIA, da qual MIGUEL QUIROGA era sócio e piloto (empresa aberta na Bolívia em julho 2015). Outros 2 AVROS estavam inoperantes e/ou em manutenção, pois a LAMIA tinha sérios problemas financeiros.

4. Para complicar e tornar irreversível mais ainda o cenário dramático dos últimos minutos que antecederam à queda do avião, MIGUEL QUIROGA levava além do copiloto oficial (OVAR GOYTIA; 47 anos, ver dados pessoais no Relatório Final de Investigação da GRIAA; 2017) outra pessoa: mulher de 29 anos, de carona no cockpit!.

5. Essa terceira pessoa no cockpit do AVRO era uma mulher piloto profissional (trainee? em uniforme de trabalho) mas sem experiência alguma anterior em copilotagem em situações críticas de vôo: SISY ARIAS, bela morena tipo top model, de 29 anos, que estreava naquele dia na aviação civil como "copiloto de carona" no voo LMI 2933 (ver reportagens da Folha Press, ABC News e Daily Mirror e nota 2.3.2. pág. 66, do Relatório Final dos investigadores da GRIAA, ao fim deste texto).


Source: Mirror; by Steve Robsonrachel Bishop; 20:50, 1 DEC 2016; updated; 22:39, 1 DEC 2016
http://www.mirror.co.uk/news/world-news/model-co-pilot-promises-chapecoense-9375646

6. Nem a imprensa, nem as autoridades da aviação civil, nem a polícia, nem os especialistas em segurança de voo e nem os dirigentes da Chapecoense no Brasil comentam o fato de que um copiloto experiente e com personalidade e discernimento profissional poderia ter evitado a queda do avião, se estivesse fazendo seu papel de coadjuvante responsável, examinando as reservas de combustível e alertando o seu comandante sobre eventuais falhas e inconsistências na comunicação deste com a torre de controle.

7. O copiloto (no caso OVAR GOYTIA), obrigatoriamente, é treinado para – em casos de emergência ou impedimento do piloto principal (comandante do voo) – assumir o pleno comando da aeronave, levando-a até seu destino final em segurança. Além disso, o copiloto deve estar plenamente qualificado para observação e análise de parâmetros vitais de voo, tais como: leitura e avaliação do plano voo; velocidade, altitude, pressões, temperaturas, marchas, rotações por minuto de um motor, consumo de combustível, entre outras.

8. O copiloto não pode ter uma postura indiferente ao que acontece na cabine e nem poderia deixar de examinar o PLANO DE VOO. SISY ARIAS, ao que tudo indica, parece que não deu uma palavra (não há uma gravação sequer em que se ouça sua voz com algum alerta) e se comportou, ingênua e irresponsavelmente, como um copiloto autista e kamikaze! SISY ARIAS não é identificada e nem comentada em nenhuma reportagem como uma das duas co-responsáveis (os 2 copilotos) pelo assassinato de 69 outras pessoas.


9. Igualmente e de modo inexplicável, o Relatório Final da GRIAA não cita o nome do copiloto de 47 anos (OVAR GOYTIA) que estaria também no vôo como FLIGHT OFFICER, portanto com responsabilidades bem maiores do que SISY ARIAS, que parece estava apenas viajando de carona para acumular horas de voo e experiência em copilotagem de AVRO RJ85. Os investigadores da GRIAA simplesmente afirmam que não sabem o que essa 3ª pessoa estaria fazendo na cabine de comando! Ver nota 2.3.2.

10. Arriscando tudo, ignorando as normas internacionais, mesmo com apoio técnico de 2 copilotos (OVAR GOYTIA, um copiloto sênior com experiência de quase 1.500 h de vôo em AVRO RJ-85; e SISY ARIAS como trainee), deixando de fazer uma imprescindível escala de reabastecimento, MIGUEL QUIROGA se transformou de piloto hábil e simpático em brutal e insano INSTANT KILLER, ou seja, um assassino instantâneo de 71 pessoas, entre elas 44 dos 47 membros da Delegação da Chapecoense, 20 dos 21 profissionais da imprensa e, além dele próprio e de SISY ARIAS e mais 5 colegas da tripulação (total 9 membros, incluindo 5 caronas sem função oficial específica na operação do voo! Dos quais 2 sobreviveram).

11. UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA QUE NUNCA PODERIA TER ACONTECIDO se as autoridades bolivianas da aviação civil tivessem pelo menos o mínimo de rigor ao examinar o Plano de Voo de cada aeronave antes de autorizar a decolagem.

12. De igual modo, erraram os também os contratantes do voo, que o fizeram em nome da Chapecoense, os quais não tiveram a mínima curiosidade de fazer algum questionamento lógico sobre as condições daquele tipo de aeronave de aviação regional (capaz de voar no máximo 3.000 km = range) para realizar um voo de 2.975 km, em condições seguras, sem reserva de segurança de combustível, obrigatória, e pior: sem previsão de reabastecimento!!!

13. O vôo charter, contratado por US$ 130,000 dólares, foi muito barato, pechincha. Mas ao final, saiu muito caro, caríssimo, com o preço impagável de 71 vidas e milhões de dólares de despesas de resgate com centenas de pessoas, dezenas de veículos, helicópteros, primeiros socorros, hospitais, necropsias, pompas fúnebres, traslado dos corpos e indenizações de seguradoras.

14. MUITOS ERROS GRAVES E MUITAS MORTES EVITÁVEIS. Que ao menos tanto sacrifício de vidas e a comoção internacional sirvam de lição para as autoridades de aviação civil, para as autoridades desportivas, para os atletas e repórteres, as seguradoras, as companhias aéreas, os fabricantes de aviões, para que se criem instrumentos e mecanismos que impeçam um avião de ser contratado sem a devida autonomia e que seja proibido de decolar sem um plano de voo seguro, consistente e comprovantemente eficiente.

15. Que Deus abençoe às 71 pessoas que morreram; assim como às 6 que sobreviveram e às suas famílias e a todos os homens e mulheres colombianos que se embrenharam a pé subindo uma montanha de 2.600 m numa noite de muito frio e chuva para salvar vidas e recuperar os corpos.


Ronald de Almeida Silva, 72 anos. (73 em 02jun2020)
Arquiteto urbanista, filho de aeronauta; ex-futuro cadete da aeronáutica, leitor pesquisador e apreciador da aviação.













A co-piloto nº 2. (trainee)  SISY ARIAS. (viajando de carona!).









Miguel Quiroga era casado com Daniela e tinha três filhos. Morava em Epitaciolândia, no Acre, Brasil, para ficar junto com ex-senador boliviano Roger Pinto Molina.





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REPORTAGEM FOLHA PRESS

Quem não pode errar?”, diz prima de piloto Micky Quirogas morto em voo da Chapecoense

Fonte 1: Folha Press
Fonte 2: O Estado do Ceará; sexta-feira, 02 de dezembro 2016
http://www.oestadoce.com.br/mundo/quem-nao-pode-errar-diz-prima-de-piloto-morto-em-voo-da-chapecoense

UOL

De luto, familiares do piloto Miguel Quiroga, morto aos 36 anos no acidente com o avião da Chapecoense, manifestam incômodo com declarações que o culpam pelo acidente aéreo que matou 71 pessoas na Colômbia.

“Tenho visto muitos comentários, isso magoa”, diz sua prima, Kris Quiroga, 30, que mora no Rio. “Sei que as pessoas procuram alguém [para responsabilizar] e que ele pode ter alguma culpa. Mas quem não pode errar?”



Para ela, este não é o momento para esse tipo de afirmação. “A gente ainda não sabe o que aconteceu”, afirmou, a caminho de Cobija, cidade na fronteira entre Acre e Bolívia, com 55,7 mil habitantes, onde Quiroga deve ser enterrado. A mãe dele ainda mora na cidade.


A previsão é que o corpo chegue ao local nesta sexta-feira (2) ou no sábado (3).

A família do piloto se divide entre Cobija e Epitaciolândia, cidade acriana também na fronteira dos dois países, onde Miguel vivia com três filhos -um deles nascido neste ano- e a esposa, Daniela.



Segundo Osvaldo Quiroga, 30, que vive em Nova York e é primo do piloto do avião da Chapecoense, o casal decidiu viver no lado brasileiro da fronteira exatamente para que os seus filhos nascessem em solo brasileiro.


A relação da família com o Brasil, diz ele, que é carioca, é grande e de muito tempo.

“Vários dos meus tios, e a minha mãe, mudaram para o Brasil para fazer faculdade há muitos anos. Alguns acabaram ficando e outros decidiram voltar para a Bolívia.”

O pai e o avô de Micky, como a família chamava Miguel Quiroga, também eram pilotos. “Meu tio Eduardo foi ao Brasil para se recuperar após um acidente de avião em Santa Cruz, na Bolívia.”



Rodolfo Quiroga, avô de Miguel e Osvaldo, era ex-militar de carreira, encarregado da extinta linha áerea Lloyd Aéreo Boliviano. “Daí nasce a paixão pela aviação na família”, conta ele.


Segundo Osvaldo, Micky estava muito feliz e empolgado com o crescimento da companhia dele, a LaMia.

“Ele gostava muito de futebol e torcia para a seleção boliviana e brasileira”, diz.

Na aeronave de Micky voaram várias equipes de futebol, como o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, além das seleções da Argentina e da Bolívia. O atacante Leonel Messi chegou a deixar um autógrafo no avião.

No serviço prestado pela empresa estava incluso personalizar a aeronave com o logo e as cores dos clubes.

A própria Chapecoense havia usado o mesmo avião para jogar uma partida internacional, há meses, pela Copa Sul-Americana.

Nas redes sociais, há também fotos do presidente boliviano Evo Morales diante da aeronave da companhia que Quiroga comandava.

“Sempre viveu conosco, era um rapaz brilhante, mais um filho, um amigo”, afirmou o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina à agência Efe.

O político, que era sogro de Miguel, fugiu de seu país para viver no Brasil com a ajuda de um diplomata brasileiro.

AFETUOSO
Também em uma rede social, outra prima do piloto, Vianey Vaca, criticou a cobertura de meios de comunicação e defendeu Miguel.



“Indiferente ao que tenha sido o resultado, o capitão e comandante Alejandro Quiroga Murakami era para nós pandinos [provenientes da província de Pando, na Bolívia] e a família, um exemplo de vida”, declarou.


“Homem esforçado, trabalhador, nobre, excelente ser humano e um profissional de primeira”, escreveu Vianey.

Familiares o descrevem como afetuoso e dedicado. “Era um pai e um marido excepcional”, afirma a prima Kris.

Em homenagem dedicada a ele, outro primo, o médico Kuny Murakami relata que era sempre tratado por ele como um filho.
“Lembro dos dias em que estudava até tarde sozinho e você se levantava para tomar água, mas passava do meu lado, pegava minha orelha e dizia que eu seria grande.”

Além dos parentes, amigos do comandante, muito deles também pilotos, elogiaram o caráter e a competência de Quiroga no trabalho.

Fonte: Folha Press


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RONALD DE ALMEIDA SILVA
Rio de Janeiro, RJ, 02jun1947; reside em São Luís, MA, Brasil desde 1976.
Arquiteto Urbanista FAU-UFRJ 1972 / Registro profissional CAU-BR A.107.150-5
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